Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Português


OFICINAS DE TEXTOS

Alunos atendidos: 2ª séries 
Período: todo ano letivo

Objetivos:
  • Desenvolver a capacidade dos alunos nas produções espontâneas e dirigidas;
  • Levar a criança a repensar novas formas de organização já produzidas por eles;
  • Levar a criança a observar as convenções criadas de organizações textuais, parágrafos, pontuação, ortografia, etc.
  • Estimular a criatividade
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Ampliar experiências;
  • Desenvolver habilidades de escuta e observação;
  •  

Procedimentos: Produções de textos a partir de situações imaginárias combinando novas idéias representadas por expressões,, termos, frases, sinais, num determinado espaço de tempo, em local preparado para criação: sala de aula, refeitório, sala de informática, galeria de arte.
Os alunos deverão ser orientados quanto a produção e poderão escolher um lugar diferente para produção dentro de um determinado espaço de tempo
Um título será lançado pelo professor, os alunos narram a história, o professor escreve na lousa e depois os mesmo alunos corrigem quanto a ortografia, enredo, parágrafos, etc.
A sala será dividida em grupos e cada grupo receberá uma gravura para que produza um texto de acordo com a leitura realizada.
Um título é sugerido pelos alunos, o professor inicia a história e passa por todos os alunos em que cada um escreve parte da história, finalizando com a leitura para todos.
Os títulos para produções serão de caráter motivador:
  • E se de repente...
  • Eu estava numa enorme floresta quando encontrei...
  • Minha mãe mandou-me ao supermercado e no caminho...
  • Uma brincadeira inesquecível.
  • Um lugar que adoro visitar: jardins, teatros, igreja, zoológico...
  • Um dia no meu restaurante preferido...
  • Certo dia contei uma piada, aquela que mais gosto...
  • Tive
  • a idéia de assistir meu filme preferido com...
  • Não sei quanto vai demorar, mas ainda quero ir...
  • Meu livro preferido é... e emprestei para..... mas,
  • O meu maior sonho é passar um fim de semana..... com...
  • Tenho uma lembrança favorita, quando...
  • Leitura de uma gravura




      LITERATURA

Alunos atendidos: 2ª séries – manhã e tarde
Período: todo ano letivo

Objetivos:
  • Desenvolver a leitura e conhecimento das mais variadas obras e seus autores.
  • Expressar os sentimentos durante e após a leitura.
  • Questionar assuntos polêmicos ou não diante de posições critica
  • Desenvolver a imaginação
  • Retratar histórias por meio de narrações verbais, teatro de fantoches ou teatro improvisados.

Desenvolvimento:
Listar os nomes de todos os livros lidos durante a segunda série, mencionando o nome do autor, editora e titulo.
Criar uma pasta de narrações criativas dos textos lidos, seguindo algumas sugestões:
  • Desenhar a parte da história que mais gostou;
  • Discutir em classe a parte que mais gostou
  • Adivinhar o que vai acontecer quando se encontrar no meio da leitura de um determinado livro imaginado situações; criar fantoches de sucatas e preparar uma dramatização para apresentar para sala;
Poesias:
  • Ler e desenhar os versos
  • completar lacunas,
  • Circular as rimas
  • Remontar os versos fora de ordem, etc.






MEIO AMBIENTE

RODA DE CONVERSA: conservação das nossas praias.
Confecção de cartaz com colagens de areia, algodão e recortes de papeis coloridos



LEGENDA

Apresentação de vários modelos de LEGENDAS: características do gênero, o que contém fuma legenda, atividades de escrita de legenda nas imagens de algumas obras de Ivan Cruz

LEITURA da vida e obra do artista plástico: IVAN CRUZ
















DIA MUNDIAL DA ÁGUA

RODA DE CONVERSA sobre os cuidados com nossos rios e a qualidade da água que bebemos.
ilustrações dos alunos

PROJETO RECEITAS

Atividades no caderno do Projeto Receitas

Nesse projeto o aluno participa de leituras de diferentes receitas, observando o tipo de texto: TEXTO INSTRUCIONAL e as características do gênero textual. 
Participa de atividades de identificação das partes do texto: ingredientes e modo de fazer.
Nos ingredientes as rodas de conversa são relacionadas ao tipo de ingrediente, quantidade, embalagem, peso, o dobro da quantidade etc.
Também participa da realização de uma receita.




Projeto Brincadeiras

Atividades no caderno do Projeto Brincadeiras sugeridas pelo LER E ESCREVER