Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2018

A ÁGUIA E A GRALHA

A águia e a gralha


Uma grande Águia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, num fulminante voo rasante e certeiro, capturou uma ovelha e a levou presa às suas fortes e afiadas garras.
Uma Gralha, que a tudo testemunhara, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa.
Assim, ela voou para o alto e tomou impulso. Então, com grande velocidade, atirou-se sobre uma Ovelha com a intenção de também carregá-la presa às suas garras, assim como antes já fizera sua concorrente.
Ocorre que suas garras pequenas e fracas acabaram por ficar embaraçadas no espesso manto de lã do animal, e isso a impediu inclusive de soltar-se. E embora o tentasse com todas as suas forças, foi em vão seu desesperado esforço.
O Pastor das ovelhas vendo o que estava acontecendo capturou-a. Feito isso, cortou as penas de suas asas de modo que não fosse mais capaz de voar.
À noite a levou para casa e entregou como brinquedo para seus filhos.
"Que pássaro engraçado é esse?", perguntou um deles.
"Ele é uma Gralha, meu filho. Mas, se você perguntar, ele imediatamente dirá que é uma Águia..."
Moral da História: É duas vezes imprudente aquele que tenta dar um passo maior do que lhe permitem as pernas...

Fonte: http://www.sitededicas.com.br/fabula_aguia_e_a_gralha.htm

Exemplos de Planos de Aula usando o texto acima:

PLANO 1: 

Atividade de leitura para interpretação.

.CONTEÚDO:
Fábula
Personagens;
Características dos personagens;

OBJETIVOS:
Acompanhar a leitura do professor;
localizar personagens;
identificar características físicas e emocionais dos personagens;

ESTRATÉGIAS: 
leitura do texto;
Roda de conversa: Personagens
Escrita de listas dos personagens sendo o professor como escriba;


PLANO 2: 

Atividade de leitura para inserir conteúdo e produção de texto.

OBJETIVOS:
Acompanhar a leitura pelo professor;
Elencar as personagens e suas características;
Modificar as características dos personagens;
modificar a moral da Fábula;
Produzir um texto com personagens modificadas e criar uma moral de acordo com a história;

CONTEÚDO: 
Características dos personagens
Produção de texto;
Modificação doas características dos personagens
Relacionar a moral ao comportamento dos personagens;

ESTRATÉGIAS:
Leitura;
Primeira aula: Confeccionar uma tabela elencando os personagens, uma coluna criada para características de cada personagem;
segunda aula: Retomar a tabela e modificar as características, modificar as moral;
Produção de texto: Reescrever o texto de autoria própria;

Plano 3: 

Atividade de leitura para descrição

CONTEÚDO:
 Aspectos linguísticos;

OBJETIVOS:
Levar o aluno a identificar os detalhes: aspectos linguísticos(Importantes como pré requisito para produção de texto);

ESTRATÉGIAS: 
Ler novamente o texto usando os recursos linguísticos:

"Uma grande águia do alto de penhasco. (O texto da a ideia de um lugar muito alto)
" Voo fulminante, rasante e certeiro." ( detalhes do voo)
"garras" Forte e afiadas
"Velocidade"  grande
Garras da gralha: pequenas e fracas
Velocidade: Grande
Lã da ovelha: espesso manto...

Todos esses recursos de descrição são muito usados na produção de texto.
O professor deve apresentar ao aluno para promover pré requisito para que o aluno possa produzir texto de autoria própria.

Plano 4: 

Atividade de leitura com Episódios importantes

CONTEÚDO: 
Episódios importantes
Reescrita;
Personagens;

OBJETIVOS:
Identificar os episódios importantes na Fábula:
. a águia saiu do ninho.
. voou e capturou a presa;
. a gralha testemunhou o acontecido;
. com inveja decidiu fazer a mesma coisa;
. ficou presa na lã da ovelha;
. o pastor cortou as asas e levou para casa como brinquedo;
. questionamento e respostas;

Para que o aluno reescreva é preciso inserir pré-requisitos para colocar alguns episódios e a sequência da história;
O professor, ao requerer esse conteúdo do aluno deve conhecer bem os episódios da história para a avaliação e intervenção. Sempre atento ao que deseja, o que pretende avaliar, o que irá requerer do aluno.

Essa atividade da ao aluno a oportunidade pensar sobre os fatos importantes;
E também já é um pre-requisito para inserir o conteúdo dos verbos na gramática da língua portuguesa




Nenhum comentário:

Postar um comentário