Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de junho de 2010

SAMUEL






QUE LINDOOOOOOOOOOOO


MEU NETO TAMBÉM É UM ARTISTA!!!!!

domingo, 30 de maio de 2010

PROJETO: ARTEALFA


O Universo das Artes Plásticas e a Alfabetização
JUSTIFICATIVA:
Na sala de  aula, em meio das experiências de aprendizagem dos alunos, a cada dia descubro o quanto  a Arte contribui para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
A Arte, na verdade cria uma ponte de acesso entre o emocional e o cognitivo, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma leitura de mundo mais complexa, e, ao mesmo, tempo prazerosa. Isso só a Arte pode fazer. Ela propicia ao aluno o desenvolvimento de sensibilidade, da percepção e da imaginação, tanto no ato criador quanto na apreciação da obras de arte e da própria natureza. O aluno que exercita continuamente a sua imaginação está mais preparado para realizar atividades de outras disciplinas, como textos mais ricos, relações mais amplas com períodos históricos ou estratégias pessoais para resolver problemas.

CONCEITO DE ARTE:
ARTE: "A dança., o teatro, a música, a literatura,artes visuais e artes plásticas representam formas de expressão criadas pelo homem como possibilidades diferenciadas de dialogar com o mundo. Esses diferentes domínios de significados constituem espaços de criação, transgressão, formação de sentidos e significados que fornecem aos sujeitos, autores ou contempladores, novas formas de inteligibilidade, comunicação e relação com a vida, reproduzindo-a e tornando-a objeto de reflexão."
" A contemplação é um ato de criação, de coautoria. Aquele que aprecia a obra continua a produção do autor ao tomar para si o processo de reflexão e de compreensão"

OBJETIVOS:
Arte - A Arte requer do artista: disciplina, estudo, pesquisa e um local para trabalhar onde possa desenvolver sua criatividade com liberdade.
A criança está em um processo de descobrir tudo isso e também num momento muito lindo de criação, o que torna a Arte um dos meios motivadores para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita, não como obrigatoriedade, mas como mais um recurso motivador.

PROCEDIMENTO
A partir do estudo da vida e obra de um artista escolhido e uma obra selecionada daremos início primeiramente à visualização dos aspectos gerais e também os detalhes. A motivação da escrita se dará por meio de perguntas referente a obra. A escrita se dará de forma espontânea e também o professor poderá ser, em algum momento, o escriba dos seus alunos.
Os registros dos alunos serão arquivados em um caderno individual específico.


PRODUTO FINAL
Exposição dos cadernos de registros e dos cartazes produzidos durante o desenvolvimento do projeto.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e ocorrerá durante o desenvolvimento do projeto e também no produto final.

CONTEÚDO:

·        Leitura de painéis de diferentes artistas plásticos.( cores usadas, movimentos, lugares, formas, etc.)
·        Desenho como releitura de cada obra usando, para isso, técnicas diferentes e os mais diferentes materiais possíveis.
·        Registros de algo que se pode ler ( nome das cores usadas, nomes das formas usadas, nome dos lugares. Texto do que a classe sentiu ao ler a obra, possível depoimento de algum aluno...
·        Confecção de releituras em grupo confeccionando cartazes e confecção de um caderno de desenho individual.

MATERIAIS PARA CADA ALUNO:
·        1 JOGO DE TINTA PLÁSTICA;
·        1 JOGO DE AQUARELA;
·        24 LÁPIS COLORIDO;
·        1 CADERNO DE DESENHO DE CAPA DURA;
·        1 BLOCO DE PAPEL CANSON; A3
·        1 BLOCO DE PAPEL COLORIDO;
·        2 LÁPIS PRETO; tipo B (macio) ou HB (médio),
·        1 APONTADOR;
·        12 GIZ DE CERA COLORIDO;
·        1NANQUIM PRETO
·        1 NANQUIM COLORIDO;
·        1 PACOTE PEQUENO DE COTONETES;
·        1 PACOTE DE ALGODÃO;
·        1 METRO DE TECIDO DE ALGODÃO BRANCO  PARA PAINEL;
·        RETALHOS PARA LIMPEZA DE PINCÉIS;
·        1 TESOURA SEM PONTA;
·        1 COLA BASTÃO MARCA PRIT;
·        3 COLA BRANCA GRANDE;
·        1 FITA ADESIVA TRANSPARENTE;
·        2 FITA ADESIVA COLORIDA;
·        PAPEL COLORSET: PRETO, VERMELHO, AMARELO FORTE, VERDE ESCURO, AZUL ESCURO, ROXO.
·        1 PACOTE DE COPINHO DE CAFÉ;
·        1 PACOTE DE PALITO DE SORVETE COLORIDO;
·        1 PACOTE DE PALITO DE SORVETE SEM COLORAÇÃO;
·        1 PACOTE DE PAPEL TOALHA;
·        1 PACOTE DE ARGILA;
·        1 CAIXA DE MASSA DE MODELAR;
·        1 JOGO DE CANETA HIDROCOR;
·        2 FRASCOS DE COLA COLORIDA COM GLITER;
·        LANTEJOULAS COLORIDAS;
3 PINCÉIS MACIOS DA MARCA TIGRE: 1 REDONDO Nº 8 E UM Nº 0, UM CHATO Nº 12;
1 REVISTA PARA RECORTE;
1 CADERNO DE CRIATIVIDADE TILIPAPAER LUMINI – TILIBRA 210 X 297 MM-5.

MATERIAL PARA SALA

·        CANETA DE RETROPROJETOR;
·        PAINÉIS DE PINTURA DE DIFERENTES ARTISTAS;
·        CLIPS;
·        ETIQUETAS;
·        FURADOR DE PAPEL;
·        GRAMPEADOR;
·        PLACAS DE EUCATEX – PARA TRABALHAR A ARGILA;
·        TESOURAS GRANDES;

·        COTA DE XEROX PARA AS DIFERENTES ATIVIDADES;

ATIVIDADES:

1. ATELIÊ

Um ateliê é um lugar onde o artista trabalha, guarda seus materiais e cria sua Arte. O artista nunca segue uma regra para criar suas obras, simplesmente escolhe uma técnica de pintura, desenho, escultura... e faz suas experiência até conseguir o que imaginava anteriormente.
A criação de cada obra na maioria das vezes inicia-se na mente, na imaginação do artista para depois se concretizar por meio do uso dos materiais.
Falando em materiais vamos imaginar e depois fazer uma lista dos materiais que podem fazer parte de um ateliê

sugestão de lista, porém os alunos devem elencar os materiais...

mesa
pia com torneira
lápis grafite
lápis colorido
tintas
porta-lápis
apontador
lixa
borracha
papéis copos
pincéis
pano de limpeza
recipiente para tintas
luz
computador
revistas e livros
cadernos

2. DESENHOS

A - DESENHO COM LÁPIS GRAFITE
Para fazermos desenhos com linhas usamos lápis macio, tipo B (macio) ou HB (médio), H (duro), F (firme)
A Artista, Tarsila do Amaral, por exemplo, sempre carregava consigo um lápis e caderno para registrar suas idéias.
DICA: usando o lápis 6B inclinado o risco do desenho fica mais grosso e depois podemos usar um cotonete para espalhar o pó do grafite criando uma sombra.
O papel dúplex é usado por artista de desenho grafite, pois é um papel mais firme.
Olhando uma obra de Arte da Tarsila vamos fazer um desenho só de linhas.

Aprendendo um pouco sobre Paul Klee e observando suas obras de arte, vamos tentar fazer o mais parecido possível uma das obras do artista e depois escrever tudo o que fizemos em forma de lista de palavras.

3.Lápis de cor
O lápis Colorido pode ser usado em vários tipos de papel.
O lápis é feito com grafite, cera, cola e pigmento em pó.
Um papel com textura sempre resulta em efeito diferente.
Pintar e desenhar é algo livre e criativo, sem medo de errar. A força ou a leveza nas mãos também causa efeitos na pintura.
O lápis branco pode ser usado sobre papéis coloridos ou sobre outras cores para clarear ou dar a impressão de luz.
Usando um pincel molhado sobre a pintura, ou pintando sobre um papel molhado, teremos outro efeito.
Quantas cores de lápis temos?
Olhando para uma obra de Tarsila do Amaral. Vamos pintar com o lápis colorido
O que podemos observar na obra?
Vamos listar tudo o que observamos.




Olhando para outra obra de Tarsila vamos fazer parecido usando o lápis colorido depois passaremos um pincel com água para vermos o efeito.

O que podemos observar?

No papel preto, usando o lápis branco, crie o seu desenho.

Em uma outra folha usamos o giz de cera colorido toda a folha e depois vamos cobrir com Nanquim. Quando estiver seco vamos criar mais uma obra de arte com um lápis sem ponta.
4.________________________ continua...

terça-feira, 25 de maio de 2010

MÃES MÁS


Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:

"Eu os amei o suficiente para ter perguntado: onde vão, com quem vão e a que horas regressarão".

Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio, e fazer com que eles soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

Eu os amei o suficiente para fazê-los pagar pelas balas que tiraram da mercearia, ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: "Nós pegamos isto ontem e queríamos pagar".

Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé duas horas junto deles, enquanto limpavam o quarto: tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

Eu os amei o suficiente para deixá-los ver além do amor que eu sentia por eles, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO, quando eu sabia que poderiam me odiar por isso - e em alguns momentos até me odiaram.

Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.

Estou contente, venci... porque no final eles venceram também!

E qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer, quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má: "Sim... Nossa mãe era má! Era a mãe mais má do mundo..."

As outras crianças comiam doces no café da manhã, e nós tínhamos de comer cereais, ovos e torradas.

As outras crianças bebiam refrigerantes, comiam batatas fritas e sorvete no almoço, e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas.

E ela obrigava-nos a jantar à mesa, bem diferente das outras mães, que deixavam os filhos comerem vendo televisão.

Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora - tocava nosso celular de madrugada.

Era quase uma prisão; mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que eles faziam.

Insistia que lhe disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorasse só uma hora ou até menos.

Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela violou as leis de trabalho infantil.

Nós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e todo o tipo de trabalhos que achávamos cruéis.

Eu acho que ela dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.

Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, e apenas a verdade.

E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler nossos pensamentos.

A nossa vida era mesmo chata.

Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que nós saíssemos.

Tinham que subir, bater à porta para ela os conhecer.

Enquanto todos podiam voltar à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16 para chegar mais tarde, e aquela "chata" levantava para saber se a festa foi boa - só para ver como estávamos ao voltar.

Por causa de mãe, nós perdemos algumas experiências da adolescência.

Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.

Foi tudo por causa dela.

Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o nosso melhor para sermos "Pais Maus", tal como a nossa mãe foi.

Eu acho que é um dos males do mundo de hoje: não há suficientes
"MÃES MÁS".

terça-feira, 18 de maio de 2010

PROJETO ZOOMANIA- DROMEDÁRIO

O DROMEDÁRIO FOI O NOSSO ANIMAL DE ESTUDO POR MEIO DE VÍDEOS, GRAVURAS, FOTOS, TEXTOS INFORMATIVO OS ALUNOS DESCOBRIRAM AS CARACTERÍSTICAS DE MAIS UM MAMÍFERO...

E CONFECCIONARAM UM PRENDEDOR COM A FORMA DO ANIMAL












segunda-feira, 10 de maio de 2010

MENSAGEM PARA NÓS - MÃES

FILHOS SÃO COMO NAVIOS

Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.
Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.
Dependendo do que a força da natureza reserva para ele, poderá ter de desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas.
E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.
Assim são os FILHOS.
Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto dos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr os próprios riscos e viver as próprias aventuras.
Certos de que levarão os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola – mas a principal provisão, além da material, estará no interior de cada um:
A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.
O lugar mais seguro em que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais também pensam ser o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar adentro e encontrar o próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, esse porto para outros seres.
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que, na bagagem, eles devem levar VALORES herdados, como HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.
Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.
A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL E NA CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos. e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.
Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partir para as próprias conquistas e aventuras.
Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que
“QUEM AMA EDUCA”.

“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS”
(Içami Tiba)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

DOBRADURA DE ANIMAIS





























VASO DE PLANTA PARA O DIA DAS MÃES

Cada mamãe respondeu uma pesquisa em casa que foi colocada no painel da sala de aula para estudo das diferentes caracterísiticas.


O PRESENTE PARA MAMÃE FOI ESPECIAL.
OS ALUNOS PLANTARAM, CUIDARAM E PRESENTEARAM A MAMÃE COM MUITO AMOR. O VASINHO FOI FEITO COM GARRAFA PET ENVOLVIDO COM E.V.A.