Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pojeto COM - Receita em casa


Esta pasta do Projeto COM visa oferecer mais um gênero litrario para o aluno, juntamente com sua família, possa ler, obter infomrações, calcular, etc.

A Pasta é enviada para casa com um caderno para registro e um livro de receitas. O aluno deve registrar uma receita, e também pode calcular o custo, o tempo gasto para realizar o prato, o numero de porções etc.

O caderno contém informações nutricionais que foram trabalhadas em sala de aula e que o texto informativo pode ser lido com a família.

CADERNO:


PROJETO: COM

RECEITA EM CASA

Este caderno tem o objetivo de incentivar a leitura e a escrita de receitas em casa COM a família.

O aluno COM a ajuda dos pais deverá escrever uma receita de doce ou salgado. Poderá copiar ou colar os rótulos, calcular o valor gasto na receita, marcar o tempo necessário, etc.

O trabalho realizado será socializado para todos os alunos da sala.

A Pasta será enviada para casa todos os dias, um aluno por dia.


Influência da alimentação na saúde.

Conseqüência da boa alimentação:
· Boa aparência
· Pele rosada
· Unhas,dentes,cabelos e olhos saudáveis
· Resistência à doenças
· Vida mais longa
· Bom rendimento escolar e no trabalho
· Maior disposição
· Filhos forte, etc.

Grupos básicos de alimentos
Grupo do leite: pertencem a esse grupo os queijos, coalhadas, yogurtes, requeijão, leite condensado, etc.
São ricos em proteínas e cálcio, fósforo e vitaminas A, D e complexo B. Servem para dar crescimento e a formação de ossos e dentes.
Quantidades diárias recomendadas:
Crianças com menos de 9 anos= 2 a 3 copos
Crianças entre 9 e 12 anos= 3 copos ou mais
Adolescentes 12 aos 18 anos= 4 copos ou mais
Gestantes = 3 copos ou mais
Mulheres que amamentam = 4 copos ou mais
Adultos = 2 copos ou mais

Grupo das carnes: pertencem a este grupo carnes de todos os tipos, peixes, ovos, miúdos, feijões (leguminosas) lingüiças, mortadela e salame, etc.
São ricos em proteínas, ferro fósforo, vitaminas A e complexo B e servem principalmente para construir ( dar crescimento e reconstruir o nosso corpo), ou seja, são construtores e reconstrutores principalmente do sangue, órgão e músculos. Previnem e combatem a anemia. Regulam o sistema nervoso, apetite, digestão, crescimento etc.
Numero de porções diárias recomendadas: 2 ou mais porções
1 porção é = 1 bife pequeno, 1 pedaço de frango, 2 almôndegas, 1 peixe pequeno, 1 xícara de feijão ou ervilha, 2 ovos.
Reconhecimento:
Carnes: cheiro agradável, consistência firme.
Fígado: pele lisa e fácil de fritar
Miolo: branco acinzentado e a pelo difícil de retirar
Frango: rosado e firme.
Amaciamento das carnes:
Gotas de leite de mamão: 4 gotas para cada quilo de carne. Suco de abacaxi. Gordura: tocinho
Ovos Função construtora: nutrientes principais
Proteínas, Sais minerais, ferro, fósforo, cálcio, Vitamina A, complexo B
O ovo é um alimento antianêmico, na gema fica a parte mais rica sendo que a clara também é fonte de proteínas.
Quantidade necessária: 4 a 5 por semana
Leguminosas: são grãos que nascem dentro de vagens: ervilhas, feijão, amendoim, grão de bico, soja, e lentilha. São ricos em proteínas, amido, ferro, gordura, vitaminas do complexo B, celulose. Sua função principal é a de construção e reconstrução e são energéticos
Grupo das hortaliças e frutas: pertencem a este grupo: hortaliças ( tomate, berinjela, abobrinha, cenoura, couve, alface, etc.) frutas ( mamão, banana, abacate, melancia, goiaba, laranja, limai, etc.) São ricos em vitaminas e sais minerais. Servem para o bom funcionamento de vários órgãos do nosso corpo ( olhos, coração, intestinos, etc.) entram na formação de líquidos do nosso corpo e ajudam no aproveitamento de alimentos de outros grupos e servem para formação de ossos e sangue.
Atenção:o calor, o ar, a luz e a água diminuem a quantidade de vitaminas e minerais. Por isso observe os seguintes cuidados no seu preparo:
· Lave folha por folha em água corrente;
· Nunca deixe na água, cortadas ou picadas;
· Cozinhe em pouca água, panela tampada ou no vapor.
· Aproveite a água do cozimento;
· Evite o uso de bicarbonato;
· Cozinhe com casca;
· Use faca inox;
· Sucos e salgados: prepare quase na hora de servir.
Grupo dos pães e cereais: pertencem a este grupo: arroz, massas (macarrão, polenta), farinha (de trigo, milho, etc.), pão, bolachas, etc. são ricos em hidratos de carbono. Servem para dar calor e energia ao nosso corpo.
Grupo adicional: pertencem a este grupo gorduras, açúcares, óleos e outros temperos. Servem para dar calor e energia ao nosso corpo.


Regras práticas para elaboração de cardápios
1. Qualidade: o cardápio deve conter um alimento de cada grupo
2. Quantidade: os alimentos devem estar presentes pelo monos na quantidade mínima.
3. Cor: Variar as cores, procurar incluir um vegetal amarelo forte ou verde escuro.
4. Textura: variar os tipos de preparos ( um suco e outro líquido, inteiro e outro picado. Etc.
5. Sabor: variar no que se refere aos alimentos ácidos, doces ou de gosto picantes.
6. Preparos: contrabalançar entre assados, cozidos, frituras e alimentos crus.
Alimentação no período de gestação
Três trimestres.
Primeiro trimestres: alteração fisiológicas mínimas, o feto cresce 1 grama por dia nos 3 meses iniciados.
Segundo e terceiro trimestre: as necessidades nutritivas aumentam 10% em relação ao primeiro.
Observações:
· Evitar o álcool e fumo;
· No 3º trimestre de gravidez reduzir o sal;
· O aumento de peso normal 8 a 11 quilos.Aumentar ingestão de leite e frutas.
PIRÂMIDE ALIMENTAR

REGISTRO

A pasta foi enviada para casa e os registros foram realizados ao longo do semestre. Um aluno por dia. Alguns fizeram registro do custo em Real para realizar a receita e também o tempo gasto, outros só registraram a receita


Projeto COM - Gibi em casa


Gibi em casa é algo que conquistou as crianças, pois em sala de aula trabalhamos o Projeto ALÉM DAS LETRAS COM MAURICIO DE SOUSA. Os alunos conhecem os personagens, as características de cada um e desenvolvem atividades com a Turma da Mônica sempre presente.
O Gibi em casa é mais um complemento para leitura de uma forma lúdica e a oportunidade que o aluno tem de expressar seus conhecimentos relacionados aos personagens juntamente com a família.
Todos os alunos gostam de levar esta pasta para casa.
As Pastas contem um gibi (de escolha do aluno) e um caderno para registro de forma livre, ou seja, o aluno deve registrar o que achou interessante em forma de desenho ou escrita. Todos registram, uns com mais palavras, outros menos, uns com desenhos outros sem, mas todos gostam de apresentar suas atividades para sala.








Projeto COM - Dicinário em casa



Este é mais um componente do Projeto COM – Dicionário em casa – que tem o objetivo de incentivar a pesquisa de novas palavras em casa COM a família.

A Pasta contém
um caderno para registro da palavra a ser procurada e um dicionário.








O aluno deverá procurar a palavra pedida e registrar um ou mais significados.






A Pasta é enviada para casa todos os dias, um aluno por dia, assim as experiências e registros poderão ser compartilhados por todas alunos e famílias.

REGISTRO:

O Projeto iniciou com o envio da pasta, caderno e dicionário para casa. Cada dia um aluno diferente leva a pasta. Todos desejam levar, criando assim uma expectativa para cada pasta que faz parte do Projeto COM.
As palavras que devem ser procuradas devem fazer parte do dia-a-dia ou do contexto dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Exemplo:
ESTRELA, MODELO,MALA, ALEGRIA, TRISTE, TALENTO BONDADE, MANCHETE...

Relatos dos pais nas páginas do caderno:
Olá professora Susy.
Gostei muito desse Projeto com dicionário em casa. Pois através dele os alunos ficam por dentro dos significados das palavras e aprendem muito mais. Maria (mãe da Beatriz)

Boa tarde Professora Susy
Legal pela sua iniciativa e por incentivar as crianças se interessarem pelo dicionário. Valdice (mãe da Marcele)

Parabéns pelo trabalho , tenho visto mais entusiasmo na Geovana para aprender. Estou muito feliz. (mãe da Geovana)

quinta-feira, 30 de julho de 2009




Projeto: com


BRINCADEIRA
O Projeto Com
BRINCADEIRAS . Surge com o Objetivo de levar o aluno a escrever, contextualizando sue dia-a-dia e conhecendo de forma lúdica mais um gênero textual.





Procedimento:
Confecção de um caderno com orientações para o desenvolvimento do Projeto. Confecção de uma pasta para que o caderno seja levado para casa de forma mais protegida e a atividade seja realizada com algum membro da família.
O caderno juntamente com a pasta deverá ser enviado para casa todos os dias sendo que cada dia um aluno diferente leve e realize a atividade. Na sala de aula a atividade deverá ser contextualizada com todos os alunos.
Página de abertura do caderno:


BRINCADEIRAS

ESTE CADERNO TEM O OBJETIVO DE REGISTRAR, JUNTO COM A FAMÍLIA, UMA BRINCADEIRA.
CADA BRINCADEIRA POSSUI REGRAS, TEMPO DE DURAÇÃO, NÚMERO DE PESSOAS, ETC.
O ALUNO PODERÁ REGISTRAR AS REGRAS E COMO SE DESENVOLVE A BRINCADEIRA DO COMEÇO AO FIM. SE FOR JOGO COMO SE PODE CHEGAR A VITÓRIA...
DEPOIS PODE DESENHAR, COLAR GRAVURAS OU FOTOS.

2° SÉRIE C






REGISTRO


Iniciamos com a confecção de um caderno ilustrado com gravuras da Turma da Mônica.


O Objetivo deste Projeto é a produção de Textos levando o aluno a escrever a forma como se brinca e assim poder expressar-se, por meio da escrita juntamente com sua família.
No inicio os relatos eram livres, porém era necessário sistematizar um pouco mais, então as atividades passaram a ser realizadas por meio de perguntas e respostas e que num terceiro momento voltará às escritas mais livres, pois esse é o objetivo maior.
















RESPONDA:

Quanto tempo pode durar essa brincadeira?
Tem vencedores? ( ) sim ( )não
Como se tornar vencedor nessa brincadeira?
Como termina a brincadeira?

Algum adulto da sua casa já brincou assim? ( ) sim ( ) não
Quem? __________
Era da mesma forma ou mudava alguma coisa?





DECLARAÇÕES DOS PAIS

Bom dia Professora Susy:
Gostei muito deste Projeto, pois a Dé gosta muito de dezenhar e isto incentiva. Parabéns! Ass. Neide ( mãe da Denise)

Olá Professora Susy, Bom Dia!.
Parabéns por mais um Projeto que as crianças se interessam muito mais em aprender.
Esse Projeto com Brincadeiras é muito bom para eles e um das coisas que todos gostam é de brincar. Maria (mãe da Beztriz)

terça-feira, 28 de julho de 2009


Projeto: COM Revista em Casa

Objetivo: leitura e conhecimento de diferentes gêneros literários incluindo as revistas entregues pelo Programa Ler e escrever.
Procedimento: colocar a disposição dos alunos as revistas. RECREIO, CIÊNCIA HOJE e outras, recebidas em sala de aula.
Montar um painel com as diferentes informações contidas nas revistas
Criar uma pasta contendo um exemplar de revista e um caderno de registro para que o aluno possa levar para casa, criando assim o acesso deste gênero literário ao aluno e família.
Motivar os alunos a descobrirem nas revistas:

· Propagandas
· Piadas
· Conhecimentos
· Correio
· Endereços – Sites, e-mails. Etc.
· Diversões, etc.
O caderno de registro deverá ter um texto esclarecedor para o desenvolvimento da leitura e registro do aluno COM a família
Abertura do Caderno
PROJETO: COM
REVISTA EM CASA

Este caderno tem o objetivo de incentivar a leitura em casa COM a família.
A Pasta contém um caderno para registro de algo que o aluno ache interessante por meio de escrita e desenho.
A Pasta será enviada para casa todos os dias, um aluno por dia, assim as experiências e registros poderão ser compartilhados por todos os alunos e famílias.
2° C – 2009


REGISTRO:

O Projeto alcançou os objetivos propostos e além do registro dos alunos alguns pais relataram a experiência de leitura com seus filhos:



“Eu, mãe do Kevem, acho muito interessante porque ajuda a criança a ter interesse na leitura e na arte de desenhar. Parabéns!”

“Eu, mãe do Mateus, acho que esse Projeto é muito importante para que as crianças aprendam a observar a arte de outra forma. Neuzenita.”


“Este Projeto é algo novo e eu tenho gostado muito de participar, pois possibilita que nós pais e filhos tenham mais interatividade e co-participação. Nesse trabalho tenho notado que não só minha filha, mas também os seus colegas tenham a possibilidade de trocar informações e novos conhecimentos. Fabiana Aparecida Silva (mãe da Yasmim)”

“ Olá professora! Eu e a minha filha lemos juntas o texto, que ela mesmo escolheu, através da leitura a minha filha entendeu a importância de lavara bem as frutas e verduras antes de consumi-las porque o excesso de agrotóxico causa danos irreversíveis a nossa saúde. A partir dessa leitura a Maria Eduarda nunca mias comerá uma fruta sem lavar.”
“Bom dia professora! Eu Karina irmã da Fátima, achei muito importante este projeto, pois as crianças aprendem a ler e escrever e também gostar dos desenhos e nós com a nossa participação aprendemos todos juntos também.”






domingo, 5 de julho de 2009



Escola Estadual

REGISTRO - 2009




PROJETO: COM - 2° SÉRIE
MESTRES DAS ARTES

ALFREDO VOLPI




MESTRES DAS ARTES
O nome do Projeto surgiu devido o Projeto ser desenvolvido COM a família. Da Escola para casa. Do Professor para o aluno COM os pais.



Iniciei o Projeto lendo a vida e obra de um artista plástico e logo em seguida entreguei uma pasta, um caderno e um livro para ser levado para casa, ser lido COM os pais e registrar uma das obras do artista em forma de desenho.

Todos os dias a pasta é envida para casa. Cada dia um aluno diferente. Esta pasta foi muito bem aceita pelos alunos e famílias. A cada período escolhemos um artista, de acordo com o livro que temos em mãos, lemos e conhecemos um pouco sobre o artista e os alunos iniciam as atividades. Todos querem participar e levar a pasta pra casa criando assim uma expectativa para realização das atividades. Em casa, o aluno escolhe um a das obras do artista e registra (do seu jeito) na página do caderno. A família participa lendo COM o aluno e conhecendo um pouco mais sobre a vida e obra do artista em estudo.
É uma leitura motivadora, como conhecimento de mundo, além da leitura e conhecimento de técnicas artísticas, trabalhada pela professora de Artes. Sempre quando os alunos ouvem que uma obra de Arte foi exposta, ou roubada, quando divulgada pela mídia, chegam comentando, pois conhecem o nome mencionado nos meios de comunicação, tornando assim um mundo mais acessível aos nossos alunos.



PAUL KLLE

































Relato dos pais, no verso da pagina do caderno.



São Paulo 05/04/2009
Quando a Yasmim trouxe esta pasta referente o “Projeto Com: Mestres da Arte”, perguntei do que se tratava e achei muito bom, pois promove o incentivo à participação ativa dos pais no processo de aprendizagem com os seus filhos. Eu particularmente adorei ler o livro da vida e obra de Arte de “Paul Klee”, e confesso que não conhecia e que através desse projeto pude ter acesso ao artista que até então nunca tinha ouvido falar. Espero poder participar de outros Projetos junto com minha filha.
Fabiana Aparecida da Silva Morais( mãe da aluna Yasmim)





07/04/2009

Gostei muito do Projeto, pois a Denise está muito empenhada com o trabalho, acho que é uma forma muito educativa das crianças gostarem das Artes, e também para os pais aprenderem mais um pouco com as crianças. Você professora, está de parabéns, o livro é muito bom pra se ler e procuro sempre ajudar minha filha do jeito que sei e do jeito que posso, o Projeto me interessou muito mesmo

Maria Neide da Conceição (mãe da aluna Denise)

















Gostei muito desse Projeto, quando a Beatriz trouxe a pasta referente ao “Projeto COM: Mestres da Arte” e nós fomos fazer o desenho percebi que ela estava muito entusiasmada, e foi um tempo muito bom que passei ao lado dela. Esse Projeto promove o incentivo e a participação ativa dos pais no processo de aprendizagem dos nossos filhos e incentiva eles também a conhecerem um pouco mais sobre a Arte e seus pintores. Eu adorei esse projeto que além de ter passado esse tempo com minha filha aprendi um pouco mais sobre a vida de alguns pintores e suas obras de Arte. Lendo Cândido Portinari, conheci alguns outros artistas que não conhecia, para mim foi muito bom.
Espero participar de outros projetos, juntamente com minha filha, pois adorei esse e espero que tenham outros.
Grata pela atenção
Maria (mãe da Beatriz).
















Bom dia Professora!
Adorei essa idéia (Mestres da Arte). Só assim os alunos passam a gostar desse belo trabalho e valorizar o seu trabalho em si.
Parabéns!
José Luiz Soares (pai da Samantha)






29/04/2009
Olá professora Susy, gostei e achei interessante este Projeto COM: Mestre da Arte, considerei este trabalho um grande incentivo para as crianças terem noção que Arte não é só desenhos animados de televisão e sim outras formas de fazer Arte. Sempre estudo ou faço os trabalhos com minhas filhas, mas este foi inovador e diferente. Obrigado e parabéns pelo seu trabalho com as crianças.
Dagmar AP; ( mãe da Thaina)













CANDIDO PORTINARI










4/05/2009
Bom dia professora Susy.
Eu gostei deste Projeto, pois desperta ainda mais o interesse das crianças. A Fátima gosta muito de desenhar, ler e escrever, quando chega da escola e nos finais de semana.
Saber sobre os artistas que contribuíram para a História da Arte. Quando eu estudava aprendi muito sobre vários pintores e gostei muito.
A Fátima disse que é desenhista e depois vai ser pintora. E isso a deixa muito feliz e nós também.

Karina ( irmã da Fátima)



TARSILA DO AMARAL







Bom dia , professora Susy!
Parabéns por todos os trabalhos que tem feito com as crianças. Tenho visto o interesse da minha filha. São trabalhos de muita criatividade até os pais estão aprendendo também.
Obrigado por tudo!
Simone ( mãe da Geovana Therezinha)





Professora Susy

Eu e o pai do Guilherme estamos adorando as novas atividades que nossos filhos vêm fazendo. Ele esta desenvolvendo cada vez mais sua capacidade e seu desempenho na sala de aula e em casa. Adorei o trabalho “Mestre da Arte” e o Guilherme gostou de desenhar Tarsila.
Ele disse que ficou lindo e ficou lindo mesmo!
Obrigado por esse trabalho e por sua paciência com essas crianças e principalmente como carinho que vejo que você tem com elas.
Obrigada!
Adriana (mãe do Gui)
Odair (pai do Gui
Arthur (irmão do Gui)





















VINCENT VAN GOGH