Total de visualizações de página

sábado, 10 de julho de 2010

ENSINA-SE ORTOGRAFIA APÓS A ALFABETIZAÇÃO?

A gramática tem em si um significado que na maioria das vezes se encontra desvinculada do ensino da Língua Portuguesa.
A escrita de uma simples palavra transmite em si um significado explicitado, e por detrás desse significado da palavra encontramos regras pré-estabelecidas para a grafia desta que podem libertar o leitor-escritor por conhecê-las, ou, domínio por falta de conhecimento, até mesmo na simples maneira de grafá-la.
A sociedade na sua construção histórica convencionou e determinou certas regras. O aluno deve adquirir este saber para ter uma escrita considerada correta pela sociedade em que vive e atua.
A comunicação se encontra ligada a escrita e a oralidade sendo que a escrita representa a fala e não se escreve como se fala, pois as regras determinam a estratégia certa para a grafia de uma palavra formada por letras e que podem ser representadas por apenas um fonema, como por exemplo a palavra abacate, poderia ser escrita: abakate, abacati, abakati, etc. porém só há uma forma correta, pode até não ser a forma mais lógica e mais prática, mas é estabelecida como correta.
A ortografia (orthos-correta; grafia- escrita) é uma parte atuante da gramática normativa e carrega em si um processo histórico de registro escrito dos sons da fala.
Para compreender a importância da ortografia no ensino escolar é necessário conhecer seu processo histórico.

A FONÉTICA E A ETIMOLOGIA

A origem de uma palavra da Língua Portuguesa tem suas raízes no latim e no grego, que ao mesmo tempo que se contrapõe, também combina com a fonética (que busca a relação da letra com o fonema) na formação das palavras.
A relação produzida entre os sons orais e as letras escritas, tem maior ênfase na história da Língua Portuguesa escrita no período do século IX ao XVI, conhecido como período arcaico, denominado de período fonético devido a ênfase dada na reprodução da fala na escrita.
A partir do século XVI até o início do século XX caracterizou-se o período pseudo-etimológico pela tentativa da reprodução da grafia das palavras na sua forma original (real ou inventada), acrescentando letras sem valor fonético, e mais de uma letra para um mesmo fonema.
Em 1904 foi publicada a Ortografia Nacional sofrendo uma reforma em 1943.
Nos dias atuais é adotado o sistema simplificado que carrega a fonética, (em que as escrita representa a fala), a etimologia, (conservando a origem das palavras) e a pseudo-etimologia, ( em que criou-se origens). O nosso sistema ortográfico, no entanto pode ser classificado como (fonético-etimológico).

POR QUE ORTOGRAFIA?

A fala e a escrita possuem diferenças na sua relação, por isso um sistema ortográfico não pode estar baseado somente na fonética ou somente na etimologia, pois se escrevêssemos como se fala, criaríamos várias formas de escrever uma só palavra, extinguindo com isso a ortografia, ou criando diversas outras ortografias.
O processo de aprendizado e uso da leitura e da escrita precisa levar em conta o pleno domínio da ortografia, pois são formas reconhecidas como válidas pela sociedade. O escritor deve dominar os conceitos ortográficos para poder explicitar-se e ter uma comunicação aceitável. Já o leitor, para que entenda um texto e tenha um visão geral, é necessário que primeiro ele decodifique as grafias existentes no texto, pois a não decodificação da ortografia correta, mesmo que ele seja um leitor experiente perderá o significado.
Os professores atualmente, no ensino de primeiro grau, argumentam que o ensino da ortografia não deve se enfatizado, pois a ênfase deve ser dada na criação de textos, para que a criança tenha liberdade de expressão de seus sentimentos e da sua vivência.
A ortografia também tem sido usada como instrumento de avaliação e desqualificação de um texto produzido pelo aluno devido aos erros ortográficos. Os professores acaba por caírem em dois extremos: ou se ensina ortografia com exercícios alheios ao texto, por meio de palavras e frases soltas, ou se enfatiza a produção de texto considerando a ortografia como uma construção da criança no decorrer dos anos escolares, sendo assim, observamos a ênfase sendo dada na construção individual, e não social.
Tanto a fala com a escrita é uma produção social e possui convenções estabelecidas socialmente e é de fundamental importância que o aluno, na sua vida escolar inicial, aproprie-se desta forma de escrita tida como padrão, assim também como a fala considerada como padrão social, para que esse aluno seja um individuo atuante na sociedade e não somente valorizado na sua escrita individual como forma de expressão.
Tanto a escrita como a fala, como forma de comunicação que carrega em si significado e regras, precisam ser aprendidas.
A comunicação escrita é uma atividade cultural muito complexa, em que é desenvolvida pelos alunos por meio de processos cognitivos de concentração, memorização, atenção, etc. e não de maneira mecanizada como pensa-se em relação a apropriação de técnicas ortográficas, ou até mesmo da caligrafia, que não se reduz a coordenação motora no desenho das palavras, mas num processo cognitivo.
A aquisição de regras ortográficas pode ser feita por meio de diferentes estratégias. Quando corrige-se as palavras tiradas de um determinado texto produzido pelo aluno e ensina-lhe a maneira correta de escreve-la, usa-se o processo de memorização, em que a criança memoriza a maneira correta de escrever aquela determinada palavra sem dar conta da regra que determina aquela forma de escrita, essa estratégia pode ser alcançada também por meio da correção de "ditados" (palavra etimologicamente ligada com a palavras: ditadura).
A vantagem dessa estratégia é que o aluno memoriza todas as palavras, inclusive aquelas que não se enquadram nas regras.
O nosso sistema alfabético possui a vantagem de reduzir a memorização de palavras como símbolos da fala mas usa-se as letras numa combinação para registrar os fonemas, sendo que o uso dessa estratégia sobrecarrega o aluno na memorização de milhares de palavras para poder grafar corretamente.
Uma outra estratégia é a explicação das regras existentes na construção das palavras ligadas a etimologia e na aquisição das regras gramaticais.
O aluno ao se deparar com uma dúvida ortográfica na grafia de uma palavra cria um processo para se chegar a escrita correta; esse processo denominado de técnica para utilização de regras convencionadas socialmente.

terça-feira, 6 de julho de 2010

PROJETO COM JORNAL


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CADERNO DO
PROJETO COM - JORNAL

ESTE CADERNO TEM O OBJETIVO DE INCENTIVO À LEITURA EM CASA COM A FAMÍLIA
A PASTA DEVE CONTER UM CADERNO PARA REGISTRO. O ALUNO RECORTA E COLA NO CADERNO O QUE FOR PEDIDO NO ENUNCIADO.
TODO O JORNAL É ESTUDADO EM SALA DE AULA, DEPOIS DIVIDIDO NOS CADERNOS QUE CONTÉM O JORNAL E, CADA DIA, UM ALUNO LEVA O CADERNO DE REGISTRO MAIS UM DOS CADERNOS DO JORNAL: COTIDIANO. ECONOMIA.METRÓPOLES. CADERNO 2. ESPORTES. VIAGEM.ILUSTRADAESPORTES.PALADAR.IMÓVEIS. AUTOS. CLASSIFICADOS.ETC

PÁGINA 1
NOME DO ALUNO
QUAL O NOME DO JORNAL?
QUAL A DATA?
QUAL O NOME DO DIRETOR DA REDAÇÃO?

PÁGINA 2
NOME DO ALUNO
QUAL É A MANCHETE DO JORNAL?
QUAL O NOME DO ARTISTA PLÁSTICO ANUNCIADO NO JORNAL?
RECORTE E COLE O AUTO RETRATO DO ARTISTA.

PÁGINA 3
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE
O NOME DO JORNAL

PÁGINA 4
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE A MANCHETE DO JORNAL

PÁGINA 5
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE UMA PROPAGANDA DA PRIMEIRA PÁGINA.

PÁGINA 6
NOME DO ALUNO
NA PÁGINA A10 TEM A FOTO DO PRESIDENTE LULA
QUAL O PAÍS QUE ELE ESTÁ VISITANDO?
QUAL O NOME DO MUSEU?
RECORTE E COLE O A FOTO DO PRESIDENTE LULA.

PÁGINA 7
NOME DO ALUNO
QUAL O NOME DO CADERNO B1?
ENCONTRE O NOME DO PRESIDENTE DO BRASIL E COLE.
RECORTE E COLE UMA PROPAGANDA

PÁGINA 8
NOME DO ALUNO
QUAL O NOME DESTE CADERNO DO JORNAL?
ENCONTRE O NOME DO RONALDO, JOGADOR, RECORTE E COLE
ENCONTRE O NOME DE OUTRO JOGADOR, RECORTE E COLE,

PÁGINA 9
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE NOME DO CADERNO DO JORNAL
NOTÍCIAS SOBRE O CLIMA-TEMPO

PÁGINA 10
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE
NOME DO JORNAL
A DATA DO JORNAL
O NOME DO DIRETOR DO JORNAL

PÁGINA 11
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO JORNAL
UMA PROPAGANDA

PAGINA 12
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE A NOTÍCIA SOBRE OS ÍNDIOS DO XINGÚ.

PÁGINA13
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE O NOME DO CADERNO DO JORNAL
A NOTÍCIA SOBRE A AVENIDA BANDEIRANTES

PÁGINA 14
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
QUAL É SEU SIGNO? RECORTE E COLE
UMA PROPAGANDA DE UM ESPECTÁCULO

PÁGINA 15
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
UMA REPORTAGEM SOBRE UMA VIAGEM QUE VOCÊ GOSTARIA DE FAZER.

PÁGINA 16
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
NOME DO ARTISTA PLÁSTICO QUE APRESENTA SUAS OBRAS.

PÁGINA 17
NOME DO ALUNO
NOME DO JORNAL
MANCHETE
DATA

PÁGINA 18
NOME DO ALUNO
UMA REPORTAGEM

PÁGINA 19
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
UMA RECEITA

PÁGINA 20
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
UM CARRO QUE VOCÊ GOSTA

PÁGINA 21
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
NOME DE UMA IMOBILIÁRIA

PÁGINA 22
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
UM ANÚNCIO DE EMPREGO

PÁGINA 23
NOME DO ALUNO
NOME DO JORNAL
DATA
VALOR
SITE
MANCHETE

PÁGINA 24
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
NOME DE DOIS PAÍSES
NOME DO DINHEIRO USADO NOS ESTADOS UNIDOS

PÁGINA 25
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
NOME DE UM BAIRRO DA CIDADE DE SÃO PAULO
NOME DE UMA EMISSORA DE TELEVISÃO]

PÁGINA 26
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
NOME DO PAIS ONDE VAI ACONTECER A COPA DO MUNDO
NOME DE ALGUNS JOGADORES DA SELEÇÃO DO BRASIL DE 2010

PÁGINA 27
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
RECORTE E COLE DOIS NOMES DE MULHERES
NOME DE UM CINEMA

PÁGINA 28
NOME DO ALUNO
NOME DE JORNAL
DATA
MANCHETE

PÁGINA 29
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
NOME DE UM BANCO
NOME DE UM PAÍS

PÁGINA 30
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
NOME DE UM JOGADOR
NOME DE UM TIME DE FUTEBOL

PÁGINA 31
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
NOME DE UM SITE
UMA PROPAGANDA

PÁGINA 32
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
SEU SIGNO
NOME DE UM FILME

PÁGINA 33
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
PREVISÃO DO TEMPO

PÁGINA 34
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
FOTO DO JOGADOR QUE FOI PARA COPA 2010
NOME DO TÉCNICO DA SELEÇÃO

PÁGINA 35
NOME DO ALUNO
NOME DO CADERNO DO JORNAL
UMA PROPAGANDA

O PROJETO DEVERÁ CONTINUAR NO SEGUNDO SEMESTRE.

PROJETO COM - MATEMÁTICA


ATIVIDADES SUGERIDAS PARA O CADERNO DO PROJETO COM - MATEMÁTICA

ESTE CADERNO TEM O OBJETIVO DE INCENTIVAR A PESQUISA, INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO SOBRE MATEMÁTICA.
O ALUNO COM A FAMÍLIA IRÁ FAZER AS ATIVIDADES DE ACORDO COM O ENUNCIADO.
O CADERNO SEGUIRÁ PARA CASA TODOS OS DIAS, SENDO QUE, CADA DIA UM ALUNO LEVA PARA CASA.

QUANDO O ALUNO RETORNAR COM O CADERNO AS ATIVIDADES SERÃO APRESENTADAS A TODOS E O CONTEÚDO NOVAMENTE EXPLICADO EM SALA DE AULA.


PÁGINA 1
NOME DO ALUNO
PESQUISE, RECORTE E COLE DE REVISTAS NÚMEROS QUE VOCÊ CONHECE.

PÁGINA 2
NOME DO ALUNO
CONTINUE A PESQUISA RECORTANDO E COLANDO NÚMEROS QUE VOCÊ CONHECE.

PÁGINA 3
A PESQUISA CONTINUA, RECORTE E COLE NÚMEROS QUE VOCÊ CONHECE.

PÁGINA 4
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE NÚMEROS DE TELEFONE

PÁGINA 5
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE NÚMEROS DE CEP.

PÁGINA 5
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE UM CALENDÁRIO.

PÁGINA 6
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE PREÇOS DE PRODUTOS DE SUPERMERCADO.

PÁGINA 7
NOME DO ALUNO
DESENHE UM RELÓGIO, RECORTE E COLE OS NÚMEROS QUE EXISTEM NELE.

PÁGINA 8
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE NÚMEROS DE
PLACAS DE AUTOMÓVEIS

PÁGINA 9
NOME DO ALUNO
RECORTE E COLE NÚMEROS QUE REPRESENTAM O NOSSO SISTEMA MONETÁRIO - O REAL - DINHEIRO-

PÁGINA 10
NOME DO ALUNO
DESENHE OS NÚMEROS DE UMA RÉGUA DE 15 CENTÍMETROS.

PÁGINA 11
NOME DO ALUNO
PESQUISE O NÚMERO DA SUA CASA E DOS SEUS VIZINHOS.

PÁGINA 12
NOME DO ALUNO
DESENHE UM QUADRADO

PÁGINA 13
NOME DO ALUNO
DESENHE UM RETÂNGULO

PÁGINA 14
NOME DO ALUNO
DESENHE UM TRIÂNGULO

PÁGINA 15
NOME DO ALUNO
DESENHE UM CÍRCULO

PÁGINA 16
NOME DO ALUNO
DESENHE UM LOSANGO

PÁGINA 17
NOME DO ALUNO
LEIA A EMBALAGEM DE ALGUM PRODUTO ALIMENTÍCIO E COPIE.
NOME DO PRODUTO
DATA DE VALIDADE
PESO.

PÁGINA 18
NOME DO ALUNO
LEIA A EMBALAGEM DE UM PRODUTO ALIMENTÍCIO E COPIE.
NOME DO PRODUTO
DATA DE VALIDADE
PESO
PREÇO

PÁGINA 19
NOME DO ALUNO
PARA SABER FAZER UMA RECEITA É PRECISO SABER A QUANTIDADE DE CADA INGREDIENTE.
COPIE UMA RECEITA DE UMA SOBREMESA

PÁGINA 20
NOME DO ALUNO
USE UMA RÉGUA E VERIFIQUE QUANTO MEDE:
SEU LÁPIS
SEU CADERNO
O CABO DE UMA VASSOURA
O SEU SAPATO

PÁGINA 21
NOME DO ALUNO
COPIE DE UM PRODUTO DE HIGIENE
NOME
PESO

PÁGINA 22
NOME DO ALUNO
RECORTE, DOBRE E MONTE O CUBO

PÁGINA 23
NOME DO ALUNO
DESCUBRA O QUE VOCÊ CONSEGUE COMPRAR COM UMA NOTA DE CEM REAIS E DUAS MOEDAS DE CINQUENTA CENTAVOS.

PÁGINA 24
NOME DO ALUNO
PESQUISE O QUE VOCÊ PODE COMPRAR COM UMA NOTA DE VINTE REAIS, UMA MOEDA DE CINQUENTA CENTAVOS E CINCO MOEDAS DE VINTE E CINCO CENTAVOS.

O PROJETO CONTINUA NO SEGUNDO SEMESTRE

Projeto com - REVISTA


CADERNO DE ATIVIDADES DO
PROJETO COM - REVISTA



AS REVISTAS USADAS PARA ENVIO DO PROJETO SÃO: RECREIO, CIÊNCIA HOJE E SAIBA MAIS DO MAURICIO DE SOUSA


PÁGINA- 1
NOME DO ALUNO

QUAL O NOME DA REVISTA?

QUAL A PARTE DA REVISTA QUE VOCÊ GOSTOU?

DESENHE OU ESCREVA.



PÁGINA - 2

NOME DO ALUNO

QUAL O NOME DA EDITORA DA REVISTA RECREIO?

QUANTO CUSTOU ESTA REVISTA?

DESENHE OU ESCREVA O QUE VOCÊ ACHOU INTERESSANTE.



PÁGINA - 3

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

QUAL O NÚMERO DE EDIÇÃO DESSA REVISTA?

QUAL A TIRIRNHA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU? DESENHE

SE QUISER FAÇA UM BRINQUEDO DA CAPA - NO FINAL DA REVISTA- E TRAGA PARA CLASSE.



PÁGINA - 4

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

LEIA A REPORTAGEM SOBRE REFRIGERANTES, NA PÁGINA 4, E RESPONDA: QUAIS OS REFRIGERANTES QUE VOCÊ MAIS GOSTA.

QUAL O ENDEREÇO DA REVISTA?

VOCÊ SABE QUE HORAS NO RELÓGIO DO DESENHO DA PÁGINA 4?

RESOLVA O LABIRINTO DO PEIXINHO E O ANZOL NA PÁGINA 39



PÁGINA 5

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

LEIA A REPORTAGEM SOBRE BRINQUEDOS NAS PÁGINAS 8 E 9 E DESCREVA SEU BRINQUEDO PREFERIDO.



PÁGINA 6 - PASSATEMPO

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RESOLVA A ATIVIDADE; - FIQUE DE OLHO - DA PÁGINA 32



PÁGINA- 7

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

LEIA AS PÁGINA 26 E 27 E RESPONDA.

QUAL O NOME DO PLANETA DA REPORTAGEM?

QUANTAS LUAS POSSUI?

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA - SATURNO?



PÁGINA - 8

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

ENCONTRE A REPORTAGEM DA DIFERENÇA ENTRE PAPAGAIOS E ARARAS, RECORTE E COLE NO CADERNO.



PÁGINA - 9

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE UMA PROPAGANDA



PÁGINA - 10

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

PASSATEMPO

RECORTE E COLE UMA CURIOSIDADE. DEPOIS CONTE PARA SALA DE AULA.



PÁGINA - 11

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

LEIA A REPORTAGEM DA BALEIA AZUL DA PÁGINA 14 E ESCREVA O QUE VOCÊ ACHOU INTERESSANTE



PÁGINA - 12

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

ENCONTRE PROPAGANDA DE BRINQUEDOS, RECORTE E COLE NO CADERNO



PÁGINA 13

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

ENCONTRE UMA PIADA NA REVISTA



PÁGINA - 14

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE O NOME DA REVISTA



PÁGINA - 15

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE UM PASSATEMPO



PÁGINA 16

NOME DO ALUNO

]NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE A PESQUISA SOBRE A ORIGEM DA ESCOLA, DEPOIS CONTE-NOS NA SALA DE AULA



PÁGINA - 17

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE A REPORTAGEM SOBRE COMO O PEIXE RESPIRA EMBAIXO DA ÁGUA E DEPOIS CONTE-NOS NA SALA DE AULA,



PÁGINA 18 -

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE UM RECEITA



PÁGINA 19

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE TIRINHAS



PÁGINA 20

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE O ENDEREÇO PARA CORREIO



PÁGINA 21

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE UMA PROPAGANDA



PÁGINA 21

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

PASSATEMPO

RESOLVA O JOGO DOS SETE-ERROS DA 39



PÁGINA 22

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RECORTE E COLE UM DESENHO ENVIADO À REVISTA POR UMA CRIANÇA.

QUE TAL VOCÊ ENVIAR O SEU?



PÁGINA 23

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

NOME DE ANIMAIS DA HISTÓRIA DAS PÁGINAS 12 E 13



DESENHE



PÁGINA 24

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

QUAL O NOME DA BALEIA MISTERIOSA DAS PÁGINAS 15,16 E 17?:QUANTOS METROS ELA CHEGA A TER?

QUANTO ELA CHEGA A PESAR?

DESENHE



PÁGINA 25

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

ENCONTRE NA REVISTA CINCO NOMES DE LIVROS



PÁGINA 26

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

ESCREVA TRÊS ATITUDES DE HIGIENE PARA EVITAR CONTÁGIO DA GRIPE, DESCRITAS NAS PÁGINAS 18 E19


PÁGINA 27

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

COPIE O POEMA DA CAPA


PÁGINA 28

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

COPIE UMA RECEITA


PÁGINA 29

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

RESOLVA O PASSATEMPO DE SETE ERROS.



ESTA É UMA REVISTA DO MAURÍCIO DE SOUSA. SAIBA MAIS - REFORMA ORTOGRÁFICA

PÁGINA 30

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

TEMA DA REVISTA

QUEM DESCOBRIU O BRASIL? PÁGINA 7

QUAL O NOME DA ILHA QUE TAMBÉM FALA PORTUGUÊS?


PÁGINA 31

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

QUAIS SÃO OS OUTROS LUGARES QUE FALAM PORTUGUÊS - PÁGINA 8


PÁGINA 32

NOME DO ALUNO

NOME DA REVISTA

O QUE A REFORMA ORTOGRÁFICA POSSIBILITA?



O PROJETO DEVE CONTINUAR NO SEGUNDO SEMESTRE.

ESSE PROJETO TAMBÉM PODE SER UTILIZADO POR TODOS OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APROFUNDANDO O CONTEÚDO DE ACORDO COM A SÉRIE DO ALUNO.

PROJETO COM - GIBI


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O CADERNO DO


PROJETO COM - GIBI



O CADERNO DO PROJETO CONTÉM ENUNCIADOS PARA MOTIVAR A LEITURA E A PESQUISA EM CASA, ALÉM DA LEITURA QUE PODE SER REALIZADA EM CASA.

CADA DIA É UM ALUNO DIFERENTE QUE LEVA PARA CASA. O ALUNO DEVE SABER O ASSUNTO A SER PESQUISADO EM CASA POR ISSO TODOS OS CONTEÚDOS SÃO TRABALHADOS EM SALA DE AULA ANTES DE SER ENVIADO PARA CASA.



PÁGINA -1

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI_________

NOME DE TRÊS PERSONAGENS: ________, __________, ________

DESENHO DA CENA ESCOLHIDA.





PÁGINA - 2

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NÚMERO DA REVISTA

SITE DA TURMA DA MÔNICA:

CUSTO DA REVISTA

NOME DA EDITORA:

DESENHO DA CENA ESCOLHIDA.



PÁGINA - 3

NOME DO ALUNO:

NOME DA PRIMEIRA HISTÓRIA.

DESENHE UM BALÃO DE UM PERSONAGEM GRITANDO.



PÁGINA - 5

NOME DO ALUNO

NOME DE UMA HISTÓRIA

ESCREVA UMA CARTA PARA MÔNICA.



PÁGINA - 6

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA PRIMEIRA HISTÓRIA

OS SONS ESCRITOS NO GIBI PARA REPRESENTAR: BARULHOS, ESTOURO, BUZINAS, ETC. SÃO CHAMADOS DE ONOMATOPÉIAS.

ENCONTRE E COPIE UMA ONOMATOPÉIAS.



PÁGINA -7

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

DUAS ONOMATOPÉIAS.





PÁGINA - 8

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NÚMERO DE PÁGINAS

UMA PROPAGANDA



PÁGINA -9

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

DUAS ONOMATOPÉIAS

UM BALÃO DE PENSAMENTO.



PÁGINA -10

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DE TRÊS PERSONAGENS

UMA ONOMATOPÉIA



PÁGINA -11

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

O QUE O PAI DO CASCÃO ESTÁ LENDO? (PÁGINA 4)

O QUE O CASCÃO QUER FAZER? (PÁGINA 6)

UMA ONOMATOPÉIA



PÁGINA -12

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

QUAL O NOME DO SHOPPING QUE O CASCÃO E O CEBOLINHA FORAM? (PÁGINA 11)

QUAIS SÃO AS ONOMATOPÉIAS DA ESCADA ROLANTE? (PÁGINA 15)



PÁGINA -13

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 18.

NOME DO CACHORRO DO FRANJINHA.

POR QUÊ O BIDÚ ESTÁ SE ESCONDENDO?

DESENHE O FINAL DA HISTÓRIA.



PÁGINA -14

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 21

DUAS ONOMATOPÉIAS

POR QUÊ O SORVETE DO CASCÃO CAIU?



PÁGINA - 15

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 34

PERSONAGEM PRINCIPAL

O QUE A MÔNICA VIU SOBRE A CABEÇA DO CASCÃO?

O QUE A MÔNICA IMAGINOU?



PÁGINA -16

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DO PERSONAGEM PRINCIPAL DA PÁGINA 38 E 39

NOME DA HISTÓRIA

O QUE O REI ESTÁ PROGRAMANDO?



PÁGINA -17

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 41

NOME DO PERSONAGEM PRINCIPAL

UMA ONOMATOPÉIA

O QUE CAIU NA CABEÇA DO ZÉ VAMPIR?



ESSAS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS ATÉ O DIA DE HOJE (ano letivo 2010) NO PRIMEIRO ANO. PORÉM TODOS OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PODE USAR A MESMA TÉCNICA DIFICULTANDO AS LEITURAS E PESQUISAS DE ACORDO COM O ANO SÉRIE.