Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
domingo, 14 de março de 2010
ÁLBUM DE ANIMAIS - A tividade retirada do Blog: Espaço Educar
MAMÍFEROS
AVES
PEIXES
RÉPTEIS
ANFÍBIOS
INVERTEBRADOS
INSETOS
CRUSTÁCEOS
MOLUSCOS
ARACNÍDEOS
ANIMAIS DOMÉSTICOS
ANIMAIS ÚTEIS
ANIMAIS NOCIVOS
ANIMAIS SELVAGENS
PROJETO - ZOOMANIA
JUSTIFICATIVA:
A alfabetização no primeiro ano é uma conquista diária dos alunos, quando, o sistema de leitura e escrita é carregado de ludicidade.
O Projeto Zoo mania surgiu com o objetivo de criar personagens para cada etapa da alfabetização apresentando alguns animais.
Além de pesquisas das caracterísiticas, os alunos são motivados a aprenderem a escrita dos nomes dos animais; leitura e escrita de textos,poesias, histórias, notícias, músicas, lista de palavras, parlendas, trava-línguas, etc.
" A língua é um sistema discursivo que se organiza no uso e para o uso, escrito e falado, sempre de maneira contextualizada. No entanto uma condição básica para ler e escrever com autonomia é a apropriação do sistema de escrita, que envolve, da parte dos alunos aprendizagens muito específicas. Entre elas o conhecimento do alfabeto, a forma gráfica das letras, seus nomes, seu valor sonoro."(Guia de Planejamento e orientações didáticas. Professor Alfabetizador, página 17)
Ler e escrever é muito complexo, pois representa nossa identidade cultural, assim o Projeto auxilia a buscar informações sobre cada animal, criando os murais que são organizados ao longo do ano com exposições das gravuras dos animais estudados, suas caracteristicas e as atividades dos alunos.
Objetivos:
Identificar, conhecer e pesquisar sobre alguns animais;
Observar e pesquisar sobre as características, classificação, habitat, alimentação, etc.
Promover conversar sobre o meio ambiente, extinção, preservação, além do reaproveitamento do lixo com a confecção de bichinhos de sucata.
Distinguir animais nocivos, domésticos, selvagens, etc.
Desenvolver a leitura e a escrita;
Socialização.
CONTEÚDOS
Leitura e escrita de: parlendas, músicas, histórias, notícias, alfabeto, palavras, frases, poesias, listas, gravuras, fotos, obras de arte, caça-palavras, pesquisas, etc.
DESENVOLVIMENTO:
Um animal é escolhido para ser estudado(características) a partir deste animal os alunos ouvem histórias, conhecem as diferentes espécies por meio de fotos, gravuras e na internet, (sala acessa São Paulo), vídeos e desenvolvem atividades didáticas. Ouvem e aprendem a cantar uma música relacionada, e, sempre que possível, confeccionam algo de sucata ou outro material representando o animalzinho.
Na sala de aula os murais são criados com fotos, cartazes, gravuras e permanecem durante a duração do Projeto se tornando um livro coletivo no final do ano.
AVALIAÇÃO
A avaliação acompanha todo o processo de desenvolvimento do Projeto na aquisição da leitura e escrita.
PRODUTO FINAL
Exposição dos murais com atividades e fotos
Exposição no Blog das produções dos alunos.
Apresentação aos pais e ou alunos de algumas músicas aprendidas durante o desenvolvimento do Projeto
Atividades:
CONVERSAR SOBRE O QUE OS ALUNOS SABEM SOBRE O PATO E INCENTIVAR A PESQUISA. ELABORAR UM PAINEL COM AS CARACTERISTICAS DE CADA ANIMAL ESTUDADO.
DOBRADURA DO PATO
MÚSICA
O PATO
LÁ VEM O PATO
PATA AQUI, PARA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ.
O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA PANELA.
Arca de Noé – Vinícius de Moraes
Complete com as palavras que faltam.
LÁ VEM O_______________________
______________________AQUI, PATA ACOLÁ
LÁ ______________ O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ.
O PATO _______________
PINTOU O _____________
SURROU A GALINHA
BATEU NO _______________
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO _______________
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO_____________
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA __________
ESCREVA OS NOMES:
O MACACO
PESQUISA SOBRE AS CARACTERISTICAS:
MÚSICA
O MACAQUINHO QUANDO ESTÁ DE PILHA NOVA
FICA TODO ENTUSIASMADO, BOTA PRA QUEBRAR.
ABRE A TORNEIRA E SAI MOLHANDO A CASA INTEIRA
E O ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO VAI DESENROLAR.
ENTOPE O RALO, FECHA A PORTA, ABRE A JANELA
E DUAS TAMPAS DE PANELA BATE ATÉ CANSAR.
PULA DO CANTO DE CÁ PRO OUTRO LADO DE LÁ
E O PULA-PULA SEGUE ATÉ O SOL RAIAR.
SE METE EM TODO BURACO, TÁ COM MACACA O MACACO,
SÓ FICA QUIETO SE A PILHA SE ACABAR.
CONTINUANDO, PRO AZAR DA COZINHEIRA,
ELE VAI NA GELADEIRA SÓ PRA XERETAR.
MISTURA OVO, ABACAXI E MARMELADA
COM IOGURTE E CARNE ASSADA E LARGA TUDO LÁ.
PEGA A TOALHA E PÕE EMBAIXO DO CHUVEIRO,
VIRA A CINZA DO CINZEIRO PRA DEPOIS SOPRAR.
GIRA A CABEÇA LIGEIRO, COÇANDO A NUCA E O TRASEIRO,
E O COÇA-COÇA SEGUE ATÉ O SOL RAIAR.
SE ESCONDE DENTRO DE UM SACO,
TÁ COM A MACACA O MACACO.
SÓ FICA QUIETO SE A PILHA SE ACABAR.
QUA - QUA - RA - QUA - QUA
ESSA SEMANA O MACAQUINHO SE COMPLICOU
E NUMA CASCA DE BANANA O COITADINHO ESCORREGOU.
Toquinho
ESCRITA DE PALAVRAS
sexta-feira, 12 de março de 2010
ATIVIDADES COM ALFABETO -1
Ler o alfabeto
Cantar, copiar, desenhar, classificar, separar em vogais e consoantes. Mostrar a utilidade da ordem alfabética (listas telefônicas, dicionários, agendas, lista de alunos, etc.). Exposições com objetos cujo nome comece com a mesma letra. Colar gravuras diante das letras estudadas. Escrita dos nomes dos alunos com a letra inicial estudada.
Troca de letras nas palavras
Camelo – cabelo
Pato – mato
Roma – roda
Moeda – moela
Colocar os nomes nos lugares certos indicados pelas letras
Jogos
Bingos,ditado colorido (pinte de azul a letra...)
Caça ao tesouro, ETC.
ATIVIDADES COM NOME PRÓPRIO
O nome escrito é a própria criança representa sua identidade.
O nome próprio é a forma escrita estável, mais significativa com a qual a criança entra em contato.
Os crachás com nomes das crianças, além da função identificadora facilita o reconhecimento das letras, silabas,etc.
Ler os nomes. Conduzir a criança a procurar seu nome. Pedir que uma criança entregue os crachás. Mostrar os crachás e deixar o dono pegar sem falar. Colocar os crachás errados para que os alunos descubram e troquem. Competição entre grupos de alunos pra ver qual grupo pega primeiro seus nomes. Equipes diferentes entregam um determinado número de crachás.
Sugestões:
• Jogo de memória, bingo de nomes...
• Álbum da classe:
• Recortar e colar o próprio nome;
• Recortar e colar o nome de três amigos;
• Desenhar
• Colocar o nome de três meninas
• Colocar o nome de três meninos
• Desenhar
• Recortar e colar o nome maior
• O menor
• Nomes que começam e ou terminam com...
• Pitar a letra cantada pelo professor
• Contar e marcar o numero de letras
• Reconhecer e pintar a letra inicial
• Descobrir a letra que falta
• Nomes fantasmas ( nomes com silabas trocadas para se colocado em ordem)quebra cabeças
O nome próprio é um modelo estável, que se refere ao próprio aluno.
A escrita dos nomes pr´prios é uma boa situação para trabalhar com modelos, uma vez que informa as letras, quantidade, variedade, posição e ordem, além de servir de ponto de referência para confrontar idéias das crianças com a realidade da escrita convencional.
Escreva seu nome:
_____________
PESQUISE EM JORNAIS OU REVISTAS AS LETRAS DE QUE VOCÊ PRECISA PARA FORMAR SEU NOME. RECORTE E COLE-AS.
CIRCULE AS LETRAS DO SEU NOME.
A B C D E F G
H I J K L M N
O P Q R S T U
W V X Y Z
QUANTAS CONSOANTES TÊM SEU NOME?
ALGUMAS DELAS SE REPETEM?
QUANTAS VOGAIS TÊM SEU NOME?
ALGUMA VOGAL SE REPETIU? QUAL?
ESCREVA SEU NOME:
RECORTE DE REVISTAS OU JORNAIS PALAVRAS QUE TENHAM O MESMO NÚMERO DE LETRAS QUE O SEU NOME
FORME CONJUNTOS, USANDO OS NOMES DE SEUS COLEGAS, DE ACORDO COM O NUMERAL INDICADO.
7: _________________
6: _________________
4 : _______________
8: _______________
ESCREVA,, NOMES DE COLEGAS DA SUA TURMA QUE COMECEM COM A LETRAS INDICADAS.
M: ________________
L: ________________
A: _______________
DIVIDA SUA TURMA EM DOIS TIMES
MENINAS X MENINOS
INVENTE UM SÍMBOLO PARA IDENTIFICAR CADA TIME:
MENINAS _______________________
MENINOS _______________________
AO LADO DE CADA SÍMBOLO, ESCREVA UM NOME PARA CADA TIME.
LISTA DOS NOMES:
MENINAS MENINOS
_________ ...
RECADINHO PARA OS PAIS DE INICIO DAS AULAS
Estou começando mais um ano escolar. Uma nova série, nova professora... Por isso estou mandando este recadinho, com alguns lembretes que são muito importantes para minha vida escolar.
1. Perguntem-me o que fiz na escola. Mostrem um interesse sincero por tudo o que eu contar.
2. Não desanimem, se eu ainda não conseguir fazer alguma coisa; não caçoem dos meus enganos, mas valorizem o meu esforço.
3. Falem sempre da minha escola com carinho.
4. Sejam bondosos com minha professora; digam-lhe o que ela precisa saber a meu respeito, para compreender-me melhor.
5. Não falem dos meus problemas na minha frente.
6. Não joguem fora os meus trabalhos, eles são muito importantes.
7. Ajudem-me a ser pontual e mandem uma justificativa quando eu realmente precisar faltar, isto, ajuda a formar responsabilidade.
8. Não deixem de me apanhar na hora certa; se me sentir abandonado posso ficar com medo de voltar à escola.
9. Sempre que possível, esteja um de vocês dois em casa quando eu voltar; tenho coisas pra contar.
10. Deem-me um lugar para que possa guardar meu material, permitam que eu assuma minhas primeiras responsabilidades.
11. Procurem, com freqüência, minha escola para saber o que, e como eu estou aprendendo e o ambiente que me cerca nestas horas em que estou fora de casa.
12. Não se esqueçam de que o incentivo me fará crescer; digam-me sempre palavras de estímulo e apreciação. Críticas só as construtivas.
13. E, como último recadinho..., não façam comparações entre o meu progresso e o de meu irmão. Lembre-se de que sou um pequeno indivíduo com minhas próprias características.
Com muito amor!
Seu filho (a)_________________________
segunda-feira, 1 de março de 2010
2010 - PRIMEIRO ANO DO E. F. DE NOVE ANOS
BRINCARAAAAAAAAR
NO PRIMEIRO DIA DEAULA O RELACIONAMENTO FOI ÓTIMO(alunos e professora) POIS FECHAMOS UM COMBINADO DE MUITAS BRINCADEIRAS.
OS ALUNOS SE SENTIRAM A VONTADE, CONHECERAM AS DEPENDÊNCIAS DA UNIDADE ESCOLAR, LANCHARAM... TUDO FOI NOVIDADE.
NO SEGUNDO DIA FORAM RECEBIDOS COM AS MESAS E CARTEIRAS AFASTADAS ONDE SENTARAM-SE NO CHÃO PARA OUVIR HISTÓRIA, CANTAR E BRINCAR DE MÍMICA. ASSIM SEGUIU A PRIMEIRA SEMANA.
A AULA DE LINHA E RODINHA MONTESSORIANA CATIVA AS CRIANÇAS, ALÉM DE SER FEITA SEMPRE DE FORMA LÚDICA, AJUDA, E, MUITO NA CONCENTRAÇÃO.
CADERNO
OS ALUNOS AINDA ESTÃO APRENDENDO A UTILIZAR O CADERNO, REALIZARAM ALGUMAS ATIVIDADES RELACIONADAS A SUA PROPRIA IDENTIFICAÇÃO.
A LEITURA MEMORIZADA DA POESIA IDENTIDADE (Pedro Bandeira) DURANTE TODOS OS DIAS MOTIVOU-OS A PERCEBEREM QUE É ALGO PRAZEROSO E NÃO ESTÁ LONGE DE SEU DOMÍNIO.
IDENTIDADE
ÀS VEZES NEM EU MESMO
SEI QUEM SOU.
ÀS VEZES SOU
O MEU QUERIDINHO
ÀS VEZES SOU MALCRIADO.
PARA MIM
TEM VEZES QUE EU SOU,
HERÓI LUTADOR,
JOGADOR CAMPEÃO.
ÀS VEZES SOU PULGA
SOU MOSCA TAMBÉM, QUE VOA E SE ESCONDE
DE MEDO E VERGONHA.
ÀS VEZES EU SOU HÉRCULES,
SANSÃO VENCEDOR
PEITO DE AÇO
GOLEADOR.
MAS O QUE IMPORTA
O QUE PENSAM DE MIM?
EU SOU EU
SOU ASSIM
SOU MENINO..
Pedro Bandeira – Cavalgando no arco-íris. São Paulo. Moderna
A PARTIR DA POESIA OS ALUNOS ELENCARAM SUAS PREFERÊNCIAS E INCIARAM ATIVIDADES DA ESCRITA DO NOME PRÓPRIO
Fizeram um desenho para representar a parte da poesia que você mais gostaram.
ATIVIDADES
1. PENSE EM ALGUNS SENTIMENTOS QUE A POESIA DESCREVE.
FAÇA UM DESENHO DE UMA PESSOA COM MEDO.
2. PARA VOCÊ, QUE COR REPRESENTA O MEDO?
3. DE QUE VOCÊ TEM MEDO?
4. DESENHE UMA PESSOA QUE SE SINTA UM REI
5. VOCÊ JÁ SE SENTIU UMA PULGA? OU UMA MOSCA?
SIM NÃO
6. GRÁFICO DOS MEDOS
7. PINTE NO DIAGRAMA AS PALAVRAS QUE APARECEM NA POESIA. DEPOIS ESCREVA-AS.
A N M H E R O I L K H M
R E I H F V B N M I K P
P U L G A N H D X A W S
Q W M A L C R I A D O B
Q U E R D I N H O L B I
P B D W M O S C A z q w
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. VOCÊ CONHECE UM HERÓI DE VERDADE?________
9. QUEM?___________________
10. QUANDO ELE É HERÓI?
________________________________________________
11. DESCUBRA A PALAVRA SECRETA:
A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA AVIÃO
A ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA JARDIM
A SEGUNDA LETRA DA PALAVRA PIRULITO.
A SEGUNDA LETRA DA PALVRA AZUL.
A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA ANEL.
A PENULTIMA LETRA DA PALAVRA CIDADE.
A ULTIMA LETRA DA PALVRA SAUDADE.
COPIE A PALAVRA:
___________________________________________________________
12. QUE COR TEM ESSA PALAVRA PRA VOCÊ?
13. AS COISAS QUE MAIS GOSTO:
14.A BRINCADEIRA QUE MAIS GOSTO:
15. O ANIMAL QUE MAIS GOSTO
16.MEU MELHOR AMIGO
17. MEU LUGAR PREFERIDO
18. GRÁFICO DAS PREFERENCIAS
Escolher um item e fazer um gráfico contendo o nome dos alunos e a brincadeira preferida, ou o animal, ou o lugar, etc.
19. IDENTIDADE CIVIL
NOSSO NOME ESTÁ ESCRITO NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO. ELA É O NOSSO PRIMEIRO DOCUMENTO.
TAMBÉM SERVEM DE DOCUMENTOS DE NOSSA EXISTENCIA AS FOTOS A CARTEIRINHA ESCOLAR, O NOSSO REGISTRO DE IDENTIDADE (R.G.), ETC.
PESQUISE EM SEU DOCUMENTO:
A DATA DO SEU NASCIMENTO: _____________________
O NOME DA MATERNIDADE ONDE VOCÊ NASCEU ________________________________________________
A CIDADE ONDE VOCÊ NASCEU _____________________
_____________________________________________________
O NOME DA SUA MÃE _______________________________
_____________________________________________________
O NOME DO SEU PAI _________________________________
_____________________________________________________
20. SE O SEU NOME FOSSE UM DESENHO COMO SERIA?
21. SE FOSSE UMA COR, QUAL SERIA?