Ao professor:
Passamos ao livro de Mateus em que a história poderá ser passada para as crianças usando muitas técnicas na contação de histórias, como :
. Entonação de voz (o professor conta a história mudando a entonação da voz para aguda, grossa, baixa, suave, etc.)
. Fantoches (utilização de alguns personagens criados, ou criar novos para narrar a história por trás de uma janela ou de uma mesa ou um teatro de fantoches feito de papelão)
. Toquinhos ( tocos de madeira, para demonstrar os personagens da história, sendo que cada toquinho poderá ser um personagem diferente)
. Sucatas ( garrafas, potes, pedras, tampas, etc. demonstrando que cada objeto se transforma em um personagem ou um cenário da história)
. Gravuras (várias gravuras coloridas narrando partes da história com a seqüência através das gravuras)
. Dramatização ( o professor incentiva as crianças a dramatizarem algo livremente ou organiza uma apresentação com ensaios)
. Cartazes ( poderão ser confeccionados pelos alunos ou pelo professor)
. Música ( as músicas podem ser cantadas, ouvidas, criar uma paródia com assunto diferente em cima de uma melodia já existente, ou compostas)
. Mímica. Etc.
Antes de iniciar a primeira lição é preciso narrar o primeiro e segundo capítulo do livro de Mateus. O terceiro capítulo deverá ser estudado na segunda lição e assim por diante. O mesmo procedimento de ensino pode ser utilizado com outras histórias e outros contextos. Esse contexto foi criado para uma realidade cristã.
. Os presentes que Jesus recebeu após o seu nascimento: ouro, incenso e mirra, vamos descobrir a utilidade desses presentes na época em que ele viveu?
Vamos juntos preparar um painel da seguinte forma:
Dica: não usar gravuras junto às palavras, pois impossibilita a criança refletir sobre a escrita.
NOSSO VOCABULÁRIO
JESUS
LUZ
CASA
PRESENTE...
E VAMOS LER DIARIMENTE, ACRESCENTANDO PALAVRAS NOVAS A CADA DIA.
Atenção para a história que iremos estudar.
Quem já ouviu falar da história de Jesus?
Jesus também teve avós, bisavós e muitos tataravós.
No primeiro capítulo do livro de Mateus, na Bíblia, podemos ler a genealogia de Jesus.
Você sabe o que é genealogia?
Genealogia é o estudo que podemos fazer das pessoas que fazem parte da família de uma pessoa e que viveram antes que ela nascesse, ou seja, o nome dos avós, bisavós, tataravôs e outros que viveram antes que os tataravôs.
Vamos prestar atenção na leitura do professor e observar a genealogia de Jesus.
Cada nome lido pela professora representa uma geração. Uma geração se passa quando uma criança nasce tem seus filhos e quando os filhos se casam e também tem os seus filhos se passou, então, uma geração naquela família e os netos já são a segunda geração
Na genealogia de Jesus se passaram 41 gerações.
10 - 12 - 45 - 76 - 98 - 100 - 3 - 4 - 1 - 55 -41 - 65 - 90
Escreva de uma até dez:
___________________________________________________________
___________________________________________________________
Quantos dedos tem sua mão?
_____________________
Quantas mãos você tem?
___________________
Quantas gerações se passaram até o nascimento de Jesus?
__________________
Quantos anos você tem?
__________________
Que dia é hoje?
__________________
Tarefa para ser feita em casa:
Descubra a sua genealogia.
A sua mamãe e seu papai também têm mãe e pai que se tornaram os seus avós.
O pai e a mãe de sua mamãe são os seus avós maternos
Responda com a ajuda de sua mãe.
Qual o nome da sua mãe?
Escreva o nome dos seus avós maternos.
______________________________________________________
Escreva o nome dos seus avós paternos.
______________________________________________________
Escreva o nome dos seus irmãos.
____________________________________________________
Agora é a sua vez, faça a sua árvore genealógica.
Use os nomes que você escreveu em sua tarefa e construa a sua árvore.
Cole abaixo o xérox da sua certidão de nascimento.
Ouça atentamente a história do nascimento de Jesus.
Leia várias vezes a frase, juntamente com sua professora e descubra onde está escrita a palavra Jesus.
Copie, em letra cursiva, o nome de Jesus.
_________________________________
Quantas letras têm o nome de Jesus?
_______________________________
Desenhe uma parte da história que você já ouviu.
Quantas letras têm o seu nome?
_________________________
Escreva o nome de um colega da sua classe ou de seu professor.
___________________________________________________
Quantas letras têm o nome?
______________________
Escreva o nome que tem mais letras
___________________________
Tarefa para ser feita em casa:
Responda com a ajuda de sua mãe.
Você sabe quem escolheu o seu nome?
Cada nome possui um significado, você sabe o seu? Escreva:
Sua mãe já sabia, antes de você nascer se era menino ou menina?
O que ela disse quando você nasceu?
Quem mais falou algo de especial quando você nasceu?
Qual o nome da cidade em que você nasceu?
Você ganhou presente? Quais os presentes que você ganhou?
Você ainda tem alguma coisa que te pertenceu quando era bebê? Se tiver traga para sala de aula e faremos uma exposição. Se não tiver traga fotos e faremos um mural.
Desenhe você quando era bebê e escreva o seu nome.
Recorte e cole gravuras que representam presentes que você gostaria de ganhar.
Descubra o mês do seu aniversário e escreva no quadro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário