Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CADERNO DE ATIVIDADES EM CASA - 5 ANOS

O texto primordial para se iniciar uma leitura ou escrita é o próprio nome de cada aluno. Para isso, todas as atividades realizadas deverão estar acompanhadas da escrita de seu nome e a partir do segundo bimestre o seu nome e sobrenome.
Um dos cadernos de tarefas diárias pode ter por objetivo desenvolver o traçado do aluno. A expressão gráfica consiste em traçados, o aluno ao se interessar pelo mundo da leitura e escrita deseja iniciar sua comunicação através da escrita, para isso as atividades de traçado auxiliarão os alunos a uma maior facilidade em adquirir este traçado de forma segura e consciente, lembrando que nada deve ser dado sem um contexto ou significado. O aluno deve estar ciente de que estes traçados, depois de vivenciados em várias brincadeiras desenvolvidas pelo professor, serão atividades de reforço que desenvolverão em casa, juntamente com seus pais, num ambiente de harmonia familiar.
Quando uma criança deixa um traçado no chão, num papel, ou outro lugar qualquer, fica satisfeita por poder se comunicar através de sua motricidade. O trabalho com o traçado criará na criança subsídios para que se expresse posteriormente, de forma mais apropriada e significativa através da palavra escrita.
Todo traçado deve ter sido anteriormente vivenciado de várias formas, como andar sobre linhas retas, curvas, zigue-zague, etc.; também a criança poderá experimentar várias outras técnicas com seu corpo, para depois passar para a folha.
A escrita nada mais é do que uma combinação de expressão emocional e cognitiva combinada com a motricidade do corpo como um todo e que se afunila no braço e mão. Para isso, poemos usar várias técnicas que desenvolvam este traçado sem conflitos e de forma lúdica. Com: movimentos feitos sobre várias superfícies usando vários materiais; traçados sobre vários tipos de plásticos e papéis usando vários tipos de materiais; traçados feitos no chão sobre fita crepe colada formando desenhos; traçado feito com modelagem, com fitas adesivas, com palitos, com dedos, com esponjas, com canudos, pincel, dobradura, com linhas, com tinta, com meleca, com lã, com cola, traçados com quebra-cabeças com sucatas (montando no chão os traçados) e muita música.


MEU RECADINHO PARA O PAPAI E A MAMÃE

Recadinho com alguns lembretes que são muito importantes para minha vida escolar.

1.Perguntem-me o que fiz na escola. Mostrem um interesse sincero por tudo o que eu contar.
2.Não desanimem se eu ainda não conseguir fazer alguma coisa; não critiquem dos meus enganos, mas valorizem o meu esforço.
3.Falem sempre da minha escola com carinho.
4.Sejam bondosos com minha professora; digam-lhe o que ela precisa saber a meu respeito, para compreender-me melhor.
5.Não falem dos meus problemas na minha frente.
6.Não joguem fora os meus trabalhos, eles são muito importantes.
7.Ajudem-me a ser pontual e mandem uma justificativa quando eu realmente precisar faltar, isto ajuda a formar responsabilidade.
8.Não deixem de me apanhar na hora certa; se me sentir abandonado posso ficar inseguro de voltar à escola.
9.Sempre que possível, esteja um de vocês dois em casa quando eu voltar; tenho coisas para contar.
10.Separem um lugar para que eu possa guardar meu material, permitam que eu assuma minhas primeiras responsabilidades.
11.Procurem, com freqüência, minha escola para saber o que, e como eu estou aprendendo e o ambiente que me cerca nestas horas em que estou fora de casa.
12.Não se esqueçam de que o incentivo me fará crescer; digam-me sempre palavras de estímulo e apreciação. Críticas só as construtivas.
13.E, como último recadinho, não façam comparações entre o meu progresso e o de meu irmão. Lembrem-se de que sou um pequeno indivíduo com minhas próprias características.

Com muito amor!
Seu(sua) filho (a) ___________________________________
________ de _____________ de ______.


PRIMEIRA ETAPA: SEGMENTO DE RETAS

1. Faça outros traços como o primeiro.



____________________________

2. Siga o modelo e faça quantos traços quiser:

(LINHA OBLÍQUA)

3.Siga os modelos EM CADA PÁGINA, UM EM CADA DIA ESPECIAL:
(LINHA RETA VERTICAL, CÍRCULO, QUADRADO, TRIÂNGULOS, SEQUÊNCIAS DE CÍRCULOS E RETAS, ETC.)

4.DENTRO E UMA FOLHA QUADRICULADA DE NO MÍNIMO 3CMX3CM DESENVOLVER VÁRIOS TRAÇADOS: CÍRCULO, RETA, CONTORNAR O QUADRADO, ESCADINHA, LOSANGO usando dois quadrados,casinhas, etc

ATENÇÃO! Os traçados deverão ser feitos dentro de cada quadradinho.

SEGUNDA ETAPA - LINHAS CURVAS ABERTAS E FECHADAS: TRAÇADOS: CURVAS, COBRINHAS, CARACÓIS, CÍCULOS, MEIO CÍRCULOS,ETC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário