Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

Você sabe como diferenciar um ser vivo de um ser morto?
Aparentemente parece ser fácil identificar um ser vivo: achamos que quando algo se mexe é vivo e o que está parado é morto. Mas isso não é verdade, vamos dar exemplos que comprovem: a bananeira, o coral, as árvores entre outras plantas, não apresentam movimentos próprios, embora estejam vivos. Portanto, para identificar um ser vivo precisamos conhecer outras características. São elas:
Respiração
Reprodução -
Ciclo Vital: nascimento,crescimento,reprodução,envelhecimento e morte

Organização celular: Os seres vivos são formados por células.


1) O que é a célula?


As células são unidades vivas, normalmente de dimensões tão reduzidas que só podem ser observadas ao microscópio.
As células se reúnem para formar os tecidos e estes se unem para formarem os órgãos.
Todos os seres vivos, animais e vegetais, são formados por células.


2) Divisão básica das células

Embora as células variem de organismo para organismo, elas se dividem basicamente em três partes:

MEMBRANA CELULAR, NÚCLEO E CITOPLASMA



3) Funções das partes da célula

A membrana é responsável pela proteção da célula, dando-lhe forma. Também é responsável pela comunicação com outras células, permitindo a passagem de substâncias provenientes do citoplasma.

Dentro do citoplasma da célula estão imersos diversos organóides que vão ser responsáveis pelas principais funções das células.

O núcleo contém todo o material genético responsável pelo comando de toda a célula. É o comandante de todas as funções realizadas no citoplasma e na membrana. No núcleo vamos encontrar os cromossomos, e dentro desses cromossomos os genes. Uma só célula tem a informação genética, que é o DNA (mapa genético) de todo um organismo.
4) Composição da Célula

Todos os componentes das células são formados por simples substâncias que se agrupam para formá-los. Essas substâncias podem ser proteínas (aminoácidos), lipídios (gorduras), água, oxigênio, sacarídeos (açucares), etc.



5) Existem algumas diferenças básicas entre as células vegetais e as animais

Células vegetais: autótrofas (sintetizam seu próprio alimento), realizam fotossíntese, tem clorofila, tem parede celular, etc.

Células animais: heterótrofas (não sintetizam seu próprio alimento), mas produzem proteínas que seu material genético permite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário