Total de visualizações de página

domingo, 7 de junho de 2009

O MEIO AMBIENTE EM VERSOS


E.E. PROF. MOACYR DE CASTRO FERRAZ

PROJETO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL”

I- Título: O MEIO AMBIENTE EM VERSOS


II – Período de realização: abril a setembro de 2006


III- Justificativa:

A preocupação com o desenvolvimento das habilidades e competências básicas necessárias à formação de seus alunos como cidadãos, e de acordo com os objetivos estabelecidos pelos PCNs para o Ensino Fundamental, elaborei, dentro do planejamento anual, mais um projeto fundamentado na educação ambiental.

Levar o aluno a refletir sobre suas relações com a natureza, levá-lo a tomar consciência da gravidade dos problemas ambientais e a perceber-se um agente transformador do meio em que vive.

Nas primeiras séries enfatizamos a leitura e a escrita sendo que a poesia será o “carro-chefe” dos conteúdos a serem trabalhados de forma interdisciplinar.


IV- Objetivos:


Utilizando a poesia em todas as suas dimensões, o contexto de cada uma será abordado, abrangendo de forma lúdica e criativa, a rima, os versos, a leitura, a escrita, a produção de textos, o prazer de recitar, a memorização, a entonação, apresentações teatrais para outras turmas, além de músicas, danças, etc.



V - Procedimentos e estratégias de trabalho:


Apresentação de poesias relacionadas com o meio ambiente. No entanto, a primeira poesia será utilizada para a introdução da forma de leitura e escrita do gênero literário – rimas, versos, etc.

A primeira poesia selecionada, “Convite”, apresenta um texto relacionando o uso de palavras poéticas com os brinquedos usados pelas crianças, mostrando que, ao contrário dos brinquedos, quanto mais se usam as palavras, mais novas elas ficam.

Num primeiro momento será feito um levantamento dos brinquedos existentes na poesia e outros que poderiam ser acrescentados, produzindo-se uma lista de palavras.

Como o tema é “meio ambiente”, confeccionaremos, junto com os alunos, brinquedos de sucata (reutilização), além de outras atividades de leitura, escrita, matemática, ciências, etc.

A partir da primeira poesia, partiremos para outras poesias que nortearão o desenvolvimento do projeto.

O projeto será iniciado no início do mês de abril e encerrado no mês de outubro de 2006. As atividades serão desenvolvidas duas vezes por semana durante os meses de abril a outubro/2006.

As poesias selecionadas, em número de cinco, uma para cada mês, são as seguintes:

- abril - Convite
- Maio - Trem de Ferro
- Junho - A árvore que dava sorvetes
- Agosto - Dom ratinho
- Setembro - Lixo
- Outubro - A turma escolherá a poesia

No mês de maio, com a poesia Trem de Ferro, faremos um passeio imaginário pelos ambientes naturais de nosso planeta, retratando e conscientizando sobre vários temas relativos ao meio ambiente: rios, fauna, flora, fenômenos, etc.Utilizando gravuras, fotos, vídeos e livros.
No mês de junho, enfatizaremos a questão das árvores: sua existência, alimentação, fonte de alimento, cortes, queimadas e desmatamento.

No mês de agosto, com a poesia “Dom Ratinho”, levantaremos vários assuntos, como histórias infantis cujo os personagens são ratos; a fama e a degradação do meio ambiente que gera conseqüências perigosas para a saúde das pessoas, provocadas pela invasão de ratos na cidade de São Paulo (principalmente na periferia). Trabalharemos a necessidade de conscientização da comunidade local quanto a questão da higiene.

No mês de setembro, retornaremos ao assunto dos ratos, fazendo uma pesquisa com os alunos sobre as causas do crescimento do número de ratos e as prováveis soluções para o fato, problematizando a questão do lixo e introduzindo o conceito de coleta seletiva, enfatizando os três érres (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar).

No mês de outubro encerraremos o projeto, revisando todo o conteúdo trabalhado, e a turma escolherá uma das poesias trabalhadas para estudo final.


VI – Conteúdos a serem trabalhados:

Leitura, escrita, conceitos matemáticos, conhecimento de mundo, estudo do meio ambiente, produção de arte plásticas e cênicas e outros.


VII – Recursos necessários

- Cartolinas e outros papéis para os cartazes, álbum seriado, textos impressos, lousa, giz, vídeos, contos, músicas, gravuras, fotos, caixa de som, microfone, etc.


VIII – Produto final

A produção final será diversificada:

a- confecção de um livro contendo as atividades desenvolvidas durante o projeto;
b- confecção de um jornal onde a turma ficará responsável por uma notícia mensal, ou seja, o registro mensal do desenvolvimento do projeto;
c- realização de diferentes apresentações: peça teatral, feira , sarau (recitação e exposição de poesias), etc;


IX - Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o processo acompanhando os avanços na aprendizagem da língua materna no que se refere às habilidades de leitura e escrita, o que vai orientar todo o processo de aquisição e produção de conhecimento dos alunos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário