Total de visualizações de página

sábado, 18 de dezembro de 2010

ALFABETIZAÇÃO -LUZ - Parte 9

Vamos fazer um passeio e observar os tipos de moradia que existem na nossa cidade.

Escreva o que você observou.

Qual o tipo de moradia que você mora?

Desenhe a sua casa.

Você acha que todas as pessoas têm uma casa para morar?


sim não

Vamos discutir juntos.

Você já ouviu falar sobre os albergues?

Você sabe o que são os “sem tetos”?

Você sabe o que são conjuntos habitacionais?

Porque você acha que muitas pessoas preferem morar em conjuntos residenciais?

Vamos observar a construção de uma casa e escrevermos os tipos de materiais que são usados

Podemos ir a uma loja de materiais de construção e observar o que existe para se comprar.

Escreva os tipos de materiais que você encontrou.


Você acha que todas as pessoas têm uma casa para morar?


sim

não

Vamos discutir juntos.

Você já ouviu falar sobre os albergues?

Você sabe o que são os “sem tetos”?

Você sabe o que são conjuntos habitacionais?

Porque você acha que muitas pessoas preferem morar em conjuntos residenciais?

Vamos observar a construção de uma casa e escrevermos os tipos de materiais que são usados

O que você viu na loja para ser comprado e que não existe na sua casa, mas você gostaria que existisse.

Escreva os tipos de materiais que você encontrou.

Desenhe a loja que fizemos a pesquisa.

Vamos escrever os nomes de profissionais que trabalham na construção de uma casa.

Você sabia que muitas crianças trabalham de ajudantes na construção de casas?

O que você acha que essas crianças deveriam estar fazendo?

Observe a planta de uma casa.

Projete uma casa que você gostaria de construir e desenhe-a.

Não são somente as pessoas que constroem casa os animais também. Vamos descobrir os construtores da natureza e o habitat de alguns animais.

Recorte e cole gravuras de animais e seu habitat.

Recorte e cole gravuras de casas feitas pelo homem.

LEITURA:

MINHA GENTE VENHA VER

UM GATO MUITO ENGRAÇADO

SENTADO NA CADEIRA

COM O RABO PENDURADO.

Faça o desenho do que você leu.

Você conhece nomes que começam com a mesma letra da palavra gato?

Troque a palavra gato pela palavra girafa e a palavra rabo pela palavra pescoço.

Veja com vai ficar.:

Minha gente, venha ver

Uma ______________________________ muito engraçada sentada numa cadeira

com o __________________________________ pendurado.

Faça o seu versinho com as palavras que você quiser.

Minha gente, venha ver

Uma ___________________________________________

muito engraçada, sentada numa cadeira,

com o ___________________________ pendurado.






Forme palavras juntando as sílabas que tenham letras com as mesmas características. Copie, nas linhas abaixo, as palavras que você formou.

com uma sílaba: com duas sílabas

com três sílabas com quatro sílabas

ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 8

Os dois alicerces

“Quem ouve esses meus ensinamentos e lhes obedece é como um homem sábio que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída sobre a rocha.

Quem ouve esses meus ensinamentos e não lhes obedece é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu, e a sua destruição foi completa.”

Refletindo:

Jesus ensinava muito por meio de parábolas, que são comparações ou ilustrações de fatos espirituais com coisas naturais.

Você sabe o que é alicerce?

Vamos fazer um passeio e descobrir uma construção para observarmos um alicerce.

Desenhe o que você observou.

Pesquisa:

O alicerce fundado na rocha fica muito firme e não deixa a casa cair em dias de enchentes e tempestades, pois o solo é firme.

Faça uma pesquisa com sua classe sobre os vários tipos de solo e subsolo. Pegue garrafas transparentes e colecione diferentes tipos de pedras: rochas

Responda:

Quem é o autor do texto que lemos?

Desenhe de acordo com a frase.

“Quem ouve esses meus ensinamentos e lhes obedece é como um homem sábio...”


“...que construiu a sua casa sobre a rocha...”


“Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída sobre a rocha.”

“Quem ouve esses meus ensinamentos e não lhes obedece é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia.”

“Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu, e a sua destruição foi completa.”


No texto que lemos encontramos várias palavras, vamos estudar algumas:

Divida em sílabas dentro dos quadros

homem



Pinte as palavras que terminam da mesma forma que homem.

coragem, imagem, carruagem, farmácia, geladeira, viagem,

hospedagem, vagem, folhagem, armário, caderno, folha.

Vamos descobrir outras palavras que começam com a letra h:

Leia as palavras e depois desenhe ao lado representando cada uma.

hipopótamo

helicóptero

hiena

holofote

horta

hotel

Dentro de uma casa existem muitas coisas.

Escreva dez coisas que existem dentro da sua casa

1.______________________________

2.______________________________

3.______________________________

4.______________________________

5.______________________________

6.______________________________

7.______________________________

8.______________________________

9.______________________________

10._____________________________


LIGUE OS PONTOS E DESCUBRA


Descubra o que não começa do mesmo jeito e circule:

Boneca sapato bota

Sapato sapo casa

Foca dado fogo

Recorte figuras de revistas e jornais cujo nome começa com a mesma forma de casa.


Desenhe:

O que você faz?

No seu quarto

Na sala

Na cozinha

No quintal

Responda oralmente:

Você ajuda sua mãe a arrumar a casa? O que você faz?

Recorte gravuras e cole:

Na cozinha a sua mãe faz comida todos os dias?

Quais os alimentos que você come todos os dias?


Quantas sílabas e quantas letras


Casa





ALFABETIZAÇÃO-LUZ - Parte 7

COLOQUE O NOME DE CADA ANIMALZINHO.








Desenhe o contrário:

CHUVA

LUZ

CHEIO



ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 6

Escreva o nome de um grande amigo, ou de uma grande amiga.

Quem você gostaria que fosse seu amigo?

O que você acha que pode fazer para melhorar a sua amizade?

Quantos anos tem o seu melhor amigo?

O que você gostaria de ganhar do seu amigo?

Qual o presente que você gostaria de dar ao seu amigo?

O que precisamos fazer para não perdermos os amigos?

O nosso melhor amigo você já O conhece e sabe o nome Dele, escreva:

Use tinta guache e faça uma obra de arte, depois dê a um amigo seu.

“Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Thiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.”

Responda:

Quais os nomes dos discípulos que Jesus chamou?

O que eles estavam fazendo quando Jesus chegou?

Quantos discípulos Jesus chamou?

Você já pescou alguma vez?

Vamos conversar:

Como nascem os peixes?

Como vivem?

Como respiram?

Quais os peixes que você conhece?

Leia e copie:

Peixe __________________ xícara ______________

Xale __________________ abacaxi ______________

Baixo _________________ xarope ______________

Ameixa ________________ lixa ________________

Qual o instrumento de pesca que os discípulos estavam usando em sua pescaria?


Vara Rede

Procure no dicionário outros significados para palavra REDE.

Represente por desenho um dos significados que você encontrou.


Desenhe o mar da Galiléia, faça dobraduras de vários peixinhos e coloque-os no seu desenho.


Complete o quadro com nomes usando as letras indicadas.

letra

pessoas

animais

G

P

M

R

F

S

L

E

GATO – PATO – MARTA – LOBO – GUSTAVO – RATO – MACACO – RUI – FOCA – SAPO – FLÁVIO – SANDRA – LÚCIA – ELEFANTE – EDUARDO.


ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 5

NOMES

Os nomes são usados para identificar pessoas, lugares, objetos, alimentos, etc.

Vamos fazer a lista de nomes dos alunos de nossa classe.

Professor: O nome da criança possui emoção, cria estabilidade, dá seqüência, aumenta o repertório de letras e muito mais. Aproveite a atividade de listas para formar agrupamentos em que sejam colocados os alunos para ajudarem uns aos outros. Os agrupamentos devem ser compostos de alunos com maior experiência na leitura e escrita com os alunos com menos experiências. Um aluno pode ditar para o outro e ajudar a fazer a lista de nomes. Por se tratar de palavras que já são conhecidas pelos alunos eles lerão usando hipóteses, deduções e antecipações para leitura e escrita.

Esta atividade com os nomes deve ser explorada ao máximo utilizando de recursos lúdicos, como: bingo dos nomes, acróstico, jogo da memória, agendas, jogo da forca, mapa da classe, aniversariantes, caça palavras, confecção de um livro em que cada página seja escrito um nome, a letra do alfabeto e o desenho da pessoa, sendo que para cada letra do alfabeto seja escrito um nome sem que necessariamente tenha os alunos em sala. Podemos chamar este livro de nominário.

Os objetivos para atividade com nome são amplas como: identificação, ordem alfabética, criação de hipóteses para leitura, ampliação do vocabulário. Tendo com desafios a leitura, o reconhecimento dos nomes, hipóteses de escrita a partir das letras de seu nome, criação de referências para outras escritas, comparações de semelhanças e diferenças.

Atenção para história que vamos ouvir! O BATISMO DE JESUS.

Desenhe aqui.

Na história que ouvimos havia um rio. Qual o nome deste rio?

O que podemos encontrar, num rio, que nos sirva de alimento?

A água é muito importante para a vida.

Desenhe e escreva para que usamos a água.

Faça uma pesquisa e descubra a diferença entre rios, lagos e mares. Registre a sua pesquisa por meio de escrita ou desenho.

Leia os grupos de palavras e descubra qual a palavra diferente e pinte.

Faça um desenho que represente o seu significado.

ÁGUA

RIO

ÁRVORE

RIO

ÁGUA

RIO

ÁGUA

RUA

LEIA E DESENHE:

RAIO

RUA

RIO

REI


ESCREVA

QUANTAS LETRAS E QUANTAS SÍLABAS AS PALAVRAS:


RAIO

REI

LUA

CABELO

Faça uma coleção de rótulos e monte um álbum, separando-os por tipos:

.Rótulos de farmácia;

. Rótulos de alimentos;

.Rótulos de produtos de limpeza;

. Rótulos de produtos de higiene pessoal;

Cada tipo de rótulos poderá ter uma ou mais páginas no seu livro de rótulos.

Faça uma capa bem bonita e pode também fazer um índice;

RECORTE E COLE DE JORNAIS E REVISTAS PALAVRAS QUE TERMINAM COM:

ÃO


Traga para sala de aula uma receita de bolo, peça aos seus familiares escrevê-la aqui.

_________________________________

_________________________________

_________________________________

_________________________________

Copie da lousa os ingredientes que você trará de casa para fazermos o bolo escolhido pela classe.

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”.

DESENHE:

LUZ FAZ LEMBRAR-ME DE:


"Antes que houvesse luz era tudo trevas"


"O povo que jazia em trevas..."


Qual a cor que podemos usar para representar as trevas?

Feche os olhos e perceba a cor que você pode ver.


Pinte com a cor que você vai usar para representação das trevas.

Disse Deus: haja luz e houve luz.

O povo que jazia em trevas viu grande luz.

Feche novamente os seus olhos, bem apertados. Agora abra. Quais as cores que podemos usar para representar a luz?

USE TINTA E PINTE REPRESENTANDO A LUZ.

Professor: Escreva a palavra luz na lousa, nas duas formas de escrita ( cursiva e letra de forma). Faça dois cartões com a palavra luz, um escrito em letra de forma e outra em letra manuscrita.

Faça o painel, sugerido, com o tema: Nosso vocabulário, coloque os cartões com as duas formas de escrita da palavra luz.

Escreva, em letra cursiva,mais uma palavra que aprendemos:

luz___________

Releia a frase desta lição e encontre a palavra luz e pinte-a de amarelo.

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz."

Quantas vezes aparece a palavra LUZ?

Onde mais podemos colocar os cartões da palavra luz para nomear a luz existente na nossa classe?

Sugestão: colocar próximo à lâmpada e no interruptor, abajur, etc.

Sem a luz do Sol não poderia haver vida na Terra, pois ele gera a energia e a vida nos seres vivos.

A luz traz alegria, imagine se tudo fosse treva, você acha que o dia seria alegre ou triste?

A luz do Sol ajuda a fixar a vitamina "E" no nosso corpo, mas é preciso cuidado com a luz do sol, pois quando nos expomos à sua luz em horários em que seu calor é muito forte podemos prejudicar a nossa pele com queimaduras.

O horário para um bom aproveitamento dos raios ultravioletas é sempre pela manhã ou após as 16 horas.

Faça uma pesquisa e recolha mais informações sobre o sol.

Discuta as informações coletadas com a classe e expresse, por meio de desenhos, o que você descobriu.

Descubra a palavra secreta:


1- A primeira letra da palavra João

2- A terceira letra da palavra elefante

3- A segunda letra da palavra asa

4- A primeira letra da palavra uva

5- A última letra da palavra mãos

Copie a palavra que você descobriu

Que cor esta palavra tem para você?

Leia e copie:

nariz feliz giz faz cartaz

arroz luz raiz Beatriz vez paz


LEIA:

F e l i z

Imagine uma cor para esta palavra e pinte nesta página.

Desenhe o rosto de uma pessoa feliz


Discuta com a classe:

O que é ser feliz?

Como podemos ser feliz?

Qual a pessoa que você conhece que é feliz?

Qual a pessoa que você conhece e que não é feliz?

O que deixaria você muito feliz?

O que impede você de ser mais feliz?


Que cor tem a tristeza?

Quando você fica triste?

O que você gostaria que acontecesse para não ficar mais triste?

Qual a pessoa que você conhece que é triste?

O que você pode fazer para ajudar essa pessoa a ficar feliz?




ALFABETIZAÇÃO- LUZ - Parte 4

Será que na época da nossa história os meios de transportes eram os mesmos?

Desenhe.

Recorte e cole gravuras de meios de comunicação que você conhece.

Responda oralmente.

Como você acha que eram os meios de comunicação na época de nossa história.

Desenhe.

Se soubermos a época em que estamos vivendo então podemos responder.

Que dia da semana é hoje?

____________________

Em que mês estamos?

____________________

Em que ano estamos?

____________________

Que dia da semana será amanhã?

____________________

Vá até o pátio e observe como está o tempo hoje e desenhe.

Com a ajuda de sua professora preencha o calendário deste mês.