Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dica didática

Dica didática: passos para a eficiência do processo ensino-aprendizagem
1. Planeje a aula. Monte o plano de aula.
2. Prepare o ambiente com antecedência. Tenha à mão os meios auxiliares de ensino necessários; teste os recursos audiovisuais; organize a sala, a disposição das cadeiras e dos recursos; prepare material de apoio/consumo.
3. Sensibilize. Ative a motivação dos alunos; desperte o interesse; estimule atitude receptiva; enfatize a importância do conteúdo; apresente os objetivos da sessão de ensino; apresente a finalidade prática e os ganhos.
4. Oriente atitudes. Desperte atitudes necessárias à aula e à aprendizagem; solicite e promova atenção, concentração, flexibilidade, tolerância, paciência, compreensão, humildade, relacionamento interpessoal (a própria declaração de intenção do aluno é mobilizadora de recursos).
5. Oriente comportamentos e habilidades. Sugira formas de participação, estabeleça contratos.
6. Levante os conhecimentos prévios dos alunos acerca do conteúdo. Permita que os alunos relatem experiências.
7. Fale sobre o assunto. Recupere suas lembranças e conhecimentos relacionados; depois, especifique o que irá abordar; lance perguntas para discussão do conteúdo; faça brainstorm.
8. Promova a estruturação da representação do conhecimento. Distribua folhas com mapas mentais, esquemas, tabelas e diagramas do conteúdo a serem preenchidos com palavras-chave ou ilustrações.
9. Problematize. Gere perguntas abertas, fechadas, abrangentes e/ou específicas sobre o conteúdo; lance perguntas para discussão, para consulta em material de apoio, para raciocínio, memorização; solicite que os alunos elaborem perguntas que sejam respondidas pelos pares, individualmente ou em grupo.
10. Conduza a aula iterativamente. Passe várias vezes pelo mesmo assunto aumentando o nível de complexidade. Isso reduz ansiedades e revisa a aula.
11. Expresse intenções imediatas. Segmente a sessão em blocos/etapas e sempre que houver conclusão de assuntos, fale sobre a próxima seqüência. Oriente finalidades de exercícios e trabalhos.
12. Possibilite a aplicação dos conhecimentos. Possibilite repetição e o aumento de velocidade na prática.
13. Verifique o rendimento. Avalie o progresso de cada aluno. Reavalie a metodologia de ensino e a técnica de avaliação. Dê feedback positivo quanto às atitudes demonstradas pelos alunos.
14. Resuma.
15. Sensibilize para a aprendizagem continuada.
E ainda lembre-se de que é importante considerar, além do aspecto cognitivo, o afetivo e o psicomotor no desenvolvimento integral de cada aluno. Portanto, durante a sessão, possibilite momentos de:
- Pausas. Propicia reflexão, “absorção” do novo conteúdo, além de descanso mental. A pausa em final de informação é um dos maiores indicadores de naturalidade na comunicação. Ainda valoriza a informação transmitida e permite que os ouvintes reflitam sobre o que foi comunicado.
- Relaxamento de posturas. Possibilita soltar partes do corpo que estão tensas.
O texto de Danielle Paiva Santos foi baseado no site http://www.possibilidades.com .br. Danielle é pedagoga licenciada pela Universidade de Brasília e pós-graduanda em Psicopedagogia - Preventiva e Interativa.

LIVRO DA ALEGRIA





LIVRO DA AMIZADE









Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção
Que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver seu amigo partir
Mas quem ficou
No pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou
No pensamento ficou
Com a lembrança que o outro trancou

Amigo é coisa pra se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a
Distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier
Venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto
Pra te encontrar
Qualquer dia amigo
A gente vai se encontrar

LIVRO DA TESOURINHA

ATIVIDADE ENVIADA PELA PROFESSORA CRISTINA

HISTÓRIA PARA SER CONTADA E ILUSTRADA
ESCOLA_________________________________________________________

PROFESSORA _______________________________


CLACT... CLACT... CLACT...








ILUSTRADOR (A):____________________________________________________

ERA UMA VEZ UMA TESOURINHA…
QUE VIVIA FAZENDO CLACT, CLACT SOZINHA.
TODO MUNDO QUE PASSAVA PERTO FICAVA SEM ENTENDER, PORQUE AQUELA TESOURINHA FICAVA FAZENDO ESSE BARULHINHO SOZINHA.










CERTO DIA ELA ENCONTROU UM MONTE DE PAPEL COLORIDO E SAIU CLACT... CLACT... CLACT... E CLACT, E PERCEBEU QUE HAVIA PICADO UM TANTO DE PAPÉIS PEQUENOS E COLORIDOS, ENTÃO PENSOU MUITO E ACHOU QUE PODIA COLOCAR ORDEM NAQUILO.












NOSSA! PERCEBEU QUE FICOU TUDO COLORIDO DO MESMO JEITO, A DIFERENÇA AGORA É QUE ELES ESTAVAM COLADOS, E ASSIM TEVE UMA BRILHANTE IDEIA... CLACT... CLACT... CLACT... VOU COLOCAR TODOS OS AMARELOS DO LADO ESQUERDO E AS OUTRAS CORES DO OUTRO LADO!












CLACT... CLACT... DO OUTRO LADO MUITAS CORES CONTINUARAM MISTURADAS, AI MEU DEUS! E AGORA? JÁ SEI VOU SEPARAR DO LADO ESQUERDO AS AMARELAS E DO DIREITO AS AZUIS.













MAS FICOU TÃO ESTRANHO!!! A TESOURINHA NÃO SE DEU POR SATISFEITA. CLACT... CLACT... CLACT... EU QUERO QUE OS AMARELOS FORMEM UM CIRCULO, AS VERMELHAS UM QUADRADO, AS AZUIS UM TRIANGULO E AS VERDES UM RETANGULO.





























E ASSIM A TESOURINHA PERCEBEU QUE PODERIA UTILIZAR TODAS AS CORES PARA FAZER VÁRIAS COISAS








ATÉ QUE UM CLACT..., CLACT... VIROU UM ESPIRRO: CLACTCHIMMMMM! ESPALHOU NOVAMENTE TODAS AS CORES.




ESTOU PRESA! E AGORA?
MAS COMO É ESPERTA, LOGO PENSOU:
_ VOU ENCHER O PEITO DE AR E DAREI UM SOPRO MAIS FORTE DO QUE DEU O LOBO MAL.













E OS PAPÉIS VOARAM... FORAM PELO MUNDO AFORA FORMANDO LINDAS COISAS!

LIVRO DE PÁSCOA

TEXTOS PARA RECORTAR E COLAR NAS PÁGINAS











PÀGINA DO LIVRO PARA SER IMPRESSA VÁRIAS VEZES

LIVRO DA GALINHA

ATIVIDADE ENVIADA PELA PROFESSORA CRISTINA

TIRAR VÁRIAS CÓPIAS DA GRAVURA DA GALINHA. RECORTAR E COLAR OS TEXTO NO CENTRO DAS GALINHAS E MONTAR UM LIVRINHO COM VÁRIAS PÁGINAS NO FORMATO DA GALINHA














CURIOSIDADES SOBRE A GALINHA

AS GALINHAS

AS GALINHAS NÃO TEM DENTES.
ELAS ENGOLEM TUDO INTEIRO E A COMIDA VAI PARA O PAPO.
DO PAPO A COMIDA VAI PARA A MOELA.
DENTRO DA MOELA TEM PEDRINHAS QUE AS GALINHAS ENGOLIRAM.
AS PEDRINHAS AJUDAM A MOELA A MOER A COMIDA.
AS GALINHAS BOTAM OVOS. CASCA DO OVO É TODA FURADINHA.
DENTRO DO OVO, O PINTINHO RESPIRA O AR QUE ENTRA PELOS FURINHOS DA CASCA.
E TAMBÉM ESCUTA O CÓ-CÓ-CÓ DA MÃE.

CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS.

LIVRO DO AMOR




O LIVRO PODE SER MONTADO COM VÁRIAS FRASES NO CENTRO DO DESENHO DO CORAÇÃO. SUGESTÕES: