Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A LEITURA E O ENSINO EFICAZ

A leitura no primeiro ano

PROJETO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: ANO LETIVO.

JUSTIFICATIVA:
A criança interage com o meio e cria significado quando em contato com a escrita em seus diferentes meios de representação ( TV, internet, outdoors, livros, gibis, etc.) e seu conhecimento é construído por meio dessa interação.
O professor, como leitor, atento ás diferenças, inovações, motivando os alunos a cada aula na interação ao mundo da leitura e da escrita.

LEITURA:
A leitura não se restringe ao domínio de regras  nem mesmo da aprendizagem fonética perfeita, nem ao ensino de letras e palavras separados do texto e contexto mas na interação do aluno com o livro e a vivência de seu conteúdo, seja ele imaginário ou real.

OBJETIVOS:
Levar os alunos à;
·        Conhecer e reconhecer a grafia das palavras;
·        Prever o que está por vir com base nas informações explicitadas ou por suposições;
·        Adivinhar pistas dadas pelo próprio texto;
·        Socializar o conhecimento que já possui...
·        Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·        Reconhecer os usos e funções sociais da leitura e escrita em toda sua abrangência;
·        Perceber a importância da leitura e da escrita.
.
PROCEDIMENTO
Durante todo ano letivo a leitura é tratada diariamente, com:
 Leitura diária do professor e do aluno de diferentes gênero literários; leitura e interpretação de textos; incentivo ao registro escrito e o cuidado com o livro.
Uma SALA DE LEITURA ou biblioteca na escola equipada para receber os alunos, oferecendo livros diversificados para a atividade literária, inclusive o desenvolvimento de PROJETOS DE LEITURA em que os alunos, do primeiro ano, levam uma pasta contendo vários livros e um caderno de registro para a leitura em casa por um período de 15 dias depois retornam e relatam suas experiências.
Uma vez por semana uma aula pode ser realizada na sala de leitura, lugar onde a leitura é incentivada de várias formas,  a leitura de dois alunos sorteado na semana anterior para relatar um pouco do livro que levaram para casa, a leitura coletiva, a leitura livre...
Em todo momento a leitura está presente na sala de aula, na sala de leitura, na sala de informática, etc.

MATERIAL:
 Livros de diferentes gêneros literários, gibis, revistas, jornais, etc.
Um livro individual para cada aluno cada um a ser entregue no produto final.

PRODUTO FINAL:
FESTA DO PRIMEIRO LIVRO:
Numa reunião final com os pais, os alunos participarão de uma pequena solenidade em que serão presenteados, pela escola, com livro de literatura infantil.
Nesta reunião com os pais o incentivo à leitura abrangerá  família e escola, a reflexão sobre o tema, a análise das experiências durante o ano e a apresentação de leitura de alguns alunos.

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e ocorrerá durante o desenvolvimento do projeto no ano letivo, nunca como forma de cobrança, mas sempre motivadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário