Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MAMÍFEROS




Os animais mamíferos são aqueles que mamam quando filhotes.
Eles também são chamados de vivíparos, pois se desenvolvem dentro do ventre da mãe.
Todos mamíferos apresentam respiração pulmonar.
A maioria dos mamíferos possuem pêlos. A temperatura do seu corpo é a mesma, não importando as variações de temperatura do meio ambiente.
Existem diferentes tipos de mamíferos:





terrestres: o boi, a ovelha, o gato, o cão, o elefante, etc.
aquáticos: a baleia, o golfinho, o leão marinho, peixe-boi, etc;
aéreos: os morcegos.
Os mamíferos se alimentam do leite da mãe quando são filhotes...

Depois crescem e alguns passam para carnívoros, pois se alimentam de carne; outros são chamados de herbívoro, pois se alimentam de plantas.
O homem também é mamífero.Os cientistas classificam-no como animal vertebrado mamífero e racional. Também é chamado de onívoro porque se alimenta de carnes, legumes e verduras quando cresce”.

Curiosidades:
Existem algumas espécies de mamíferos que botam ovos:
ornitorrinco,...

Possui bico como de um pato, vive nos barrancos dos rios, se alimenta de invertebrados e põe dois a três ovos de cada vez.


O équidna, possui um bico alongado, o corpo é coberto de espinhos e pêlos grossos, come formigas, a fêmea põe um ovo de cada vez.

Todos os animais necessitam de lugar apropriado para viverem, este lugar é o habitat; o peixe vive na água, o leão na floresta, etc.
A maioria dos animais vertebrados mamíferos são quadrúpedes, isto é, possuem quatro patas, com exceção do morcego que possui duas patas e duas asas (é o único mamífero que voa), o homem que é bípede, os nadadores e outros.





“As girafas são os mais altos animais do mundo, atingindo, cerca de 5,5m de altura. Isso deve ao excepcional comprimento de seu pescoço e de suas pernas. Devido à altura, alcança com facilidade os galhos das árvores conseguindo o alimento sem dificuldades.
Comem muito rápido e durante o dia percorrem vários quilômetros em busca de folhagem, sobre tudo as acácias que crescem nas savanas. Além de matar a fome das girafas, as folhas verdes lhe fornecem água, possibilitando que fiquem por muito tempo sem ter sede.
Seu pêlo é amarelo-dourado, com manchas em marrom cujo formato varia de acordo com a região em que vivem. Como a maioria dos ruminantes, têm chifres e vivem em bando liderado por um macho.
As girafas concentram-se nas savanas da África Centro-Oriental, onde vivem junto com as zebras, antílopes e outro animais típicos da fauna africana. As girafas se tornam mais vulneráveis às garras dos predadores (leões), sobretudo na forma de beber água, pois são obrigadas a abrir muito as pernas dianteiras, tornando presa fácil.
As girafas têm estômago dividido em quatro cavidades e chegam a consumir 35 Kg de alimento por dia e 40 litros de água. Pesam aproximadamente 1.500Kg, em fase adulta. As girafas têm um modo de andar diferente dos outros quadrúpedes. Um cavalo, por exemplo, movimenta primeiro as patas da frente e em seguida as de trás. A girafa não. Ela move as de um lado, e depois as do outro, alternadamente.” (REVISTA NOSSO AMIGUINHO).




Cuidado com os ratos!



“Estes roedores representam grande perigo para o homem, porque podem transmitir as bactérias causadoras da peste bubônica, doença contagiosa que pode se alastrar no meio de uma população, tomando características epidêmicas.
As bactérias causadoras da peste encontram-se nas pulgas que vivem sobre o corpo desses roedores. Assim sendo, a melhor maneira de combater a peste é eliminar os ratos, com o emprego de algum raticida.
Na natureza, as cobras peçonhentas e a coruja são exímias caçadoras de ratos, tornando-se, assim, um fator que mantém um equilíbrio ecológico de grande vantagem para o homem”. (NOS DOMÍNIOS DAS CIÊNCIAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário