Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Plano de aula 2

       PROJETO:  Buriti, Ler e escrever. Emai                           SÉRIE: 1º ANO.                                 DURAÇÃO:  6 DIAS LETIVOS
PROFESSORA: SUSY HELENA V. HERNANDES      COORDENADORA: ROSÂNGELA DE LIMA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, HISTÓRIA/GEOGRAFIA E ARTES
GÊNERO: Histórias infantis, Listas de nomes e números, Conto, Tabelas, Quadros, Contos, Texto informativos, parlendas, cantigas; texto de repetição, anúncio,...
RECURSOS: Alfabeto móvel, lousa, giz, caderno, lápis, livros, papel cartão, lápis de cor, borracha e atividades impressas, livros de atividades, quadros de números, papel color sete, massa de modelar,
OBJETIVOS: Levar a criança à:
·         Identificar escritas numéricas relativas a números familiares e frequentes;
·         Reconhecer a utilização de números no seu contexto doméstico e formular hipóteses sobre sua leitura;
·         Realizar a contagem de objetos (em coleções móveis ou fixas) pelo uso da sequencia numérica oral;
·         Fazer contagens orais em escalas ascendentes e descentes, de um em um, de dois em dois, de três em três...
·         Comparar números e identificar o maior e o menor;
·         Acompanhar leitura de textos;
·         Ler com o professor e consultar colegas;
·         Ler textos memoráveis;
·         Localizar informações em textos lidos;
·         Identificar características de diferentes gêneros;
·         Identificar partes do próprio corpo humano;
·         Conscientizar sobre hábitos de higiene;
·         Reconhecer espaço escolar;
·         Identificar sua lateralidade;
·         CONTEÚDOS: Matemática:
·         Números e operações;
·         Espaço e forma;
·         Grandezas e medidas; tratamento da informação;
·         Lateralidade
·         Orientação espacial
·         Semelhanças e diferenças
·         Macro espaço
·         Micros espaço
·         Ordem crescente e descrescente
·         Antecessor e sucessor;
·         CONTEUDOS: Língua portuguesa
·         Ouvir um conto como leitura de deleite;
·         Localizar palavras em um texto;
·         Leitura:  lista de palavras, lista de nomes, capas de livros, letras, parlendas, cantigas;
·         Escrita do alfabeto, palavras e pequenos textos;
CONTEÚDOS: Ciências Naturais
·         Reconhecer e nomear partes do corpo humano;
·         Noções de lateralidade;
·          Mudanças e permanências no vestuário infantil;
·         Direitos das crianças;
·         Noção de discriminação da criança como condição fundamental para o desenvolvimento humano
·         Noções de igualdade e discriminação;
CONTEÚDO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Conhecimento do espaço escolar;
Noções de micorespaços e macroespaços

·         ESTRATÉGIAS:
Ciências:
Explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre representação do corpo comparando com outros seres vivos e ou objetos
Explorar por meio dos movimentos a lateralidade;
Explorar o vestuário infantil;
Incentivar a pesquisa sobre os direitos das crianças;
Português:
Incentivar a produção de bilhete motivando por meio do Conto;
Promover leitura de  diferentes textos;
Proporcionar atividades de registro da escrita de letras, palavras, pequenos textos.

História e Geografia:
Realizar  percurso pelo espaço escolar para identificação do espaço promovendo noções de macroespaço e microespaço
Matemática
Realizar contagem de objetos ( coleções de tampinhas, figurinhas, etc_ oralmente na sequencia numérica: de um em um, de dois em dois...
Comparar números, identificar maior e menor;
Reconhecer a utilização de números no contexto doméstico e formular hipóteses sobre sua leitura e escrita
Indicar como se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola, oralmente e por meio de desenhos.
Relacionar dia, mês e ano presentes na escrita de uma data;
Identificar dias da semana, explorando o calendário;
Identificar dia do mês, explorando calendário.
Reconhecer algumas cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro usado no dia a dia;
Ler tabela simples;






DESENVOLVIMENTO
1º DIA: 03/04/2017 Segunda-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
·         Leitura de deleite: “Confusão no galinheiro”
1ª AULA: CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA:
·         CUIDADOS COM O CORPO
·         Roda de conversa sobre cuidados com o corpo  para termos saúde;
·         RECREIO
AULA: INGLÊS: Professora de Inglês faltou.
·         Atividades realizadas tendo como base o livro: “Confusão no Galinheiro”
·         Confecção do cartaz dos personagens da história;
·         Confecção do cartaz da conclusão da investigação para os alunos com produção de texto: Ian e Ítalo; (Clara faltou)
·         Confecção do cartaz de uma lista com os personagens elencando o perfil de cada um onde os alunos ditam e o professor escreve (papel kraft)

             4ª AULA: LINGUA PORTUGUESA
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 47

           3ª AULA: LINGUA PORTUGUESA
·         Leitura com os alunos: Parlenda: SUCO GELADO
Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 46
5ª AULA: MATEMÁTICA
JOGOS
Enviar atividade para o integral. Atividade de matemática: Projeto Buriti: paginas 16,17








2º DIA: 04/04/2017 terça-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
1ª AULA: HISTÓRIA: CIÊNCIAS DA NATUREZA:
·         Roda de conversa sobre: “A PRIMEIRA PÁSCOA”
4ª AULA:  Matemática: 8.1- 8.2- 8.3
·         Confecção do calendário do mês de Abril no papel cartão, destacando dias letivos, feriados, finais de semana;
·         Atividade;

·         Roda de conversa sobre o calendário anual; destacando a diferença de dias nos meses
·         Pesquisa: meses com 30 dias e meses de 31 e 28 dias
·         Atividade

2ª e  3ª AULA: AULA: LINGUA PROTUGUESA

·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página48 Produção de texto no caderno da brincadeira preferida dos alunos

5ª AULA:  Matemática - jogos
RECREIO




















3º DIA: 05/04/2017 quarta-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
1ª AULA: CIENCIAS: PASCOA
Continuação da história da “PRIMEIRA PÀSCOA”:
 Atividade: anexo 2


RECREIO
2ª AULA:   CIENCIAS:
·         CUIDADOS COM O CORPO
·         Roda de conversa sobre cuidados com o corpo para termos saúde;
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 37

4ª AULA: MATEMÁTICA
Sequencia 9
·          Roda de conversa sobre orientação espacial e lateralidade, quem está sentado à frente, atrás, a direita, a esquerda...tendo como referencia o próprio corpo;
·         Atividade
·          
3ª AULA: MATEMÁTICA 8.4 e 8.5
·         Roda de conversa sobre contagem regressiva;
·         Ordem crescente e decrescente;
·         Registro de ditado em ordem decrescente;
·         Atividade:
·         Leitura do quadro numérico;
·         Completar o quadro até o numero 69;
·         Leitura em ordem crescente e decrescente;
·         Atividade;






5ª AULA: LINGUA PROTUGUESA
Atividade de leitura
Leitura de cantiga:
Atividade de registro:  ANEXO 1










4º DIA: 06/04/2017 quinta-feira
·         Agendas;
·         Oração;
Chamada;
1ª AULA: MATEMÁTICA: 9.3
·         Passeio pela escola para observação dos espaços;
·         Registro em forma de desenho do passeio, incluindo pontos de referencia e orientações de como chegar ao local;
·         Trocar os desenhos com os colegas para que outras duplas de alunos possam percorrer o caminho desenhado;
·         Roda de conversa sobre os desenhos as facilidades e dificuldades do “ mapa”;
·         Apresentação das falas explicativas dos alunos para que se chegue a um determinado local na escola;

4ª AULA: PORTUGUÊS: Filme: “O Príncipe do Egito”
2ª AULA: MATEMÁTICA 9.4

·         Atividade: circular os números ditados pelo professor;
·         Leitura da tabela de números registrada na atividade, identificando, maior, menor, coluna, linha antecessor, sucessor...
5ª AULA: LINGUA PROTUGUESA
Escolha livre de leitura que se encontram no cantinho de leitura



3ª AULA:  EDUCAÇÃO FISICA




















5º DIA: 07/04/2017 sexta-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
1ª AULA: INFORMÁTICA

RECREIO

2ª AULA: LINGUA PROTUGUESA
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 49
Escrita de novas palavras, ditado sugerido por desenhos.
Obs: Reposição da aula de Inglês
4ª AULA: ARTES
·         Orientações de modelagem descritas no Projeto Buriti, Língua Portuguesa: Página 51
3ª AULA: LINGUA PROTUGUESA
·         Roda de conversa: Diálogo sobre a história: “ VIDA DE JESUS”
Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 51





5ª AULA: BRINQUEDOTECA

















6º dia: 10/04/2017 segunda-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
1ª AULA: CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA:

·         Direitos das crianças:
·         Páginas 40 e 41 do Projeto Buriti;
3ª AULA: LINGUA PROTUGUESA
Atividade no caderno
2ª AULA: LINGUA PROTUGUESA
·         Leitura do professor:
·         Roda de conversa: Diálogo sobre a história
·         Leitura do aluno.
·         Caderno: Leitura de texto impresso

5ª AULA: MATEMÁTICA JOGOS

·         RECREIO
·          






 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário