Total de visualizações de página

sábado, 18 de dezembro de 2010

ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 5

NOMES

Os nomes são usados para identificar pessoas, lugares, objetos, alimentos, etc.

Vamos fazer a lista de nomes dos alunos de nossa classe.

Professor: O nome da criança possui emoção, cria estabilidade, dá seqüência, aumenta o repertório de letras e muito mais. Aproveite a atividade de listas para formar agrupamentos em que sejam colocados os alunos para ajudarem uns aos outros. Os agrupamentos devem ser compostos de alunos com maior experiência na leitura e escrita com os alunos com menos experiências. Um aluno pode ditar para o outro e ajudar a fazer a lista de nomes. Por se tratar de palavras que já são conhecidas pelos alunos eles lerão usando hipóteses, deduções e antecipações para leitura e escrita.

Esta atividade com os nomes deve ser explorada ao máximo utilizando de recursos lúdicos, como: bingo dos nomes, acróstico, jogo da memória, agendas, jogo da forca, mapa da classe, aniversariantes, caça palavras, confecção de um livro em que cada página seja escrito um nome, a letra do alfabeto e o desenho da pessoa, sendo que para cada letra do alfabeto seja escrito um nome sem que necessariamente tenha os alunos em sala. Podemos chamar este livro de nominário.

Os objetivos para atividade com nome são amplas como: identificação, ordem alfabética, criação de hipóteses para leitura, ampliação do vocabulário. Tendo com desafios a leitura, o reconhecimento dos nomes, hipóteses de escrita a partir das letras de seu nome, criação de referências para outras escritas, comparações de semelhanças e diferenças.

Atenção para história que vamos ouvir! O BATISMO DE JESUS.

Desenhe aqui.

Na história que ouvimos havia um rio. Qual o nome deste rio?

O que podemos encontrar, num rio, que nos sirva de alimento?

A água é muito importante para a vida.

Desenhe e escreva para que usamos a água.

Faça uma pesquisa e descubra a diferença entre rios, lagos e mares. Registre a sua pesquisa por meio de escrita ou desenho.

Leia os grupos de palavras e descubra qual a palavra diferente e pinte.

Faça um desenho que represente o seu significado.

ÁGUA

RIO

ÁRVORE

RIO

ÁGUA

RIO

ÁGUA

RUA

LEIA E DESENHE:

RAIO

RUA

RIO

REI


ESCREVA

QUANTAS LETRAS E QUANTAS SÍLABAS AS PALAVRAS:


RAIO

REI

LUA

CABELO

Faça uma coleção de rótulos e monte um álbum, separando-os por tipos:

.Rótulos de farmácia;

. Rótulos de alimentos;

.Rótulos de produtos de limpeza;

. Rótulos de produtos de higiene pessoal;

Cada tipo de rótulos poderá ter uma ou mais páginas no seu livro de rótulos.

Faça uma capa bem bonita e pode também fazer um índice;

RECORTE E COLE DE JORNAIS E REVISTAS PALAVRAS QUE TERMINAM COM:

ÃO


Traga para sala de aula uma receita de bolo, peça aos seus familiares escrevê-la aqui.

_________________________________

_________________________________

_________________________________

_________________________________

Copie da lousa os ingredientes que você trará de casa para fazermos o bolo escolhido pela classe.

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”.

DESENHE:

LUZ FAZ LEMBRAR-ME DE:


"Antes que houvesse luz era tudo trevas"


"O povo que jazia em trevas..."


Qual a cor que podemos usar para representar as trevas?

Feche os olhos e perceba a cor que você pode ver.


Pinte com a cor que você vai usar para representação das trevas.

Disse Deus: haja luz e houve luz.

O povo que jazia em trevas viu grande luz.

Feche novamente os seus olhos, bem apertados. Agora abra. Quais as cores que podemos usar para representar a luz?

USE TINTA E PINTE REPRESENTANDO A LUZ.

Professor: Escreva a palavra luz na lousa, nas duas formas de escrita ( cursiva e letra de forma). Faça dois cartões com a palavra luz, um escrito em letra de forma e outra em letra manuscrita.

Faça o painel, sugerido, com o tema: Nosso vocabulário, coloque os cartões com as duas formas de escrita da palavra luz.

Escreva, em letra cursiva,mais uma palavra que aprendemos:

luz___________

Releia a frase desta lição e encontre a palavra luz e pinte-a de amarelo.

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz."

Quantas vezes aparece a palavra LUZ?

Onde mais podemos colocar os cartões da palavra luz para nomear a luz existente na nossa classe?

Sugestão: colocar próximo à lâmpada e no interruptor, abajur, etc.

Sem a luz do Sol não poderia haver vida na Terra, pois ele gera a energia e a vida nos seres vivos.

A luz traz alegria, imagine se tudo fosse treva, você acha que o dia seria alegre ou triste?

A luz do Sol ajuda a fixar a vitamina "E" no nosso corpo, mas é preciso cuidado com a luz do sol, pois quando nos expomos à sua luz em horários em que seu calor é muito forte podemos prejudicar a nossa pele com queimaduras.

O horário para um bom aproveitamento dos raios ultravioletas é sempre pela manhã ou após as 16 horas.

Faça uma pesquisa e recolha mais informações sobre o sol.

Discuta as informações coletadas com a classe e expresse, por meio de desenhos, o que você descobriu.

Descubra a palavra secreta:


1- A primeira letra da palavra João

2- A terceira letra da palavra elefante

3- A segunda letra da palavra asa

4- A primeira letra da palavra uva

5- A última letra da palavra mãos

Copie a palavra que você descobriu

Que cor esta palavra tem para você?

Leia e copie:

nariz feliz giz faz cartaz

arroz luz raiz Beatriz vez paz


LEIA:

F e l i z

Imagine uma cor para esta palavra e pinte nesta página.

Desenhe o rosto de uma pessoa feliz


Discuta com a classe:

O que é ser feliz?

Como podemos ser feliz?

Qual a pessoa que você conhece que é feliz?

Qual a pessoa que você conhece e que não é feliz?

O que deixaria você muito feliz?

O que impede você de ser mais feliz?


Que cor tem a tristeza?

Quando você fica triste?

O que você gostaria que acontecesse para não ficar mais triste?

Qual a pessoa que você conhece que é triste?

O que você pode fazer para ajudar essa pessoa a ficar feliz?




Nenhum comentário:

Postar um comentário