Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Projeto COM - Gibi em casa


Gibi em casa é algo que conquistou as crianças, pois em sala de aula trabalhamos o Projeto ALÉM DAS LETRAS COM MAURICIO DE SOUSA. Os alunos conhecem os personagens, as características de cada um e desenvolvem atividades com a Turma da Mônica sempre presente.
O Gibi em casa é mais um complemento para leitura de uma forma lúdica e a oportunidade que o aluno tem de expressar seus conhecimentos relacionados aos personagens juntamente com a família.
Todos os alunos gostam de levar esta pasta para casa.
As Pastas contem um gibi (de escolha do aluno) e um caderno para registro de forma livre, ou seja, o aluno deve registrar o que achou interessante em forma de desenho ou escrita. Todos registram, uns com mais palavras, outros menos, uns com desenhos outros sem, mas todos gostam de apresentar suas atividades para sala.








Projeto COM - Dicinário em casa



Este é mais um componente do Projeto COM – Dicionário em casa – que tem o objetivo de incentivar a pesquisa de novas palavras em casa COM a família.

A Pasta contém
um caderno para registro da palavra a ser procurada e um dicionário.








O aluno deverá procurar a palavra pedida e registrar um ou mais significados.






A Pasta é enviada para casa todos os dias, um aluno por dia, assim as experiências e registros poderão ser compartilhados por todas alunos e famílias.

REGISTRO:

O Projeto iniciou com o envio da pasta, caderno e dicionário para casa. Cada dia um aluno diferente leva a pasta. Todos desejam levar, criando assim uma expectativa para cada pasta que faz parte do Projeto COM.
As palavras que devem ser procuradas devem fazer parte do dia-a-dia ou do contexto dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Exemplo:
ESTRELA, MODELO,MALA, ALEGRIA, TRISTE, TALENTO BONDADE, MANCHETE...

Relatos dos pais nas páginas do caderno:
Olá professora Susy.
Gostei muito desse Projeto com dicionário em casa. Pois através dele os alunos ficam por dentro dos significados das palavras e aprendem muito mais. Maria (mãe da Beatriz)

Boa tarde Professora Susy
Legal pela sua iniciativa e por incentivar as crianças se interessarem pelo dicionário. Valdice (mãe da Marcele)

Parabéns pelo trabalho , tenho visto mais entusiasmo na Geovana para aprender. Estou muito feliz. (mãe da Geovana)

quinta-feira, 30 de julho de 2009




Projeto: com


BRINCADEIRA
O Projeto Com
BRINCADEIRAS . Surge com o Objetivo de levar o aluno a escrever, contextualizando sue dia-a-dia e conhecendo de forma lúdica mais um gênero textual.





Procedimento:
Confecção de um caderno com orientações para o desenvolvimento do Projeto. Confecção de uma pasta para que o caderno seja levado para casa de forma mais protegida e a atividade seja realizada com algum membro da família.
O caderno juntamente com a pasta deverá ser enviado para casa todos os dias sendo que cada dia um aluno diferente leve e realize a atividade. Na sala de aula a atividade deverá ser contextualizada com todos os alunos.
Página de abertura do caderno:


BRINCADEIRAS

ESTE CADERNO TEM O OBJETIVO DE REGISTRAR, JUNTO COM A FAMÍLIA, UMA BRINCADEIRA.
CADA BRINCADEIRA POSSUI REGRAS, TEMPO DE DURAÇÃO, NÚMERO DE PESSOAS, ETC.
O ALUNO PODERÁ REGISTRAR AS REGRAS E COMO SE DESENVOLVE A BRINCADEIRA DO COMEÇO AO FIM. SE FOR JOGO COMO SE PODE CHEGAR A VITÓRIA...
DEPOIS PODE DESENHAR, COLAR GRAVURAS OU FOTOS.

2° SÉRIE C






REGISTRO


Iniciamos com a confecção de um caderno ilustrado com gravuras da Turma da Mônica.


O Objetivo deste Projeto é a produção de Textos levando o aluno a escrever a forma como se brinca e assim poder expressar-se, por meio da escrita juntamente com sua família.
No inicio os relatos eram livres, porém era necessário sistematizar um pouco mais, então as atividades passaram a ser realizadas por meio de perguntas e respostas e que num terceiro momento voltará às escritas mais livres, pois esse é o objetivo maior.
















RESPONDA:

Quanto tempo pode durar essa brincadeira?
Tem vencedores? ( ) sim ( )não
Como se tornar vencedor nessa brincadeira?
Como termina a brincadeira?

Algum adulto da sua casa já brincou assim? ( ) sim ( ) não
Quem? __________
Era da mesma forma ou mudava alguma coisa?





DECLARAÇÕES DOS PAIS

Bom dia Professora Susy:
Gostei muito deste Projeto, pois a Dé gosta muito de dezenhar e isto incentiva. Parabéns! Ass. Neide ( mãe da Denise)

Olá Professora Susy, Bom Dia!.
Parabéns por mais um Projeto que as crianças se interessam muito mais em aprender.
Esse Projeto com Brincadeiras é muito bom para eles e um das coisas que todos gostam é de brincar. Maria (mãe da Beztriz)

terça-feira, 28 de julho de 2009


Projeto: COM Revista em Casa

Objetivo: leitura e conhecimento de diferentes gêneros literários incluindo as revistas entregues pelo Programa Ler e escrever.
Procedimento: colocar a disposição dos alunos as revistas. RECREIO, CIÊNCIA HOJE e outras, recebidas em sala de aula.
Montar um painel com as diferentes informações contidas nas revistas
Criar uma pasta contendo um exemplar de revista e um caderno de registro para que o aluno possa levar para casa, criando assim o acesso deste gênero literário ao aluno e família.
Motivar os alunos a descobrirem nas revistas:

· Propagandas
· Piadas
· Conhecimentos
· Correio
· Endereços – Sites, e-mails. Etc.
· Diversões, etc.
O caderno de registro deverá ter um texto esclarecedor para o desenvolvimento da leitura e registro do aluno COM a família
Abertura do Caderno
PROJETO: COM
REVISTA EM CASA

Este caderno tem o objetivo de incentivar a leitura em casa COM a família.
A Pasta contém um caderno para registro de algo que o aluno ache interessante por meio de escrita e desenho.
A Pasta será enviada para casa todos os dias, um aluno por dia, assim as experiências e registros poderão ser compartilhados por todos os alunos e famílias.
2° C – 2009


REGISTRO:

O Projeto alcançou os objetivos propostos e além do registro dos alunos alguns pais relataram a experiência de leitura com seus filhos:



“Eu, mãe do Kevem, acho muito interessante porque ajuda a criança a ter interesse na leitura e na arte de desenhar. Parabéns!”

“Eu, mãe do Mateus, acho que esse Projeto é muito importante para que as crianças aprendam a observar a arte de outra forma. Neuzenita.”


“Este Projeto é algo novo e eu tenho gostado muito de participar, pois possibilita que nós pais e filhos tenham mais interatividade e co-participação. Nesse trabalho tenho notado que não só minha filha, mas também os seus colegas tenham a possibilidade de trocar informações e novos conhecimentos. Fabiana Aparecida Silva (mãe da Yasmim)”

“ Olá professora! Eu e a minha filha lemos juntas o texto, que ela mesmo escolheu, através da leitura a minha filha entendeu a importância de lavara bem as frutas e verduras antes de consumi-las porque o excesso de agrotóxico causa danos irreversíveis a nossa saúde. A partir dessa leitura a Maria Eduarda nunca mias comerá uma fruta sem lavar.”
“Bom dia professora! Eu Karina irmã da Fátima, achei muito importante este projeto, pois as crianças aprendem a ler e escrever e também gostar dos desenhos e nós com a nossa participação aprendemos todos juntos também.”






domingo, 5 de julho de 2009



Escola Estadual

REGISTRO - 2009




PROJETO: COM - 2° SÉRIE
MESTRES DAS ARTES

ALFREDO VOLPI




MESTRES DAS ARTES
O nome do Projeto surgiu devido o Projeto ser desenvolvido COM a família. Da Escola para casa. Do Professor para o aluno COM os pais.



