Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Plano de aula.1


Fazer um plano de aula semanal da muito trabalho, resolvi então aumentar meu trabalho e dividir por aulas diárias. no começo é bem trabalhoso , porém depois que seguem-se os dias fica muito mais prático.


PROJETO:  Ler e escrever. Emai                                SÉRIE: 1º ANO.                                 DURAÇÃO:  4 DIAS LETIVOS
PROFESSORA: SUSY HELENA      COORDENADORA: 

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, HISTÓRIA/GEOGRAFIA E ARTES

GÊNERO: Histórias infantis, Listas de nomes e números, Conto, Tabelas, Quadros, Contos, Texto informativos, parlendas, cantigas; texto de repetição.

RECURSOS: Alfabeto móvel, crachá, lousa, giz, caderno, lápis,  livros, papel cartão, lápis de cor, borracha e atividades impressas, livros de atividades, quadros de numeros

OBJETIVOS: Levar a criança à:
·         Identificar escritas numéricas relativas a números familiares e frequentes;
·         Reconhecer a utilização de números no seu contexto domético e formular hipóteses sobre sua leitura;
·         Realizar a contagem de objetos (em coleções móveis ou fixas) pelo uso da sequencia numérica oral;
·         Fazer contagens orais em escalas ascendentes e descentes, de um em um, de dois em dois, de três em três...
·         Comparar números e identificar o maior e o menor;
·         Acompanhar leitura de textos;
·         Ler com o professor e consultar colegas;
·         Ler textos memoráveis;
·         Localizar informações em textos lidos;
·         Identificar características de diferentes gêneros;

·         CONTEUDOS: Matemática:
·         Números e operações;
·         Espaço e forma;
·         Grandezas e medidas; tratamento da informação;
·         Lateralidade
·         Orientação espacial
·         Semelhanças e diferenças
·         Macro espaço
·         Micros espaço
·         Sequencia numérica
·         Ordem crescente e descrescente
·         Sucessor e antecessor
·         Maior e menor
·         

     CONTEUDOS: Língua portuguesa
·         Ouvir um conto com estrutura de repetição;
·         Localizar palavras em um texto;
Produção de texto: bilhete;
Leitura: de bilhete, lista de palavras, lista de nomes, capas de livros, letras, parlendas, cantigas;
Escrita do alfabeto, palavras e pequenos textos;

CONTEÚDOS: Ciências Naturais
·         Reconhecer e nomear partes do corpo humano;
·         Noções de lateralidade;
·          Mudanças e permanências no vestuário infantil;
·         Direitos das crianças;
·         Noção de discriminação da criança como condição fundamental para o desenvolvimento humano
·         Noções de igualdade e discriminação;

CONTEÚDO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Conhecimento do espaço escolar;
Noções de micorespaços e macroespaços

·         ESTRATÉGIAS:
Ciências:
Explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre representação do corpo comparando com outros seres vivos e ou objetos
Explorar por meio dos movimentos a lateralidade;
Explorar o vestuário infantil;
Incentivar a pesquisa sobre os direitos das crianças;
Português:
Incentivar a produção de bilhete motivando por meio do Conto;
Promover leitura de  diferentes textos;
Proporcionar atividades de registro da escrita de letras, palavras, pequenos textos.

História e Geografia:
Realizar  percurso pelo espaço escolar para identificação do espaço promovendo noções de macroespaço e microespaço
Matemática
Realizar contagem de objetos ( coleções de tampinhas, figurinhas, etc_ oralmente na sequencia numérica: de um em um, de dois em dois...
Comparar números, identificar maior e menor;
Reconhecer a utilização de números no contexto doméstico e formular hipóteses sobre sua leitura e escrita
Indicar como se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola, oralmente e por meio de desenhos.
Relacionar dia, mês e ano presentes na escrita de uma data;
Identificar dias da semana, explorando o calendário;
Identificar dia do mês, explorando calendário.
Reconhecer algumas cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro usado no dia a dia;
Ler tabela simples;






DESENVOLVIMENTO
1ª DIA: 28/03/2017 – terça-feira
          Agendas;
           Chamadas;

1ª AULA:  CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA:

           O CORPO PERCEBE E COMUNICA;
          Roda de conversa sobre as partes do corpo e órgãos do sentido
           Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 34



·         RECREIO;

