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sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CLARO E ESCURO

Desenvolver várias atividades de claro e escuro. Apagar as luzes e acender, deixar bem explicado que a falta de luz não significa o surgimento de monstros, ou seja, promover uma desconcentração no escuro para que as crianças que possuem medo do escuro possam falar sobre eles. Ir para uma sala que possa ser fechada e apagar a luz e acender uma vela, explicando sobre o claro de uma luzinha. Acender uma lanterna, mas primeiro acender a luz da sala e explicar sobre a luz natural (sol) que além de trazer claridade, também produz energia, calor, e que não haveria vida na terra sem a existência do sol. Explicar que o sol é uma estrela que parece ser maior do que as outras porque está mais próxima da Terra, etc.
Relembrar o conteúdo de DIA e NOITE. O que podemos ver no céu durante o dia e a noite e reproduzir por desenhos.
dinâmica:
Cantar: chorar alto, gritar alto, rir alto, chorar baixo, gritar baixo, etc... , deitar rápido
(todos devem se deitar, inclusive o professor), subir rápido (colocar cadeiras para que as crianças subam ou se posicionar frente a alguns degraus para que subam e desçam), pegar rápido (coloque vários objetos no chão e um pote de plástico para cada criança para que peguem o máximo possível), correr rápido (movimentos de correr sem sair do lugar), tirar sapato (todos devem tirar o sapato, se for sandália, cantar tiro a sandália), tirar a meia, colocar o sapato, colocar a meia, me arrastar (todos deitados no chão devem se arrastar enquanto cantam), engatinhar (todos devem engatinhar), rolar rápido (deitados no chão, todos devem rolar o corpo para direita e para esquerda)...

ATIVIDADE
Feche os olhos e desenhe.

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