Total de visualizações de página

sábado, 2 de outubro de 2010

LEITURA DE RÓTULOS

    • Este projeto contempla uso da letra de forma maiúscula ( letra bastão), pois nos apoiamos na teoria que é a letra mais fácil para criança grafar, porém, todos os tipos de letras devem ser apresentadas à criança, a letra de forma maiúscula e minúscula existentes nos livros, a letra cursiva, a letra desenhada dos rótulos, propagandas, etc. O importante é a segurança do professor em ensinar o aluno, pois também existe a teoria de que a criança escreve com letra cursiva desde que aprende a pegar no lápis, pois seus desenhos ( sem a intenção de representação) não são realizados com segmentos de reta como a letra bastão, mas puramente cursiva,em que rabisca a linha, linha curva e depois fecha esta curva formando bolinhas, tendo a figura humana como favorita, e, representa a bolinha ao homem iniciando sua intenção de representação.. O professor,então, quebra este trajeto da criança quando apresenta e incentiva a escrita em letra bastão. Caso o professor opte pela letra cursiva a criança deve escrever desde o momento que entra na escola este tipo de letra, os cartazes devem ser escritos em cursiva, a apostila em letra cursiva etc. Não existe uma definição para a opção, o professor deve optar a letra que sente mais segurança. Quando a criança aprende em letra bastão, ao ter que passar para cursiva, na primeira série do Ensino Fundamental, não terá dificuldade se já souber o que está escrevendo, e a criança que aprendeu o tempo todo em letra cursiva será apenas uma continuidade desde que o ensino em pré-escola mesmo sendo ensinado o tempo todo a letra cursiva tenha sido apresenta a ela as várias formas de escrita existentes nos livros, para leitura. Existem casos de crianças com grandes dificuldades motoras que a melhor opção é a letra bastão”.(Susy)


    • Brincadeira: Minha tia chegou de ....(uma cidade ou um estado, ou qualquer outro lugar).

    Todos sentados no chão, em círculo, e o professor inicia: Minha tia chegou de Araraquara e me trouxe uma bola (ou qualquer outra coisa). O aluno da direita então dirá: Minha tia chegou de Araraquara e me trouxe uma bola e uma bicicleta. A brincadeira prossegue até que todos participem, sempre repetindo o que já foi falado e acrescentando algo.


    A partir deste ponto do projeto, o professor irá trabalhar com muita colagem de rótulos, porém deve sempre incentivar a leitura e escrita. Nesta fase escolar a leitura e escrita não são conteúdos para se cobrar da criança, mas estamos em uma pré-alfabetização e a motivação é fundamental para esta fase, por isso sempre que apresentar um produto à criança incentive, que após a colagem ela pode escrever o nome do produto, nunca corrija e diga que está errado, mas incentive a escrita. Nesta fase a criança está criando hipóteses de como se escreve e construindo a escrita, ela vai tentar copiar e criar a sua escrita de determinada palavra, o professor deve sempre elogiar a criança pela sua leitura e escrita. A leitura deve ser diária, leitura dos produtos, dos textos, das receitas, etc. O professor lê juntamente com a criança mostrando com o dedo as letras que está lendo e a criança repete e acompanha com os olhos, criando em sua mente as possibilidades de criação de letras, palavras e textos.

  • ROTULOS

  • Sentar todos no círculo e mostrar várias embalagens de produtos alimentícios. Mostre um de cada vez e pergunte para que a criança reconheça as embalagens e diga o nome, caso a criança não conheça, dizer os nomes e o conteúdo da embalagem. Conversar sobre a origem do produto, a matéria-prima (do que é feito), quem gosta do alimento, quem não gosta, ressaltar as qualidades nutricionais se é um bom alimento ou algo que prejudica devido aos conservantes existentes. Mostrar como o produto chega até nós, passando pela colheita da matéria prima, a industrialização, a embalagem, a venda para o comerciante e a compra pelo consumidor. Conversar sobre as pessoas que são envolvidas para produção e venda do produto: agricultor, funcionário da indústria e do mercado, motorista do caminhão para o transporte do produto, etc. Se possível ilustrar as explicações com gravuras ou organizar um passeio numa fábrica de produto alimentício. Mostrar os diferentes tipos de letras existentes nas embalagens, as formas de escritas diferentes. Elaborar um mural, colar os diferentes rótulos e embalagens e ler diariamente com as crianças.

    Cole rótulos de produtos alimentícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário