Total de visualizações de página

sábado, 1 de agosto de 2009

Projeto COM


PROJETO: COM
A necessidade de leitura e escrita abordando os diferentes gêneros textuais cria a necessidade de um Projeto que atenda essas expectativas.
O aluno, na sala de aula, tem acesso aos diferentes textos, porém nem sempre é possível aprofundar melhor o conhecimento maior sobre cada um. Às vezes é muito importante o pai, a mãe, um irmão mais velho, uma tia, ou até mesmo um colega sentar junto com a criança e mostrar interesse por aquilo que o aluno está lendo, mostrando o interesse do adulto à criança, que por sua vez, é despertada para um desafio de ler e mostrar o que já sabe. A família pode se tornar uma forte aliada na Educação escolar quando abordada de forma não obrigatória, mas motivadora, ou seja, o material enviado para casa deve ser visto como um trabalho sério e ao mesmo tempo lúdico.
O objetivo maior é de incentivo à leitura individual e compartilhada, para que o aluno possa:
· Procurar letras conhecidas nas palavras;
· Conhecer a grafia das palavras;
· Prever o que está por vir com base nas informações explicitadas ou por suposições;
· Adivinhar pistas, dadas pelo próprio texto;
· Socializar o conhecimento que já tem...
É importante que os pais sejam orientados a:
· Lerem para seus filhos;
· Lerem COM seus filhos;
· Incentivarem a leitura individual, com conhecimento da história pra um pós diálogo;
· Incentivarem o registro escrito ou o desenho.
· Incentivarem o cuidado com os livros, como fonte de informação e diversão.


As Escolas Estaduais recebem mensalmente gibis e revistas: Recreio e Ciência Hoje. Material motivador para exploração da leitura.
O objetivo de incentivar a leitura em casa COM a família é levar a integração do aluno com a família nos diferentes conteúdos estudados em sala de aula e ser mais um instrumento de integração entre Escola e Família.
CONTEÚDOS:
Leitura e escrita de diferentes gêneros textuais.

PROCEDIMENTO:
O professor prepara uma pasta feita em E.V.A.(ou outro material resistente para suportar as idas e vindas de casa para escola e da escola para casa) confeccionadas em cores diferentes cada uma contendo um material de leitura (revista, jornal, gibi, etc.) e um caderno para possível registro.
A Pasta deve ser enviada para casa todos os dias, um aluno por dia, assim as experiências e registros poderão ser compartilhados por todos os alunos e famílias.

GIBI EM CASA

Uma pasta contendo um gibi, um caderno para registro, do aluno (por meio de escrita ou desenho),de algo que leu. No inicio do caderno deverá conter um texto esclarecedor de como deve ser realizado o trabalho, além é claro, das explicações, em sala de aula, aos alunos e esclarecimentos aos pais em reuniões pedagógicas. Os pais são sempre motivados a registrar como foi o trabalho com seu filho.




JORNAL EM CASA

A Pasta deverá conter um caderno para registro (a escolha do conteúdo a ser registrado fica a critério do aluno): reportagem, notícias, propaganda, futebol, tirinhas, etc.
O aluno pode recortar, colar no caderno como quiser. O assunto que foi recortado e colado será socializado com a classe por meio da leitura do professor ou mesmo do aluno.
No início do caderno as explicações:




REVISTA EM CASA

A Pasta dever conter um caderno para registro de algo que o aluno ler, e achar interessante, por meio de escrita e desenho.
, Objetivo: leitura e conhecimento das revistas.
Procedimento: colocar a disposição dos alunos as revistas, recebidas em sala de aula.
Motivar os alunos a descobrirem nas revistas:
· Propagandas
· Piadas
· Conhecimentos
· Correio
· Endereços – Sites, e-mails. Etc.
· Diversões,etc.


Texto para abertura do caderno:

DICIONÁRIO EM CASA

A Pasta contém um dicionário e um caderno para registro da palavra a ser procurada. O aluno deverá procurar a palavra pedida, pela professora, e registrar um ou mais significados.
A Pasta será enviada para casa todos os dias, um aluno por dia. Na devolução a palavra pesquisada será lida pela professora ou pelo próprio aluno.










RECEITA EM CASA

A pasta deverá conter um caderno e um livro de receitas.
O aluno COM a ajuda dos pais deverá escrever uma receita de doce ou salgado. Poderá copiar ou colar os rótulos, calcular o valor gasto na receita, marcar o tempo necessário, etc.
O trabalho realizado será socializado para todos os alunos da sala.
A Pasta será enviada para casa todos os dias, um aluno por dia.
O caderno deverá possuir informações:

· Influência da alimentação na saúde.
· Conseqüência da boa alimentação:
· Regras práticas para elaboração de cardápios
· Alimentação no período de gestação
· Pirâmide alimentar



Texto explicativo de abertura do caderno

MESTRES DAS ARTES

Uma pasta contendo um caderno de desenho e um livro com a vida e obra de um artista plástico.
Em cada página do caderno deve ser registrado o nome do artista e do aluno.
A leitura da história da vida do artista escolhido é feito em sala de aula, e apresentada gravuras das obras realizadas pelo artista.
Em casa o aluno escolhe uma das obras do artista e registra do seu jeito na página do caderno. A família participa lendo COM o aluno e conhecendo um pouco mais sobre a vida e obra do artista em estudo.

ERA UMA VEZ
A pasta deve conter um caderno de desenho e um livro de literatura infantil. Em cada página deve ser escrito o nome de um aluno. O aluno irá ler o livro, preencher o que é pedido e desenhar sobre o que leu.





Texto explicativo para abertura do caderno:



LITERATURA EM CASA

Objetivos:
· Desenvolver a leitura e conhecimento das mais variadas obras e seus autores.
· Expressar os sentimentos durante e após a leitura.
· Questionar assuntos polêmicos ou não diante de posições crítica.
· Desenvolver a imaginação.
· Socializar a leitura com a família e com todos os alunos por meio da leitura dos registros e relatos.
· Promover condições para que a criança tenha o livro em casa pra que possa: procurar letras conhecidas, fazer seleção das diferentes grafias das letras, prever o que está por vir, buscar pistas no próprio textos do que se lê,verificar as especulações realizadas.

Desenvolvimento:
· Criar uma pasta de narrações criativas dos textos lidos, seguindo algumas sugestões:
O aluno deverá escrever ou desenhar uma parte da história que mais chamou a atenção;
Sugerir à família um relato da experiência de leitura feita com o filho
Discutir em classe o registro feito pelo aluno
Leitura do relato feito pela família
A Pasta deve conter um caderno e um livro de literatura infantil.
Em cada página é escrito o nome de um aluno e colocado algumas perguntas para que o aluno responda.




Texto de abertura do caderno.


CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTO:

COM O LÁPIS NA MÃO




O Projeto COM não se trata só de leitura, mas de facilitar a tornar um aluno leitor/escritor.
Na segunda série o aluno começa a se descobrir como escritor espontâneo. O Projeto, COM O LÁPIS NA MÃO, surge da necessidade dessa característica de aluno escritor competente em que o erro seja uma janela para o conhecimento, visando a liberdade de expressão.
OBJETIVOS:
· Desenvolver a capacidade dos alunos nas produções espontânea e dirigidas;
· Levar a criança a repensar novas formas de organização já produzidas por eles,
· Levar a criança a observar as convenções criadas de organizações textuais: parágrafo, pontuação, ortografia, etc. por meio de reescritas.
· Estimular a criatividade;
· Desenvolver a linguagem oral e escrita;
· Ampliar experiências;
· Desenvolver habilidades de escrita e observação;
· Favorecer a formação de leitores e escritores competentes;
· Conhecer, pesquisar e vivenciar a escrita de diferentes gêneros textuais também COM sua família.


CONTEÚDOS

Produções de textos de diferentes gêneros:
· Texto descritivo;
· Regras de uma brincadeira;
· História em quadrinhos;
· Contos e histórias;
· Textos de pesquisa;
· Atualidades. ( REVISTA E JORNAL);
· Relato de experiências
· Bilhetes;
· Cartas;
· Cartão;
· Textos não comuns: bula de remédio, conta de luz, garantia de um produto, nota fiscal, manual de uma mercadoria, receita médica, etc.

PROCEDIMENTOS

· Produções de textos observando e reproduzindo cartões, cartas, bilhetes, histórias em quadrinhos, reprodução de fabulas, narração em partes, descrição, seqüências, informativos, relatos de experiências, anedotas, texto de memórias...
· Produções de textos a partir de situações imaginárias combinando novas idéias representadas por expressões, termos, frases, sinais num determinado espaço de tempo em local apropriado: sala de aula, refeitório, biblioteca.
· Produções narrativas, coletivas em que o professor é o escriba, em agrupamentos, individuais sendo que depois aconteça a reescrita com correções e intervenções do professor.
· Produções em grupo usando uma gravura como tema gerador.
· Produção coletiva em que o professor inicia e cada aluno continua, passando por todos em que cada um escreve parte da história.
· Produções individuais e ou agrupamentos por meio de títulos de caráter motivador:
1. E se de repente...
2. Eu estava numa enorme floresta quando encontrei...
3. Minha mãe mandou-me ao supermercado e no caminho...
4. Uma brincadeira inesquecível...
5. Um lugar que adoro visitar: jardins, teatros, igreja, zoológicos...
6. Um dia no restaurante...
7. Certo dia contei uma piada...
8. Tive a idéia de assistir um filme...
9. Não sei quanto tempo vai demorar, mas ainda quero ir...
10. Dez coisas que quero fazer na minha vida...
11. Meu maior desejo é...
12. Meu livro preferido é...
13. O meu maior sonho é passar um fim de semana... com...
14. Tenho uma lembrança favorita, quando...
15. Leitura de gravuras. Etc.

AVALIAÇÃO

A avaliação acompanhará todo o processo avaliando competências com intervenções do professor na identificação de erros, inadequações em relação ao que se espera do aluno, explicitando aspectos que deve ser melhorado.
Edição – revisão e reescrita fazendo com que o aluno reflita e aprenda sobre o erro cometido.
Correção pelo próprio autor, melhorando o texto escrito a partir do conhecimento que já possuem.
Correção por meio de trocas de textos com os colegas de classe.
O objetivo das correções é conduzir o aluno a enriquecer seu conhecimento e aperfeiçoar a aprendizagem aprendendo a resolver seus problemas.

PRODUTO FINAL

Produção de um caderno de textos e pastas com cadernos de textos para ser produzidos pelo aluno junto com a família. Sendo que cada pasta deverá ir para casa de um aluno por dia. Em sistema de rodízio.

PASTAS: CASA/ESCOLA
DESCRIÇÃO

Uma pasta contendo um caderno e um livro para pesquisa.
No caderno o aluno deverá preencher os espaços respondendo algumas perguntas sobre o assunto a ser descrito, iniciamos com animais, e depois a criança deverá descrever um brinquedo, um lugar, uma pessoa etc.

Texto explicativo no inicio do caderno:



Atividades realizadas no caderno.








BRINCADEIRAS

Uma pasta contendo um caderno para registro.
O aluno deverá registrar com escrita e desenho uma brincadeira que gosta ou que sua família ensinou a ele.





Registro:
“Os pais acompanham com alegria, pois quando o aluno chega em casa com a pasta, todos já sabem que tem atividades do Projeto, além da lição de casa. Tem sido gratificante trabalhar dessa forma, contando com a participação dos pais de forma aceitável e agradável para todos, professor, alunos e família. Muitos escrevem agradecendo e observam o desenvolvimento da aprendizagem dos filhos e o envolvimento com os diferentes gêneros textuais, além da responsabilidade na realização das atividades, pois serão lidas por toda sala de aula e expostas em painéis, blog, cartazes, enfim valorizada enquanto trabalho do aluno.”
Professora Susy

Nenhum comentário:

Postar um comentário