Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de junho de 2009

PROJETO: ALÉM DAS LETRAS

Escola Estadual

PROJETO:


Além das letras
Com personagens de Maurício de Sousa

Professoras: Susy Helena Valério Hernandes
e Zilma Brito

JUSTIFICATIVA:

A preocupação em formar leitores nos leva a buscar caminhos para administrar o ensino da leitura na escola levando o aluno a um conhecimento de mundo na leitura reflexiva, crítica e prazerosa.
A história em quadrinhos além de trazer imagens com seqüência atraindo o olhar do leitor para o lúdico também apresenta diferentes mundos e situações que envolvem o cidadão dos dias atuais construindo significados no ato de ler.

OBJETIVOS
· Estimular a leitura por meio da história em quadrinhos coloridos;
· Ampliar o conhecimento do aluno por meio das situações apresentadas na história;
· Conduzir à reflexão na ação das personagens fazendo, se possível, paralelos com o dia-a-dia;
· Formar leitores competentes;
· Promover ambientes para leitura espontânea dos gibis;

CONTEÚDOS

Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.
Utilização da leitura como fonte de prazer e cultura na e escola.
Escrita de listas de palavras e produção de textos motivados pelos personagens e histórias.
RECURSOS
· GIBIS da Turma da Mônica, com vários exemplares repetidos;
· Cartolinas;
· Tesoura;
· Cadernos para registro
· Atividades xerocadas ou mimiografadas com desenhos dos personagens;

PROCEDIMENTOS:

Reunir os alunos e pesquisar quais os personagens conhecidos e o autor Mauricio de Sousa. Apresentar vida e obra do autor e características dos personagens.
Colocar a disposição dos alunos alguns exemplares para conhecimento, manuseio, leitura das capas, autor, personagens, história, etc
Enviar um bilhete aos pais informando da importância do Projeto como forma de apropriação do aprendizado.
Analisar as características que compõem os quadros, mostrando um de cada vez para que os alunos antecipem o enredo, conheçam a forma de expressões fisionômicas, detalhes da cena, formato dos balões, onomatopéias, etc.
Possibilitar leitura coletiva com vários exemplares agrupando os alunos em duplas.
Providenciar as gravuras dos personagens para que os alunos possam pensar e escrever sobre as características de cada um e sua opinião sobre o comportamento de cada um.
Motivar a criação de novas histórias a partir das imagens.
Confeccionar jogos com as tiras recortadas para que os alunos coloquem na ordem.
Quando possível providenciar a exibição de filmes e resgatando ou não a história por meio de conversas, produções coletivas, desenhos, etc.
Propor a produção de texto ressaltando as características dos personagens. Listas de palavras, cruzadinhas, caça-palavras.
Discutir e analisar o tipo de texto escrito em balões e propor a escrita narrativa de algumas histórias.
Apresentar o início de uma história, com dois ou três quadrinhos e propor a escrita do final da história motivando a criatividade do aluno.
Levar a criança perceber o quanto ela é criativa para criar suas próprias histórias e personagens.
Confeccionar cartazes com desenhos dos quadrinhos para produção da história de forma coletiva em que os alunos criam e o professor é o escriba na forma padrão de história em quadrinhos.
Propor imagens dos quadrinhos para produção coletiva e individual de histórias narrativas em forma de texto.
Proporcionar gravuras de quadrinhos sem balões para que os alunos possam criar as falas dos personagens.
Propor temas para criação de histórias em quadrinhos ou narrativas usando a Turma do Chico Bento e seu contexto (como o ambiente em que vive, modo de se vestir e falar, etc)


AVALIAÇÃO
A Avaliação se dará continuamente, e quando os objetivos propostos forem alcançados.

PRODUTO FINAL:
Confecção do caderno de atividades de registro.
Confecção de painéis com exposição dos trabalhos dos alunos, valorizando cada atividade desenvolvida pelo aluno.