2ª AULA:   LINGUA PROTUGUESA
           Leitura do Professor: Conto: “Os três Porquinhos”
          Roda de conversa: Situações de perigo apresentadas na História;
          Escrita de bilhete coletivo, onde o aluno dita para o professor escrever na lousa.
          Leitura do Bilhete observando a estrutura do gênero;
        Escrita de bilhete de forma individual observando as características de bilhete apresentadas.
           Conversa sobre brinquedos e brincadeiras preferidas da  turma;
         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 34 Escrita do nome do colega e seu brinquedo preferido. Registro do nome de brincadeiras conforme o desenho representado na página


4ª AULA:   MATEMÁTICA 7.1

·         Figurinhas e coleções:
·         Roda de conversa sobre coleções;
·         Escrita na lousa  da tabela apresentada na página 41 Projeto EMAI
·         Leitura da tabela;
·         Registro da atividade.


·         3ª AULA   LINGUA PROTUGUESA
·         Projeto Brincadeiras:
·         Ditado Recortado e colagem no caderno de português;

5ª AULA:   MATEMÁTICA
·         Jogos;




2º DIA: 29/03/2017 – quarta-feira

·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
·         Leitura do Professor: “ Os oito pares de sapato de Cinderela”

1ª e 2ª  AULA:   CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA:

·         CUIDADOS COM O CORPO
·         Roda de conversa sobre cuidados com o corpo  para termos saúde;
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 35

4ª AULA:   Matemática: 7.3
·         Roda de conversa sobre concepção de problema
·         Leitura da primeira situação problema  identificando quanto falta;
·         Leitura do segundo problema adicionando quantidades iguais;
·         Leitura do terceiro problema identificando antecessor e sucessor
·         Intervenção com perguntas para os alunos para que explicitem suas antecipações e resolvam seus cálculos;
·         CADERNO: Escrita números de zero a nove;
·          

3ª AULA:   Matemática:  7.2
·         Roda de conversa: coleção de figurinhas;
·         Leitura da tabela; Exploração dos números que ficam entre 40 e 50.
·         Leitura do quadro numérico;
·         Leitura  de identificação de mais e menos
·         Registro do ditado de números
Leitura e exploração dos números com  mesma quantidade de algarismo nas classificações maior e menor
5ª AULA:   PORTUGUÊS:

·         Leitura de texto: O  SAPO NÃO LAVA O PÉ
RECREIO;









3º DIA: 30/03/2017 Quinta-feira
·          
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
·         Leitura do professor: “ Os oito pares de sapato de Cinderela” ( Continuação)
1ª AULA:    MATEMÁTICA: 7.4

. CONTAGEM DE OBJETOS;
 Registro na lousa das estimativas dos alunos;
Relação de comparação quanto tem mais, e tem menos;
Leitura oral de forma cardinal
·         Atividade


·         RECREIO


2ª AULA:    MATEMÁTICA: 7.5
        Confecção de um quadro numérico no papel Kraft para exposição e discussão com a classe
         Contagem oral da sequência numérica
          Cobrir alguns números para que os alunos descubram qual falta
           Atividade;

4ª AULA:    LINGUA PROTUGUESA
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 39; leitura do texto PEIXE VIVO, ler várias vezes cantando com os alunos e propor a busca pro palavras que o professor ditar; páginas 40 e 41
·         conversa sobre as sílabas e propor  atividade de registro
3ª AULA:    EDUCAÇÃO FISICA


5ª AULA:   PORTUGUÊS:
Leitura de livros escolhidos no canto da leitura







4º dia: 31/03/2017 Sexta-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
1ª AULA:    INFORMÁTICA

4ª AULA:   ARTES
·         Desenho da história lida:
“Conversa sem saída”
2ª e 3ª  AULA:   LINGUA PROTUGUESA
·          Leitura do professor: “ Os oito pares de sapato de Cinderela” ( Continuação)
·         Leitura:
·          Conversa sem saída.
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 42, 43 e 44; leitura com os alunos, identificar palavras no texto e propor atividade de registro nas páginas

5ª AULA:   BRINQUEDOTECA
·         Brincadeira com escolha livre de brinquedos;
·         RECREIO









5º dia: 03/04/2017 Segunda-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;

CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA:

·         CUIDADOS COM O CORPO
·         Roda de conversa sobre cuidados com o corpo  para termos saúde;
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 36
·          
·         RECREIO
INGLÊS

·         LINGUA PORTUGUESA
·         Leitura do professor:
Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 46
·          
·         LINGUA PORTUGUESA
·         Leitura do professor:
·         Leitura com os alunos: Parlenda: SUCO GELADO
Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 46
MATEMÁTICA
JOGOS











