Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Escola Estadual - 2008
ALÉM DAS LETRAS COM MAURÍCIO DE SOUSA

Registro das experiências


Professora: Susy Helena Valério Hernandes – 2º série D - Tarde
O PROJETO

O Projeto iniciou elogiado por nossa Coordenadora Pedagógica e conhecido por todos os professores em reuniões de HTPC.
RELATO
Relato da professora Susy: - segunda série D
Comecei as pesquisas, referente ao autor Maurício de Sousa e o site: http://www.turmadamonica.com.br/ . Avaliei a existência das histórias relacionadas à Educação no trânsito, Saúde Bucal além de exercícios diversos que poderiam ser levados para sala de aula

SALA DE AULA
Na sala de aula num primeiro momento elencamos personagens conhecidos pelos alunos e iniciando a leitura e escrita das características principais de cada um.




O Bidú foi escolhido como mascote da sala por ser o primeiro personagem criado por Mauricio.



O calendário mensal foi estudado detalhadamente: os dias da semana, meses do ano, dias do mês, feriados, aniversários, início e termino do mês estudado, datas comemorativas, etc.
Cada aluno recebeu um caderno do material doado pelo Estado. Este caderno foi encapado e preparado para uso exclusivo no Projeto.
LISTA DE PALAVRAS






























“ A Mônica e o Cebolinha vão pra uma pescaria o que devem levar?”

:
“ O Bidú foi ao zoológico e viu muito animais quais foram?”











“ Sansão é um bichinho de pelúcia ele é um coelhinho. Quais outros bichinhos você conhece?”

“O Pelézinho quer fazer uma lista de times de futebol para formar um jogo de memória e brincar com a galera. Ajude-o ...”
PRODUÇÃO DE TEXTOS

A Mônica e os seus amigos estavam visitar os avós e por isso estão de Bicicleta para chegarem mais cedo para conhecerem a cidade onde os vós deles moram, fim.
Gabriel Godoi Teodoro – 7 anos







Quadrinhos com cenas são instrumentos motivadores para a produção de textos


Paramos para estudar sobre o Bidú, o mascote da turma, conversamos sobre animais domésticos e cuidados que precisamos ter com vacinas, alimentação e higiene do cão e local. Além é claro, das inúmeras histórias contadas pelos alunos relatando suas experiências.

TIRINHAS

As tirinhas foram instrumentos de leitura das cenas, balões, interpretação e produção de textos.


Os alunos leram e descobriram as histórias preferidas de cada personagem da tirinha e depois é pedido para que relatem sua história preferida. Contos que se sabe decor.


A partir da leitura dessa tirinha os alunos refletiram sobre o ato de fotografar e ser fotografado e relataram por escrito essas experiências e também trouxeram fotos para ser fixado no painel – VIVA A ALEGRIA DA VIDA.



Na terceira tirinha a cena da sujeira do Cascão fez com que a conversa a seguir levasse a reflexão sobre a ajuda de cada um nas atividades rotineiras de uma casa, ou seja, os alunos refletiram e escreveram contando o que faço na minha casa para ajudar; listas de frases.
OBSERVAÇÃO
Observei como o nível de concentração na hora das atividades aumentou. Os alunos pedem para fazer o “CADERNO DA MÔNICA”

INCENTIVO
No dia 19 de março, na hora do HTPC a coordenadora, mais uma vez incentivou o desenrolar do Projeto mostrando que recebeu um comunicado descrevendo alguns materiais que iremos receber (gibis da turma da Mônica) e que o Projeto está dentro da nova proposta de Ensino e aprendizagem – Ler e escrever.

AVALIAÇÃO
A avaliação se deu durante todo o desenvolvimento do Projeto, e, também a primeira atividade avaliativa de Português e Matemática foi realizada com questões envolvendo os personagens.
LISTA DE FRASES
Carimbos com os personagens também foram usados como instrumentos motivadores para escrita.
CENAS:
.O Cascão lendo um livro, os alunos escrevem uma lista das histórias que já lemos em sala de aula ( na hora do conto), além das que conhecem.

. A Magali com roupa de festa, os alunos escrevem a lista de convidados para o aniversário da personagem.

NOVIDADES

MÔNICA- EMBAIXADORA DA UNICEF

A Mônica é apresentada e conhecida como embaixadora da UNICEF , aproveitando o assunto iniciamos( Estatuto da Criança e do Adolescente) com os personagens.



MATERIAL LER ESCREVER
Recebemos material Ler e escrever várias revistas da Turma da Mônica, facilitando o trabalho, pois a partir de então os alunos possuem exemplar iguais de gibis para lerem em dupla e outros exemplares. Sendo assim não foi necessário ampliar quadrinhos para leitura em conjunto.

RECEITAS

Chegou a hora da Tia Nena entrar em cena. Tia da Magali e cozinheira.
Os alunos leram histórias com a Tia Nena e escreveram espontaneamente uma receita do seu sanduíche preferido.

Foi a hora de pensarmos em textos de receitas e sabermos onde encontrá-las. Confeccionamos um cartaz de receitas e partimos para as pesquisas sobre:
Boa alimentação
Escolha dos alimentos
Pirâmide alimentar
Receita preferida em casa
E assim fechamos o primeiro bimestre avaliando um bom rendimento, concentração em todas as atividades, interesse na leitura dos gibis.

2º BIMESTRE

Começamos o segundo bimestre fazendo uma lista dos personagens que estudamos e os conteúdos revendo cada página do caderno.

Os alunos exibem seus textos e desenhos para os colegas com satisfação.

Iniciamos o mês de junho estudando o calendário e a data mais significativa: Festa Junina com o personagem CHICO BENTO



ANIMAIS

Continuamos estudar sobre as características de mais personagens chegando ao Mingau, o gato da Magali e mais uma vez estudamos sobre coisas que precisamos saber sobre a saúde dos gatos


LISTA DE PALAVRAS


Nome do personagem

Produtos existentes na padaria

Lista de brincadeiras
Lista de cidades

PAZ
As atividades envolvendo o personagem Nico Demo foi interessante a roda de conversa sobre crueldade, violência, medo. As crianças relataram várias histórias de que tinham conhecimento. Finalizamos o assunto lendo e cantando a música: PAZ



Paz (Marcio R.A. Souza e Yara Maura)
O que nós queremos é a pazEm troca, oferecemos nosso amorVamos acabar com a violênciaE fazer deste planetaUm jardim cheio de cor
Crianças vamos todos nos unirE gritar que a gente quer a pazE pra vocês que traçam o futuro,Não se esqueçam que as crianças de agora vão crescerE vão saber o que se fez pra ter a paz
O que foi feito nós vamos saberÉ bom fazer direito porque nós vamos saberLembre-se que nada escapa da históriaE a semente que vocês estão plantandoSomos nós, os seus filhos que vamos colher
Vamos todos em busca da pazE a receita é simples demaisVem amar sem nenhum preconceitoSeja de onde forDe qualquer raça ou cor

Keika e TIKARA

Com esses personagens estudamos um pouco sobre o centenário da imigração japonesa

No dia 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru chegou ao porto de Santos, vindo de Kobe e trazendo as primeiras famílias japonesas ao Brasil. Era o início da imigração japonesa, que está completando 100 anos com muitas comemorações e eventos.As festividades do Centenário da Imigração Japonesa foram oficialmente abertas no dia 13 junho, no Palácio das Convenções do Anhembi.Além da presença de diversas autoridades, houve shows ligados à cultura japonesa e também uma apresentação da Turma da Mônica, com a participação de Tikara e Keika, os dois mascotes que Mauricio de Sousa criou para o Centenário.Os personagens de Mauricio cantaram e dançaram três músicas: Viva o Imigrante Japonês, Tikara e Keika, todas compostas por Marcio Araujo. Foi um sucesso.

