Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Projeto: O PRIMEIRO ARCO IRIS - 2005

Justificativa:
Porque a escolha da história do primeiro Arco-íris?
Porque a história da Arca de Noé é uma história da humanidade. Ela retrata um fato acontecido há muitos anos em que Noé e sua família, juntamente com todas espécies de animais foram salvos quando entraram na Arca. Isso causou uma transição de eras. As crianças nesta idade se interessam muito por animais, assim trabalharemos vários conteúdos dentro de uma única história.
Objetivo compartilhado com os alunos ( produto final)
Escrever um livro contendo várias etapas da história a ser narrada E apresentar uma peça teatral para todos alunos do Cer. e os pais dos alunos envolvidos no projeto.

Objetivos gerais:
Envolvimento das turmas de quatro anos do Cer, no período da tarde;
Estabelecer a relação entre passado, presente e futuro;
Reflexão sobre os valores da sociedade;
Despertar o interesse pela história;
Despertar o interesse pela leitura e escrita dos textos apresentados;
Despertar o interesse pela leitura das gravuras apresentadas;
Interação na confecção e participação nos jogos;
Interação nas brincadeiras desenvolvidas;
Conhecimento e desenvolvimento nas artes plásticas e cênicas;
Objetivos específicos:
Dentro e fora
Em cima, embaixo.
Diferenças e semelhanças entre os animais (pêlos e penas, tamanho e cor), áspero, macio; menor, maior; alto, baixo; pequeno, grande, leve,pesado,grosso,fino,pouco,muito;
Numerais
Leitura de textos, gravuras, letras e palavras;
Formas geométricas;
Cheio, vazio;
Cores primárias e secundárias;
Animais e suas famílias;
Filhotes;
Características de animais (Habitat, Alimentação,Número de patas);

Músicas:
Ritmos e melodias.
Objetivos:
Construir noções de melodia;
Estabelecer as diferenças entre ritmos e melodias em diferentes tipos de canções;
Acompanhar musica utilizando instrumentalização corporal para identificar o ritmo;
Procedimentos:
Ouvir as melodias em diferentes andamentos cantando, batendo os pés, mãos no joelho, no peito, movimentando a cabeça, abrindo e fechando as mãos, movimentos com os dedos, com a língua, andando para trás, para frente, saltando, etc.
Acompanhar os diferentes ritmos com diversos materiais e instrumentos;
Criar ritmos e melodias;
Ouvir diferentes formas musicais (marcha, samba, valsa, rock, hinos, rap.);
Estudo do som:
Objetivos
Identificar sons da natureza e o próprio corpo;
Comparar sons;
Explorar sons, classificando com relação à intensidade, altura, timbre e procedência;
Procedimentos:
Dentro do contexto da música que deve acompanhar todo projeto os alunos deverão ser despertados e motivados para ouvir ruídos e ritmos da natureza de olhos fechados e menciona-los imitando e relatando as diferenças existentes. Ouvir diferentes ritmos e repeti-los. Sentir a pulsação colocando a mão no coração, no pescoço, no pulso, sentir o ritmo da respiração, reproduzir os ritmos com a voz. Manusear objetos que estiverem ao seu alcance (copinhos, sacolinhas, etc.) que produzam sons. Caminhar de olhos fechados ou abertos obedecendo ao ritmo ou onomatopéias. Efetuar movimentos com os braços no ritmo produzido pelo professor. Vivenciar diferentes comandos. Construir e reconstruir a historia em grupo e cantar observando o ritmo das palavras.

Recursos didáticos para contação da historia:
Fantoches;
Livros;
Tom de voz;
Conversas;
Fantasias;
Cartazes;
Gravuras;
Textos;
Dramatizações;
Músicas;
Vídeo;
Historia narrada em CD;
Desenhos na lousa ou cartazes;
Álbum seriado;
Materiais de sucata, etc.
Bichinhos de pelúcia ou outro material;
Brinquedos;
Imagens;
Mãos, dedos fantoches de mão e dedo;
Fantoches;
Jogos;
Versinhos;


Para que o aluno seja despertado com interesse pela história é necessário o uso dos recursos, principalmente gestos e entonação de voz do professor.
Um ambiente será criado para contação da história. A cada parte da história contada será confeccionado um painel com desenhos que completem a narração e a criação de um livro individual com a história contada.
Pagina da abertura
Título: O primeiro Arco-íris.
Este é Noé...

Nesta idade as crianças apresentam um crescente vocabulário com sentenças simples de três e quatro palavras e gostam de bater palmas, imitar sons e gestos, ouvir os adultos repetirem o que dizem ouvir histórias curtas e com rimas, observar figuras e ouvir diferentes musicas. Sua concentração é de no máximo cinco minutos e mudam de assunto rapidamente. Tudo é muito rápido e mesmo assim sua capacidade de aprendizagem é muito grande, quanto mais rápido forem as atividades, mais eficazes serão para aprendizagem com a motivação correta o tempo de concentração aumenta muito até o final do ano letivo.

Com o tema ARCA DE NOÉ iniciamos a história com curtas narrações e muitas repetições. A história acompanhou grande período do planejamento.
O objetivo é de estimular as crianças a gostarem de ouvir histórias e assim desenvolver as diversas atividades.
Começamos contando a história de Noé usando paródias ou mesmo compondo novas musicas.


LETRAMENTO:
Ouvir leitura de diferentes textos para divertir, informar, pensar, opinar, etc.
Recontar histórias ouvidas do professor, da mãe, dos colegas, de outros.
Manusear alfabeto móvel para fazer montagens, leitura, seqüências, escrita do nome, de seus colegas.
Acompanhar no texto a leitura
Utilizar testos em grupo,
Montar quebra-cabeças de textos escritos e imagens,
Ler, folhear, olhar, apreciar, conhecer, examinar diferentes tipos de textos ( cartas, jornais, rótulos, anúncios, revistas, convites, livros, gibis,)
Colorir em textos os espaços entre palavras;
Destacar, em textos, palavras repetidas ou conhecidas.

Atividades de registro:

A Arca de Noé: desenho surpresa

2º momento:
Envolver a criança em conversas sobre a família: pai, mãe e irmãos.
Pequeno, grande. Alto e baixo. Criança e adulto. Gordo e magro. Ajuda nos afazeres da casa.
Registro - A família de Noé: desenho livre

3º momento:
Este é Noé – desenho de Noé com a colagem de um circulo para a cabeça. Colagem de algodão para barba. Trabalhar: velho e novo, adulto e criança, esquema corporal, circulo,

4º momento:
Ele construiu uma grande Arca. Pintura do desenho da arca. Cada tábua será pintado com uma cor criando seqüências. Linha curva e reta existentes no desenho da Arca. Retângulo – forma geométrica das portas no desenho da arca. Cores.

5º momento:
Conversar com as crianças sobre valores como: respeito, amor, paz, bondade, etc. usar livros de literaturas para contação de histórias sobre valores, boas maneiras.
Conversar sobre a geração que havia na época de Noé, mas que Noé era justo.
Registro:
Noé era um homem justo, mas vivia juntamente com sua família, no meio de uma geração perversa.

6º momento:
Conversar sobre a chuva, o ciclo da água. Evaporação. Experiências para demonstração. Fazer uma maquete da arca com material de sucata explicando os três andares. Elaborar bonecos e animais para completar a maquete da arca. Conversar sobre o significado da maquete. Dizendo que Noé, provavelmente, fez uma maquete para saber como ficaria depois de pronta.

A construção da Arca foi um plano de Deus por causa do dilúvio que iria mandar sobre a Terra. Demorou muito tempo, mas um dia a arca ficou pronta. Noé ficou muito feliz. Ela tinha três andares, existia o espaço para cada espécie de animal e para toda sua família que eram oito pessoas: Noé, sua esposa, seus três filhos e as esposas de seus filhos. Era tudo perfeito e o sol continuava brilhando sem nenhum sinal de chuva.
Desenho livre com a leitura do texto.

7º momento:
Conversar sobre os animais.
Neste momento muita coisa será trabalhado: nomes dos animais, musicas, animais selvagens e domésticos, répteis, mamíferos, aves, com pelos e com penas, grandes e pequenos com histórias, desenhos, vídeos, fantoches, etc. confecção de vários animais de sucata.
Registro: desenho ou recorte e colagem
Certo dia, os animais começaram a aproximar da Arca, casais de todas as espécies. O elefante, a girafa, o camelo, o canguru, o gato... e dois a dois foram entrando na Arca e ocupando seus lugares.

