Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de março de 2010

2010 - PRIMEIRO ANO DO E. F. DE NOVE ANOS


BRINCARAAAAAAAAR

NO PRIMEIRO DIA DEAULA O RELACIONAMENTO FOI ÓTIMO(alunos e professora) POIS FECHAMOS UM COMBINADO DE MUITAS BRINCADEIRAS.
OS ALUNOS SE SENTIRAM A VONTADE, CONHECERAM AS DEPENDÊNCIAS DA UNIDADE ESCOLAR, LANCHARAM... TUDO FOI NOVIDADE.
NO SEGUNDO DIA FORAM RECEBIDOS COM AS MESAS E CARTEIRAS AFASTADAS ONDE SENTARAM-SE NO CHÃO PARA OUVIR HISTÓRIA, CANTAR E BRINCAR DE MÍMICA. ASSIM SEGUIU A PRIMEIRA SEMANA.
A AULA DE LINHA E RODINHA MONTESSORIANA CATIVA AS CRIANÇAS, ALÉM DE SER FEITA SEMPRE DE FORMA LÚDICA, AJUDA, E, MUITO NA CONCENTRAÇÃO.
CADERNO
OS ALUNOS AINDA ESTÃO APRENDENDO A UTILIZAR O CADERNO, REALIZARAM ALGUMAS ATIVIDADES RELACIONADAS A SUA PROPRIA IDENTIFICAÇÃO.

A LEITURA MEMORIZADA DA POESIA IDENTIDADE (Pedro Bandeira) DURANTE TODOS OS DIAS MOTIVOU-OS A PERCEBEREM QUE É ALGO PRAZEROSO E NÃO ESTÁ LONGE DE SEU DOMÍNIO.

IDENTIDADE

ÀS VEZES NEM EU MESMO
SEI QUEM SOU.
ÀS VEZES SOU
O MEU QUERIDINHO
ÀS VEZES SOU MALCRIADO.
PARA MIM
TEM VEZES QUE EU SOU,
HERÓI LUTADOR,
JOGADOR CAMPEÃO.
ÀS VEZES SOU PULGA
SOU MOSCA TAMBÉM, QUE VOA E SE ESCONDE
DE MEDO E VERGONHA.
ÀS VEZES EU SOU HÉRCULES,
SANSÃO VENCEDOR
PEITO DE AÇO
GOLEADOR.
MAS O QUE IMPORTA
O QUE PENSAM DE MIM?
EU SOU EU
SOU ASSIM
SOU MENINO..
Pedro Bandeira – Cavalgando no arco-íris. São Paulo. Moderna

A PARTIR DA POESIA OS ALUNOS ELENCARAM SUAS PREFERÊNCIAS E INCIARAM ATIVIDADES DA ESCRITA DO NOME PRÓPRIO
Fizeram um desenho para representar a parte da poesia que você mais gostaram.

ATIVIDADES

1. PENSE EM ALGUNS SENTIMENTOS QUE A POESIA DESCREVE.
FAÇA UM DESENHO DE UMA PESSOA COM MEDO.

2. PARA VOCÊ, QUE COR REPRESENTA O MEDO?

3. DE QUE VOCÊ TEM MEDO?

4. DESENHE UMA PESSOA QUE SE SINTA UM REI

5. VOCÊ JÁ SE SENTIU UMA PULGA? OU UMA MOSCA?

SIM NÃO
6. GRÁFICO DOS MEDOS

7. PINTE NO DIAGRAMA AS PALAVRAS QUE APARECEM NA POESIA. DEPOIS ESCREVA-AS.



A N M H E R O I L K H M
R E I H F V B N M I K P
P U L G A N H D X A W S
Q W M A L C R I A D O B
Q U E R D I N H O L B I
P B D W M O S C A z q w

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. VOCÊ CONHECE UM HERÓI DE VERDADE?________
9. QUEM?___________________

10. QUANDO ELE É HERÓI?
________________________________________________

11. DESCUBRA A PALAVRA SECRETA:
A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA AVIÃO
A ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA JARDIM
A SEGUNDA LETRA DA PALAVRA PIRULITO.
A SEGUNDA LETRA DA PALVRA AZUL.
A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA ANEL.
A PENULTIMA LETRA DA PALAVRA CIDADE.
A ULTIMA LETRA DA PALVRA SAUDADE.


COPIE A PALAVRA:
___________________________________________________________
12. QUE COR TEM ESSA PALAVRA PRA VOCÊ?


13. AS COISAS QUE MAIS GOSTO:


14.A BRINCADEIRA QUE MAIS GOSTO:


15. O ANIMAL QUE MAIS GOSTO

16.MEU MELHOR AMIGO



17. MEU LUGAR PREFERIDO


18. GRÁFICO DAS PREFERENCIAS
Escolher um item e fazer um gráfico contendo o nome dos alunos e a brincadeira preferida, ou o animal, ou o lugar, etc.


19. IDENTIDADE CIVIL
NOSSO NOME ESTÁ ESCRITO NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO. ELA É O NOSSO PRIMEIRO DOCUMENTO.
TAMBÉM SERVEM DE DOCUMENTOS DE NOSSA EXISTENCIA AS FOTOS A CARTEIRINHA ESCOLAR, O NOSSO REGISTRO DE IDENTIDADE (R.G.), ETC.
PESQUISE EM SEU DOCUMENTO:

A DATA DO SEU NASCIMENTO: _____________________
O NOME DA MATERNIDADE ONDE VOCÊ NASCEU ________________________________________________
A CIDADE ONDE VOCÊ NASCEU _____________________
_____________________________________________________
O NOME DA SUA MÃE _______________________________
_____________________________________________________
O NOME DO SEU PAI _________________________________
_____________________________________________________

20. SE O SEU NOME FOSSE UM DESENHO COMO SERIA?


21. SE FOSSE UMA COR, QUAL SERIA?

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PROJETO: Todas cores

EXPOSIÇÃO DO DIA 28/11




















Esse Projeto é realizado todos os anos na Escola com o objetivo de trabalhar a questão do pre conceito de raças...
Os alunos realizaram várias atividades e apresentação aos pais no dia 28.






terça-feira, 13 de outubro de 2009

SEMANA DA CRIANÇA

LEMBRANCINHA COM
DOCES
E MAI UM
GIBI DA TURMA DA MÔNICA JOVEM N°10



A LEMBRANCINHA FOI FEITA FINALIZANDO O PROJETO COM
E O PROJETO: ALÉM DAS LETRAS COM MAURICIO DE SOUSA

E MUITO MAIS...

TEATRO, CINEMA, PIPOCA, LANCHE ESPECIAL...


MÚSICA
DANÇA. ALEGRIA
































































TAMBÉM A HORA DO RELAXAMENTO











DEPOIS....



REGISTRAR, POR MEIO DO DESENHO A IMAGINAÇÃO CRIADA DURANTE O RELAXAMENTO.




NA QUADRA COM A PROFESSORA LUCIMAURA












GINCANA DAS CORES- A 2° C PARTICIPOU COM A COR BRANCA














































GRITO DE GUERRA





























































Projeto: QUEM ESCREVE UM CONTO, APRENDE UM TANTO


AUTORES:

























































































ESSE PROJETO É PROPOSTO PELO PROGRAMA: LER E ESCREVER. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.



Os alunos ouvem a leitrua de um conto e depois em duplas escrevem a história.


A reescrita acontece com uma das histórias que é colocada na lousa como está escrita pelo aluno e a classe todo corrigi os "erros" ( ortografia, gramática) com a intervenção da professora.