Total de visualizações de página

domingo, 30 de maio de 2010

PROJETO: ARTEALFA


O Universo das Artes Plásticas e a Alfabetização
JUSTIFICATIVA:
Na sala de  aula, em meio das experiências de aprendizagem dos alunos, a cada dia descubro o quanto  a Arte contribui para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
A Arte, na verdade cria uma ponte de acesso entre o emocional e o cognitivo, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma leitura de mundo mais complexa, e, ao mesmo, tempo prazerosa. Isso só a Arte pode fazer. Ela propicia ao aluno o desenvolvimento de sensibilidade, da percepção e da imaginação, tanto no ato criador quanto na apreciação da obras de arte e da própria natureza. O aluno que exercita continuamente a sua imaginação está mais preparado para realizar atividades de outras disciplinas, como textos mais ricos, relações mais amplas com períodos históricos ou estratégias pessoais para resolver problemas.

CONCEITO DE ARTE:
ARTE: "A dança., o teatro, a música, a literatura,artes visuais e artes plásticas representam formas de expressão criadas pelo homem como possibilidades diferenciadas de dialogar com o mundo. Esses diferentes domínios de significados constituem espaços de criação, transgressão, formação de sentidos e significados que fornecem aos sujeitos, autores ou contempladores, novas formas de inteligibilidade, comunicação e relação com a vida, reproduzindo-a e tornando-a objeto de reflexão."
" A contemplação é um ato de criação, de coautoria. Aquele que aprecia a obra continua a produção do autor ao tomar para si o processo de reflexão e de compreensão"

OBJETIVOS:
Arte - A Arte requer do artista: disciplina, estudo, pesquisa e um local para trabalhar onde possa desenvolver sua criatividade com liberdade.
A criança está em um processo de descobrir tudo isso e também num momento muito lindo de criação, o que torna a Arte um dos meios motivadores para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita, não como obrigatoriedade, mas como mais um recurso motivador.

PROCEDIMENTO
A partir do estudo da vida e obra de um artista escolhido e uma obra selecionada daremos início primeiramente à visualização dos aspectos gerais e também os detalhes. A motivação da escrita se dará por meio de perguntas referente a obra. A escrita se dará de forma espontânea e também o professor poderá ser, em algum momento, o escriba dos seus alunos.
Os registros dos alunos serão arquivados em um caderno individual específico.


PRODUTO FINAL
Exposição dos cadernos de registros e dos cartazes produzidos durante o desenvolvimento do projeto.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e ocorrerá durante o desenvolvimento do projeto e também no produto final.

CONTEÚDO:

·        Leitura de painéis de diferentes artistas plásticos.( cores usadas, movimentos, lugares, formas, etc.)
·        Desenho como releitura de cada obra usando, para isso, técnicas diferentes e os mais diferentes materiais possíveis.
·        Registros de algo que se pode ler ( nome das cores usadas, nomes das formas usadas, nome dos lugares. Texto do que a classe sentiu ao ler a obra, possível depoimento de algum aluno...
·        Confecção de releituras em grupo confeccionando cartazes e confecção de um caderno de desenho individual.

MATERIAIS PARA CADA ALUNO:
·        1 JOGO DE TINTA PLÁSTICA;
·        1 JOGO DE AQUARELA;
·        24 LÁPIS COLORIDO;
·        1 CADERNO DE DESENHO DE CAPA DURA;
·        1 BLOCO DE PAPEL CANSON; A3
·        1 BLOCO DE PAPEL COLORIDO;
·        2 LÁPIS PRETO; tipo B (macio) ou HB (médio),
·        1 APONTADOR;
·        12 GIZ DE CERA COLORIDO;
·        1NANQUIM PRETO
·        1 NANQUIM COLORIDO;
·        1 PACOTE PEQUENO DE COTONETES;
·        1 PACOTE DE ALGODÃO;
·        1 METRO DE TECIDO DE ALGODÃO BRANCO  PARA PAINEL;
·        RETALHOS PARA LIMPEZA DE PINCÉIS;
·        1 TESOURA SEM PONTA;
·        1 COLA BASTÃO MARCA PRIT;
·        3 COLA BRANCA GRANDE;
·        1 FITA ADESIVA TRANSPARENTE;
·        2 FITA ADESIVA COLORIDA;
·        PAPEL COLORSET: PRETO, VERMELHO, AMARELO FORTE, VERDE ESCURO, AZUL ESCURO, ROXO.
·        1 PACOTE DE COPINHO DE CAFÉ;
·        1 PACOTE DE PALITO DE SORVETE COLORIDO;
·        1 PACOTE DE PALITO DE SORVETE SEM COLORAÇÃO;
·        1 PACOTE DE PAPEL TOALHA;
·        1 PACOTE DE ARGILA;
·        1 CAIXA DE MASSA DE MODELAR;
·        1 JOGO DE CANETA HIDROCOR;
·        2 FRASCOS DE COLA COLORIDA COM GLITER;
·        LANTEJOULAS COLORIDAS;
3 PINCÉIS MACIOS DA MARCA TIGRE: 1 REDONDO Nº 8 E UM Nº 0, UM CHATO Nº 12;
1 REVISTA PARA RECORTE;
1 CADERNO DE CRIATIVIDADE TILIPAPAER LUMINI – TILIBRA 210 X 297 MM-5.

MATERIAL PARA SALA

·        CANETA DE RETROPROJETOR;
·        PAINÉIS DE PINTURA DE DIFERENTES ARTISTAS;
·        CLIPS;
·        ETIQUETAS;
·        FURADOR DE PAPEL;
·        GRAMPEADOR;
·        PLACAS DE EUCATEX – PARA TRABALHAR A ARGILA;
·        TESOURAS GRANDES;

·        COTA DE XEROX PARA AS DIFERENTES ATIVIDADES;

ATIVIDADES:

1. ATELIÊ

Um ateliê é um lugar onde o artista trabalha, guarda seus materiais e cria sua Arte. O artista nunca segue uma regra para criar suas obras, simplesmente escolhe uma técnica de pintura, desenho, escultura... e faz suas experiência até conseguir o que imaginava anteriormente.
A criação de cada obra na maioria das vezes inicia-se na mente, na imaginação do artista para depois se concretizar por meio do uso dos materiais.
Falando em materiais vamos imaginar e depois fazer uma lista dos materiais que podem fazer parte de um ateliê

sugestão de lista, porém os alunos devem elencar os materiais...

mesa
pia com torneira
lápis grafite
lápis colorido
tintas
porta-lápis
apontador
lixa
borracha
papéis copos
pincéis
pano de limpeza
recipiente para tintas
luz
computador
revistas e livros
cadernos

2. DESENHOS

A - DESENHO COM LÁPIS GRAFITE
Para fazermos desenhos com linhas usamos lápis macio, tipo B (macio) ou HB (médio), H (duro), F (firme)
A Artista, Tarsila do Amaral, por exemplo, sempre carregava consigo um lápis e caderno para registrar suas idéias.
DICA: usando o lápis 6B inclinado o risco do desenho fica mais grosso e depois podemos usar um cotonete para espalhar o pó do grafite criando uma sombra.
O papel dúplex é usado por artista de desenho grafite, pois é um papel mais firme.
Olhando uma obra de Arte da Tarsila vamos fazer um desenho só de linhas.

Aprendendo um pouco sobre Paul Klee e observando suas obras de arte, vamos tentar fazer o mais parecido possível uma das obras do artista e depois escrever tudo o que fizemos em forma de lista de palavras.

3.Lápis de cor
O lápis Colorido pode ser usado em vários tipos de papel.
O lápis é feito com grafite, cera, cola e pigmento em pó.
Um papel com textura sempre resulta em efeito diferente.
Pintar e desenhar é algo livre e criativo, sem medo de errar. A força ou a leveza nas mãos também causa efeitos na pintura.
O lápis branco pode ser usado sobre papéis coloridos ou sobre outras cores para clarear ou dar a impressão de luz.
Usando um pincel molhado sobre a pintura, ou pintando sobre um papel molhado, teremos outro efeito.
Quantas cores de lápis temos?
Olhando para uma obra de Tarsila do Amaral. Vamos pintar com o lápis colorido
O que podemos observar na obra?
Vamos listar tudo o que observamos.




Olhando para outra obra de Tarsila vamos fazer parecido usando o lápis colorido depois passaremos um pincel com água para vermos o efeito.

O que podemos observar?

No papel preto, usando o lápis branco, crie o seu desenho.

Em uma outra folha usamos o giz de cera colorido toda a folha e depois vamos cobrir com Nanquim. Quando estiver seco vamos criar mais uma obra de arte com um lápis sem ponta.
4.________________________ continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário