Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Plano de aula 3

PROFESSORA: SUSY HELENA V. HERNANDES      COORDENADORA: ROSÂNGELA DE LIMA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, HISTÓRIA/GEOGRAFIA E ARTES
GÊNERO: Histórias infantis, Listas de nomes e números, Conto, Tabelas, Quadros, Texto informativos, parlendas, cantigas; anúncio, cartão, parlenda.
RECURSOS: Alfabeto móvel, lousa, giz, caderno, lápis,  livros, papel cartão, lápis de cor, borracha e atividades impressas, livros de atividades, quadros de números
OBJETIVOS: Levar a criança à:
·         Relacionar dia, mês e ano na escrita de uma data;
·         Identificar dias da semana, explorando o calendário;
·         Identificar dia do mês, explorando o calendário;
·         Ler tabelas simples;
·         Indicar como se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola, oralmente;
·         Indicar como se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local na escola, oralmente;
·         Indicar como se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola, por meio de desenhos;
·         Realizar a contagem de objetos (em coleções móveis ou fixas) pelo uso da sequencia numérica oral;
·         Fazer contagens orais em escalas ascendentes e descentes, de um em um, de dois em dois, de três em três...
·         Ler tabela simples;
·         Reconhecer a família como primeiro grupo de convivência social e identificar seus membros;
·         Conhecer e desenvolver às diferenças formas de organização familiar;
·         Perceber que as famílias passam por mudanças ao longo do tempo;
·         Perceber as transformações ao longo da vida de seres humanos;
·         Acompanhar a leitura de conto, texto expositivo e texto instrucional;
·         Ler uma tira com o professor (leitura compartilhada);
·         Ler textos memorizados: trava-línguas e parlenda;
·         Comentar e ouvir comentários sobre uma história lida
·         Localizar palavras pela rima e pelas letras iniciais e finais;
·         Criar palavras com sons e sentidos diferentes ao acrescentar sufixo comum a elas;
·         Ler e escrever palavras estáveis a partir de suas letras e silabas; contar histórias com auxilio de desenhos;
·         Produzir bilhete para personagens de um conto de fadas conhecido.
·          
·         CONTEUDOS: Matemática:
·         Números e operações;
·         Espaço e forma;
·         Grandezas e medidas; tratamento da informação;
·         Lateralidade
·         Orientação espacial
·         Tabelas
·         Calendário
·         Contagem
·         Dúzia
·         Números maiores e menores
·         CONTEUDOS: Língua portuguesa
·         Leitura: parlenda, conto, Texto instrucional, infográfico,
·         Alfabeto;
·         Escrita de palavras;
·         Sílabas iguais em palavras diferentes;
·         Sílabas e palavras terminadas em EIRA;
·         Sílaba final e sílaba inicial;
·         Conto de uma história desenhada;
·         Bilhete
CONTEÚDOS: Ciências Naturais
·         Família;
·         Diferenças entre famílias;
·         Valores;
·         Pesquisa IBGE;
·         Álbum de família.
CONTEÚDO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Conhecimento do espaço ocupado na família,
Conhecimento do espaço e da história da próprio a família



·         ESTRATÉGIAS:
Ciências:
Identificar que as pessoas mostradas em cada quadro fazem parte de uma família;
Perceber que existem diferentes tipos de famílias;
Comparar sua família com as famílias representadas nos desenhos;
Português:
Incentivar a produção de bilhete motivando por meio do Conto;
Promover leitura de  diferentes textos;
Proporcionar atividades de registro da escrita de letras, palavras, pequenos textos.

História e Geografia:
Realizar  percurso pelo espaço escolar para identificação do espaço promovendo noções de macroespaço e microespaço
Promover  roda de conversa sobre o  papel da família no grupo social; relações de parentesco...
Matemática
Realizar a contagem de objetos (em coleções ou fixas) pelo uso da sequência numérica oral;
Fazer contagens orais de um em um, de dois em dois, de três em três, de quatro em quatro...
Comparar números e identificar o maior e o menor
Reconhecer utilização de números no seu contexto doméstico e formular hipóteses sobre sua leitura e escrita.
Indicar como se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola, oralmente;
Indicar como se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola, por meio de desenhos;
Relacionar dia, mês e ano presentes na escrita de uma data
Identificar dias da semana, explorando o calendário;
Identificar dia do mês, explorando o calendário;
Reconhecer algumas cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro usado no dia a dia.
Ler tabela simples.




DESENVOLVIMENTO
1º dia: 11/04/2017 terça-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
Leitura de deleite:
·         1ª AULA: CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA:
Atividade de leitura: João e Maria
Roda de conversa: Estudo da composição da família descrita na história. Apresentação oral e por meio de desenho das características das famílias representadas por cada aluno em sala de aula.




             4ª AULA: : MATEMÁTICA - 10.1
Tabela de aniversário e de datas de nascimento.
Atividade.

·         2ª e 3ª AULA: LINGUA PORTUGUESA
·         Conto de fadas: João e Maria: lista dos personagens e suas características físicas e comportamentais.

5ª AULA: MATEMÁTICA
JOGOS



            
RECREIO












2º Dia: 12/04/2017 quarta-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
1ª AULA: HISTÓRIA: CIÊNCIAS DA NATUREZA:
·         Roda de conversa sobre: Família: características, formações, convívio, costumes...

Recreio
2ª AULA: HISTÓRIA: CIÊNCIAS DA NATUREZA: Página 46e 47

Leitura do texto da página 46 e atividade de registro na página 47






4ª AULA: MATEMÁTICA:- 10.3-
Calendário do mês de maio
3ª AULA:  MATEMÁTICA: 10.2

Localização em sala de aula com a brincadeira: Ta quente. Ta frio.
Obstáculos na atividade de passatempo com linhas verticais e horizontais
Atividade.









5ª AULA:  LINGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE DE LEITURA:
Leitura de deleite : Conto: Rapunzel








3º dia: 13/04/2017 quinta-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
1ª AULA: MATEMÁTICA :10.4 10.5
Conversa sobre animais quadrupedes e bípedes;

Atividade com perguntas e respostas.
·          

·         RECREIO
2ª AULA:  MATEMÁTICA11.1  
Contagem de dois em dois, de três em três...
Atividade.



4ª AULA ; LINGUA PROTUGUESA
Leitura do texto: A roupa nova do rei, página 60 a 63
Descrição das características dos personagens








3ª AULA: EDUCAÇÃO FISICA











5ª AULA: LINGUA PROTUGUESA
·         CANTOS:






4º dia: 14/04/2017 segunda-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
1ª AULA: HISTÓRIA: CIÊNCIAS DA NATUREZA:
Leitura do texto: As famílias são diferentes, página 48 e 49
Roda de conversa sobre o assunto




RECREIO
2ª AULA: INGLÊS

4ª AULA: LINGUA PROTUGUESA


Leitura do conto: A Calça de Pedro da página 20 e 21.
Reconto por meio do desenho, pagina 65



3ª AULA: LINGUA PROTUGUESA
Jogo de palavras: página 64

5ª AULA: MATEMÁTICA
JOGOS




















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário