Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de março de 2010

ATIVIDADES COM NOME PRÓPRIO

TRABALHAR COM O PROPRIO NOME.

O nome escrito é a própria criança representa sua identidade.
O nome próprio é a forma escrita estável, mais significativa com a qual a criança entra em contato.
Os crachás com nomes das crianças, além da função identificadora facilita o reconhecimento das letras, silabas,etc.
Ler os nomes. Conduzir a criança a procurar seu nome. Pedir que uma criança entregue os crachás. Mostrar os crachás e deixar o dono pegar sem falar. Colocar os crachás errados para que os alunos descubram e troquem. Competição entre grupos de alunos pra ver qual grupo pega primeiro seus nomes. Equipes diferentes entregam um determinado número de crachás.
Sugestões:
• Jogo de memória, bingo de nomes...
• Álbum da classe:
• Recortar e colar o próprio nome;
• Recortar e colar o nome de três amigos;
• Desenhar
• Colocar o nome de três meninas
• Colocar o nome de três meninos
• Desenhar
• Recortar e colar o nome maior
• O menor
• Nomes que começam e ou terminam com...
• Pitar a letra cantada pelo professor
• Contar e marcar o numero de letras
• Reconhecer e pintar a letra inicial
• Descobrir a letra que falta
• Nomes fantasmas ( nomes com silabas trocadas para se colocado em ordem)quebra cabeças

O nome próprio é um modelo estável, que se refere ao próprio aluno.
A escrita dos nomes pr´prios é uma boa situação para trabalhar com modelos, uma vez que informa as letras, quantidade, variedade, posição e ordem, além de servir de ponto de referência para confrontar idéias das crianças com a realidade da escrita convencional.

Escreva seu nome:

_____________

PESQUISE EM JORNAIS OU REVISTAS AS LETRAS DE QUE VOCÊ PRECISA PARA FORMAR SEU NOME. RECORTE E COLE-AS.



CIRCULE AS LETRAS DO SEU NOME.

A B C D E F G
H I J K L M N
O P Q R S T U
W V X Y Z

QUANTAS CONSOANTES TÊM SEU NOME?

ALGUMAS DELAS SE REPETEM?

QUANTAS VOGAIS TÊM SEU NOME?

ALGUMA VOGAL SE REPETIU? QUAL?


ESCREVA SEU NOME:

RECORTE DE REVISTAS OU JORNAIS PALAVRAS QUE TENHAM O MESMO NÚMERO DE LETRAS QUE O SEU NOME


FORME CONJUNTOS, USANDO OS NOMES DE SEUS COLEGAS, DE ACORDO COM O NUMERAL INDICADO.
7: _________________

6: _________________

4 : _______________

8: _______________

ESCREVA,, NOMES DE COLEGAS DA SUA TURMA QUE COMECEM COM A LETRAS INDICADAS.

M: ________________

L: ________________

A: _______________

DIVIDA SUA TURMA EM DOIS TIMES


MENINAS X MENINOS

INVENTE UM SÍMBOLO PARA IDENTIFICAR CADA TIME:


MENINAS _______________________


MENINOS _______________________

AO LADO DE CADA SÍMBOLO, ESCREVA UM NOME PARA CADA TIME.
LISTA DOS NOMES:

MENINAS MENINOS
_________ ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário