Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 11

Leia:


Você sabe de onde eu venho?
De uma casinha que eu tenho.
Fica dentro de um pomar.

É uma casa pequenina
Lá no alto da colina
De longe se ouve o mar.
LUIZ PEIXOTO E SÁ PEREIRA
ANTOLOGIA DA CANÇÃO BRASILEIRA .EDITORA SARAIVA

Conte as palavras de cada frase abaixo.
Desenhe ao lado tantas bolinhas quantas forem as palavras das frases.

Você sabe de onde eu venho?
De uma casa pequenina
Lá do alto da colina...
De longe se ouve o mar

Quantas letras têm a palavra casa?
Quantas sílabas têm?

Procure no texto
Palavras com três letras

Com quatro letras

Com cinco letras
Complete usando as palavras: um ou uma.

Eu moro em ____________________casa.
Eu tenho ______________________quarto para dormir.


HORA DA LEITURA:
1. No nosso vocabulário já temos várias palavras escritas, vamos ler.

2. Peque uma literatura infantil da sua biblioteca e leia juntamente com seu colega.
Professor:O aluno sempre deverá saber os portadores dos textos que lêem, por exemplo autor, ilustrador, editora, ano de publicação, etc.
Também deverá tentar ler estabelecendo correspondência entre o oral e o escrito ajustando o que sabem com o que descobrem.
Faça uma relação dos livros que existem na biblioteca da escola e entregue uma folha para cada dupla de crianças. Os alunos deverão ler o título do livro solicitado pelo professor, discutir com seu amigo se está correto e marcar a resposta.

JOGO DA LEITURA:
Professor: Espalhe várias palavras pela sala de aula ou corredores da escola e dite algumas, perguntando onde está escrito.

CANTANDO E LENDO:
Professor: escreva uma música num cartaz em letras grandes e cante juntamente com os alunos várias vezes acompanhando com o dedo as letras e palavras enquanto são cantadas. Depois peça para que alguns alunos se levantem um de cada vez e mostre onde está escrito determinada palavra. Ou apontar para uma palavra e perguntar o que está escrito.

POEMA:
Professor escreva um poema num cartaz e peça para os alunos circularem as palavras depois pode repetir a atividade no caderno



Descubra no poema onde está escrito as palavras ___________________________ e circule-as
( substantivos)
Coloque-as no seu vocabulário

Professor: O aluno poderá confeccionar um livro em que cada página possua uma letra do alfabeto e cada substantivo retirados dos textos, músicas e poemas colocado no cartaz , também devem ser escritos no livro do aluno. Assim ele terá memorizado mais de cem substantivos, após memorizado os substantivos com leitura e escrita poderá iniciar a confecção de um livro dos cem adjetivos, porém todos devem ter significado para o aluno, pois não é uma memorização por si, mas um conceitos apreendidos com significado.

RECEITAS:
Professor: converse com os alunos sobre o que é uma receita culinária e leve vários livros de receitas para que conheçam melhor o tipo de portador de textos existentes sobre este assunto. Explicar o que são ingredientes e o modo de fazer, os diferentes tipos de receitas, os valores nutricionais e a sabedoria para escolher receitas..
Depois escolha a receita da apostila e uma outra para fazer juntamente com as crianças.

RECEITA:


NINHOS DE OVOS




INGREDIENTES:

Pão de forma
Margarina
Ovos
fatias de bacon ou tocinho defumado
Sal

Modo de fazer:
Passar margarina no pão, unir duas fatias sendo que a fatia da parte de cima será uma cobertura recorta um quadrado para colocar o ovo.
Despejar o ovo inteiro sobre o pão, colocar por cima sal e bacon. Assar em forno brando.



Complete a receita com o que está faltando.

NINHOS DE_________




INGREDIENTES:

________de forma
Margarina
_____
Bacon

Sal


Modo de fazer:
Passar margarina no_______, unir duas fatias sendo que a fatia da parte de cima será uma cobertura recorta um quadrado para colocar o _________.
Despejar o ________ inteiro sobre o ________, colocar por cima sal e bacon. Assar em forno brando.


Escrevendo uma música:
Professor: sugira ou peça sugestão de uma música já conhecido pelas crianças . Cante várias vezes e depois peça para que escrevam o cântico todo.

Escreva o que você acabou de cantar:


Professor: Os textos poéticos oferecem por meio dos ritmos e versos várias pistas de descoberta da escrita.
Outra sugestão: um aluno dita para o professor escrever na lousa uma outra música. O aluno também pode soletrar para que o professor escreva e os outros alunos corrigem quando está errado e todos poderão copiar quando estiver pronto e corrigido pelos alunos, que possuem a cópia do cântico em mãos.




CRUZADINHA
Professor: Apresentar várias revistas de cruzadinhas para que os alunos conheçam o tipo de texto.

Professor, o que pretendemos até o presente momento é estimular o desejo do aluno pela escrita e leitura por meio de perguntas e respostas partindo de textos com compreensão e expressão da linguagem e da linguagem sobre a escrita.

As atividades, agora sugeridas, são escritas de lista de palavras que fazem parte de um mesmo campo semântico ou que pertençam a uma mesma categoria gramatical (nomes). As palavras deverão ser ditadas pelo aluno para que o professor escreva na lousa ou por um colega ao outro colega levando a criança a pensar sobre a escrita.

Selecionar uma receita a ser realizada pela classe:

Qual a receita que iremos fazer?

______________________

Quais os ingredientes que precisaremos comprar? Faça uma lista:

_____________________________________________

Qual o nome do mercado que poderemos comprar?

___________________________________

Quanto poderemos levar de dinheiro?

__________________________

Que horas sairemos?

______________

Voltando das compras:

No Mercado tinha todos os ingredientes?

_____________________________

Qual a quantia em dinheiro que usamos nas compras?

____________________________________

Que hora voltamos das compras?

_______________________

Quais os utensílios de cozinha que precisaremos para realizar a receita?

______________

______________

______________

______________

______________

Depois de pronto, qual foi o resultado?

__________________________

Quantas pessoas comeram conosco, escreva seus nomes?

_______________________________________

Vamos levar a receita para casa e ajudarmos a mamãe fazer sempre que puder.

______________________________________________________

Receita: ______________________

Ingredientes:

____________________

____________________

____________________

____________________

Como fazer:

________________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

Rendimento:

_____________________________________________

Tempo gasto:

_____________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário