Total de visualizações de página

sábado, 2 de outubro de 2010

ALTO E BAIXO

A família é uma das maiores expressões de amor.
Conversar sobre família com as crianças: o pai, a mãe e os irmãos: um alto e um baixo, um gordo e um magro, um velho e um novo e assim por diante
Brincar de alto e baixo colocando objetos no alto e pedir que as crianças peguem, quando não conseguirem pedirem que verbalizem porque não conseguiram.
Levar uma fita métrica e encostar cada criança na parede, antes colar um papel em que possa desenhar na parede, marcar os pontos em que representa a altura de cada criança verbalizando quem é mais alto e quem é mais baixo. Levar para sala de aula um par de meias de bebê ou uma camisa ou uma calça, porém a mesma peça deve ser representada de uma pessoa adulta, mostrar às crianças e deixar que elas descubram as diferenças, trabalhando os conceitos de grande e pequeno, juntamente com alto e baixo.
DESENHE DUAS PESSOAS: UMA ALTA E OUTRA BAIXA

EXPERIÊNCIAS

conceitos de
VELHO E NOVO
Trabalhar os conceitos de objetos velhos e novos mostrando alguns exemplos, depois partir para diferença entre o velho e o novo devido à idade, mostrando que apesar da pessoa velha ter mais idade não deve ser apática à vida, mas deve sempre ter alegria em viver .Se possível um avô ou uma avó poderia ser convidado para esta aula para conversar com as contando histórias que viveram e exemplos de vitórias em suas vidas e depois tomarem um lanche juntos numa atmosfera de muito amor, a sala pode ser decorada com frases sobre o amor e fotos antigas pedidas anteriormente. Se caso for uma vovó, ela pode dar uma aula de culinária para as crianças e se for um vovô pode dar uma aula de alguma habilidade que possua, até ensinar barquinho de papel, pipa, etc. Na hora da brincadeira o vovô ou a vovó pode ensinar uma brincadeira da sua época de infância.
As crianças podem recebe-los com uma apresentação com músicas e um presente preparado por eles nos dias anteriores. Enfim este dia pode virar uma festa de muita alegria.

DESENHO

Trabalhar o conceito “entre” Criar vários exemplos em sala de aula colocando um boneco entre a mesa e a cadeira, um lápis entre a borracha e a régua, uma cadeira entre a mesa e o armário, uma criança entre e a mesa e a professora, etc.



FAÇA UM CÍRCULO EM VOLTA DA BOLA E DESENHE UMA REDE ENTRE OS DOIS.


DESENHO

Construímos um mundo cheio de amor....

Perguntar às crianças o que é uma construção, realizar um passeio para que as crianças possam observar a construção de uma casa, de um muro, de um prédio etc. Se possível conversar na obra visitada com um pedreiro para que explique como se faz um muro e que ele fale um pouco sobre a vida dele, se gosta do que faz, o que mais gosta de construir, qual foi a obra mais importante que já construiu, etc,

Na sala de aula colocar à disposição das crianças jogos de tijolinhos de madeira para que possam construir, caso a escola não possua providenciar sucata como: caixas de sapato encapadas, caixas de fósforo ou outro material que possa imitar o tijolo. As crianças devem construir em grupo usando a cola como argamassa e colocando os “tijolos” intercalados como um muro real, deixar o trabalho em exposição e escrever um cartaz explicando: “Estamos construindo um mundo cheio de amor” caso queira cada tijolo pode ter uma palavra (fé, paz, bondade, ,...) Entregar a ficha da apostila para criança para que desenhe o que construíram.


DESENHO


Inicie a aula cantando uma música que fale sobre o corpo humano.Mostrando as partes do corpo, a necessidade de cada parte, ...

Para completar o corpo, na apostila, a criança desenha o tronco e cola os palitos formando as pernas e os braços....


COMPLETE A GRAVURA FORMANDO TODO CORPO, COLE PALITOS DE FÓSFORO PARA FORMAR AS PERNAS E OS BRAÇOS

DESENHO

Trabalhar os conceitos de casa com as crianças, perguntar como é casa de cada um, mostrar por gravuras os diferentes tipos de moradias, como prédio, casa térrea, sobrado, palafita, casebre, oca, iglu, etc. Conversar sobre o que há de mais importante dentro de uma casa: o amor, a FAMÍLIA.Conversar anteriormente com a mãe de um aluno para que prepare um lanche para os alunos da classe e visitar a casa de um dos alunos neste dia, aum dia de cada semana, na casa de um aluno e até na casa, assim a turma receberá a visista em casa de todos os colegas.
Coloque as atividades nas mesas e peça que as crianças terminem o desenho da casa, pois só temos o telhado e precisamos fazer as paredes, janelas, portas, pessoas dentro e fora, plantas no jardim, etc, deixe que a criança crie o tempo todo.

CASA DE ALEGRIA QUE É O SEU LAR!

- TERMINE O DESENHO DA CASA E PINTE BEM BONITO COM COLA COLORIDA.

COLAGEM

“Caminhando eu vou e desejo ver, com paciência o amor crescer...”

Lembre-se sempre do tema: expressando amor, nesta atividade enfatize o amor na sala de aula com nossos colegas, na nossa casa,...

Deixe que a criança desenhe o caminho para ovelhinha e depois enfeite com lantejoulas, cola colorida, gliter, etc

CAMINHANDO EU VOU E DESEJO VER,

COM PACIÊNCIA O AMOR CRESCER.


- DESENHE O CAMINHO E DEPOIS COLE PAPEL COLORIDO.