Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O PRIMEIRO ARCO ÍRS





O Projeto:


“O primeiro Arco-ìris”, iniciou em Março de 2005 com as turmas de quatro anos do período da tarde.
O objetivo maior foi o de envolver as duas turmas (30 alunos em cada turma) com histórias, brincadeiras, músicas, danças, levando-os a estabelecer uma relação entre passado, presente e futuro. Refletindo, também, no nosso dia-a-dia a questão dos valores e toda a sua influência em nossas vidas, as questões do meio ambiente e cidadania, enriquecendo assim o nosso Planejamento em todos os conteúdos previstos para o ano letivo.



Tudo começou com a contação de histórias, usando vários recursos:

· Fantoches;
· Livros;
· Tom de voz;
· Conversas;
· Vídeo;
· Cds;
· Movimentos do próprio corpo;
· Fantasias;
· Cartazes;
· Gravuras;
· Textos;
· Dramatizações;
· Materiais de sucata; etc.









Depois dos alunos vivenciarem várias experiências partimos para registro com desenhos, pinturas, recorte, colagens, etc.
Todas as atividades foram acrescentadas, uma a uma, como páginas de um livro, incentivando a leitura, releitura e produção da escrita no processo de ensino e aprendizagem



A construção da Arca de Noé iniciou pela maquete, foi a concretização de que tudo realmente vale a pena, pois as crianças participaram ativamente como verdadeiros construtores, enriquecendo o conhecimento e a socialização na manipulação dos recursos.















As crianças perceberam que todos fazem parte da história do mundo e somos construtores da nossa própria história...

Na área livre, nesta tarde, os movimentos foram incentivados para imitação dos animais, como, por exemplo, subir na gaiola e imitar o macaco, o coelho, a preguiça, etc





Usamos sucatas para confecção dos representantes da família de Noé, durante o trabalho conversamos muito fazendo uma relação entre a história e o papel da família nos dias atuais.







Depois de pronto a satisfação em exibi-los para todos e a grande expectativa da chegada da mamãe para contar a história e os cuidados para com este animal



O ALFABETO
O alfabeto teve a sua vez, descobrimos que poderíamos colocar dentro da Arca muitos animais que possuem seus nomes iniciados com as letras do nosso alfabeto.
Tudo foi feito de maneira lúdica , confeccionando o animal com material de sucata tivemos todo alfabeto entrando na Arca.
A confecção do painel foi progressiva, fomos acrescentando, juntamente com as letras, referentes aos animais estudados

PROFESSORA: SUSY







Nenhum comentário:

Postar um comentário