Iniciei o Projeto lendo a vida e obra de um artista plástico e logo em seguida entreguei uma pasta, um caderno e um livro para ser levado para casa, ser lido COM os pais e registrar uma das obras do artista em forma de desenho.

Todos os dias a pasta é envida para casa. Cada dia um aluno diferente. Esta pasta foi muito bem aceita pelos alunos e famílias. A cada período escolhemos um artista, de acordo com o livro que temos em mãos, lemos e conhecemos um pouco sobre o artista e os alunos iniciam as atividades. Todos querem participar e levar a pasta pra casa criando assim uma expectativa para realização das atividades. Em casa, o aluno escolhe um a das obras do artista e registra (do seu jeito) na página do caderno. A família participa lendo COM o aluno e conhecendo um pouco mais sobre a vida e obra do artista em estudo.
É uma leitura motivadora, como conhecimento de mundo, além da leitura e conhecimento de técnicas artísticas, trabalhada pela professora de Artes. Sempre quando os alunos ouvem que uma obra de Arte foi exposta, ou roubada, quando divulgada pela mídia, chegam comentando, pois conhecem o nome mencionado nos meios de comunicação, tornando assim um mundo mais acessível aos nossos alunos.



PAUL KLLE

































Relato dos pais, no verso da pagina do caderno.



São Paulo 05/04/2009
Quando a Yasmim trouxe esta pasta referente o “Projeto Com: Mestres da Arte”, perguntei do que se tratava e achei muito bom, pois promove o incentivo à participação ativa dos pais no processo de aprendizagem com os seus filhos. Eu particularmente adorei ler o livro da vida e obra de Arte de “Paul Klee”, e confesso que não conhecia e que através desse projeto pude ter acesso ao artista que até então nunca tinha ouvido falar. Espero poder participar de outros Projetos junto com minha filha.
Fabiana Aparecida da Silva Morais( mãe da aluna Yasmim)





07/04/2009

Gostei muito do Projeto, pois a Denise está muito empenhada com o trabalho, acho que é uma forma muito educativa das crianças gostarem das Artes, e também para os pais aprenderem mais um pouco com as crianças. Você professora, está de parabéns, o livro é muito bom pra se ler e procuro sempre ajudar minha filha do jeito que sei e do jeito que posso, o Projeto me interessou muito mesmo

Maria Neide da Conceição (mãe da aluna Denise)

















Gostei muito desse Projeto, quando a Beatriz trouxe a pasta referente ao “Projeto COM: Mestres da Arte” e nós fomos fazer o desenho percebi que ela estava muito entusiasmada, e foi um tempo muito bom que passei ao lado dela. Esse Projeto promove o incentivo e a participação ativa dos pais no processo de aprendizagem dos nossos filhos e incentiva eles também a conhecerem um pouco mais sobre a Arte e seus pintores. Eu adorei esse projeto que além de ter passado esse tempo com minha filha aprendi um pouco mais sobre a vida de alguns pintores e suas obras de Arte. Lendo Cândido Portinari, conheci alguns outros artistas que não conhecia, para mim foi muito bom.
Espero participar de outros projetos, juntamente com minha filha, pois adorei esse e espero que tenham outros.
Grata pela atenção
Maria (mãe da Beatriz).
















Bom dia Professora!
Adorei essa idéia (Mestres da Arte). Só assim os alunos passam a gostar desse belo trabalho e valorizar o seu trabalho em si.
Parabéns!
José Luiz Soares (pai da Samantha)






29/04/2009
Olá professora Susy, gostei e achei interessante este Projeto COM: Mestre da Arte, considerei este trabalho um grande incentivo para as crianças terem noção que Arte não é só desenhos animados de televisão e sim outras formas de fazer Arte. Sempre estudo ou faço os trabalhos com minhas filhas, mas este foi inovador e diferente. Obrigado e parabéns pelo seu trabalho com as crianças.
Dagmar AP; ( mãe da Thaina)













CANDIDO PORTINARI










4/05/2009
Bom dia professora Susy.
Eu gostei deste Projeto, pois desperta ainda mais o interesse das crianças. A Fátima gosta muito de desenhar, ler e escrever, quando chega da escola e nos finais de semana.
Saber sobre os artistas que contribuíram para a História da Arte. Quando eu estudava aprendi muito sobre vários pintores e gostei muito.
A Fátima disse que é desenhista e depois vai ser pintora. E isso a deixa muito feliz e nós também.

Karina ( irmã da Fátima)



TARSILA DO AMARAL







Bom dia , professora Susy!
Parabéns por todos os trabalhos que tem feito com as crianças. Tenho visto o interesse da minha filha. São trabalhos de muita criatividade até os pais estão aprendendo também.
Obrigado por tudo!
Simone ( mãe da Geovana Therezinha)





Professora Susy

Eu e o pai do Guilherme estamos adorando as novas atividades que nossos filhos vêm fazendo. Ele esta desenvolvendo cada vez mais sua capacidade e seu desempenho na sala de aula e em casa. Adorei o trabalho “Mestre da Arte” e o Guilherme gostou de desenhar Tarsila.
Ele disse que ficou lindo e ficou lindo mesmo!
Obrigado por esse trabalho e por sua paciência com essas crianças e principalmente como carinho que vejo que você tem com elas.
Obrigada!
Adriana (mãe do Gui)
Odair (pai do Gui
Arthur (irmão do Gui)





















VINCENT VAN GOGH























quarta-feira, 17 de junho de 2009

PROJETO: ALÉM DAS LETRAS

Escola Estadual

PROJETO:


Além das letras
Com personagens de Maurício de Sousa

Professoras: Susy Helena Valério Hernandes
e Zilma Brito

JUSTIFICATIVA:

A preocupação em formar leitores nos leva a buscar caminhos para administrar o ensino da leitura na escola levando o aluno a um conhecimento de mundo na leitura reflexiva, crítica e prazerosa.
A história em quadrinhos além de trazer imagens com seqüência atraindo o olhar do leitor para o lúdico também apresenta diferentes mundos e situações que envolvem o cidadão dos dias atuais construindo significados no ato de ler.

OBJETIVOS
· Estimular a leitura por meio da história em quadrinhos coloridos;
· Ampliar o conhecimento do aluno por meio das situações apresentadas na história;
· Conduzir à reflexão na ação das personagens fazendo, se possível, paralelos com o dia-a-dia;
· Formar leitores competentes;
· Promover ambientes para leitura espontânea dos gibis;

CONTEÚDOS

Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.
Utilização da leitura como fonte de prazer e cultura na e escola.
Escrita de listas de palavras e produção de textos motivados pelos personagens e histórias.
RECURSOS
· GIBIS da Turma da Mônica, com vários exemplares repetidos;
· Cartolinas;
· Tesoura;
· Cadernos para registro
· Atividades xerocadas ou mimiografadas com desenhos dos personagens;

PROCEDIMENTOS:

Reunir os alunos e pesquisar quais os personagens conhecidos e o autor Mauricio de Sousa. Apresentar vida e obra do autor e características dos personagens.
Colocar a disposição dos alunos alguns exemplares para conhecimento, manuseio, leitura das capas, autor, personagens, história, etc
Enviar um bilhete aos pais informando da importância do Projeto como forma de apropriação do aprendizado.
Analisar as características que compõem os quadros, mostrando um de cada vez para que os alunos antecipem o enredo, conheçam a forma de expressões fisionômicas, detalhes da cena, formato dos balões, onomatopéias, etc.
Possibilitar leitura coletiva com vários exemplares agrupando os alunos em duplas.
Providenciar as gravuras dos personagens para que os alunos possam pensar e escrever sobre as características de cada um e sua opinião sobre o comportamento de cada um.
Motivar a criação de novas histórias a partir das imagens.
Confeccionar jogos com as tiras recortadas para que os alunos coloquem na ordem.
Quando possível providenciar a exibição de filmes e resgatando ou não a história por meio de conversas, produções coletivas, desenhos, etc.
Propor a produção de texto ressaltando as características dos personagens. Listas de palavras, cruzadinhas, caça-palavras.
Discutir e analisar o tipo de texto escrito em balões e propor a escrita narrativa de algumas histórias.
Apresentar o início de uma história, com dois ou três quadrinhos e propor a escrita do final da história motivando a criatividade do aluno.
Levar a criança perceber o quanto ela é criativa para criar suas próprias histórias e personagens.
Confeccionar cartazes com desenhos dos quadrinhos para produção da história de forma coletiva em que os alunos criam e o professor é o escriba na forma padrão de história em quadrinhos.
Propor imagens dos quadrinhos para produção coletiva e individual de histórias narrativas em forma de texto.
Proporcionar gravuras de quadrinhos sem balões para que os alunos possam criar as falas dos personagens.
Propor temas para criação de histórias em quadrinhos ou narrativas usando a Turma do Chico Bento e seu contexto (como o ambiente em que vive, modo de se vestir e falar, etc)


AVALIAÇÃO
A Avaliação se dará continuamente, e quando os objetivos propostos forem alcançados.

PRODUTO FINAL:
Confecção do caderno de atividades de registro.
Confecção de painéis com exposição dos trabalhos dos alunos, valorizando cada atividade desenvolvida pelo aluno.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Escola Estadual


REGISTRO: 2009


Além das letras
Com personagens de Maurício de Sousa








2° série C












2° série E












Professoras: Susy Helena Valério Hernandes
e Zilma Brito.

PROJETO 2009

INICIOU COM O CLUBE DA LEITURA.

LEITURA

OS ALUNOS GANHARAM UM ESPAÇO NA SALA EM QUE PODEM SENTAR NO CHÃO LER E OUVIR HISTÓRIAS TODOS OS DIAS, ALÉM DAS RODAS DE CONVERSAS DIÁRIAS O CLUBE DA LEITURA É UM ESPAÇO EM QUE AS CRIANÇAS SENTAM-SE NO CHÃO E ESPERAM A LEITURA DE UMA HISTÓRIA.
ALÉM DE HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL, TAMBÉM LEMOS, OBSERVAMOS, ANALISAMOS: JORNAIS, REVISTAS, GIBIS, RECEITAS, PANFLETOS, RÓTULOS, EMBALAGENS, SÍMBOLOS, ETC...
DEPOIS AS CRIANÇAS VOLTAM PARA SALA DE AULA ONDE REALIZAM ATIVIDADES DIVERSAS DO PROGRAMA LER E ESCREVER, SEMPRE QUE POSSÍVEL ENVOLVENDO OS PERSONAGENS CRIADOS POR MAURICIO DE SOUSA.
A HORA DA LEITURA É AGUARDADA SEMPRE COM NOVAS EXPECTATIVAS.














O PROJETO


É SEMPRE ELOGIADO POR NOSSA COORDENADORA PEDAGÓGICA E DIRETORA E TAMBÉM CONHECIDO POR TODOS OS PROFESSORES EM REUNIÕES DE HTPC.


RELATOS

RELATO DA PROFESSORA SUSY: - SEGUNDA SÉRIE C

A HISTÓRIA EM QUADRINHOS LEVA OS ALUNOS A ANALISAREM AS CARACTERÍSTICAS QUE COMPÕEM OS QUADROS, ANTECIPEM O ENREDO, CONHEÇAM A FORMA DE EXPRESSÕES FISIONÔMICAS, DETALHES DA CENA, FORMATO DOS BALÕES, ONOMATOPÉIAS, ETC.

NA SALA DE AULA NUM PRIMEIRO MOMENTO ELENCAMOS PERSONAGENS CONHECIDOS PELOS ALUNOS E INICIANDO A LEITURA E ESCRITA DAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DE CADA UM. LOGO EM SEGUIDA FIZEMOS O GRÁFICO REFERENTE AOS PERSONAGENS CONHECIDOS PELOS ALUNOS

O PROJETO MOTIVA OS ALUNOS E MUITOS ADQUIREM O DESEJO DE ESTAR SEMPRE COM UM GIBI NA MÃO, LENDO, FOLHEANDO, MOSTRANDO PARA O AMIGO, ACOMPANHANDO AS ATIVIDADES COM UM ÓTIMO DESEMPENHO. FOI UM EXCELENTE INSTRUMENTO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COM RESULTADO SATISFATÓRIO NO ANO DE 2008 E ESTAÁSENDO USADO NOVAMENTE PELO SUCESSO DECORRETNE NA APRENDIZAGEM.






FALAR DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS É FALAR DA HISTÓRIA DE TODOS NÓS. AFINAL QUAL É O ADULTO QUE NÃO SE ENVOLVEU E SE ENCANTOU COM ESSE UNIVERSO?
DESSA FORMA, QUANDO INICIAMOS O PROJETO: “ ALÉM DAS LETRAS COM MAURICIO DE SOUSA” E A TURMA DA MÔNICA, A ACEITAÇÃO DAS CRIANÇAS FOI GERAL.
DIVERSAS FORAM AS AVENTURAS QUE A TURMA DA MÔNICA TRANSFORMOU EM ATIVIDADES PROPICIANDO UMA GRANDE EVOLUÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS 2º SÉRIES C E E. A LEITURA QUE ANTES ERA ALGO INCOMPREENSÍVEL, TORNOU-SE MAIS PRAZEROSA COM OS GIBIS AO ALCANCE DE TODOS NO CANTINHO DA LEITURA; E A ESCRITA FOI SE CONSTRUINDO EM FORMA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS, CRIAÇÃO DE NOVAS HISTÓRIAS, CRUZADINHAS,ETC.
OS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA GANHARAM DESTAQUE NAS RODAS DE CONVERSA, POIS ELES SEMPRE SERVEM DE EXEMPLO PARA AS ATITUDES DAS CRIANÇAS.
SENDO ASSIM, A APRENDIZAGEM COM O PROJETO CITADO TEM SIDO PARA TODOS UMA GRANDE AVENTURA, ONDE O APRENDIZADO NÃO TERÁ FIM.

ZILMA







O CHICO BENTO E A ROSINHA FORAM ESCOLHIDOS COMO MASCOTES DAS SALAS.








CALENDÁRIO
O CALENDÁRIO MENSAL FOI ESTUDADO DETALHADAMENTE: OS DIAS DA SEMANA, MESES DO ANO, DIAS DO MÊS, FERIADOS, ANIVERSÁRIOS, INÍCIO E TÉRMINO DO MÊS, DATAS COMEMORATIVAS, ETC.
CADA ALUNO RECEBEU UM CADERNO DO MATERIAL FORNECIDO PELO ESTADO. ESTE CADERNO FOI ENCAPADO E PREPARADO PARA USO EXCLUSIVO DE REGISTRO NO PROJETO.






DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
OS PERSONAGENS CONTARAM A HISTÓRIA POR MEIO DAS REVISTAS QUE RECEBEMOS E QUE TRATAVAM DO ASSUNTO.





A MÔNICA E O CEBOLINHA APRESENTARAM A HISTÓRIA E A INFLUÊNCIA DOS NEGROS NO BRASIL.




















FESTA JUNINA

CHEGOU A VEZ DO CHICO BENTO E A ROSINHA CONTAREM COMO SÃO AS FESTAS NO ARRAIÁ DA ROÇA E POR ISSO SUGERIRAM UMA LISTA DE PALAVRAS DE ALIMENTOS SÓ PRA COMEÇAR.
VIDA E OBRA DE MAURICIO DE SOUSA

OS ALUNOS OUVIRAM A LEITURA DO TEXTO QUE NARRA A HISTÓRIA DE ESCRITOR E DESENHISTA DO AUTOR E REGISTRARAM EM SEU CADERNO. OBSERVANDO QUE A MAIORIA DOS PERSONAGENS É BASEADA EM PESSOAS QUE SÃO PRÓXIMAS DO AUTOR. COMO A MÔNICA E A MAGALI QUE FORAM CRIADAS BASEADAS EM SUAS FILHAS.




TIRINHAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
AS TIRINHAS E HISTORINHAS SÃO USADAS COMO MOTIVAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE FRASES, LISTAS DE PALAVRAS E TEXTOS.
O ALUNO RELACIONA AS FALAS DOS PERSONAGENS COM OS DIFERENTES FORMATOS DO USO DE BALÕES E É INCENTIVADO A PRODUZIR TEXTO TAMBÉM EM QUADRINHOS.



PREENCHENDO BALÕES JÁ EXISTENTES OU MESMO CRIANDO TODA HISTÓRIA E SEUS PERSONAGENS




O CHICO BENTO

O PERSONAGEM CHICO BENTO VIVE EM MEIO A NATUREZA E ESTÁ SEMPRE DEFENDENDO-A E ESSE É MAIS UM MOTIVO PRA ENTRARMOS EM ASSUNTOS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE, CONTEÚDO DE CIÊNCIAS





MÚSICAS

MÚSICA DO CHICO BENTO

O meu nome é Chico Bento Alegre e caipirão
Chapéu de palha e pé no chão

Mal o dia vem raiando Vou ver o sol sair
E volta pra dormir

Quando penso em trabalhar Eu sinto uma canseira
E volto a cochilar

Chico Bento, Chico Bento Caboclinho, alegre e folgado Chico Bento, Chico Bento Pelo jeito nasceu já cansado


OS ALUNOS ADORAM OUVIR, LER E CANTAR AS MÚSICAS RELACIONADAS AOS PERSONAGENS...


O CHICO BENTO FALA DE FORMA ACAIPIRADA, OU SEJA, É UMA FALA REGIONAL, O QUE SE TORNA UM MOTIVO EM QUE OS ALUNOS OBSERVEM A FALA E CORRIJAM, DE FORMA COLETIVA, COLOCANDO A GRAMÁTICA COLOQUIAL




LISTA DE PALAVRAS

ESTA ATIVIDADE PERCORRE TODO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, POIS OS PERSONAGENS SEMPRE SUGEREM UMA LISTA PARA QUE OS ALUNOS ESCREVAM COM PRAZER.
EXEMPLO:
















A Rosinha vai passear na cidade e levar flores pra Mônica.
Lá, ela vai fazer passeios. Quais os lugares que ela poderá visitar










LEITURA E ORDEM DOS PARÁGRAFOS



























REGRAS DE UMA BRINCADEIRA

OS PERSONAGENS TAMBÉM SUGEREM PARA QUE OS ALUNOS ESCREVAM DA FORMA QUE SABEM.

CABO DE GUERRA




ENFIM, TODOS OS GENEROS TEXTUAIS É POSSIVEL TRABALHAR USANDO OS PERSONAGENS E TORNANDO LÚDICO A ATIVIDADE DE ESCRITA. ELENCAMOS AQUI ALGUNS EXEMPLOS QUE ATÉ O FINAL DO PROJETO TEMOS COMO OBJETIVO LER, ESCREVER E ESTUDAR CADA GENERO.



















































































ONOMATOPÉIAS
TODOS PODEM RECONHECER UMA ONOMATOPÉIA E EM SUAS PRODUÇÕES DE ESCRITA SEMPRE QUEREM COLOCAR ALGUMA















SEQUÊNCIA DE FATOS POR MEIO DE GRAVURAS:

















“Todo ensino que se torna prazeroso, facilita a aprendizagem aumentando também o prazer de ensinar do professor.” Susy