A Mônica está com tudo e não está prosa! No dia 3 de junho, a primeira-dama do quadrinho nacional recebeu o título de Embaixadora do Turismo Brasileiro. O evento aconteceu em Brasília, com a presença da Ministra do Turismo, Marta Suplicy, de Mauricio de Sousa, de muitos jornalistas, de crianças de escolas locais e, claro, da turminha, que fez a alegria de todos.Agora, a Mônica – que já é embaixadora do UNICEF – terá mais uma missão importante: vai atuar em campanhas no Brasil e no exterior para mostrar o quanto nosso país é lindo e merece ser visitado. E ela terá a ajuda de seus amigos Cebolinha, Cascão, Magali e de toda a turma. “A Mônica é uma personagem que ajuda a criança a se desenvolver no caminho certo”, declarou a ministra Marta Suplicy durante o evento, explicando a importância da personagem.
CARTA
Foi sugerido que cada aluno trouxesse uma carta com foto para ser enviada a um personagem da Turma da Mônica no endereço que consta nas revistas.
Muitos alunos escreveram cartinhas que foram digitadas e enviadas pro site da Turma da Mônica. A Produção Mauricio de Sousa respondeu enviando testos informativos das produções.
MAGALI.

MAGALI, EU GOSTO MUITO DAS SUAS HISTORINHAS. EU GOSTO DE VOCÊ.
VOCÊ É MUITO COMILONA, EU SEI QUE VOCÊ GOSTA DE COMER MELANCIA E EU SOU SUA FÃ NUMERO UM.
O SEU GATO É BONITO E VOCÊ NÃO LEVA COELHADAS DA MÔNICA, PORQUE VOCÊ É AMIGA DELA, MAS O CEBOLINHA LEVA MUITAS.
VOCÊ É MINHA PERSONAGEM FAVORITA.
UM BEIJO DA SUA FÃ NÚMERO UM!



Daniela Souza Macedo


OI CEBOLINHA!


EU GOSTO DO SEU GIBI, É LEGAL E SUA

TURMA TAMBÉM: A MÔNICA, O CASCÃO, O

ANJINHO, O FRANJINHA E A MAGALI QUE GOSTA

DE COMER.
Matheus Costa Vieira da Silva
*********************************************************************

CASCÃO!

TOMA BANHO E SE CUIDE.

EU SOU O SEU FÃ NUMERO UM E MORO NA CIDADE DE SÃO PAULO.

WESLEY

**********************************************************************
SENHOR MAURICIO


EU, MICHEL, GOSTO MUITO DOS SEUS GIBIS E DOS SEUS PERSONAGENS.

MICHEL

**********************************************************************

OI CEBOLINHA!


TUDO BEM?


VOCÊ É MUITO LEGAL.

GOSTO MUITO DAS SUAS HISTÓRINHAS E GOSOT DE MUITO DE VOCÊ!

UM ABRAÇO DO AMIGO:
MARCO ANTÔNIO

**********************************************************************



MAGALI!

ESTOU LOUCA PARA TE CONHECER, SOU A SUA FÃ NÚMERO UM.

TENHO OITO ANOS, MEU NOME É CÍNTIA KAMILA DA SILVA, ESTUDO NO HUGUINHO (E. E. DEP. HUGO LACORTE VITALE), NA SEGUNDA SÉRIE E MORO NO JARDIM MARIA SAMPAIO.

CÍNTIA
**********************************************************************

OI CEBOLINHA!

EU SEMPRE LEIO AS SUAS REVISTINHAS.
TRABALHO UM PROJETO CHAMADO: ALÉM DAS LETRAS COM MAURÍCIO DE SOUSA ONDE ESTUDO, NA E. E. DEP. HUGO LACORTE VITALE E ESTUDO SOBRE VOCÊ, A MÔNICA, A MAGALI, O CASCÃO, O XAVECO...

MEU NOME É GUILHERME E TENHO SETE ANOS.

SOU SEU FÃ E GOSTO DAS SUAS MÚSICAS.

CORAJOSO
ESPERTO
BONDOSO
ORELHUDO
LINDO
INCOMPARÁVEL
NARIGUDO
HONESTO
AMIGO


GUILHERME
**********************************************************************

MAGALI!

OI MAGALI, TUDO BEM COM VOCÊ?
E O ZÉ LUIZ? TÁ TUDO BEM COM ELE?
MAGALI VOCÊ SABIA QUE EU GOSTO DE VOCÊ E DO ZÉ LUIZ TAMBÉM.
EU GOSTO DOS GIBIS E SUAS HISTÓRIAS QUE SÃO LEGAIS E SUA MÚSICA TAMBÉM.


JOANE DE SÃO PAULO

MÔNICA.


OI MÔNICA O MEU NOME É BEATRIZ E TENHO 8 ANOS.

GOSTO MUITO DE VOCÊ. JÁ FUI AO SEU PARQUE, MAS NÃO TIVE A CHANCE DE TE CONHECER, PORÉM CONHECI O CASCÃO.

EU GOSTO MUITO DE LER SEUS GIBIS, TOMARA QUE EU POSSA REALIZAR O MEU DESEJO.


BEATRIZ BATISTA PEREIRA
SÃO PAULO – SP
********************************************************************** PROPAGANDA
As revistas da Turma da Mônica possuem muitas propagandas que são lidas, discutidas em rodas de conversas sobre utilidade, necessidade, futilidade, mídia, valores, etc.
CRIAÇÃO DE UM PERSONAGEM
Os alunos iniciaram a criação de seus personagens com nome, características e desenho. Foi confeccionado um cartaz para exposição dos personagens criados e num outro momento escreveram uma historinha envolvendo-o.
ENCERRAMENTO
Encerramos o Projeto no dia 10/09 com a socialização dos cadernos produzidos durante o período de Abril à setembro. Cada aluno recebeu um caderno aleatoriamente, leu as produções, compartilhou com o colega ao lado e depois entregou ao autor do caderno comentando o que mais gostou.
Foi muito interessante observar a concentração dos alunos na leitura e o interesse deles em saber a opinião dos colegas.
O assunto continuou até o final do ano com leitura semanal dos gibis e as novidades que eles trazem de informação, nas rodas de conversas.
“ Professora! Agora já existe a Turma da Mônica adolescente!” Thais 11 anos
“ Professora! Saiu o gibi da Keika e do Tikara!”
Todas as noticias, durante o período letivo relativas ao Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica foram acompanhadas pelos alunos, inclusive o seqüestro do filho mais novo do autor foi assunto de roda de conversa em sala de aula.
RELATOS DE PAIS

Alguns pais, na última reunião, deixaram seu recadinho por escrito:

“ Parabéns professora. A Letícia aprendeu muito com seu trabalho, ela já sabe ler, as vezes ela troca as letras, mais ela se desenvolveu bastante com seu trabalho em classe.”

“ Por tudo, desde já, quero agradecer pelo desempenho da senhora, professora Susy. Obrigado, por tudo, não tenho que reclamar de nada.
está maravilhosos em tudo e até no ensino.
Tudo de bom!
Obrigado. Mãe do Matheus Costa: Maria José”


“Parabéns Susy
Pelo trabalho desenvolvido em decorrer do ano letivo para com o Luiz. Trabalharmos juntas foi fundamental para melhorar o aprendizado dele.”

