Confecção de um cartaz com desenho do Universo.
Brincadeira: Conhecendo e reconhecendo o meio em que vive.
Cada criança representará um Planeta, uma estrela, o sol, a lua. A lua deverá girar em trono da terra. A terra em torno de si mesmo em torno do sol. As estrelas cintilarão (fechando e abrindo os dedos)
Atividade em grupo:
Fazer cartazes, representando as pessoas que habitam o planeta:
1.Pessoas trabalhando; brincando, dançando, viajando, etc.
Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
terça-feira, 5 de outubro de 2010
PLANTAS
Enfeitar pequenos POTES colorindo com cola colorida carimbando o dedo das crianças, enfeitar as tampas e enviar para as mamães, como mais um presente dos pequenos criadores.
Apresentar algumas frutas para as crianças para que nomeiem e provem e vejam as sementes.
Apostila: A criança deverá colar gravuras de plantas que encontrar em revistas.
Apresentar algumas frutas para as crianças para que nomeiem e provem e vejam as sementes.
Apostila: A criança deverá colar gravuras de plantas que encontrar em revistas.
COR VERMELHA
Distribuir um pedaço de massinha vermelha a cada criança, perguntando em seguida a cor que ela tem. Fixando a cor vermelha, estimular a criança a procurar outras coisas vermelhas pela classe ( já preparada com muitas coisas vermelhas)
Iniciando o trabalho de modelagem, deverá estimular a criança da seguinte maneira:
Vamos fazer uma maçã?
Qual a cor da maçã?
Que mais podemos fazer com a massinha vermelha
O professor deverá sugerir que as crianças explorem o material como quiserem, porém frisando tudo o que é possível fazer com massinha vermelha.
APOSTILA;
Pegue o material que escolher (tinta, lápis, giz, etc) e pinte toda a página
Iniciando o trabalho de modelagem, deverá estimular a criança da seguinte maneira:
Vamos fazer uma maçã?
Qual a cor da maçã?
Que mais podemos fazer com a massinha vermelha
O professor deverá sugerir que as crianças explorem o material como quiserem, porém frisando tudo o que é possível fazer com massinha vermelha.
APOSTILA;
Pegue o material que escolher (tinta, lápis, giz, etc) e pinte toda a página
COR AMARELA
APOSTILA:
Pinte as flores e cole bolinhas de papel crepom amarelo no miolo.
Aproveite o tema e mande uma flor para mamãe feita pela criança. Cada uma poderá ter a primeira letra do nome de cada criança a qual você já tenha trabalhado durante um tempo, por exemplo L de Letícia, M de Maurício....
Outra sugestão é fazer uma flor de cartolina e colocar como miolo uma foto da criança.
Com alguns dizere:
Pedir para próxima semana que cada criança traga um pacote de terra vegetal para plantarem sementes e sugira que comprem regadores pequenos ou faça regadores com sucata, pois molharão as plantas diariamente.
"As embalagens de amaciante para roupas podem ser aproveitadas: furar a tampa com vários furinhos e fazer um único furo na alça da garrafa para entrada de ar. Isso faz com que a água não fique presa por causa do vácuo que vai formando com a saída da água juntamente com o ar, e podem ser personalizados pelos alunos com tintas e carimbos.
Providenciar garrafas plásticas com terras e dar sementes para que as crianças plantem. Também pode ser uma caixa de leite grande, cheia de terra com diferentes sementes. As crianças deverão molhar todos os dias e observar o crescimento delas. Providenciar sementes de arroz, feijão, salsinha, etc.
Introduzir a cor amarela, por meio de muitas brincadeiras, classificação, etc.
Apostila: Trazer laranja para sala de aula descascá-las na frente das crianças, falar sobre o perigo do uso da faca por quem não sabe, cortar a laranja, mostrar a semente e explicar o uso da semente pela natureza , ou seja, a capacidade de gerar outra vida. Oferecer o suco de laranja que já deve estar pronto, conversar sobre o sabor, explorar os conceitos de bom e ruim, doce e salgado, pouco e muito, e as vitaminas contidas na laranja que são essenciais para nossa vida.
Descubra qual fruta possui a cor amarela e pinte:
Pinte as flores e cole bolinhas de papel crepom amarelo no miolo.
Aproveite o tema e mande uma flor para mamãe feita pela criança. Cada uma poderá ter a primeira letra do nome de cada criança a qual você já tenha trabalhado durante um tempo, por exemplo L de Letícia, M de Maurício....
Outra sugestão é fazer uma flor de cartolina e colocar como miolo uma foto da criança.
Com alguns dizere:
Pedir para próxima semana que cada criança traga um pacote de terra vegetal para plantarem sementes e sugira que comprem regadores pequenos ou faça regadores com sucata, pois molharão as plantas diariamente.
"As embalagens de amaciante para roupas podem ser aproveitadas: furar a tampa com vários furinhos e fazer um único furo na alça da garrafa para entrada de ar. Isso faz com que a água não fique presa por causa do vácuo que vai formando com a saída da água juntamente com o ar, e podem ser personalizados pelos alunos com tintas e carimbos.
Providenciar garrafas plásticas com terras e dar sementes para que as crianças plantem. Também pode ser uma caixa de leite grande, cheia de terra com diferentes sementes. As crianças deverão molhar todos os dias e observar o crescimento delas. Providenciar sementes de arroz, feijão, salsinha, etc.
Introduzir a cor amarela, por meio de muitas brincadeiras, classificação, etc.
Apostila: Trazer laranja para sala de aula descascá-las na frente das crianças, falar sobre o perigo do uso da faca por quem não sabe, cortar a laranja, mostrar a semente e explicar o uso da semente pela natureza , ou seja, a capacidade de gerar outra vida. Oferecer o suco de laranja que já deve estar pronto, conversar sobre o sabor, explorar os conceitos de bom e ruim, doce e salgado, pouco e muito, e as vitaminas contidas na laranja que são essenciais para nossa vida.
Descubra qual fruta possui a cor amarela e pinte:
COR VERDE
Introduzir a cor verde
LEVAR O ALUNO A OBSERVAR A COR VERDE EXITENTE NO MEIO EM QUE VIVE
Atividade em grupo:
Colocar papel branco no chão e montes de tinta azul e amarela separadamente, pedir para que os alunos espalhem e descubram a cor que surgirá.
fAÇA UM PASSEIO PARA QUE O ALUNO COLHA FOLHAS DAS PLANTAS QUE ENCONTRAR PELO CAMINHO.
Cole folhas de diferentes plantas que encontrou.
Qual a cor das folhas das arvores em sua maioria? Escolha a cor no pote de lápis e pinte.
LEVAR O ALUNO A OBSERVAR A COR VERDE EXITENTE NO MEIO EM QUE VIVE
Atividade em grupo:
Colocar papel branco no chão e montes de tinta azul e amarela separadamente, pedir para que os alunos espalhem e descubram a cor que surgirá.
fAÇA UM PASSEIO PARA QUE O ALUNO COLHA FOLHAS DAS PLANTAS QUE ENCONTRAR PELO CAMINHO.
Cole folhas de diferentes plantas que encontrou.
Qual a cor das folhas das arvores em sua maioria? Escolha a cor no pote de lápis e pinte.
CLARO E ESCURO
VÁRIAS BRINCADEIRAS COM LUZES, OLHOS FECHADOS, LUGARES, CLAROS E LUGARES ESCUROS...
Dar noções de dia e noite, claro e escuro.
Na apostila providenciar espaços para pintura que represente a noite e o dia.
Dar noções de dia e noite, claro e escuro.
Na apostila providenciar espaços para pintura que represente a noite e o dia.
DOBRADURA
Atividade em grupo:
Fazer um cartaz pintando o mar juntamente com todas as crianças e depois colar gravuras de diferentes peixes.
Comprar um peixinho e criar no aquário.
Cada criança poderá sair com um peixe de broche, feito com cartolina, E.V.A. ou outro material e pode ter a letra impressa P de peixe, de Pedro, etc.
Mostrar gravuras ou vídeo. Conversar sobre os peixes: habitat, alimentação, etc.
Apostila: Colar feijão formando as ondas do mar e depois confeccionar uma dobradura de um ou mais peixes e colar sobre as ondas.
Fazer um cartaz pintando o mar juntamente com todas as crianças e depois colar gravuras de diferentes peixes.
Comprar um peixinho e criar no aquário.
Cada criança poderá sair com um peixe de broche, feito com cartolina, E.V.A. ou outro material e pode ter a letra impressa P de peixe, de Pedro, etc.
Mostrar gravuras ou vídeo. Conversar sobre os peixes: habitat, alimentação, etc.
Apostila: Colar feijão formando as ondas do mar e depois confeccionar uma dobradura de um ou mais peixes e colar sobre as ondas.
Assinar:
Postagens (Atom)