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quarta-feira, 10 de junho de 2009

Colégio Lourival Lisboa

COLÉGIO LOURIVAL LISBOA 2008

2º ANO – B PROFESSORA: SUSY

Iniciamos o ano revendo o alfabeto, e, assim os primeiros livros surgiram confeccionados pelos alunos com pesquisas, desenhos, recortes e colagens de cada letra estudada.



Todos os livros foram colocados na estante de livros na sala de aula e foram os mais lidos, pois os leitores eram os próprios autores, valorizando o trabalho do aluno...







Leitura, escrita diária do nome dos alunos da sala de aula. Além do próprio nome, os alunos reconheceram os nomes dos amigos.














Com o incentivo dos primeiros livros criamos os livros gigantes estudando detalhadamente a vida de alguns artistas plásticos, promovendo a releitura de suas obras
Releitura: Girassóis de Vincente Vangogh
















Conhecendo um pouco sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral.






























O espaço da sala de aula é preparado para o incentivo à leitura,






















Ampliando o universo da leitura com a confecção de maquete da sala de aula e posterior leitura de mapas













PROJETO: CONTOS DE FADA

Com incentivo da leitura, a escrita se torna espontânea, levando os alunos a relatarem os contos que sabem de memória.


Projeto: Folclore











Conhecemos alguns brinquedos que fazem parte do Folclore Brasileiro e também criamos os nossos usando material de sucata.


Projeto:
Além das letras com Mauricio de Sousa

É isso mesmo!
A Turma da Mônica invadiu a nossa sala de aula este ano e nos ajudou a aprender muitas coisas, como...



O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE



































Conhecer um pouco mais sobre os personagens...




































Histórias educativas ( saúde bucal, trânsito, ...)















Produção de Texto Coletivo


Professora Carol












A Flávia - Diretora














Professora Priscila












Prof. Cristina












domingo, 7 de junho de 2009

ETNIA SOCIAL- 2006


CNE003/2004, “...devem educar-se no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.”

A Escola como um todo está inserida numa comunidade e a Educação, por ela fornecida, visa a formação e desenvolvimento dos alunos como cidadãos atuantes num espaço de transformação social. A Educação, portanto, deve respeitar todos os integrantes da comunidade escolar, respeitando a diversidade cultural existente, social e étnico-social.
Como professora de uma primeira série, busco condições de fornecer uma educação significativa dentro e fora da sala de aula, levando o aluno a construir os conhecimentos para viver e conviver numa sociedade que se torna cada vez mais complexa e cada vez mais excludente, para que atuem como sujeitos participativos conscientes da igualdade étnico-social.


OBJETIVOS.
O presente projeto visa combater relações de preconceitos e discriminação, o reconhecimento da diversidade cultural da população, resgate de culturas como afro-brasileiras e africanas, baseado na lei 10.639/2003, juntamente com os pareceres CNE 003/2004 e na Resolução CNE 001/2004 que traz o negro como sujeito na construção da sociedade brasileira.
O objetivo maior é levar o aluno a superar as desigualdades e sentimentos de superioridade e ou inferioridade em relação aos outros.
O projeto também visa valorizar a oralidade e a arte plástica e cênica através de desenhos e danças acompanhados da leitura e da escrita

ESTRATÉGIAS.
Os assuntos foram discutidos dentro do currículo, semanalmente, ocupando as aulas de História e Geografia.
Dentro do conteúdo de História foi selecionado histórias de povos
africanos que vivem no Brasil, a comparação com sua maneira de viver, ou seja sua cultura no país de origem e a influência dessa cultura no nosso país, caracterizando o negro como sujeito atuante na construção da nação brasileira.
Em conversas informais assentados na roda da conversa foi resgatado os assuntos abordados que levaram o aluno ao aperfeiçoamento da percepção das diferenças e igualdades no outro, levantando questões do gosto ou rejeição por aqueles que parecem ser diferentes através da fala e do modo como encaramos tal situações visando uma sociedade mais justa.

CONTEÚDOS.

· Conhecimento de mundo através de estudo dos imigrantes, escravos e povos indígenas que formaram a nação brasileira.
· Produção de uma ficha de cada aluno contendo: nome, gênero, idade, etnia, formas de agrupamentos dos diferentes níveis.
· Artes plásticas: desenhos, pinturas, leitura e releitura de obras de Arte.
· Artes cênicas: danças e músicas.
· Geografia: espaço territorial partindo do conhecimento do próprio corpo com suas semelhanças e diferenças usando o colega e o espelho para análise partindo para o espaço escolar, a comunidade, e os países África e Brasil por meio de mapas e o globo terrestre.
· Socialização por meio de amigo secreto com trocas de cartas e desenhos prestigiando e valorizando o outro.
· Leitura e escrita de lista de palavras levantadas pelo grupo (gíria), alimentos estudados, danças, músicas, etc.
· Notícias de jornais e revistas sobre o assunto.

RECURSOS
· Espelho;
· Livros de pesquisa;
· Livros de literatura;
· Pátio da escola;
· Vídeo;
· Gravuras;
· Caderno;
· Lápis;
· Borracha;
· Lousa;
· Giz;
· Aparelho de som;
· Cds;
· Cartazes;
· Tintas;
· Painéis;
· Jornais,
· Revistas;

AVALIAÇÃO

A Avaliação acompanhou todo o processo durante as conversas, desenhos, cartas, ações e reações dos alunos frente ao assunto abordado na busca de cada um da superação das diferenças para uma igualdade racial.






Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação. SEPPIP, INEP Diretrizes curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília. 2004













REGISTRO DE EXPERIÊNCIAS

Iniciamos as atividades com Artes, por meio do conhecimento do espaço escolar cada aluno iniciou a pintura do “seu boneco” que o representa na maquete da sala de aula.





















Cada aluno entendeu que iria caracterizar seu bonequinho representando a si mesmo. Deixando os alunos livres, levando-os a valorizar a sua auto-estima.


















O segundo passo foi a criação de um livro onde pudessem conter atividades das reflexões e conteúdos do projeto.

Cada aluno fez um desenho que o representasse e optou voluntariamente na sua cor de pele.








Logo em seguida refletimos sobre como tudo começou aqui no Brasil, ou seja, como surgiram as diferentes raças existentes no nosso País tornando-O um país rico nas diferenças de culturas, costumes, etc.

A história foi narrada e depois de entenderem como tudo se originou foram levantadas várias questões para classe entre elas: - Se fossem os negros que tivessem vindo ao Brasil e os brancos vivessem na África, felizes com sua vida e cultura, mas se encontravam desarmados. Vocês acham que os negros iriam à África buscar os brancos e escraviza-los?”
A classe respondeu que não, porém um dos alunos disse: “Iam sim professora, porque eles também iriam querer construir as cidades, retirarem as riquezas e enriquecerem com o trabalho dos escravos.”(David 7 anos)
Chegamos à conclusão que a escravidão e consequentemente as diferenças de raças se deu devido a questões sociais e não somente de raças ou cor de pele.
Este assunto foi completado com a história da Páscoa, em que a escravidão, no Egito, ocorreu devido ao poder do Faraó e ao medo que o povo hebreu dominasse o Egito. Os egípcios escravizaram os hebreu por 400 anos.
Também com o acontecimento da Copa do Mundo, resgatamos um pouco da História da Alemanha onde ocorreram os jogos e estudamos sobre um líder que foi capaz de escravizar e destruir muitos dos judeus na época da guerra, por causa do poder e com o objetivo de uma raça ariana.
Acredito que o assunto não foi esgotado, mas os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre os diferentes objetivos que leva um povo escravizar, denegrir e possuir pré-conceitos sobre outros.





Na continuação das páginas, de seus livros, os autores ( alunos) observaram a si mesmo e descobriram muita coisa boa, valorizando a auto-estima.

Sou especial
Sou amiga
Sou inteligente
Sou educada


A leitura de vários textos como histórias, notícias, informativos, etc é um momento de muita atenção, pois desde o começo do ano o valor da leitura, na questão social, é abordado como algo prazeroso.


Pra encerrar tivemos o amigo secreto do chocolate. Neste dia os alunos tiveram a oportunidade de dar e receber, abraçar aqueles que nunca abraçaram. Alguns ficaram constrangidos no começo, mas todos se relacionaram e fizeram maior festa.








Projeto: Brasil Faces Mil
E. E. Professor Moacyr de Castro Ferraz
1º série D – 2006
Professora: Susy Helena V. Hernandes



O MEIO AMBIENTE EM VERSOS


E.E. PROF. MOACYR DE CASTRO FERRAZ

PROJETO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL”

I- Título: O MEIO AMBIENTE EM VERSOS


II – Período de realização: abril a setembro de 2006


III- Justificativa:

A preocupação com o desenvolvimento das habilidades e competências básicas necessárias à formação de seus alunos como cidadãos, e de acordo com os objetivos estabelecidos pelos PCNs para o Ensino Fundamental, elaborei, dentro do planejamento anual, mais um projeto fundamentado na educação ambiental.

Levar o aluno a refletir sobre suas relações com a natureza, levá-lo a tomar consciência da gravidade dos problemas ambientais e a perceber-se um agente transformador do meio em que vive.