8º momento
Brincar de dentro e fora com caixas de papelão, brincadeiras de rodas formando casais, alimentos de diferentes animais.
Registro: desenho dos animais dentro do esquema da arca.
Dentro da Arca, os animais estavam acomodados em seus lugares. Havia alimentos para todos.
Neste momento será introduzido a leitura e escrita do alfabeto com os nomes de animais que possuem as letras do alfabeto:
Usar papel sulfite com cada palavra escrita, a criança desenvolverá uma atividade diferente em cada página, podendo ler o nome do animal, circular a letra inicial, identificar início e final da palavra, contar quantas letras possui, além das atividades relacionadas em identificar e conhecer mais sobre cada animal apresentado. Em cada atividade as crianças estarão identificando o maior e o menor, o mais leve e o mais pesado, muito e pouco, cheio e vazio, alto e baixo, gordo e magro, fino e grosso, etc.
A – Arca – Pintura surpresa da Arca
B- Borboleta - Dobradura
C – Cão - Dobradura
D – Dromedário – molde vazado
E – Elefante - colagem
F – Foca – colagem de uma bola e desenho do animal
G – Gato - dobradura
H – Hipopótamo – desenho livre
I – Iguana – desenho surpresa
J – Joaninha – desenho livre
L – Leão - colagem
M – Macaco – recorte e colagem
N – Noé – recorte e colagem
O – Ovelha – colagem de algodão e desenho livre
P – Porco – desenho livre
Q – Quati – desenho livre
R – Rato – desenho livre
S – Sapo- dobradura
T – Tartaruga- dobradura
U – Urso - colagem
V – Vaca - dobradura
X _ Xororó ( Passaro) desenholivre
Z – Zebra desenho livre

9º momento:
Brincar de entrar e sair. Aberto e fechado. Convite. Apresentação das diferentes forams de se fazer um convite e confecção de um convite aos pais para apresentação teatral.
Registro - desenho
Noé e sua família também entraram na Arca, mas antes Noé fez um ultimo convite. Mas as pessoas não quiseram entrar. A arca foi fechada. Não havia mais como entrar e nem sair.

10º momento
Conversa sobre começo e fim, brincar usando vários recursos. Brincadeiras cronometrando o tempo para percepção do tempo. Conversa sobre invasão e enchentes.
Registro: dobradura de casa e pintura da chuva.
Passou algum tempo, até que um dia começou a chover. A chuva aumentou e a água foi invadindo as casas.

11º momento
Fazer uma dobradura de barco de papel e representar no bebedouro, da escolas, cheio de água, a navegação sobre a água
Registro: pintura da água e colagem da arca com recortes
A água subiu e a Arca navegou.



12 º momento
Contar a história conversando sobre as características dos pássaros que foram soltos: pomba e corvo. Penas, nascem de ovos, habitat, etc.
Pássaro de sucata.
Registro: dobradura de pássaros e desenho
Depois de muito tempo alguns pássaros foram soltos para ver se a Terra estava seca.

13º momento
Conversar sobre montes, montanhas, serras por meio de gravuras. Os animais enquanto estiveram na arca tiveram filhotes, pois ficara quase um ano dentro da arca. Trabalhar os filhotes dos diferentes animais.
Registro: desenho e colagem
A Arca pousou num monte. A porta foi aberta e os animais saíram, dois a dois junto com seus filhotes.

14º momento
Conversar sobre as cores do arco íris, a forma circular. E gratidão sobre tudo.
Registro: pintura e desenho
O Arco-íris. Nunca mais haverá dilúvio. Noé agradeceu.

Os numerais:
Quantidade que poderá ser trabalhado: 1. Noé; 2 Duas patas das aves; 3 – Os três filhos de Noé; 4 _ patas dos mamíferos 5- Noé, sua esposa e seus três filhos; 6 cores do Arco íris ; 7 sete dias dentro da Arca antes de chover; 8 Noé, sua esposa, três filhos e as esposas de seus filhos.

AVALIAÇÃO:

Avaliamos que todos os objetivos propostos foram alcançados de maneira satisfatória, e, inclusive, objetivos que não foram elencados por nós professoras, mas que, no decorrer do processo, foram atingidos, como a socialização entre as crianças, com os professores, com os pais e toda comunidade escolar. Crianças introvertidas se mostraram, dentro e fora da escola, grande desinibição ao relatar para parentes e amigos o que aprendia no dia-a-dia.
A expectativa tanto das crianças quanto dos pais em relação ao próximo animal a ser estudado desencadearam motivação satisfatória para o desenvolvimento do projeto.
A atuação da família com a escola foi de fundamental importância para o trabalho pedagógico desenvolvido.
Acreditamos que além dos objetivos propostos pela Educação Infantil, o amor é o maior motivador do coração humano.

Bibliografia consultada com as crianças:
Cardeal, Bia. Arca das Letras: aprendendo o alfabeto com Noé e seus amigos. São Paulo. Hagnos., 2002.
Cousins,Lucy. A Arca de Noé. São Paulo: BRINQUE-BOOK, 1996.
Aquino, Gilda. O Primeiro arco-íris: a história da arca de Noé.São Paulo. BRINQUE-BOOK. 2003
Rocha, Ruth.A Arca de Noé : Editora Ática




Susy Helena V. Hernandes – Pedagoga
Professora de Educação Infantil.
Nilza Aparecida Nascimento Faria - Pedagoga
Professora de Educação Infantil.
Araraquara - 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário