JUSTIFICATIVA: Ciências é uma disciplina com conteúdos atraentes para alunos do ensino fundamental, porém se for transmitido apenas por meio de livros e aula expositiva contemplando exercícios e avaliações o conteúdo se torna desinteressante tanto para o professor como para o aluno. Pesquisas, experiências e descobertas são atrativos para retenção dos conteúdos do ano letivo
OBJETIVO:
. Motivação para os conteúdos as serem transmitidos;
. incentivo a pesquisa;
. incentivo as experiências;
. descobertas de conhecimento cientifico,..
PROCEDIMENTOS:
Os textos contidos no projeto descritos em todas as postagens com os marcadores: "PROJETO CIêNCIAS" são instrumentos auxiliadores para leitura, e início à pesquisa sobre o assunto estudado. Ampliar e variar os meios para a aquisição dos conteúdos fica por conta do dia-a-dia no decorrer do projeto, podendo usar pesquisa em livros, Internet, jogos interativos, jogos online, filmes, excursões, etc.
Não há um tempo estabelecido para cada conteúdo, o importante é explorar intensamente cada elemento da natureza pesquisado com o cuidado para não se tornar entediante.
ENCERRAMENTO DO PROJETO
O professor, junto com os alunos deve escolher a melhor maneira de encerrar o projeto desenvolvido durante o ano letivo, porém, como autora do projeto acredito que o melhor instrumento para terminar um conteúdo de ciência é uma feira de ciências em que os alunos são orientados a explicar o que aprenderam aos visitantes da feira, demonstrando exemplos dos elementos que fizeram parte do processo ensino-aprendizagem. Todo conteúdo apresentado no projeto ciências pode ser dividido nos primeiros anos do ensino fundamental ou até mesmo ser ampliado e continuar nos anos posteriores. Caso o professor escolha o conteúdo das plantas para segundo ano, no final do ano faz-se a feira somente sobre as plantas. o conteúdo sobre os animais pode ser dividido em vários anos, ou ser contemplado em um só ano.
AVALIAÇÃO. A avaliação deve ser feita de maneira contínua durante o desenvolvimento do projeto, observando o interesse e envolvimento do aluno com o conteúdo estudado.
SUSY
Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
AS PLANTAS E OS ANIMAIS SÃO SERES VIVOS
OS SERES VIVOS
Vamos recortar e colar gravuras de seres vivos e colar no espaço abaixo:
Vamos escrever os nomes dos seres vivos que colamos:
1 - Vamos preencher os espaços corretamente.
a)As plantas e os animais são seres vivos. Eles nascem, ___________________, podem se reproduzir, envelhecem e ____________________.
2 - Observe AS PALAVRAS abaixo.
a)Vamos colocar (V) no que for vivo e (M) no que não tiver vida.
Galo
Grama
Homem
Pedra
Girassol
Areia
Mesa
Trigo
Formiga
Minhoca
Vamos recortar e colar gravuras de seres vivos e colar no espaço abaixo:
Vamos escrever os nomes dos seres vivos que colamos:
1 - Vamos preencher os espaços corretamente.
a)As plantas e os animais são seres vivos. Eles nascem, ___________________, podem se reproduzir, envelhecem e ____________________.
2 - Observe AS PALAVRAS abaixo.
a)Vamos colocar (V) no que for vivo e (M) no que não tiver vida.
Galo
Grama
Homem
Pedra
Girassol
Areia
Mesa
Trigo
Formiga
Minhoca
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Você sabe como diferenciar um ser vivo de um ser morto?
Aparentemente parece ser fácil identificar um ser vivo: achamos que quando algo se mexe é vivo e o que está parado é morto. Mas isso não é verdade, vamos dar exemplos que comprovem: a bananeira, o coral, as árvores entre outras plantas, não apresentam movimentos próprios, embora estejam vivos. Portanto, para identificar um ser vivo precisamos conhecer outras características. São elas:
Respiração
Reprodução -
Ciclo Vital: nascimento,crescimento,reprodução,envelhecimento e morte
Organização celular: Os seres vivos são formados por células.
1) O que é a célula?
As células são unidades vivas, normalmente de dimensões tão reduzidas que só podem ser observadas ao microscópio.
As células se reúnem para formar os tecidos e estes se unem para formarem os órgãos.
Todos os seres vivos, animais e vegetais, são formados por células.
2) Divisão básica das células
Embora as células variem de organismo para organismo, elas se dividem basicamente em três partes:
MEMBRANA CELULAR, NÚCLEO E CITOPLASMA
3) Funções das partes da célula
A membrana é responsável pela proteção da célula, dando-lhe forma. Também é responsável pela comunicação com outras células, permitindo a passagem de substâncias provenientes do citoplasma.
Dentro do citoplasma da célula estão imersos diversos organóides que vão ser responsáveis pelas principais funções das células.
O núcleo contém todo o material genético responsável pelo comando de toda a célula. É o comandante de todas as funções realizadas no citoplasma e na membrana. No núcleo vamos encontrar os cromossomos, e dentro desses cromossomos os genes. Uma só célula tem a informação genética, que é o DNA (mapa genético) de todo um organismo.
4) Composição da Célula
Todos os componentes das células são formados por simples substâncias que se agrupam para formá-los. Essas substâncias podem ser proteínas (aminoácidos), lipídios (gorduras), água, oxigênio, sacarídeos (açucares), etc.
5) Existem algumas diferenças básicas entre as células vegetais e as animais
Células vegetais: autótrofas (sintetizam seu próprio alimento), realizam fotossíntese, tem clorofila, tem parede celular, etc.
Células animais: heterótrofas (não sintetizam seu próprio alimento), mas produzem proteínas que seu material genético permite.
Aparentemente parece ser fácil identificar um ser vivo: achamos que quando algo se mexe é vivo e o que está parado é morto. Mas isso não é verdade, vamos dar exemplos que comprovem: a bananeira, o coral, as árvores entre outras plantas, não apresentam movimentos próprios, embora estejam vivos. Portanto, para identificar um ser vivo precisamos conhecer outras características. São elas:
Respiração
Reprodução -
Ciclo Vital: nascimento,crescimento,reprodução,envelhecimento e morte
Organização celular: Os seres vivos são formados por células.
1) O que é a célula?
As células são unidades vivas, normalmente de dimensões tão reduzidas que só podem ser observadas ao microscópio.
As células se reúnem para formar os tecidos e estes se unem para formarem os órgãos.
Todos os seres vivos, animais e vegetais, são formados por células.
2) Divisão básica das células
Embora as células variem de organismo para organismo, elas se dividem basicamente em três partes:
MEMBRANA CELULAR, NÚCLEO E CITOPLASMA
3) Funções das partes da célula
A membrana é responsável pela proteção da célula, dando-lhe forma. Também é responsável pela comunicação com outras células, permitindo a passagem de substâncias provenientes do citoplasma.
Dentro do citoplasma da célula estão imersos diversos organóides que vão ser responsáveis pelas principais funções das células.
O núcleo contém todo o material genético responsável pelo comando de toda a célula. É o comandante de todas as funções realizadas no citoplasma e na membrana. No núcleo vamos encontrar os cromossomos, e dentro desses cromossomos os genes. Uma só célula tem a informação genética, que é o DNA (mapa genético) de todo um organismo.
4) Composição da Célula
Todos os componentes das células são formados por simples substâncias que se agrupam para formá-los. Essas substâncias podem ser proteínas (aminoácidos), lipídios (gorduras), água, oxigênio, sacarídeos (açucares), etc.
5) Existem algumas diferenças básicas entre as células vegetais e as animais
Células vegetais: autótrofas (sintetizam seu próprio alimento), realizam fotossíntese, tem clorofila, tem parede celular, etc.
Células animais: heterótrofas (não sintetizam seu próprio alimento), mas produzem proteínas que seu material genético permite.
PLANTAS
Procure no dicionário o significado de:
Relva:_______________________________________
Ervas:_____________________________________
Quais os tipos de plantas que você conhece?
PARA PENSAR E RESPONDER
Qual a cor da maioria das plantas?
Quais os lugares que encontramos plantas no nosso Planeta?
Você tem plantas em sua casa?
- Vamos recortar e colar gravuras de algumas espécies de árvores:
Relva:_______________________________________
Ervas:_____________________________________
Quais os tipos de plantas que você conhece?
PARA PENSAR E RESPONDER
Qual a cor da maioria das plantas?
Quais os lugares que encontramos plantas no nosso Planeta?
Você tem plantas em sua casa?
- Vamos recortar e colar gravuras de algumas espécies de árvores:
LUZ, ÁGUA E AR
Todas as plantas precisam de água, luz e ar para viverem. Elas retiram a água e os sais minerais da terra.
A luz que as plantas precisam é a do sol, pois ela produz energia e gera vida.
As plantas precisam do ar para viver, elas respiram como nós, ou seja, utilizam oxigênio e desprendem gás carbônico, dia e noite. Mas durante o dia elas também respiram o gás carbônico e soltam o oxigênio.
O nosso ar é poluído pela fumaça que os carros e as indústrias soltam, por isso precisa ser purificado para que possamos respirar um ar puro e não sermos prejudicados na nossa saúde. O trabalho de purificação é feito pelas plantas, pois elas respiram, durante o dia, o gás carbônico e liberam o oxigênio que é o ar que precisamos para nossa respiração.
Enquanto as fábricas, os carros, as indústrias poluem o ar, as plantas o purificam. Mas os homens cortaram e continuam cortando muitas árvores para produção de móveis, papel e outros objetos, mas não replantam a mesma quantidade que cortam.
O corte de muitas árvores tem prejudicado a nossa atmosfera terrestre. O que você acha que é possivel fazer para ajudar o nosso planeta?
A luz que as plantas precisam é a do sol, pois ela produz energia e gera vida.
As plantas precisam do ar para viver, elas respiram como nós, ou seja, utilizam oxigênio e desprendem gás carbônico, dia e noite. Mas durante o dia elas também respiram o gás carbônico e soltam o oxigênio.
O nosso ar é poluído pela fumaça que os carros e as indústrias soltam, por isso precisa ser purificado para que possamos respirar um ar puro e não sermos prejudicados na nossa saúde. O trabalho de purificação é feito pelas plantas, pois elas respiram, durante o dia, o gás carbônico e liberam o oxigênio que é o ar que precisamos para nossa respiração.
Enquanto as fábricas, os carros, as indústrias poluem o ar, as plantas o purificam. Mas os homens cortaram e continuam cortando muitas árvores para produção de móveis, papel e outros objetos, mas não replantam a mesma quantidade que cortam.
O corte de muitas árvores tem prejudicado a nossa atmosfera terrestre. O que você acha que é possivel fazer para ajudar o nosso planeta?
CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS
As plantas nascem e crescem em diferentes lugares sobre a face da Terra.
Existem plantas terrestres, aéreas e aquáticas.
As plantas aéreas vivem sobre o tronco de outras plantas, as plantas terrestres vivem no solo e as aquáticas vivem nas águas dos rios, lagos e mares.
Temos como exemplo:
das plantas terrestres: a grama, a laranjeira, a mangueira, a roseira, etc.
das plantas aéreas: a orquídea, a samambaia, etc.
das plantas aquáticas: a vitória-régia e outras.
Existem também plantas que não possuem flores, sementes, nem frutos; outras que só produzem flores e sementes; mas a maioria das plantas possui flores, sementes e frutos.
Vamos conhecer cada uma?
Temos como exemplo:
das plantas sem flores, sementes e frutos: samambaia, avenca.
das plantas com flores e sementes: pinheiro, palmeira.
das plantas com flores, sementes e frutos: laranjeira, maracujazeiro, milho, goiabeira, etc.
Vamos escrever uma música que fale das plantas:
AS PARTES DAS PLANTAS
Procure descobrir quais são as partes de uma planta e escreva-as:
Recorte e cole gravuras das diferentes partes de uma planta:
Existem plantas terrestres, aéreas e aquáticas.
As plantas aéreas vivem sobre o tronco de outras plantas, as plantas terrestres vivem no solo e as aquáticas vivem nas águas dos rios, lagos e mares.
Temos como exemplo:
das plantas terrestres: a grama, a laranjeira, a mangueira, a roseira, etc.
das plantas aéreas: a orquídea, a samambaia, etc.
das plantas aquáticas: a vitória-régia e outras.
Existem também plantas que não possuem flores, sementes, nem frutos; outras que só produzem flores e sementes; mas a maioria das plantas possui flores, sementes e frutos.
Vamos conhecer cada uma?
Temos como exemplo:
das plantas sem flores, sementes e frutos: samambaia, avenca.
das plantas com flores e sementes: pinheiro, palmeira.
das plantas com flores, sementes e frutos: laranjeira, maracujazeiro, milho, goiabeira, etc.
Vamos escrever uma música que fale das plantas:
AS PARTES DAS PLANTAS
Procure descobrir quais são as partes de uma planta e escreva-as:
Recorte e cole gravuras das diferentes partes de uma planta:
RAÍZ
Todas as plantas têm raízes.
Existem várias formas de raiz: fina, grossa, mole, dura, pequena, grande, etc.
Todas as raízes são muito importantes para as plantas, assim como a nossa boca é importante para o nosso corpo, pois a raiz retira o alimento do solo e do subsolo para o sustento da planta.
No solo existe sais minerais e água da chuva que cai no solo, e que é usada como alimento para as plantas.
Existem raízes que podemos comer e são saudáveis ao nosso organismo, porque além das raízes retirarem os sais do solo, elas acumulam reservas alimentares.
Recorte e cole gravuras de raízes:Recorte e cole gravuras de raízes que podemos comer, como a cenoura, a mandioca, a beterraba, o rabanete, a batata doce, etc.
Assinar:
Postagens (Atom)