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quinta-feira, 26 de outubro de 2017

INVENTANDO HISTÓRIA

Divida a classe em grupos e dê aos grupos as seguintes instruções;
­_ Nós vamos inventar uma história!
1.    Um grupo vai dizer o nome de uma pessoa ou animal.
2.    Outro grupo vai dizer o que essa pessoa fez!
3.    O terceiro grupo vai dizer onde aquela pessoa está ou o que ela fez.
4.    “O ultimo vai dizer quando foi que aquela pessoa fez aquilo”

5.    Essa brincadeira deve continuar até formar uma história.

JOGOS DE LETRAS


A alfabetização deve partir de vocabulário que contenha significado para a criança. Devem ser aproveitadas ocasiões em que alguma motivação forte aconteça para escolherem palavras ou nome que as crianças tenham interesse em aprender atividades complementares
Sortear 1 dominó, feito anteriormente com o uso de letras, de preferência as quatro formas de escrita,  e dizer uma palavra que tenha duas letras nela contidas.
Dividir a classe em dois grupos. Depois ir chamando uma criança de cada grupo, alternadamente, e pedir que sorteiem uma peça do dominó que deverá estar virado para que as letras não apareçam, e digam uma palavra que possuem as duas letras na peça: quem não conseguir vai saindo do jogo, e quem disser volta para o seu grupo para concorrer novamente. O ultimo elemento que sobrar dará vitória ao grupo.

Dentre a grande variedade de jogos com letras e palavras, podemos selecionar os que melhor atendem ás necessidades de cada etapa do processo de alfabetização. O importante é que haja uma atmosfera de liberdade e brincadeira sem que haja cobranças, mas, sim, MOTIVAÇÃO!

Dominó de desenhos

 

Criar um jogo de dominó.  28 retângulos de papel , usando desenhos ou gravuras recortadas de animais ou outros motivos

O NOME É.....
Objetivo:
Desenvolvimento da alfabetização
Discriminação de letras
Discriminação de sílabas
Desenvolvimento da leitura
Composição de palavras

Descrição;
Figuras de revistas coladas em fichas de cartolinas. Embaixo de cada figura, no nome da mesma, usar letras de forma maiúscula para facilitar a formação das palavras com as letras

DOMINÓ DE NÚMEROS



OBJETIVOS: 
Reconhecimento dos numerais;
Noção de adição e subtração;
Desenvolvimento do pensamento cognitivo

MATERIAL NECESSÁRIO
28 cartelas de aproximadamente 6x12cm, com dois números em cada uma. Números de 0 a 9 (imprimidos) na quantidade de 4 de cada, foram colados nas duas partes do dominó, seguindo as mesmas características do jogo do dominó.
MODO DE JOGAR
Jogar como dominó, associando os números iguais.
Sugestões:
Mudar a regra do jogo e, ao invés de colocar números iguais para dar continuidade ao jogo, deliberar criando uma opção. Por exemplo: só vale mais dois, então, para dar seguimento ao dominó que está com o numero 4 terá de ser colocado o numero 6.

Fazer a mesma coisa utilizando a subtração, por exemplo, só vale menos 3. Quando a operação não for possível, exemplo 2-3, vale o resultado mais próximo.

ATIVIDADES COM USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS



1.      INVENTANDO HISTÓRIA
Objetivos:
Estimulo da  criatividade, imaginação,
Desenvolvimento  da linguagem verbal,
Discriminação visual

 MATERIAL:
36 figuras de três tipos de revistas em quadrinhos, recortadas e coladas em cartolina. Exemplo: 12 quadrinhos de uma revistinha, 12 de outra e 12 de uma outra.

Sugestões de como usar as gravuras:
1. Selecionar as figuras agrupando os personagens que pertencem a mesma revista.
Jogar como jogo da memória, sendo que o critério para formação dos pares será o de associar as figuras, cujos personagens pertencem a mesma história.
Sortear quatro figuras e inventar uma história com elas.
 2.     Recortar quadrinhos de revistas de história em quadrinhos e colar no caderno, montando a sequência de uma nova história.
3. Copiar os nomes dos personagens das histórias em quadrinhos.
4. Escrever novos textos para serem colocados nos balões dos personagens...


Obs. O processo de aprendizagem se dá por situações motivadoras e desafiadoras, mesmo quando a criança erra ela está buscando o acerto.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

DESCUBRA A PALAVRA


COMO FAZER
Caixas de fóforos, recobertas com papel contact ou fantasia, nas quais estão guardadas cartelinhas com silabas que compõem algumas palavras.


Distribuir as caixinhas para que os alunos descubram qual a palavra que pode ser formada com aquelas sílabas.

PODENDO DIVERSIFICAR
  • Dizer outras palavras que começam com a sílaba inicial da palavra contida na sua caixinha;
  • Dizer outras palavras que tenham o mesmo número de silabas;
  • Dizer outras palavras que terminem com a mesma sílaba;
  • Fazer o mesmo tipo de atividade colocando palavras divididas em letras, o que tornará o exercício mais difícil.

AMPLIAR:
  • Escrever as palavras formadas, depois trocar de caixinha com os colegas, descobrir outras palavras e escrevê-las;
  • Escrever novas palavras partindo das sílabas contidas nas caixinhas;
  • Escrever as palavras formadas, relacionando as que tem o mesmo número de sílabas.

Para reflexão

Brincar, correr, cantar, são atividades naturais que dão prazer à criança e que trazem em si mesmas a recompensa desejada. É importante não fazer comparações, tais como quem corre mais ou quem canta melhor, para não estimular a competitividade em situações nas quais o simples prazer de participar é o bastante. 

NÚMEROS DE 1 A 10


ÁBACO

Objetivos:
Levar a criança á:
·      Ordenar  quantidades até 10;
·      Perceber a orientação espacial;
·      Perceber a organização vertical e horizontal;
·      Fazer a relação espaço-quantidade;

Como fazer:
55 caixas de fósforo vazias, agrupadas em quantidades de 1 a 10.
 As caixas foram agrupadas e coladas, pode usar  papel colorido para encapar e depois colar. Os números de 1 a 10, podem ser imprimidos ou  recortados de calendários e colados nas caixinhas como mostra a figura.
Também se pode fazer o mesmo exercício com as caixinhas soltas.
DESENVOLVIMENTO:
Formar uma escadinha partindo de uma caixa, e, acrescentar nas fileiras seguintes sempre uma caixa a mais chegando até dez caixas.
Posteriormente, formar a escada DECRESCENTE  partindo de dez caixinhas até chegar a uma.
Colocar o numeral sobre a quantidade correspondente de caixinhas.

Retirar a parte de dentro de todas as caixinhas e ordená-las, fazendo a sequencia de quantidade horizontal.