NOMES
Os nomes são usados para identificar pessoas, lugares, objetos, alimentos, etc.
Vamos fazer a lista de nomes dos alunos de nossa classe.
Professor: O nome da criança possui emoção, cria estabilidade, dá seqüência, aumenta o repertório de letras e muito mais. Aproveite a atividade de listas para formar agrupamentos em que sejam colocados os alunos para ajudarem uns aos outros. Os agrupamentos devem ser compostos de alunos com maior experiência na leitura e escrita com os alunos com menos experiências. Um aluno pode ditar para o outro e ajudar a fazer a lista de nomes. Por se tratar de palavras que já são conhecidas pelos alunos eles lerão usando hipóteses, deduções e antecipações para leitura e escrita.
Esta atividade com os nomes deve ser explorada ao máximo utilizando de recursos lúdicos, como: bingo dos nomes, acróstico, jogo da memória, agendas, jogo da forca, mapa da classe, aniversariantes, caça palavras, confecção de um livro em que cada página seja escrito um nome, a letra do alfabeto e o desenho da pessoa, sendo que para cada letra do alfabeto seja escrito um nome sem que necessariamente tenha os alunos
Os objetivos para atividade com nome são amplas como: identificação, ordem alfabética, criação de hipóteses para leitura, ampliação do vocabulário. Tendo com desafios a leitura, o reconhecimento dos nomes, hipóteses de escrita a partir das letras de seu nome, criação de referências para outras escritas, comparações de semelhanças e diferenças.
Atenção para história que vamos ouvir! O BATISMO DE JESUS.
Desenhe aqui.
Na história que ouvimos havia um rio. Qual o nome deste rio?
O que podemos encontrar, num rio, que nos sirva de alimento?
A água é muito importante para a vida.
Desenhe e escreva para que usamos a água.
Faça uma pesquisa e descubra a diferença entre rios, lagos e mares. Registre a sua pesquisa por meio de escrita ou desenho.
Leia os grupos de palavras e descubra qual a palavra diferente e pinte.
Faça um desenho que represente o seu significado.
ÁGUA
ÁRVORE
ÁGUA
ÁGUA
RUA
ESCREVA
QUANTAS LETRAS E QUANTAS SÍLABAS AS PALAVRAS:
RAIO
REI
LUA
CABELO
Faça uma coleção de rótulos e monte um álbum, separando-os por tipos:
.Rótulos de farmácia;
. Rótulos de alimentos;
.Rótulos de produtos de limpeza;
. Rótulos de produtos de higiene pessoal;
Cada tipo de rótulos poderá ter uma ou mais páginas no seu livro de rótulos.
Faça uma capa bem bonita e pode também fazer um índice;
RECORTE E COLE DE JORNAIS E REVISTAS PALAVRAS QUE TERMINAM COM:
ÃO
Traga para sala de aula uma receita de bolo, peça aos seus familiares escrevê-la aqui.
_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________
Copie da lousa os ingredientes que você trará de casa para fazermos o bolo escolhido pela classe.
"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”.
DESENHE:
LUZ FAZ LEMBRAR-ME DE:
"Antes que houvesse luz era tudo trevas"
"O povo que jazia em trevas..."
Qual a cor que podemos usar para representar as trevas?
Feche os olhos e perceba a cor que você pode ver.
Pinte com a cor que você vai usar para representação das trevas.
Disse Deus: haja luz e houve luz.
O povo que jazia em trevas viu grande luz.
Feche novamente os seus olhos, bem apertados. Agora abra. Quais as cores que podemos usar para representar a luz?
USE TINTA E PINTE REPRESENTANDO A LUZ.
Professor: Escreva a palavra luz na lousa, nas duas formas de escrita ( cursiva e letra de forma). Faça dois cartões com a palavra luz, um escrito em letra de forma e outra em letra manuscrita.
Faça o painel, sugerido, com o tema: Nosso vocabulário, coloque os cartões com as duas formas de escrita da palavra luz.
Escreva, em letra cursiva,mais uma palavra que aprendemos:
luz___________
Releia a frase desta lição e encontre a palavra luz e pinte-a de amarelo.
"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz."
Quantas vezes aparece a palavra LUZ?
Onde mais podemos colocar os cartões da palavra luz para nomear a luz existente na nossa classe?
Sugestão: colocar próximo à lâmpada e no interruptor, abajur, etc.
Sem a luz do Sol não poderia haver vida na Terra, pois ele gera a energia e a vida nos seres vivos.
A luz traz alegria, imagine se tudo fosse treva, você acha que o dia seria alegre ou triste?
A luz do Sol ajuda a fixar a vitamina "E" no nosso corpo, mas é preciso cuidado com a luz do sol, pois quando nos expomos à sua luz em horários em que seu calor é muito forte podemos prejudicar a nossa pele com queimaduras.
O horário para um bom aproveitamento dos raios ultravioletas é sempre pela manhã ou após as 16 horas.
Faça uma pesquisa e recolha mais informações sobre o sol.
Discuta as informações coletadas com a classe e expresse, por meio de desenhos, o que você descobriu.
Descubra a palavra secreta:
1- A primeira letra da palavra João
2- A terceira letra da palavra elefante
3- A segunda letra da palavra asa
4- A primeira letra da palavra uva
5- A última letra da palavra mãos
Copie a palavra que você descobriu
Que cor esta palavra tem para você?
Leia e copie:
nariz feliz giz faz cartaz
arroz luz raiz Beatriz vez paz
LEIA:
F e l i z
Imagine uma cor para esta palavra e pinte nesta página.
Desenhe o rosto de uma pessoa feliz
Discuta com a classe:
O que é ser feliz?
Como podemos ser feliz?
Qual a pessoa que você conhece que é feliz?
Qual a pessoa que você conhece e que não é feliz?
O que deixaria você muito feliz?
O que impede você de ser mais feliz?
Que cor tem a tristeza?
Quando você fica triste?
O que você gostaria que acontecesse para não ficar mais triste?
Qual a pessoa que você conhece que é triste?
O que você pode fazer para ajudar essa pessoa a ficar feliz?
Nenhum comentário:
Postar um comentário