O Universo das Artes Plásticas e a Alfabetização
JUSTIFICATIVA:
Na sala de
aula, em meio das experiências de aprendizagem dos alunos, a cada dia
descubro o quanto a Arte contribui para
o processo de aquisição da leitura e da escrita.
A Arte, na
verdade cria uma ponte de acesso entre o emocional e o cognitivo, facilitando o
processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma leitura
de mundo mais complexa, e, ao mesmo, tempo prazerosa. Isso só a Arte pode fazer. Ela
propicia ao aluno o desenvolvimento de sensibilidade, da percepção e da
imaginação, tanto no ato criador quanto na apreciação da obras de arte e da
própria natureza. O aluno que exercita continuamente a sua imaginação está mais
preparado para realizar atividades de outras disciplinas, como textos mais
ricos, relações mais amplas com períodos históricos ou estratégias pessoais
para resolver problemas.
CONCEITO DE ARTE:
ARTE: "A dança., o teatro, a
música, a literatura,artes visuais e artes plásticas representam formas de
expressão criadas pelo homem como possibilidades diferenciadas de dialogar com
o mundo. Esses diferentes domínios de significados constituem espaços de
criação, transgressão,
formação de sentidos e significados que fornecem aos sujeitos, autores ou contempladores, novas
formas de inteligibilidade, comunicação e relação com a vida, reproduzindo-a e
tornando-a objeto de reflexão."
" A contemplação é um ato de criação,
de coautoria. Aquele que aprecia a obra continua a produção do autor
ao tomar para si o processo de reflexão e de compreensão"
OBJETIVOS:
Arte - A Arte requer do artista:
disciplina, estudo, pesquisa e um local para trabalhar onde possa desenvolver
sua criatividade com liberdade.
A criança está em um processo de descobrir tudo isso e também num
momento muito lindo de criação, o que torna a Arte um dos meios motivadores
para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita, não como obrigatoriedade, mas como mais um
recurso motivador.
PROCEDIMENTO
A partir do estudo da vida e obra de um
artista escolhido e uma obra selecionada daremos início primeiramente à
visualização dos aspectos gerais e também os detalhes. A motivação da escrita
se dará por meio de perguntas referente a obra. A escrita se dará de forma
espontânea e também o professor poderá ser, em algum momento, o escriba dos
seus alunos.
Os registros dos alunos serão arquivados em um
caderno individual específico.
PRODUTO FINAL
Exposição dos cadernos de registros e dos cartazes produzidos durante o
desenvolvimento do projeto.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e ocorrerá
durante o desenvolvimento do projeto
e também no produto final.
CONTEÚDO:
·
Leitura
de painéis de diferentes artistas plásticos.( cores usadas, movimentos,
lugares, formas, etc.)
·
Desenho
como releitura de cada obra usando, para isso, técnicas diferentes e os mais
diferentes materiais possíveis.
·
Registros
de algo que se pode ler ( nome das cores usadas, nomes das formas usadas, nome
dos lugares. Texto do que a classe sentiu ao ler a obra, possível depoimento de
algum aluno...
·
Confecção
de releituras em grupo confeccionando cartazes e confecção de um caderno de
desenho individual.
MATERIAIS PARA CADA ALUNO:
·
1 JOGO
DE TINTA PLÁSTICA;
·
1
JOGO DE AQUARELA;
·
24 LÁPIS
COLORIDO;
·
1 CADERNO
DE DESENHO DE CAPA DURA;
·
1
BLOCO DE PAPEL CANSON; A3
·
1
BLOCO DE PAPEL COLORIDO;
·
2 LÁPIS
PRETO; tipo B (macio) ou HB (médio),
·
1 APONTADOR;
·
12 GIZ
DE CERA COLORIDO;
·
1NANQUIM
PRETO
·
1
NANQUIM COLORIDO;
·
1
PACOTE PEQUENO DE COTONETES;
·
1
PACOTE DE ALGODÃO;
·
1
METRO DE TECIDO DE ALGODÃO BRANCO PARA
PAINEL;
·
RETALHOS
PARA LIMPEZA DE PINCÉIS;
·
1
TESOURA SEM PONTA;
·
1 COLA
BASTÃO MARCA PRIT;
·
3 COLA
BRANCA GRANDE;
·
1 FITA
ADESIVA TRANSPARENTE;
·
2 FITA
ADESIVA COLORIDA;
·
PAPEL
COLORSET: PRETO, VERMELHO, AMARELO FORTE, VERDE ESCURO, AZUL ESCURO, ROXO.
·
1
PACOTE DE COPINHO DE CAFÉ;
·
1
PACOTE DE PALITO DE SORVETE COLORIDO;
·
1
PACOTE DE PALITO DE SORVETE SEM COLORAÇÃO;
·
1
PACOTE DE PAPEL TOALHA;
·
1
PACOTE DE ARGILA;
·
1
CAIXA DE MASSA DE MODELAR;
·
1
JOGO DE CANETA HIDROCOR;
·
2
FRASCOS DE COLA COLORIDA COM GLITER;
·
LANTEJOULAS
COLORIDAS;
3 PINCÉIS
MACIOS DA MARCA TIGRE: 1 REDONDO Nº 8 E UM Nº 0, UM CHATO Nº 12;
1 REVISTA
PARA RECORTE;
1 CADERNO DE
CRIATIVIDADE TILIPAPAER LUMINI – TILIBRA 210 X 297 MM-5.
MATERIAL PARA SALA
·
CANETA
DE RETROPROJETOR;
·
PAINÉIS
DE PINTURA DE DIFERENTES ARTISTAS;
·
CLIPS;
·
ETIQUETAS;
·
FURADOR
DE PAPEL;
·
GRAMPEADOR;
·
PLACAS
DE EUCATEX – PARA TRABALHAR A ARGILA;
·
TESOURAS
GRANDES;
·
COTA
DE XEROX PARA AS DIFERENTES ATIVIDADES;
ATIVIDADES:
1. ATELIÊ
Um ateliê é um lugar onde o artista trabalha, guarda seus materiais e cria sua Arte. O artista nunca segue uma regra para criar suas obras, simplesmente escolhe uma técnica de pintura, desenho, escultura... e faz suas experiência até conseguir o que imaginava anteriormente.
A criação de cada obra na maioria das vezes inicia-se na mente, na imaginação do artista para depois se concretizar por meio do uso dos materiais.
Falando em materiais vamos imaginar e depois fazer uma lista dos materiais que podem fazer parte de um ateliê
sugestão de lista, porém os alunos devem elencar os materiais...
mesa
pia com torneira
lápis grafite
lápis colorido
tintas
porta-lápis
apontador
lixa
borracha
papéis copos
pincéis
pano de limpeza
recipiente para tintas
luz
computador
revistas e livros
cadernos
2. DESENHOS
A - DESENHO COM LÁPIS GRAFITE
Para fazermos desenhos com linhas usamos lápis macio, tipo B (macio) ou HB (médio), H (duro), F (firme)
A Artista, Tarsila do Amaral, por exemplo, sempre carregava consigo um lápis e caderno para registrar suas idéias.
DICA: usando o lápis 6B inclinado o risco do desenho fica mais grosso e depois podemos usar um cotonete para espalhar o pó do grafite criando uma sombra.
O papel dúplex é usado por artista de desenho grafite, pois é um papel mais firme.
Olhando uma obra de Arte da Tarsila vamos fazer um desenho só de linhas.
Aprendendo um pouco sobre Paul Klee e observando suas obras de arte, vamos tentar fazer o mais parecido possível uma das obras do artista e depois escrever tudo o que fizemos em forma de lista de palavras.
3.Lápis de cor
O lápis Colorido pode ser usado em vários tipos de papel.
O lápis é feito com grafite, cera, cola e pigmento em pó.
Um papel com textura sempre resulta em efeito diferente.
Pintar e desenhar é algo livre e criativo, sem medo de errar. A força ou a leveza nas mãos também causa efeitos na pintura.
O lápis branco pode ser usado sobre papéis coloridos ou sobre outras cores para clarear ou dar a impressão de luz.
Usando um pincel molhado sobre a pintura, ou pintando sobre um papel molhado, teremos outro efeito.
Quantas cores de lápis temos?
Olhando para uma obra de Tarsila do Amaral. Vamos pintar com o lápis colorido
O que podemos observar na obra?
Vamos listar tudo o que observamos.
Olhando para outra obra de Tarsila vamos fazer parecido usando o lápis colorido depois passaremos um pincel com água para vermos o efeito.
O que podemos observar?
No papel preto, usando o lápis branco, crie o seu desenho.
Em uma outra folha usamos o giz de cera colorido toda a folha e depois vamos cobrir com Nanquim. Quando estiver seco vamos criar mais uma obra de arte com um lápis sem ponta.
4.________________________ continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário