Total de visualizações de página

domingo, 14 de março de 2010

RECORTE AS FIGURAS E COLE À FRENTE DAS LETRAS









ATIVIDADES COM ALFABETO -2




sexta-feira, 12 de março de 2010

ATIVIDADES COM ALFABETO -1

O ALFABETO

Ler o alfabeto
Cantar, copiar, desenhar, classificar, separar em vogais e consoantes. Mostrar a utilidade da ordem alfabética (listas telefônicas, dicionários, agendas, lista de alunos, etc.). Exposições com objetos cujo nome comece com a mesma letra. Colar gravuras diante das letras estudadas. Escrita dos nomes dos alunos com a letra inicial estudada.
Troca de letras nas palavras
Camelo – cabelo
Pato – mato
Roma – roda
Moeda – moela

Colocar os nomes nos lugares certos indicados pelas letras

Jogos
Bingos,ditado colorido (pinte de azul a letra...)
Caça ao tesouro, ETC.








ATIVIDADES COM RÓTULOS



ATIVIDADES COM NOME PRÓPRIO

TRABALHAR COM O PROPRIO NOME.

O nome escrito é a própria criança representa sua identidade.
O nome próprio é a forma escrita estável, mais significativa com a qual a criança entra em contato.
Os crachás com nomes das crianças, além da função identificadora facilita o reconhecimento das letras, silabas,etc.
Ler os nomes. Conduzir a criança a procurar seu nome. Pedir que uma criança entregue os crachás. Mostrar os crachás e deixar o dono pegar sem falar. Colocar os crachás errados para que os alunos descubram e troquem. Competição entre grupos de alunos pra ver qual grupo pega primeiro seus nomes. Equipes diferentes entregam um determinado número de crachás.
Sugestões:
• Jogo de memória, bingo de nomes...
• Álbum da classe:
• Recortar e colar o próprio nome;
• Recortar e colar o nome de três amigos;
• Desenhar
• Colocar o nome de três meninas
• Colocar o nome de três meninos
• Desenhar
• Recortar e colar o nome maior
• O menor
• Nomes que começam e ou terminam com...
• Pitar a letra cantada pelo professor
• Contar e marcar o numero de letras
• Reconhecer e pintar a letra inicial
• Descobrir a letra que falta
• Nomes fantasmas ( nomes com silabas trocadas para se colocado em ordem)quebra cabeças

O nome próprio é um modelo estável, que se refere ao próprio aluno.
A escrita dos nomes pr´prios é uma boa situação para trabalhar com modelos, uma vez que informa as letras, quantidade, variedade, posição e ordem, além de servir de ponto de referência para confrontar idéias das crianças com a realidade da escrita convencional.

Escreva seu nome:

_____________

PESQUISE EM JORNAIS OU REVISTAS AS LETRAS DE QUE VOCÊ PRECISA PARA FORMAR SEU NOME. RECORTE E COLE-AS.



CIRCULE AS LETRAS DO SEU NOME.

A B C D E F G
H I J K L M N
O P Q R S T U
W V X Y Z

QUANTAS CONSOANTES TÊM SEU NOME?

ALGUMAS DELAS SE REPETEM?

QUANTAS VOGAIS TÊM SEU NOME?

ALGUMA VOGAL SE REPETIU? QUAL?


ESCREVA SEU NOME:

RECORTE DE REVISTAS OU JORNAIS PALAVRAS QUE TENHAM O MESMO NÚMERO DE LETRAS QUE O SEU NOME


FORME CONJUNTOS, USANDO OS NOMES DE SEUS COLEGAS, DE ACORDO COM O NUMERAL INDICADO.
7: _________________

6: _________________

4 : _______________

8: _______________

ESCREVA,, NOMES DE COLEGAS DA SUA TURMA QUE COMECEM COM A LETRAS INDICADAS.

M: ________________

L: ________________

A: _______________

DIVIDA SUA TURMA EM DOIS TIMES


MENINAS X MENINOS

INVENTE UM SÍMBOLO PARA IDENTIFICAR CADA TIME:


MENINAS _______________________


MENINOS _______________________

AO LADO DE CADA SÍMBOLO, ESCREVA UM NOME PARA CADA TIME.
LISTA DOS NOMES:

MENINAS MENINOS
_________ ...

RECADINHO PARA OS PAIS DE INICIO DAS AULAS

MEU RECADINHO PARA O PAPAI E A MAMÃE

Estou começando mais um ano escolar. Uma nova série, nova professora... Por isso estou mandando este recadinho, com alguns lembretes que são muito importantes para minha vida escolar.
1. Perguntem-me o que fiz na escola. Mostrem um interesse sincero por tudo o que eu contar.
2. Não desanimem, se eu ainda não conseguir fazer alguma coisa; não caçoem dos meus enganos, mas valorizem o meu esforço.
3. Falem sempre da minha escola com carinho.
4. Sejam bondosos com minha professora; digam-lhe o que ela precisa saber a meu respeito, para compreender-me melhor.
5. Não falem dos meus problemas na minha frente.
6. Não joguem fora os meus trabalhos, eles são muito importantes.
7. Ajudem-me a ser pontual e mandem uma justificativa quando eu realmente precisar faltar, isto, ajuda a formar responsabilidade.
8. Não deixem de me apanhar na hora certa; se me sentir abandonado posso ficar com medo de voltar à escola.
9. Sempre que possível, esteja um de vocês dois em casa quando eu voltar; tenho coisas pra contar.
10. Deem-me um lugar para que possa guardar meu material, permitam que eu assuma minhas primeiras responsabilidades.
11. Procurem, com freqüência, minha escola para saber o que, e como eu estou aprendendo e o ambiente que me cerca nestas horas em que estou fora de casa.
12. Não se esqueçam de que o incentivo me fará crescer; digam-me sempre palavras de estímulo e apreciação. Críticas só as construtivas.
13. E, como último recadinho..., não façam comparações entre o meu progresso e o de meu irmão. Lembre-se de que sou um pequeno indivíduo com minhas próprias características.

Com muito amor!
Seu filho (a)_________________________

segunda-feira, 1 de março de 2010

2010 - PRIMEIRO ANO DO E. F. DE NOVE ANOS


BRINCARAAAAAAAAR

NO PRIMEIRO DIA DEAULA O RELACIONAMENTO FOI ÓTIMO(alunos e professora) POIS FECHAMOS UM COMBINADO DE MUITAS BRINCADEIRAS.
OS ALUNOS SE SENTIRAM A VONTADE, CONHECERAM AS DEPENDÊNCIAS DA UNIDADE ESCOLAR, LANCHARAM... TUDO FOI NOVIDADE.
NO SEGUNDO DIA FORAM RECEBIDOS COM AS MESAS E CARTEIRAS AFASTADAS ONDE SENTARAM-SE NO CHÃO PARA OUVIR HISTÓRIA, CANTAR E BRINCAR DE MÍMICA. ASSIM SEGUIU A PRIMEIRA SEMANA.
A AULA DE LINHA E RODINHA MONTESSORIANA CATIVA AS CRIANÇAS, ALÉM DE SER FEITA SEMPRE DE FORMA LÚDICA, AJUDA, E, MUITO NA CONCENTRAÇÃO.
CADERNO
OS ALUNOS AINDA ESTÃO APRENDENDO A UTILIZAR O CADERNO, REALIZARAM ALGUMAS ATIVIDADES RELACIONADAS A SUA PROPRIA IDENTIFICAÇÃO.

A LEITURA MEMORIZADA DA POESIA IDENTIDADE (Pedro Bandeira) DURANTE TODOS OS DIAS MOTIVOU-OS A PERCEBEREM QUE É ALGO PRAZEROSO E NÃO ESTÁ LONGE DE SEU DOMÍNIO.

IDENTIDADE

ÀS VEZES NEM EU MESMO
SEI QUEM SOU.
ÀS VEZES SOU
O MEU QUERIDINHO
ÀS VEZES SOU MALCRIADO.
PARA MIM
TEM VEZES QUE EU SOU,
HERÓI LUTADOR,
JOGADOR CAMPEÃO.
ÀS VEZES SOU PULGA
SOU MOSCA TAMBÉM, QUE VOA E SE ESCONDE
DE MEDO E VERGONHA.
ÀS VEZES EU SOU HÉRCULES,
SANSÃO VENCEDOR
PEITO DE AÇO
GOLEADOR.
MAS O QUE IMPORTA
O QUE PENSAM DE MIM?
EU SOU EU
SOU ASSIM
SOU MENINO..
Pedro Bandeira – Cavalgando no arco-íris. São Paulo. Moderna

A PARTIR DA POESIA OS ALUNOS ELENCARAM SUAS PREFERÊNCIAS E INCIARAM ATIVIDADES DA ESCRITA DO NOME PRÓPRIO
Fizeram um desenho para representar a parte da poesia que você mais gostaram.

ATIVIDADES

1. PENSE EM ALGUNS SENTIMENTOS QUE A POESIA DESCREVE.
FAÇA UM DESENHO DE UMA PESSOA COM MEDO.

2. PARA VOCÊ, QUE COR REPRESENTA O MEDO?

3. DE QUE VOCÊ TEM MEDO?

4. DESENHE UMA PESSOA QUE SE SINTA UM REI

5. VOCÊ JÁ SE SENTIU UMA PULGA? OU UMA MOSCA?

SIM NÃO
6. GRÁFICO DOS MEDOS

7. PINTE NO DIAGRAMA AS PALAVRAS QUE APARECEM NA POESIA. DEPOIS ESCREVA-AS.



A N M H E R O I L K H M
R E I H F V B N M I K P
P U L G A N H D X A W S
Q W M A L C R I A D O B
Q U E R D I N H O L B I
P B D W M O S C A z q w

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. VOCÊ CONHECE UM HERÓI DE VERDADE?________
9. QUEM?___________________

10. QUANDO ELE É HERÓI?
________________________________________________

11. DESCUBRA A PALAVRA SECRETA:
A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA AVIÃO
A ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA JARDIM
A SEGUNDA LETRA DA PALAVRA PIRULITO.
A SEGUNDA LETRA DA PALVRA AZUL.
A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA ANEL.
A PENULTIMA LETRA DA PALAVRA CIDADE.
A ULTIMA LETRA DA PALVRA SAUDADE.


COPIE A PALAVRA:
___________________________________________________________
12. QUE COR TEM ESSA PALAVRA PRA VOCÊ?


13. AS COISAS QUE MAIS GOSTO:


14.A BRINCADEIRA QUE MAIS GOSTO:


15. O ANIMAL QUE MAIS GOSTO

16.MEU MELHOR AMIGO



17. MEU LUGAR PREFERIDO


18. GRÁFICO DAS PREFERENCIAS
Escolher um item e fazer um gráfico contendo o nome dos alunos e a brincadeira preferida, ou o animal, ou o lugar, etc.


19. IDENTIDADE CIVIL
NOSSO NOME ESTÁ ESCRITO NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO. ELA É O NOSSO PRIMEIRO DOCUMENTO.
TAMBÉM SERVEM DE DOCUMENTOS DE NOSSA EXISTENCIA AS FOTOS A CARTEIRINHA ESCOLAR, O NOSSO REGISTRO DE IDENTIDADE (R.G.), ETC.
PESQUISE EM SEU DOCUMENTO:

A DATA DO SEU NASCIMENTO: _____________________
O NOME DA MATERNIDADE ONDE VOCÊ NASCEU ________________________________________________
A CIDADE ONDE VOCÊ NASCEU _____________________
_____________________________________________________
O NOME DA SUA MÃE _______________________________
_____________________________________________________
O NOME DO SEU PAI _________________________________
_____________________________________________________

20. SE O SEU NOME FOSSE UM DESENHO COMO SERIA?


21. SE FOSSE UMA COR, QUAL SERIA?