6º dia: 04/04/2017 terça-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
·         LINGUA PROTUGUESA
·         Leitura do professor:
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 47
·          
·         LINGUA PROTUGUESA
·         Leitura do professor:
·         Leitura do aluno: Parlenda:
·         Reconhecer palavras sugeridas pelo professor na parlenda
·         Interpretar versos
“Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 36 e 37: Leitura do texto: A SOPA”; ler diversas vezes com os alunos e sugerir a busca por palavras ditadas pelo professor para que o aluno identifique no texto;
Conversa sobre rimas;
·         Registro da atividade na pagina 38 completando palavras que rimam
·         Atividade
Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 17 e 17 para atividade no integral
·          
















7º dia: 05/04/2017 quarta-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
·         LINGUA PROTUGUESA
·         Leitura do professor
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página48 Produção de texto na caderno da brincadeira preferida dos alunos
·          
·         Registro : Completar alfabeto: Pagina 45
·         Leitura do aluno: lista de brincadeiras: pagina 47
·         Registro e leitura de tabela  do resultado de coleções de tampinhas:
·         Matemática: 8.1- 8.2- 8.3
·         Confecção do calendário do mês de Abril no papel cartão, destacando dias letivos, feriados, finais de semana;
·         Atividade;

·         Roda de conversa sobre o calendário anual; destacando a diferença de dias nos meses
·         Pesquisa: meses com 30 dias e meses de 31 e 28 dias
·         atividade
·          
·          
















8º dia: 06/04/2017 quinta-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
·         LINGUA PROTUGUESA
·         Leitura do professor:
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 49 e 50Escrita de novas plavras, ditado sugerido pro desenhos
·          
·         MATEMÁTICA 8.4 e 8.5
·         Roda de conversa sobre contagem regressiva;
·         Ordem crescente e decrescente;
·         Registro de ditado em ordem descrescente;
·         Atividade:
·         Leitura do quadro numérico;
·         Completar o quadro qté o numero 69;
·         Leitura emm ordem crescente e decrescente;
·         Atividade;


















9º dia: 07/04/2017 sexta-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
·         LINGUA PROTUGUESA
·         Leitura do professor:
·         Roda de conversa: Diálogo sobre a história
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 51
·         Registro de texto ditado pelo aluno ao professor referente às regras de uma brincadeira, pag. 48
·         Registro de novas palavras a partir de troca de  uma letra, pagina 49
·         Registro de escrita espontânea a partir da apresentação de um desenho; pagina 50
·         MATEMÁTICA : Sequencia 9
·          Roda de conversa sobre orientação espacial e lateralidade, quem está sentado à frente, atrás, a direita, a esquerda...tendo como referencia o próprio corpo;
·         Atividade


















10º dia: 10/04/2017 segunda-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA:

·         CUIDADOS COM O CORPO
·         Roda de conversa sobre cuidados com o corpo  para termos saúde;
·         Atividade de Registro no livro: Projeto Buriti: Página 37

·         LINGUA PROTUGUESA
Atividade no caderno
·         LINGUA PROTUGUESA
·         Leitura do professor:
·         Roda de conversa: Diálogo sobre a história
·         Leitura do aluno.
·         Caderno: Leiutura de texto impresso

·         Matemática Jogos
·         RECREIO
·          














11º dia: 1/04/2017 terça-feira
·         Agendas;
·         Oração;
·         Chamada;
·         LINGUA PROTUGUESA
·         Leitura do professor:
·          
·         Roda de conversa: Diálogo sobre a história
·         Leitura do aluno:  Caderno de português: Escrita do nome:
·         Litura de  cantiga
·         Atividade de caça-palavras
·         MATEMÁTICA 9.3
·         Passeio pela escola para observação dos espaços;
·         Registro em forma de desenho do passeio, incluindo pontos de referencia e orientações de como chegar ao local;
·         Trocar os desenhos com os colegas para que outra dupla de alunos possam percorrer o caminho desenhado;
·         Roda de conversa sobre os desenhos as facilidades e dificuldades do “ mapa”;
·         Apresentação das falas explicativas  dos alunos para que se chegue a um determinado local na escola;
·         MATEMÁTICA 9.4
·         Atividade: circular os números ditados pelo professor;
·         Leitura da tabela de números registrada na atividade, identificando, maior, menor, coluna, linha antecessor, sucessor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário