COMO FAZER
Caixas
de fóforos, recobertas com papel contact ou fantasia, nas quais estão guardadas
cartelinhas com silabas que compõem algumas palavras.
Distribuir
as caixinhas para que os alunos descubram qual a palavra que pode ser formada com aquelas
sílabas.
PODENDO DIVERSIFICAR
- Dizer outras palavras que começam com a sílaba inicial da palavra contida na sua caixinha;
- Dizer outras palavras que tenham o mesmo número de silabas;
- Dizer outras palavras que terminem com a mesma sílaba;
- Fazer o mesmo tipo de atividade colocando palavras divididas em letras, o que tornará o exercício mais difícil.
AMPLIAR:
- Escrever as palavras formadas, depois trocar de caixinha com os colegas, descobrir outras palavras e escrevê-las;
- Escrever novas palavras partindo das sílabas contidas nas caixinhas;
- Escrever as palavras formadas, relacionando as que tem o mesmo número de sílabas.
Para
reflexão
Brincar,
correr, cantar, são atividades naturais que dão prazer à criança e que trazem
em si mesmas a recompensa desejada. É importante não fazer comparações, tais como quem corre mais ou quem canta melhor, para não estimular
a competitividade em situações nas quais o simples prazer de participar é o bastante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário