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terça-feira, 13 de abril de 2010

PROJETO COM 2010 - 1º SÉRIE

PROJETO COM – 2010

JUSTIFICATIVA
O Projeto COM é um desafio para as turmas de alfabetização, pois a idéia que se tem é que a criança não sabe ler e nem mesmo escrever tornando o Projeto inviável.
O desafio então se torna um instrumento motivador para aplicação do Projeto como um todo, adequando à classe de alunos e a seus interesses.
Quando a criança entra na escola já traz um enorme acervo de conhecimento e leitura de mundo. Experiências de vida, que, mesmo nós adultos, talvez, não tivéssemos estrutura suficiente para passar por elas e ainda é colocada numa escola com grandes expectativas por parte dos responsáveis para que aprendam ler, escrever, saibam se comportar,e tudo o mais.
Fala de mães relatando as experiências de alguns alunos: “Professora a milha ‘filha’ perdeu a mãe há um mês e ainda está muito triste. Antes de morrer a mãe pediu para que eu, a babá que cuida dela desde pequenina, ficasse com a responsabilidade da criação sob a guarda do pai.”
“Professora este é o meu filho do coração foi adotado por nós eu e meu marido há poucos dias, mas ele já passou grandes traumas de abandono, por favor, me avise qualquer mudança de comportamento dele.”


Entre outros casos não tão gritantes como estes são experiências que marcam uma vida e ainda é exigido que essa criança se adapte num sistema de ensino que segue suas regras e um sistema de ensino que espera resultados. A necessidade de leitura e escrita abordando os diferentes gêneros textuais cria a necessidade de um Projeto que atenda essas expectativas.
O aluno, na sala de aula, tem acesso aos diferentes textos, porém nem sempre é possível aprofundar melhor o conhecimento maior sobre cada um. Às vezes é muito importante o pai, a mãe, um irmão mais velho, uma tia, ou até mesmo um colega sentar junto com a criança e mostrar interesse por aquilo que o aluno está lendo, mostrando o interesse do adulto à criança, que por sua vez, é despertada para um desafio de ler e mostrar o que já sabe.Mas nem sempre os pais tem tempo suficiente paa isso, então, o Projeto é enviado um aluno por dia em cada genero dando oportunidades de leitura na familia em espaços maiores de tempo e não como tarefa diária. A família pode se tornar uma forte aliada na Educação escolar quando abordada de forma não obrigatória, mas motivadora, ou seja, o material enviado para casa deve ser visto como um trabalho sério e ao mesmo tempo lúdico.

OBJETIVOS
Os objetivos são os mesmos de 2009 com algumas adaptações devido ao ano série:
O objetivo maior é de incentivo à leitura individual e compartilhada, para que o aluno possa:
• Procurar letras conhecidas nas palavras;
• Conhecer a grafia das palavras;
• Prever o que está por vir com base nas informações explicitadas ou por suposições;
• Adivinhar pistas, dadas pelo próprio texto;
• Socializar o conhecimento que já tem...
É importante que os pais sejam orientados a:
• Lerem para seus filhos;
• Lerem COM seus filhos;
• Incentivarem a leitura individual, com conhecimento da história pra um pós diálogo;
• Incentivarem o registro escrito ou o desenho.
• Incentivarem o cuidado com os livros, como fonte de informação e diversão.


PRIMEIRA SÉRIE D
A 1° série D iniciou com muitas brincadeiras, músicas, teatro de fantoches, ou seja, todas as formas lúdicas possíveis para que a criança se sinta num ambiente agradável, livre e favorável para troca de expereincias e consequentemente a aprendizagem


As Escolas Estaduais recebem gibis e revistas: Recreio e Ciência Hoje. Material motivador para exploração da leitura.
O objetivo de incentivar a leitura em casa COM a família é levar a integração do aluno com a família nos diferentes conteúdos estudados em sala de aula e ser mais um instrumento de integração entre Escola e Família.
CONTEÚDOS:
Leitura e escrita de diferentes gêneros textuais.
PROCEDIMENTO:
O professor prepara uma pasta feita em E.V.A.(ou outro material resistente para suportar as idas e vindas de casa para escola e da escola para casa) confeccionadas em cores diferentes cada uma contendo um material de leitura (revista, jornal, gibi, etc.) e um caderno para possível registro.
A Pasta deve ser enviada para casa todos os dias, um aluno por dia, assim as experiências e registros poderão ser compartilhados por todos os alunos e famílias.

GIBI EM CASA
Uma pasta contendo um gibi, um caderno para registro, do aluno (por meio de escrita ou desenho),de algo que leu. No início do caderno deverá conter um texto esclarecedor de como deve ser realizado o trabalho, além é claro, das explicações, em sala de aula, aos alunos e esclarecimentos aos pais em reuniões pedagógicas. Os pais são sempre motivados a registrar como foi o trabalho com seu filho
As crianças foram apresentadas ao gênero literário folhando vários gibis, (re) conhecendo os personagens.
A leitura dos gibis é de fácil aceitação pelas crianças, pois possuem páginas coloridas, enredo das gravuras, atribuindo sentido a leitura. As crianças são incentivadas a escrever nomes dos personagens, nomes dos gibis, histórias, números de páginas, procurar propagandas, desenharem, etc.
Apesar de muitos alunos nunca terem tido acesso aos gibis em poucos dias de aula, já possuem familiaridade com o gênero literário.

REVISTA EM CASA
A Pasta dever conter um caderno para registro.
Objetivo: leitura e conhecimento das revistas.
Procedimento: colocar a disposição dos alunos as revistas, recebidas em sala de aula.
Motivar os alunos a descobrirem nas revistas:
• Propagandas
• Piadas
• Conhecimentos
• Correio
• Endereços – Sites, e-mails. Etc.
• Diversões,etc.
As revistas RECREIO foram apresentadas aos alunos para que em casa junto COM a família descubra:
Nome da revista, editora, custo, desenhos, número da revista, tirinhas, endereço, propagandas labirintos, passatempos, texto infantil, reportagens, curiosidades, piadas, etc.

DICIONÁRIO EM CASA
A Pasta contém um dicionário e um caderno para registro da palavra a ser procurada. O aluno deverá procurar a palavra pedida, pela professora, e registrar um ou mais significados.
A Pasta será enviada para casa todos os dias, um aluno por dia. Na devolução a palavra pesquisada será lida pela professora ou pelo próprio aluno.


ERA UMA VEZ
As crianças ainda estão descobrindo o gosto pelos livros de histórias, levam para casa livros que elas escolhem e registram por meio de desenhos. A experiência ainda é muito recente e mesmo assim pegam os livros que ficam na sala de aula e fazem 'leituras' seguindo o enredo por meio das gravuras ou da lembrança da leitrua de alguém que já leu pra elas em casa ou na escola, no caso a professora.



Texto explicativo para abertura do caderno:



JORNAL

Este é um gênero literário que parece que veio de outro planeta, muitos alunos não sabiam do que se tratava, mas estão familiarizando-se e já reconhecem onde fica o nome do jornal, a manchete, cadernos, datas, etc.

O jornal é enviado para casa e o aluno recorta e cola de acordo com o que é pedido no enunciado da professora.


MATEMÁTICA

A matemática já é conhecida de todos, mas não como conhecimento cientifico e é esse o objetivo, então, iniciamos um caderno de pesquisa matemática em que o aluno descobre para que se usa os números, formas, unidade de medida, tempo, etc.

Os alunos gostam muito e todos querem levar o caderno de pesquisa para casa.


INSTRUCIONAL

Esse gênero literário está sendo desenvolvido de forma lúdica, na segunda série foi desenvolvido por meio de receitas, este ano os alunos começaram a levar uma cartela com jogos para que possam descobrir as regras do jogo e quando souberem, trazem para sala e ensinam os colegas.

Como se trata de uma classe de alfabetização, os jogos são direcionados para tal.


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