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domingo, 7 de junho de 2009

O MEIO AMBIENTE EM VERSOS


E.E. PROF. MOACYR DE CASTRO FERRAZ

PROJETO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL”

I- Título: O MEIO AMBIENTE EM VERSOS


II – Período de realização: abril a setembro de 2006


III- Justificativa:

A preocupação com o desenvolvimento das habilidades e competências básicas necessárias à formação de seus alunos como cidadãos, e de acordo com os objetivos estabelecidos pelos PCNs para o Ensino Fundamental, elaborei, dentro do planejamento anual, mais um projeto fundamentado na educação ambiental.

Levar o aluno a refletir sobre suas relações com a natureza, levá-lo a tomar consciência da gravidade dos problemas ambientais e a perceber-se um agente transformador do meio em que vive.

Nas primeiras séries enfatizamos a leitura e a escrita sendo que a poesia será o “carro-chefe” dos conteúdos a serem trabalhados de forma interdisciplinar.


IV- Objetivos:


Utilizando a poesia em todas as suas dimensões, o contexto de cada uma será abordado, abrangendo de forma lúdica e criativa, a rima, os versos, a leitura, a escrita, a produção de textos, o prazer de recitar, a memorização, a entonação, apresentações teatrais para outras turmas, além de músicas, danças, etc.



V - Procedimentos e estratégias de trabalho:


Apresentação de poesias relacionadas com o meio ambiente. No entanto, a primeira poesia será utilizada para a introdução da forma de leitura e escrita do gênero literário – rimas, versos, etc.

A primeira poesia selecionada, “Convite”, apresenta um texto relacionando o uso de palavras poéticas com os brinquedos usados pelas crianças, mostrando que, ao contrário dos brinquedos, quanto mais se usam as palavras, mais novas elas ficam.

Num primeiro momento será feito um levantamento dos brinquedos existentes na poesia e outros que poderiam ser acrescentados, produzindo-se uma lista de palavras.

Como o tema é “meio ambiente”, confeccionaremos, junto com os alunos, brinquedos de sucata (reutilização), além de outras atividades de leitura, escrita, matemática, ciências, etc.

A partir da primeira poesia, partiremos para outras poesias que nortearão o desenvolvimento do projeto.

O projeto será iniciado no início do mês de abril e encerrado no mês de outubro de 2006. As atividades serão desenvolvidas duas vezes por semana durante os meses de abril a outubro/2006.

As poesias selecionadas, em número de cinco, uma para cada mês, são as seguintes:

- abril - Convite
- Maio - Trem de Ferro
- Junho - A árvore que dava sorvetes
- Agosto - Dom ratinho
- Setembro - Lixo
- Outubro - A turma escolherá a poesia

No mês de maio, com a poesia Trem de Ferro, faremos um passeio imaginário pelos ambientes naturais de nosso planeta, retratando e conscientizando sobre vários temas relativos ao meio ambiente: rios, fauna, flora, fenômenos, etc.Utilizando gravuras, fotos, vídeos e livros.
No mês de junho, enfatizaremos a questão das árvores: sua existência, alimentação, fonte de alimento, cortes, queimadas e desmatamento.

No mês de agosto, com a poesia “Dom Ratinho”, levantaremos vários assuntos, como histórias infantis cujo os personagens são ratos; a fama e a degradação do meio ambiente que gera conseqüências perigosas para a saúde das pessoas, provocadas pela invasão de ratos na cidade de São Paulo (principalmente na periferia). Trabalharemos a necessidade de conscientização da comunidade local quanto a questão da higiene.

No mês de setembro, retornaremos ao assunto dos ratos, fazendo uma pesquisa com os alunos sobre as causas do crescimento do número de ratos e as prováveis soluções para o fato, problematizando a questão do lixo e introduzindo o conceito de coleta seletiva, enfatizando os três érres (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar).

No mês de outubro encerraremos o projeto, revisando todo o conteúdo trabalhado, e a turma escolherá uma das poesias trabalhadas para estudo final.


VI – Conteúdos a serem trabalhados:

Leitura, escrita, conceitos matemáticos, conhecimento de mundo, estudo do meio ambiente, produção de arte plásticas e cênicas e outros.


VII – Recursos necessários

- Cartolinas e outros papéis para os cartazes, álbum seriado, textos impressos, lousa, giz, vídeos, contos, músicas, gravuras, fotos, caixa de som, microfone, etc.


VIII – Produto final

A produção final será diversificada:

a- confecção de um livro contendo as atividades desenvolvidas durante o projeto;
b- confecção de um jornal onde a turma ficará responsável por uma notícia mensal, ou seja, o registro mensal do desenvolvimento do projeto;
c- realização de diferentes apresentações: peça teatral, feira , sarau (recitação e exposição de poesias), etc;


IX - Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o processo acompanhando os avanços na aprendizagem da língua materna no que se refere às habilidades de leitura e escrita, o que vai orientar todo o processo de aquisição e produção de conhecimento dos alunos.














