Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de julho de 2010

PROJETO COM - GIBI


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O CADERNO DO


PROJETO COM - GIBI



O CADERNO DO PROJETO CONTÉM ENUNCIADOS PARA MOTIVAR A LEITURA E A PESQUISA EM CASA, ALÉM DA LEITURA QUE PODE SER REALIZADA EM CASA.

CADA DIA É UM ALUNO DIFERENTE QUE LEVA PARA CASA. O ALUNO DEVE SABER O ASSUNTO A SER PESQUISADO EM CASA POR ISSO TODOS OS CONTEÚDOS SÃO TRABALHADOS EM SALA DE AULA ANTES DE SER ENVIADO PARA CASA.



PÁGINA -1

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI_________

NOME DE TRÊS PERSONAGENS: ________, __________, ________

DESENHO DA CENA ESCOLHIDA.





PÁGINA - 2

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NÚMERO DA REVISTA

SITE DA TURMA DA MÔNICA:

CUSTO DA REVISTA

NOME DA EDITORA:

DESENHO DA CENA ESCOLHIDA.



PÁGINA - 3

NOME DO ALUNO:

NOME DA PRIMEIRA HISTÓRIA.

DESENHE UM BALÃO DE UM PERSONAGEM GRITANDO.



PÁGINA - 5

NOME DO ALUNO

NOME DE UMA HISTÓRIA

ESCREVA UMA CARTA PARA MÔNICA.



PÁGINA - 6

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA PRIMEIRA HISTÓRIA

OS SONS ESCRITOS NO GIBI PARA REPRESENTAR: BARULHOS, ESTOURO, BUZINAS, ETC. SÃO CHAMADOS DE ONOMATOPÉIAS.

ENCONTRE E COPIE UMA ONOMATOPÉIAS.



PÁGINA -7

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

DUAS ONOMATOPÉIAS.





PÁGINA - 8

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NÚMERO DE PÁGINAS

UMA PROPAGANDA



PÁGINA -9

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

DUAS ONOMATOPÉIAS

UM BALÃO DE PENSAMENTO.



PÁGINA -10

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DE TRÊS PERSONAGENS

UMA ONOMATOPÉIA



PÁGINA -11

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

O QUE O PAI DO CASCÃO ESTÁ LENDO? (PÁGINA 4)

O QUE O CASCÃO QUER FAZER? (PÁGINA 6)

UMA ONOMATOPÉIA



PÁGINA -12

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

QUAL O NOME DO SHOPPING QUE O CASCÃO E O CEBOLINHA FORAM? (PÁGINA 11)

QUAIS SÃO AS ONOMATOPÉIAS DA ESCADA ROLANTE? (PÁGINA 15)



PÁGINA -13

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 18.

NOME DO CACHORRO DO FRANJINHA.

POR QUÊ O BIDÚ ESTÁ SE ESCONDENDO?

DESENHE O FINAL DA HISTÓRIA.



PÁGINA -14

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 21

DUAS ONOMATOPÉIAS

POR QUÊ O SORVETE DO CASCÃO CAIU?



PÁGINA - 15

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 34

PERSONAGEM PRINCIPAL

O QUE A MÔNICA VIU SOBRE A CABEÇA DO CASCÃO?

O QUE A MÔNICA IMAGINOU?



PÁGINA -16

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DO PERSONAGEM PRINCIPAL DA PÁGINA 38 E 39

NOME DA HISTÓRIA

O QUE O REI ESTÁ PROGRAMANDO?



PÁGINA -17

NOME DO ALUNO

NOME DO GIBI

NOME DA HISTÓRIA DA PÁGINA 41

NOME DO PERSONAGEM PRINCIPAL

UMA ONOMATOPÉIA

O QUE CAIU NA CABEÇA DO ZÉ VAMPIR?



ESSAS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS ATÉ O DIA DE HOJE (ano letivo 2010) NO PRIMEIRO ANO. PORÉM TODOS OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PODE USAR A MESMA TÉCNICA DIFICULTANDO AS LEITURAS E PESQUISAS DE ACORDO COM O ANO SÉRIE.





sexta-feira, 2 de julho de 2010

JULHO


EM RÍTMO DE FÉRIAS

MESTRES DAS ARTES

MESTRES DAS ARTES FAZ PARTE DO PROJETO COM
INICIAMOS ESTUDANDO OA ARTISTA PLÁSTICO, PAUL KLEE, LENDO UM RESUMOS SOBRE A SUA VIDA E CONHECEMOS ALGUMAS OBRAS POR MEIO DOS LIVROS.

OS ALUNOS, ENTÃO, LEVAM PRA CASA UMA PASTA COM O LIVRO ESCOLHIDO SOBRE O ARTISTA E UM CADERNO PARA REALIZAR A REPRODUÇÃO, ALÉM DE LER COM A FAMILIA COMPARTILHANDO AS INFORMAÇÕES QUE APRENDERAM EM SALA DE AULA




COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO E O SIGNIFICADO DA GRAMÁTICA NA ESCRITA


O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DEVE CONDUZIR AO DOMÍNIO DO CONTEÚDO ESCOLAR (CONCEITOS, REGRAS, LEITURA, ESCRITA, CÁLCULO, ETC.) DE UMA FORMA DINÂMICA PARA QUE O ALUNO PERCEBA E TRANSFORME A REALIDADE SOCIAL.

A LEITURA E ESCRITA CARREGA EM SI VÁRIAS TÉCNICAS CONVENCIONADAS QUE PRECISAM SER DOMINADOS PELO LEITOR E ESCRITOR, SEM PERDER O SIGNIFICADO REAL DESTAS: COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO, E DOMÍNIO DA REALIDADE.

O ENSINO ESCOLAR, MUITAS VEZES, POR V
ALORIZAR O ENSINO ORTOGRÁFICO E GRAMATICAL, DESVINCULA O ALUNO DA REALIDADE E DO SIGNIFICADO DA LEITURA E DA ESCRITA, ESTA ÊNFASE NAS TÉCNICAS LITERÁRIAS É ENCONTRADA NA ESCOLA TRADICIONAL QUE TORNA O ENSINO DAS TÉCNICAS UM FIM EM SI MESMO, NÃO COLOCANDO IMPORTÂNCIA NAS DE COMUNICAÇÃO, ARGUMENTANDO QUE ISSO SE ADQUIRE COM O TEMPO.

OBSERVA-SE UMA DICOTOMIA QUE ACABA POR CAUSAR UM IMPASSE NO ENSINO-APRENDIZAGEM, A QUAL CARREGA VÁRIAS CAUSAS CONTRIBUINTES; COMO O LIVRO DIDÁTICO E DA ESCRITA COM MEMORIZAÇÃO DE REGRAS GRAMATICAIS E A DESVINCULAÇÃO DO ENSINO ESCOLAR COM AS RELAÇÕES SOCIAIS BASEADAS NA ESTRUTURA SOCIAL.

A SUPERAÇÃO DESSA DICOTOMIA É O SIGNIFICADO DA LIBERDADE DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ALIADO AO SIGNIFICADO DAS TÉCNICAS GRAMATICAIS, OU SEJA, A DOS CONTEÚDOS SOCIALMENTE CONSTRUÍDOS, QUE DEVEM SER E ESTAR INSERIDOS NO ENSINO ESCOLAR, ABORDANDO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICO.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO.

QUALQUER AÇÃO SOCIAL CARREGA EM SI UM SIGNIFICADO, MESMO QUANDO NÃO É PERCEBIDO PELO INDIVÍDUO.
O SIGNIFICADO DADO A ESCRITA E A LEITURA, POSSUI UM PODER DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS HOMENS, CONVENCIONANDO-SE REGRAS, CONCEITOS, DESCRIÇÕES, ETC. QUE DEVEM SER ENTENDIDAS E EXPRESSAS POR TODOS.

SE A ESCOLA É UM VEÍCULO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA QUE O INDIVÍDUO PARTICIPE COM DINAMISMO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, TORNA-SE ENTÃO, ESSENCIAL A APROPRIAÇÃO DO SIGNIFICADO DA LEITURA E DA ESCRITA QUE ABARCA COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E DOMÍNIO DAS TÉCNICAS UTILIZADAS, POIS ELA É UM INSTRUMENTO CONSTRUÍDO PELOS HOMENS, PARA TINGIR DETERMINADOS FINS COM MAIOR FACILIDADE.

A AUSÊNCIA DO DOMÍNIO DO SIGNIFICADOS DAS TÉCNICAS DA ESCRITA CONDUZ A UMA LIMITAÇÃO, E AS VEZES, ATÉ UM BLOQUEIO NA EXPRESSÃO ESCRITA, POR FALTA DE CONHECIMENTO DO SIGNIFICADO E NÃO APENAS DA TÉCNICA.

ORIGEM DO SIGNIFICADO
O HOMEM TRANSFORMA A REALIDADE POR MEIO DA SUA ATIVIDADE EM CONJUNTO COM OUTROS SERES HUMANOS, ESSA ATIVIDADE É TRANSFORMADA A MEDIDA QUE SE TRANSFORMA AS TÉCNICAS PARA ALCANÇAR APERFEIÇOAMENTO NOS FINS DESEJADOS, SUPRINDO ASSIM SUAS NECESSIDADES, GERANDO OBJETIVIDADE NOS SIGNIFICADOS.

O HOMEM CRIA INSTRUMENTOS PARA SUA ATIVIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DA NATUREZA, E JUNTO COM O INSTRUMENTO TAMBÉM CRIA A TÉCNICA DE UTILIZAÇÃO DESSE INSTRUMENTO.

O INDIVÍDUO SE TORNA PARTICIPANTE DE UMA ATIVIDADE COLETIVA QUANDO VIVE EM SOCIEDADE, ESSA ATIVIDADE MESMO POR POSSUIR DIFERENTES ETAPAS OPERADA POR DIFERENTES INDIVÍDUOS, NÃO SE TORNA UM ATIVIDADE INDIVIDUAL, MAS COLETIVA. O INDIVÍDUO SÓ ENTENDE A TÉCNICA QUANDO ENTENDE TAMBÉM O SIGNIFICADO DESTA TÉCNICA OPERACIONAL, E O SENTIDO DADO SOCIALMENTE A ELA, OU SEJA, AQUILO QUE MOTIVA O INDIVÍDUO A UTILIZAÇÃO DE UMA TÉCNICA JÁ PRODUZIDA SOCIALMENTE E HISTORICAMENTE.

A LINGUAGEM SURGE COMO UM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA A ATIVIDADE COLETIVA. A LINGUAGEM ASSUME UM PAPEL DE REGISTRO DE INFORMAÇÃO, POR MEIO DA ESCRITA E COM ISSO ABARCA TÉCNICAS DESSE REGISTRO E DESVENDA TAMBÉM AS TÉCNICAS EXISTENTES NA ATIVIDADE COLETIVA PRODUZIDA AO LONGO DOS TEMPOS E QUE DEVEM SER TRANSMITIDAS ÀS OUTRAS GERAÇÕES, NÃO MAIS POR MEIO DA INCLUSÃO NA ATIVIDADE, MAS POR MEIO DA LINGUAGEM.

O SENTIDO E O SIGNIFICADO DE UMA TÉCNICA DEVEM ESTAR VINCULADOS, PORÉM, NA SOCIEDADE CAPITALISTA; ESTA VINCULAÇÃO PASSA A NÃO EXISTIR, POIS O OPERÁRIO DE UMA FÁBRICA DE SUCO, POR EXEMPLO, NÃO POSSUI O SENTIDO DO SIGNIFICADO DA PRODUÇÃO GERAL DO SUCO PARA SATISFAZER UMA NECESSIDADE, MAS A AQUISIÇÃO DE UM SALÁRIO.

A COMUNICAÇÃO ESTÁ VINCULADA COM A ATIVIDADE HUMANA, ESTABELECIDA SOCIALMENTE E POR ISSO NÃO DEVE ESTAR DESVINCULADA DE SEU PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO, POIS O INDIVÍDUO AO SE EXPRESSAR POR MEIO DA ESCRITA DEVE CONHECER AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA NÃO CAIR EM ERROS PASSADOS E JÁ SUPERADOS PELA HUMANIDADE.

É PORTANDO, NECESSÁRIO LIBERDADE DE EXPRESSÃO POR MEIO DA ESCRITA E FAZER USO DAS TÉCNICAS.

A ESCRITA É UMA TRANSCRIÇÃO DOS FONEMAS EM SÍMBOLOS GRÁFICOS CONSTRUÍDOS HISTÓRICAMENTE; A MEDIDA QUE O INDIVIDUO SE TORNA CONSCIENTE DESSE PROCESSO HISTÓRICO DA LINGUAGEM E ATRIBUI-LHE SIGNIFICADO AO SE APROPRIAR DAS TÉCNICAS CONSTRUÍDAS E QUE CONDUZEM À LINGUAGEM, ELE ACABA POR SE IDENTIFICAR COMO PARTICIPANTE DESSE PROCESSO, ESSA CONSCIENTIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO CAPACITA-O A TRANSFORMAR OS CONHECIMENTOS JÁ EXISTENTES.

terça-feira, 29 de junho de 2010

TEXTO DE MEMÓRIA

a casa

PAUL KLEE


O ARTISTA PLÁSTICO PAUL KLEE ESTÁ SENDO ESTUDADO PELO 1° ANO D . ALGUMAS TÉCNICAS, E APRESENTAÇÃO DAS GRAVURAS DE ALGUMAS OBRAS.

HOJE OS ALUNOS RECEBERAM UM DESENHO (ilustrado acima)DE PAUL KLEE E FIZERAM SUAS TENTATIVAS NA REPRODUÇÃO.


FOI MARAVILHOSO O NÍVEL DE CONCENTRAÇÃO DA SALA INTEIRA. TODOS, SEM EXCEÇÃO, FICARAM ATENTOS ÀS LINHAS DOS DESENHOS, E, COM  O LÁPIS GRAFITE EM MÃOS FIZERAM SUAS PRÓPRIAS OBRAS, FICOU UM TRABALHO LINDO.


ACREDITO QUE A ARTE É UMA PONTE QUE LIGA O EMOCIONAL AO COGNITIVO, MAS HOJE FOI COMPROVADO QUE O NÍVEL DE CONCENTRAÇÃO É MARAVILHOSO.


AH! ALFABETIZAR, LETRAR, INFORMAR, ... SÓ PELA ARTE É ALGO AINDA A SER CONQUISTADO, POIS TEMOS O OUTRO LADO.
SÓ QUE....NÃO PODEMOS TORNAR ARTE SOMENTE EM ATIVIDADES EDUCATIVAS, POIS TIRA DA ARTE A MAGIA QUE ELA TEM... E QUE CATIVA CADA UM NA SUA MELHOR FORMA.





JENIFER




ERILAINE





ROBSON




JUAN


KYANE

LARYSSA



ERICK



GABRIELLY



KAUÊ




MANUELLA




BRUNO













CARLOS