“Eu – Creonilda, mãe do aluno Edson Souza de Oliveira, estou muito feliz com o desenvolvimento do meu filho e parabenizar a professora Susy pelo seu esforço e dedicação com as crianças. Obrigada professora e continue assim. Ass – Creonilda”

RELATO DA PROFESSORA

Esse Projeto motivou os alunos e muitos adquiriram o desejo de estar sempre com um gibi na mão, lendo, folhando, mostrando para o amigo, acompanhando as atividades com um ótimo desempenho. Foi um excelente instrumento de trabalho pedagógico com resultado satisfatório.
Susy
E.E. Deputado Hugo Lacorte Vitale

PROJETO:Além das letras com Maurício de Sousa 2008Professora: Susy Helena Valério Hernandes
JUSTIFICATIVA:

A preocupação em formar leitores nos leva a buscar caminhos para administrar o ensino da leitura na escola levando o aluno a um conhecimento de mundo na leitura reflexiva, crítica e prazerosa.
A história em quadrinhos além de trazer imagens com seqüência atraindo o olhar do leitor para o lúdico também apresenta diferentes mundos e situações que envolvem o cidadão dos dias atuais construindo significados no ato de ler.

OBJETIVOS
· Estimular a leitura por meio da história em quadrinhos coloridos;
· Ampliar o conhecimento do aluno por meio das situações apresentadas na história;
· Conduzir à reflexão na ação das personagens fazendo, se possível, paralelos com o dia-a-dia;
· Formar leitores competentes;
· Incentivar a criação de uma gibiteca;
· Promover ambientes para leitura espontânea dos gibis;

CONTEÚDOS

Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.
Utilização da leitura como fonte de prazer e cultura na e escola.

RECURSOS
· GIBIS da Turma da Mônica, com vários exemplares repetidos;
· Cartolinas;
· Tesoura;
· Transparências;
· Retro-projetor;
· Vídeos.

PROCEDIMENTOS:

Reunir os alunos e pesquisar quais os personagens conhecidos e o autor Mauricio de Sousa. Apresentar vida e obra do autor e características dos personagens.
Colocar a disposição dos alunos alguns exemplares para conhecimento, manuseio, leitura das capas, autor, personagens, história, etc
Enviar um bilhete aos pais informando da importância do Projeto e a necessidade de arrecadação de exemplares na comunidade.
Catalogar e organizar os gibis, juntamente com os alunos.
Preparar cenas de histórias em quadrinhos em tamanhos maiores (cartazes ou transparências) para análise das características que compõem os quadros, mostrando um de cada vez para que os alunos antecipem o enredo, conheçam a forma de expressões fisionômicas, detalhes da cena, formato dos balões, onomatopéias, etc.
Possibilitar leitura coletiva com vários exemplares agrupando os alunos em duplas.
Providenciar as gravuras dos personagens para que os alunos possam pensar e escrever sobre as características de cada um e sua opinião sobre o comportamento de cada um
Confeccionar jogos como os quadrinhos recortados para que os alunos coloquem na ordem.
Quando possível providenciar a exibição de filmes e resgatando ou não a história por meio de conversas, produções coletivas, desenhos, etc.
Propor a produção de texto ressaltando as características dos personagens. Listas de palavras, cruzadinhas, caça-palavras.
Discutir e analisar o tipo de texto escrito em balões e propor a escrita narrativa de algumas histórias.
Apresentar o início de uma história, com dois ou três quadrinhos e propor a escrita do final da história motivando a criatividade do aluno.
Levar a criança perceber o quanto ela é criativa para criar suas próprias histórias e personagens.
Confeccionar cartazes com desenhos dos quadrinhos para produção da história de forma coletiva em que os alunos criam e o professor é o escriba na forma padrão de história em quadrinhos.
Propor imagens dos quadrinhos para produção coletiva e individual de histórias narrativas em forma de texto.
Proporcionar gravuras de quadrinhos sem balões para que os alunos possam criar a história.
Propor temas para criação de histórias em quadrinhos ou narrativas: O Cascão resolveu tomar banho, por quê? A Mônica e o Cebolinha resolveram passear, para onde foram e o que aconteceu? O Bidú escondeu vários brinquedos pelos cantos da casa, por quê?


AVALIAÇÃO
A Avaliação se dará continuamente, e quando os objetivos propostos foram alcançados.

PRODUTO FINAL
Organização e funcionamento de um gibiteca na classe e ou escola.
CADERNO DO ALUNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário