Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
O LIVRO DA FAUNA E DA FLORA
As árvores têm raízes que estão embaixo da terra. Através delas as árvores se alimentam.
As árvores dão sombra, enfeitam praças, ruas e caminhos.
As árvores fornecem madeira para fabricar casas, móveis, etc.
Algumas árvores dão frutas e uma delas dá a fruta-pão.
Floresta é um conjunto de muitíssimas árvores de todos os tamanhos.
As florestas são muito importantes para a vida do homem e animais”.
(Paulo Dias Fernandes, Coleção Vida, Edelbra)
CAULE
O caule é a parte da planta que liga a raiz com os galhos, as folhas e os frutos.
A função do caule é sustentar e levar a água e os sais minerais que a raiz retira do solo para todas as outras partes da planta,como as folhas, flores e frutos.
A maioria das plantas possui caules. Umas possuem caules grossos e outras finos!
O coqueiro não possui galhos, suas folhas nascem em cima do caule.
Os caules grossos são conhecidos como troncos, mas existem caules finos, pequenos e frágeis, como o da hortelã e outros.
Os caules do bambu e da cana-de-açúcar são divididos em gomos.
Existem também trepadeiras, que possuem caules aéreos. Eles necessitam de suporte para o seu desenvolvimento, como os cipós, o maracujazeiro e a vinha.
Recorte e cole gravuras de caules finos, grossos, pequenos, grandes e aéreos:
Existem caules que podemos comer! Estes caules são chamados de caules subterrâneos, eles vivem dentro do solo. Eles têm a função de armazenar reservas de alimentos.Outros caules que usamos para comer:palmito, cana-de-acúcar...
FOLHAS
Respiração e Transpiração Das Plantas
A planta é um ser vivo e por isso ela também respira.
Quando a planta respira, ela absorve o oxigênio do ar e solta o gás carbônico.
Quando a planta transpira, ela solta o vapor de água na atmosfera.
EXPERIÊNCIA:
Pegue um vaso com uma planta e cubra-o com um saco plástico, amarrando-o no caule por alguns minutos e observe o que acontece.
Produção De Alimentos Das Plantas
As plantas são seres vivos e, por isso, precisam de alimento; elas fabricam o seu próprio alimento.
A raiz de cada planta absorve do solo a água e os sais minerais, formando com esta mistura a seiva bruta.
O caule envia a seiva bruta para as folhas verdes.
As folhas possuem uma substância verde chamada clorofila.
Durante o dia, por causa da energia produzida pela luz do sol, as folhas absorvem o gás carbônico do ar, dando origem ao processo chamado fotossíntese.
O gás carbônico e a seiva bruta que chegam até as folhas, fazem com que a planta produza a seiva elaborada, que será seu alimento. Esse processo faz com que as folhas liberem o oxigênio na atmosfera.
A fotossíntese é um processo da planta que libera o oxigênio e produz o seu alimento. Este processo faz com que as plantas se tornem saudáveis e o nosso ar se torne puro.
As plantas, durante o dia, respiram o oxigênio e o gás carbônico e, durante a noite, respiram só o oxigênio.
Nós precisamos do oxigênio para nossa respiração. Apesar das plantas também purificarem o ar que respiramos, a maior parte do oxigênio é produzido pelas algas marinhas.
ATIVIDADE
1.Quais as funções das folhas numa planta?
2.Como é a respiração de uma planta durante a noite?
3.Como é a respiração de uma planta durante o dia?
4.Por que a planta respira de maneira diferente durante o dia?
5.Como surge a seiva bruta?
6.Quais são as parte das plantas responsáveis em levar a seiva bruta para as folhas?
7.Qual é o nome da substância existente nas folhas?
8.O que as folhas fazem com a seiva bruta que recebem?
9.Como se chama o processo de liberação do oxigênio e produção do alimento pela planta?
10.Quais os benefícios que uma planta pode fornecer às pessoas?
terça-feira, 28 de setembro de 2010
A FLOR
Os cientistas, para estudar como se dá a reprodução das plantas, dividiram as flores em partes e designaram um nome especial para cada parte.
Nas flores temos as pétalas que são as partes coloridas e que exalam o perfume. Também temos o cálice que prende as pétalas e as sépalas que são as folhas verdes que formam o cálice.
O perfume e as cores que existem nas pétalas são atração para os insetos e pássaros, pois eles são responsáveis pelo transporte do pólen à outras plantas.
Os órgãos reprodutores das plantas estão localizados dentro das flores. Elas também possuem órgãos masculinos e femininos.
No meio da flor temos os estames e os carpelos que são os órgãos masculinos e femininos das plantas.
Se pegarmos um hibisco poderemos observar com bastante clareza as diferentes partes da flor.
Os estames das flores possuem um pozinho amarelo na ponta que é chamado de pólen.
Quando os grãos do pólen são levados para o ovário de uma outra flor ou da mesma, acontece a fecundação, pois os grãos do pólen se juntam com o óvulo que está dentro do ovário e faz com que este cresça transformando-se em semente,e posteriormente em fruto.
Os pássaros e os insetos são meios de transporte dos grãos de pólen de uma flor para outra, por exemplo: quando uma abelha pousa em uma flor, os grãos de pólen grudam em suas patas, e quando ela pousa em outra flor, deixa os grãos de pólen nela, a esse processo damos o nome de polinização.
1.Complete:
a)As flores são órgãos_______________ das plantas.
b)O órgão feminino das plantas é chamado _______________________.
c)O órgão masculino das plantas é chamado _______________________.
d)Quando a flor recebe os grãos do pólen no interior do seu ovário acontece a ____________________.
e)A semente começa a surgir no centro da flor, quando o ovário recebe os ________________.
f)Quais os meios de transporte do pólen de uma flor para outra?
A SEMENTE
A semente recebeu uma ordem dO Criador
“Produza a terra relva, ervas que dêem sementes e árvores frutíferas que dêem fruto segundo as sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez."
A semente tem o poder de germinar e fazer crescer uma outra planta segundo a sua espécie quando é lançado em solo fértil.
A semente é levada para os diversos lugares da terra de diferentes maneiras:
Muitas vezes os pássaros carregam no seu bico as sementes para outros lugares;
O homem é responsável por espalhar as sementes de diversas plantas em diferentes lugares;
O vento também leva as sementes de um lugar para outro;
Os rios e lagos carregam as sementes de um lugar para outro;
Algumas plantas quando amadurecem explodem e lançam longe as suas sementes;
As sementes que possuem espinhos grudam nos pêlos dos animais ou bico dos pássaros e são levadas para outros lugares.
As sementes possuem diversas cores, formas e tamanhos. Vamos fazer uma exposição de sementes, na sala de aula! Para isso recolha todo tipo de semente que você conseguir, por exemplo: pêssego, manga, uva, laranja, limão, mamão, coco (a polpa branca é a semente), feijão, arroz, lentilha, etc.
ATIVIDADE
A - Responda:
1.Qual é a parte da planta responsável pela reprodução?
2.Como surge o fruto?
3.Em que parte da planta fica a semente?
4.Como acontece o transporte das sementes para outros lugares?
As plantas e algas também se desenvolvem debaixo das águas e elas fornecem o oxigênio necessário para os seres vivos.
Como estudamos nas lições anteriores, as plantas se reproduzem por meio da polinização, das sementes.
Existem alguns tipos de plantas em quea semente não é utilizada para gerar outra planta igual, mas é tirado dela um pequeno ramo e plantado em terra fértil.
Esses ramos são chamados de mudas, pois são capazes de reproduzirem plantas segundo a sua espécie.
Pesquise e encontre vários tipos de plantas que se reproduzem por mudas e traga para sala de aula
VOCÊ SABIA?
“Há algumas exceções, como a raposa e a ovelha, que só têm visão monocromática, isto é, enxergam apenas variações de preto e branco ou de outra cor. Uma visão equivalente à humana é encontrada entre os primatas (macacos, tais como o babuíno e o rhesus). Entre os mamíferos, são capazes de distinguir cores os seguintes animais: cão, gato, coelho, porco, cabra, veado, girafa, cavalo, antílope, gambá e certos camundongos.
Existem alguns animais (répteis, anfíbios, aves, etc.) e insetos, como a abelha, que possuem capacidade de visão colorida muito superior à nossa. Para se ter uma idéia, eles conseguem distinguir a região do ultravioleta que é inacessível aos olhos humanos”. (REVISTA NOSSO AMIGUINHO)
Animais Vertebrados
Além da classificação que vimos na aula anterior, os cientistas classificam os animais em:
animais vertebrados;
animais invertebrados;
Os animais vertebrados possuem esqueleto ósseo e coluna vertebral e desempenham as funções de:
sustentação dos músculos e demais órgãos;
alavancas para os músculos;
A locomoção nos vertebrados é garantida pelo esqueleto e pela musculatura. Com exceção dos tubarões e a raia que possuem cartilagem.
E são divididos em cinco grupos:
mamíferos;
peixes;
anfíbios;
aves;
répteis;