Nas primeiras séries enfatizamos a leitura e a escrita sendo que a poesia será o “carro-chefe” dos conteúdos a serem trabalhados de forma interdisciplinar.


IV- Objetivos:


Utilizando a poesia em todas as suas dimensões, o contexto de cada uma será abordado, abrangendo de forma lúdica e criativa, a rima, os versos, a leitura, a escrita, a produção de textos, o prazer de recitar, a memorização, a entonação, apresentações teatrais para outras turmas, além de músicas, danças, etc.



V - Procedimentos e estratégias de trabalho:


Apresentação de poesias relacionadas com o meio ambiente. No entanto, a primeira poesia será utilizada para a introdução da forma de leitura e escrita do gênero literário – rimas, versos, etc.

A primeira poesia selecionada, “Convite”, apresenta um texto relacionando o uso de palavras poéticas com os brinquedos usados pelas crianças, mostrando que, ao contrário dos brinquedos, quanto mais se usam as palavras, mais novas elas ficam.

Num primeiro momento será feito um levantamento dos brinquedos existentes na poesia e outros que poderiam ser acrescentados, produzindo-se uma lista de palavras.

Como o tema é “meio ambiente”, confeccionaremos, junto com os alunos, brinquedos de sucata (reutilização), além de outras atividades de leitura, escrita, matemática, ciências, etc.

A partir da primeira poesia, partiremos para outras poesias que nortearão o desenvolvimento do projeto.

O projeto será iniciado no início do mês de abril e encerrado no mês de outubro de 2006. As atividades serão desenvolvidas duas vezes por semana durante os meses de abril a outubro/2006.

As poesias selecionadas, em número de cinco, uma para cada mês, são as seguintes:

- abril - Convite
- Maio - Trem de Ferro
- Junho - A árvore que dava sorvetes
- Agosto - Dom ratinho
- Setembro - Lixo
- Outubro - A turma escolherá a poesia

No mês de maio, com a poesia Trem de Ferro, faremos um passeio imaginário pelos ambientes naturais de nosso planeta, retratando e conscientizando sobre vários temas relativos ao meio ambiente: rios, fauna, flora, fenômenos, etc.Utilizando gravuras, fotos, vídeos e livros.
No mês de junho, enfatizaremos a questão das árvores: sua existência, alimentação, fonte de alimento, cortes, queimadas e desmatamento.

No mês de agosto, com a poesia “Dom Ratinho”, levantaremos vários assuntos, como histórias infantis cujo os personagens são ratos; a fama e a degradação do meio ambiente que gera conseqüências perigosas para a saúde das pessoas, provocadas pela invasão de ratos na cidade de São Paulo (principalmente na periferia). Trabalharemos a necessidade de conscientização da comunidade local quanto a questão da higiene.

No mês de setembro, retornaremos ao assunto dos ratos, fazendo uma pesquisa com os alunos sobre as causas do crescimento do número de ratos e as prováveis soluções para o fato, problematizando a questão do lixo e introduzindo o conceito de coleta seletiva, enfatizando os três érres (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar).

No mês de outubro encerraremos o projeto, revisando todo o conteúdo trabalhado, e a turma escolherá uma das poesias trabalhadas para estudo final.


VI – Conteúdos a serem trabalhados:

Leitura, escrita, conceitos matemáticos, conhecimento de mundo, estudo do meio ambiente, produção de arte plásticas e cênicas e outros.


VII – Recursos necessários

- Cartolinas e outros papéis para os cartazes, álbum seriado, textos impressos, lousa, giz, vídeos, contos, músicas, gravuras, fotos, caixa de som, microfone, etc.


VIII – Produto final

A produção final será diversificada:

a- confecção de um livro contendo as atividades desenvolvidas durante o projeto;
b- confecção de um jornal onde a turma ficará responsável por uma notícia mensal, ou seja, o registro mensal do desenvolvimento do projeto;
c- realização de diferentes apresentações: peça teatral, feira , sarau (recitação e exposição de poesias), etc;


IX - Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o processo acompanhando os avanços na aprendizagem da língua materna no que se refere às habilidades de leitura e escrita, o que vai orientar todo o processo de aquisição e produção de conhecimento dos alunos.














ATÉ ONDE O VENTO LEVAR

1° SÉRIE D
PROJETO – RECICLAGEM – 1ª SÉRIE

ATÉ ONDE O VENTO LEVAR...

JUSTIFICATIVA

Dentro do Projeto Meio Ambiente, em que todas as primeiras séries estão inseridas no ano 2006, na primeira série D, estudamos também o Livro: Até onde o vento levar... Produzido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental do Governo do Estado de São Paulo escrito em 1999 e trata da questão do lixo de forma lúdica, uma história em que os lixos dentro de um saco criam vida e ensinam por meio dos personagens conceitos de reaproveitamento, reciclagem e conservação do meio ambiente.
O Projeto teve a duração de 30 dias, em que cada semana são lidas partes da história e as crianças criam um livro individual.

OBJETIVO

Conscientizar os alunos sobre os conceitos de meio ambiente seguido de reciclagem e duração dos lixos na natureza.
Incentivar a criação de um livro pelos alunos motivando a leitura e a escrita.


ESTRATÉGIA
Leitura da história por partes e reprodução pelos alunos em forma de livreto.
Leitura do livro produzido pelos alunos para o colega e apresentação para classe de alguns livros.
Exposição na sala de aula.

PRODUTO FINAL

Criação de um livro individual.
Apresentação para sala de aula.
Confecção de um boneco feito com papel machê.

AVALIAÇÃO.

Avaliação contínua durante a leitura e participação nas perguntas referentes ao texto, na confecção do livro e na exposição frente à sala de aula

REGISTRO DE EXPERIÊNCIAS

O Projeto foi desenvolvido com sucesso, os alunos participaram ativamente durante todo o processo. Confeccionaram seus livros com prazer e satisfação, contaram suas histórias (releitura) para os colegas e expuseram para sala.
Quando perguntei o que acharam todos responderam que gostaram muito da história e a forma como foi trabalhada.













































HISTÓRIAS CONTADAS PELOS ALUNOS PARA TODA CLASSE:

As histórias a seguir são relatos dos alunos para classe, as ilustrações compõem o livro do aluno Vinícius de 7 anos. dando seqüência à história.
Até onde o vento levar...

“Um dia, dentro do saco de lixo, a garrafa sem tampa, o tomate pelado, o jornal velho e o vidro de perfume.
Um dia o caroço de manga tava afinando sua viola junto com a lata de refri.
Um dia o cachorro tava lambendo o caroço de manga e ele tava gritando:
_ Socorro! Socorro!
Veio o menino, mandou ele sair, pegou o saco de lixo e fez uma pipa.”
David. (7 anos)

“Um dia, numa casa, a patroa foi buscar coisa na feira e viu um saco de parede, furado e de lixo.
Tinha muita “gente” no saco.
Veio o menino, pego u o lixo e fez uma igreja e depois ele rasgou o saco e fez uma pipa.” Luís Felipe ( 7 anos











“Saco de parede
Saco furado
Saco vazio
Frasco de perfume
Jornal velho
Sacola
O cachorro tava lambendo o caroço de manga e ele tava pedindo socorro.
Garrafa fedorenta
Lata velha
Sola de sapato.
Jovenice ( 11 anos)


“Um dia a moça foi lá e furou o saco plástico.
Um dia ela sai e trancou a porta.
Um dia começou a garoar e aí ela colocou o vidro de perfume no saco plástico e o jornal. Aí ela chegou em casa, abriu a porta.
Um dia o caroço de manga entrou, cantou com o violão dele.
No monte de lixo tinha o perfume, a lata, o jornal, o tomate pelado.
Um dia ela perguntou se podia colocar o saco de lixo na rua pro lixeiro passar.
Aí veio o cachorro, esparramou o lixo, levou a lata lá pra baixo e o menino falou pro cachorro saí. Ele saiu. Aí pegou o lixo levou para casa dele e montou com o lixo uma igreja. Aí colocou as velas, uma cruz, colocou a lata em cima dela o fósforo para acender as velas, aí ele colocou os bancos, e, cabou.
Claílton ( 7 anos)

“ Era uma vez um saco de lixo que chegou cedinho, cedinho do mercado.
Aí a empregada falou assim:
_ Dona Fulana, é pra jogar fora esse vidro de perfume?
A patroa falou:
Tem pouquinho?
A empregada aproveitou para passar o restinho que tinha.
Um dia chegou o jornal velho, a garrafa sem tampa. Depois chegou outro morador: o caroço de manga e foi afinando seu violão. Subiu no palco e cantou, bateram tanta palma que ficou um aplauso.
Veio um menino, pegou o lixo, fez uma igreja e com o saco fez uma pipa.
Vanessa ( 7 anos)





Era uma vez um saco de lixo e um jornal. O jornal perguntou se tinha lugar pra ele. Também veio um vidro de perfume e aí o caroço de manga estava dentro do saco junto com o jornal e o vidro de perfume. O caroço de manga cantou com a garrafa de refrigerante.
O saco tava na rua, o cachorro veio e veio o menino e mandou o cachorro sair, ele fez um monte de coisa com aquilo e o saco virou uma pipa.
Lucas ( 7 anos)


Susy HelenaV. Hernandes. Professora Ensino Fundamental