ATÉ ONDE O VENTO LEVAR

1° SÉRIE D
PROJETO – RECICLAGEM – 1ª SÉRIE

ATÉ ONDE O VENTO LEVAR...

JUSTIFICATIVA

Dentro do Projeto Meio Ambiente, em que todas as primeiras séries estão inseridas no ano 2006, na primeira série D, estudamos também o Livro: Até onde o vento levar... Produzido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental do Governo do Estado de São Paulo escrito em 1999 e trata da questão do lixo de forma lúdica, uma história em que os lixos dentro de um saco criam vida e ensinam por meio dos personagens conceitos de reaproveitamento, reciclagem e conservação do meio ambiente.
O Projeto teve a duração de 30 dias, em que cada semana são lidas partes da história e as crianças criam um livro individual.

OBJETIVO

Conscientizar os alunos sobre os conceitos de meio ambiente seguido de reciclagem e duração dos lixos na natureza.
Incentivar a criação de um livro pelos alunos motivando a leitura e a escrita.


ESTRATÉGIA
Leitura da história por partes e reprodução pelos alunos em forma de livreto.
Leitura do livro produzido pelos alunos para o colega e apresentação para classe de alguns livros.
Exposição na sala de aula.

PRODUTO FINAL

Criação de um livro individual.
Apresentação para sala de aula.
Confecção de um boneco feito com papel machê.

AVALIAÇÃO.

Avaliação contínua durante a leitura e participação nas perguntas referentes ao texto, na confecção do livro e na exposição frente à sala de aula

REGISTRO DE EXPERIÊNCIAS

O Projeto foi desenvolvido com sucesso, os alunos participaram ativamente durante todo o processo. Confeccionaram seus livros com prazer e satisfação, contaram suas histórias (releitura) para os colegas e expuseram para sala.
Quando perguntei o que acharam todos responderam que gostaram muito da história e a forma como foi trabalhada.













































HISTÓRIAS CONTADAS PELOS ALUNOS PARA TODA CLASSE:

As histórias a seguir são relatos dos alunos para classe, as ilustrações compõem o livro do aluno Vinícius de 7 anos. dando seqüência à história.
Até onde o vento levar...

“Um dia, dentro do saco de lixo, a garrafa sem tampa, o tomate pelado, o jornal velho e o vidro de perfume.
Um dia o caroço de manga tava afinando sua viola junto com a lata de refri.
Um dia o cachorro tava lambendo o caroço de manga e ele tava gritando:
_ Socorro! Socorro!
Veio o menino, mandou ele sair, pegou o saco de lixo e fez uma pipa.”
David. (7 anos)

“Um dia, numa casa, a patroa foi buscar coisa na feira e viu um saco de parede, furado e de lixo.
Tinha muita “gente” no saco.
Veio o menino, pego u o lixo e fez uma igreja e depois ele rasgou o saco e fez uma pipa.” Luís Felipe ( 7 anos











“Saco de parede
Saco furado
Saco vazio
Frasco de perfume
Jornal velho
Sacola
O cachorro tava lambendo o caroço de manga e ele tava pedindo socorro.
Garrafa fedorenta
Lata velha
Sola de sapato.
Jovenice ( 11 anos)


“Um dia a moça foi lá e furou o saco plástico.
Um dia ela sai e trancou a porta.
Um dia começou a garoar e aí ela colocou o vidro de perfume no saco plástico e o jornal. Aí ela chegou em casa, abriu a porta.
Um dia o caroço de manga entrou, cantou com o violão dele.
No monte de lixo tinha o perfume, a lata, o jornal, o tomate pelado.
Um dia ela perguntou se podia colocar o saco de lixo na rua pro lixeiro passar.
Aí veio o cachorro, esparramou o lixo, levou a lata lá pra baixo e o menino falou pro cachorro saí. Ele saiu. Aí pegou o lixo levou para casa dele e montou com o lixo uma igreja. Aí colocou as velas, uma cruz, colocou a lata em cima dela o fósforo para acender as velas, aí ele colocou os bancos, e, cabou.
Claílton ( 7 anos)

“ Era uma vez um saco de lixo que chegou cedinho, cedinho do mercado.
Aí a empregada falou assim:
_ Dona Fulana, é pra jogar fora esse vidro de perfume?
A patroa falou:
Tem pouquinho?
A empregada aproveitou para passar o restinho que tinha.
Um dia chegou o jornal velho, a garrafa sem tampa. Depois chegou outro morador: o caroço de manga e foi afinando seu violão. Subiu no palco e cantou, bateram tanta palma que ficou um aplauso.
Veio um menino, pegou o lixo, fez uma igreja e com o saco fez uma pipa.
Vanessa ( 7 anos)





Era uma vez um saco de lixo e um jornal. O jornal perguntou se tinha lugar pra ele. Também veio um vidro de perfume e aí o caroço de manga estava dentro do saco junto com o jornal e o vidro de perfume. O caroço de manga cantou com a garrafa de refrigerante.
O saco tava na rua, o cachorro veio e veio o menino e mandou o cachorro sair, ele fez um monte de coisa com aquilo e o saco virou uma pipa.
Lucas ( 7 anos)


Susy HelenaV. Hernandes. Professora Ensino Fundamental

sábado, 6 de junho de 2009

PINTANDO O MUNDO EM CORES


Há muitos anos atrás viveu um homem chamado Noé.





Noé era um homem fiel, mas vivia juntamente com sua família, no meio de uma geração má.













Noé tinha três filhos: Sem, Cã e Jafé














Deus, que havia criado tudo, ficou tão triste com o caminhar da humanidade que resolveu destruir tudo o que havia criado, mas, encontrou na terra, um homem justo, seu nome era Noé.
Então Deus conversou com Noé e deu as instruções para construir uma grande arca. Ela iria abrigar sua família e muitos animais: sete casais dos animais considerados puros e um casal dos animais considerados impuros.
Assim aconteceu... Noé começou a construir a arca, mas antes ele fez um projeto como seria a grande arca.
Demorou muito tempo todo dia ele trabalhava, trabalhava e trabalhava.
Certo dia, os animais começaram a aproximarem-se da Arca...
O DROMEDÁRIO ..;.









O




































































Cada casal entrou e se acomodou em seu lugar. Havia alimentos para todos.
Noé e sua família também entraram na Arca, mas antes Noé fez um último convite. Mas as pessoas não quiseram entrar. A arca foi fechada. Não havia mais como entrar e nem sair.

A porta foi fechada

Passaram-se alguns dias e começou a chover...
Choveu durante quarenta dias e quarenta noites.
Até que um dia a arca pousou num monte chamado Ararate.
Depois de alguns dias Noé abriu a porta da Arca.













Em acordo com Noé, Deus colocou um Arco-íris como sinal de que nunca mais destruiria a terra com água outra vez.
O arco-íris é aliança de Deus, comigo e com você.
E assim começa um novo dia e um novo tempo cheio de amor


















É tão fácil, é somente acreditar.
Texto: Susy Helena Valério Hernandes
Ilustração: Susy Helena Valério Hernandes.
Araraquara. S.P. - 2005

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O PRIMEIRO ARCO ÍRS





O Projeto:


“O primeiro Arco-ìris”, iniciou em Março de 2005 com as turmas de quatro anos do período da tarde.
O objetivo maior foi o de envolver as duas turmas (30 alunos em cada turma) com histórias, brincadeiras, músicas, danças, levando-os a estabelecer uma relação entre passado, presente e futuro. Refletindo, também, no nosso dia-a-dia a questão dos valores e toda a sua influência em nossas vidas, as questões do meio ambiente e cidadania, enriquecendo assim o nosso Planejamento em todos os conteúdos previstos para o ano letivo.



Tudo começou com a contação de histórias, usando vários recursos:

· Fantoches;
· Livros;
· Tom de voz;
· Conversas;
· Vídeo;
· Cds;
· Movimentos do próprio corpo;
· Fantasias;
· Cartazes;
· Gravuras;
· Textos;
· Dramatizações;
· Materiais de sucata; etc.









Depois dos alunos vivenciarem várias experiências partimos para registro com desenhos, pinturas, recorte, colagens, etc.
Todas as atividades foram acrescentadas, uma a uma, como páginas de um livro, incentivando a leitura, releitura e produção da escrita no processo de ensino e aprendizagem



A construção da Arca de Noé iniciou pela maquete, foi a concretização de que tudo realmente vale a pena, pois as crianças participaram ativamente como verdadeiros construtores, enriquecendo o conhecimento e a socialização na manipulação dos recursos.















As crianças perceberam que todos fazem parte da história do mundo e somos construtores da nossa própria história...

Na área livre, nesta tarde, os movimentos foram incentivados para imitação dos animais, como, por exemplo, subir na gaiola e imitar o macaco, o coelho, a preguiça, etc





Usamos sucatas para confecção dos representantes da família de Noé, durante o trabalho conversamos muito fazendo uma relação entre a história e o papel da família nos dias atuais.







Depois de pronto a satisfação em exibi-los para todos e a grande expectativa da chegada da mamãe para contar a história e os cuidados para com este animal



O ALFABETO
O alfabeto teve a sua vez, descobrimos que poderíamos colocar dentro da Arca muitos animais que possuem seus nomes iniciados com as letras do nosso alfabeto.
Tudo foi feito de maneira lúdica , confeccionando o animal com material de sucata tivemos todo alfabeto entrando na Arca.
A confecção do painel foi progressiva, fomos acrescentando, juntamente com as letras, referentes aos animais estudados

PROFESSORA: SUSY