Total de visualizações de página

sábado, 2 de outubro de 2010

NATUREZA

O segundo bimestre deve se iniciar com o tema: EXPRESSANDO AMOR!

A Natureza é repleta do amor.
Leve as crianças para um passeio a um lugar onde se possa observar a Natureza sem muitas construções humanas. Depois, em sala de aula, ou mesmo durante o passeio, peça para a criança desenhar.
SE OLHARMOS A NATUREZA,VEREMOS QUE TUDO É UMA MENSAGEM DE AMOR.
- DESENHE, COM CAPRICHO.


No segundo dia trabalhe a observação às aves, se possível que a criança tenha contato com diferentes tipos de aves, levante as diferentes características (corpo, tamanho, cores, cantos, etc.), entre as diferentes espécies, ressalte o canto dos passarinhos.

UM PASSARINHO QUE CANTA É LINDA MENSAGEM DE AMOR..
- PASSE COLA NO CORPO DO PASSARINHO E ESPALHE O
FUBÁ, DEPOIS ENFEITE AS FLORES COLANDO LANTEJOULAS.




















As flores são verdadeiras obras de arte, elas exalam perfume e possuem as mais variadas formas e tamanhos.
Neste dia o aluno pode levar uma flor para mamãe, uma para o papai, uma para a vovó, etc., colhida em algum jardim ou confeccionada pelo aluno usando material como sucata, cartolina,... contendo uma mensagem de amor.
Nas atividades da apostila o professor deverá proporcionar os materiais pedidos: palitos de sorvete ou de fósforo para formar o caule das flores, as crianças podem pintar antes de colarem na apostila, forminhas de brigadeiro abertas para formar as flores, as crianças podem colar no miolo, lantejoulas e giz de cera para desenharem as folhas próximo ao caule.


UMA FLORZINHA NO CAMPO É UMA MENSAGEM DE AMOR.
- COLE OS PALITOS PARA FORMAR OS CAULES E FORMINHAS DE BRIGADEIRO PARA FORMAR AS FLORES, NÃO ESQUEÇA DE DESENHAR AS FOLHAS.
PARABÉNS! VOCÊ CRIOU UM LINDO JARDIM!


BORBOLETA
A borboleta pode ser analisada em sala de aula, providencie uma borboleta para que as crianças possam ver de perto, caso não seja possível que elas possam observar por meio de gravuras.
Explicar sobre a metamorfose da borboleta, se possível mostrar por gravuras o nascimento por meio de ovos, depois o surgimento da lagarta, o tempo no casulo e a transformação em borboleta no tempo certo.

A BORBOLETA QUE VOA É LINDA MENSAGEM DE AMOR.
A BORBOLETA É ATRAÍDA ATÉ AS FLORES POR CAUSA DO PERFUME E AS CORES.
.
- PINTE A BORBOLETA COM O GIZÃO DE CERA.











O rio pode ser trabalhado com uma visita a um rio, ou um córrego em que a criança possa observar a correnteza e o fluir de água, porém na maioria das vezes as crianças observarão a sujeira na água. Deve ser trabalhada a necessidade de não jogar lixo nos rios, de se tomar água limpa e potável, os animais que necessitam dos rios para viverem e a extinção de animais devido à poluição.
O professor pode trabalhar vários conteúdos: água potável, desperdício de água quando usado de maneira incorreta, a vida mantida pela água: nas plantas, animais e pessoas.
O RIOZINHO QUE CORRE, SUSSURRA MENSAGEM DE AMOR.

DESENHE UM RIO E MUITOS PEIXINHOS

ONDAS

"As ondas que quebram na praia", pode ser trabalhado por meio de vídeos ou gravuras, ressaltar o sabor da água do mar e a quantidade de areia que formam as praias. Brincar de castelos de areia, caso a Escola não possua um tanque de areia, providenciar
areia sobre jornal para que as crianças possam brincar de preferência que esteja molhada. Caso a Escola esteja próximo à praia, levar a classe para a praia e explorar tudo o que puder, como a cor da areia, a quantidade de areia, as pedras, os pequenos animais que vivem na praia, etc.
AS ONDAS QUE QUEBRAM NA PRAIA SÃO LINDAS MENSAGENS DE AMOR.
VOCÊ JÁ FOI A PRAIA?
A ÁGUA É DOCE OU SALGADA?
EU GOSTO FAZER CASTELO NA AREIA ,E VOCÊ?

- COLE AREIA NA PRAIA.A ESTRELINHA NO CÉU QUE LINDA MENSAGEM DE AMOR!

- PINTE O PAPEL COM GUACHE AZUL E FAÇA UM CÉU BEM ESTRELADO COLANDO ESTRELAS QUE SUA PROFESSORA IRA RECORTAR NO PAPEL LAMINADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário