Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de abril de 2010

DIA DA MENTIRA



Um pouco de história
O rei da França, Carlos IX, implantou o calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, isso atrapalhou a adoção da mudança da data.

Antes a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais não gostaram da mudança no calendário e continuaram a comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
Mais tarde essas brincadeiras se espalharam ficando mais conhecida como o dia da mentira. ..

Leitura
Para os nossos pequenos podemos contar a história do Pinóquio, para reflexão sobre a mentira

domingo, 21 de março de 2010

LEITURA DE TEXTO MEMORIZADO

Parlendas, músicas, adivinhações epoemas conhecidos são textos privilegiados para o trabalho com a leitura e escrita. Como são de fácil memorização, permitem que os alunos se concetrem em questões de notação e focalizem sua atenção na leitura e escrita das palavras.


domingo, 14 de março de 2010

ÁLBUM DE ANIMAIS - A tividade retirada do Blog: Espaço Educar










MAMÍFEROS

AVES

PEIXES

RÉPTEIS

ANFÍBIOS


INVERTEBRADOS


INSETOS




CRUSTÁCEOS


MOLUSCOS


ARACNÍDEOS



ANIMAIS DOMÉSTICOS


ANIMAIS ÚTEIS


ANIMAIS NOCIVOS



ANIMAIS SELVAGENS

PROJETO - ZOOMANIA


JUSTIFICATIVA:
A alfabetização no primeiro ano é uma conquista diária dos alunos, quando, o sistema de leitura e escrita é carregado de ludicidade.
O Projeto Zoo mania surgiu com o objetivo de criar personagens para cada etapa da alfabetização apresentando alguns animais.
Além de pesquisas das caracterísiticas, os alunos são motivados a aprenderem a escrita dos nomes dos animais; leitura e escrita de textos,poesias, histórias, notícias, músicas, lista de palavras, parlendas, trava-línguas, etc.
" A língua é um sistema discursivo que se organiza no uso e para o uso, escrito e falado, sempre de maneira contextualizada. No entanto uma condição básica para ler e escrever com autonomia é a apropriação do sistema de escrita, que envolve, da parte dos alunos aprendizagens muito específicas. Entre elas o conhecimento do alfabeto, a forma gráfica das letras, seus nomes, seu valor sonoro."(Guia de Planejamento e orientações didáticas. Professor Alfabetizador, página 17)
Ler e escrever é muito complexo, pois representa nossa identidade cultural, assim o Projeto auxilia a buscar informações sobre cada animal, criando os murais que são organizados ao longo do ano com exposições das gravuras dos animais estudados, suas caracteristicas e as atividades dos alunos.

Objetivos:
Identificar, conhecer e pesquisar sobre alguns animais;
Observar e pesquisar sobre as características, classificação, habitat, alimentação, etc.
Promover conversar sobre o meio ambiente, extinção, preservação, além do reaproveitamento do lixo com a confecção de bichinhos de sucata.
Distinguir animais nocivos, domésticos, selvagens, etc.
Desenvolver a leitura e a escrita;
Socialização.

CONTEÚDOS
Leitura e escrita de: parlendas, músicas, histórias, notícias, alfabeto, palavras, frases, poesias, listas, gravuras, fotos, obras de arte, caça-palavras, pesquisas, etc.
DESENVOLVIMENTO:
Um animal é escolhido para ser estudado(características) a partir deste animal os alunos ouvem histórias, conhecem as diferentes espécies por meio de fotos, gravuras e na internet, (sala acessa São Paulo), vídeos e desenvolvem atividades didáticas. Ouvem e aprendem a cantar uma música relacionada, e, sempre que possível, confeccionam algo de sucata ou outro material representando o animalzinho.
Na sala de aula os murais são criados com fotos, cartazes, gravuras e permanecem durante a duração do Projeto se tornando um livro coletivo no final do ano.
AVALIAÇÃO
A avaliação acompanha todo o processo de desenvolvimento do Projeto na aquisição da leitura e escrita.
PRODUTO FINAL
Exposição dos murais com atividades e fotos
Exposição no Blog das produções dos alunos.
Apresentação aos pais e ou alunos de algumas músicas aprendidas durante o desenvolvimento do Projeto

Atividades:
CONVERSAR SOBRE O QUE OS ALUNOS SABEM SOBRE O PATO E INCENTIVAR A PESQUISA. ELABORAR UM PAINEL COM AS CARACTERISTICAS DE CADA ANIMAL ESTUDADO.

DOBRADURA DO PATO




MÚSICA
O PATO

LÁ VEM O PATO
PATA AQUI, PARA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ.

O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA PANELA.
Arca de Noé – Vinícius de Moraes


Complete com as palavras que faltam.

LÁ VEM O_______________________
______________________AQUI, PATA ACOLÁ

LÁ ______________ O PATO

PARA VER O QUE É QUE HÁ.

O PATO _______________

PINTOU O _____________

SURROU A GALINHA

BATEU NO _______________
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO _______________

LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO_____________

QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA __________

ESCREVA OS NOMES:









O MACACO
PESQUISA SOBRE AS CARACTERISTICAS:


MÚSICA

O MACAQUINHO QUANDO ESTÁ DE PILHA NOVA
FICA TODO ENTUSIASMADO, BOTA PRA QUEBRAR.
ABRE A TORNEIRA E SAI MOLHANDO A CASA INTEIRA
E O ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO VAI DESENROLAR.

ENTOPE O RALO, FECHA A PORTA, ABRE A JANELA
E DUAS TAMPAS DE PANELA BATE ATÉ CANSAR.

PULA DO CANTO DE CÁ PRO OUTRO LADO DE LÁ
E O PULA-PULA SEGUE ATÉ O SOL RAIAR.

SE METE EM TODO BURACO, TÁ COM MACACA O MACACO,
SÓ FICA QUIETO SE A PILHA SE ACABAR.

CONTINUANDO, PRO AZAR DA COZINHEIRA,
ELE VAI NA GELADEIRA SÓ PRA XERETAR.
MISTURA OVO, ABACAXI E MARMELADA
COM IOGURTE E CARNE ASSADA E LARGA TUDO LÁ.

PEGA A TOALHA E PÕE EMBAIXO DO CHUVEIRO,
VIRA A CINZA DO CINZEIRO PRA DEPOIS SOPRAR.
GIRA A CABEÇA LIGEIRO, COÇANDO A NUCA E O TRASEIRO,
E O COÇA-COÇA SEGUE ATÉ O SOL RAIAR.

SE ESCONDE DENTRO DE UM SACO,
TÁ COM A MACACA O MACACO.
SÓ FICA QUIETO SE A PILHA SE ACABAR.
QUA - QUA - RA - QUA - QUA
ESSA SEMANA O MACAQUINHO SE COMPLICOU
E NUMA CASCA DE BANANA O COITADINHO ESCORREGOU.
Toquinho

ÁLBUM DE FIGURINHAS







ESCRITA DE PALAVRAS - 2


ESCRITA DE PALAVRAS


PINTE AS LETRAS DE ACORDO COM A LEGENDA
A – MARROM
B – VERMELHO
C – AZUL
D – VERDE
E – AMARELO
F – LARANJA

B F A C
A D B E
D E A B
F C A E

AGORA ESCREVA UMA PALAVRA PARA CADA LETRINHA
RECORTE AS FIGURAS E COLE À FRENTE DAS LETRAS