Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de outubro de 2010

SENTIDOS

9. ATIVIDADE EM GRUPO:
Distribuir lixa grossa de giz de cera para que as crianças pintem livremente.

Cada criança deverá receber um cartão redondo com lã colada (imitando o cabelo) e um palito atrás do cartão. Entregar para as crianças dois botões e conversar sobre os olhos. Explorar os conceitos de visão, o numeral 2, a beleza dos olhos. Fazer experiência como olhos fechados e depois de um tempo abertos para sentirem a necessidade da visão. Trabalhar os conceitos de abertos e fechados e depois colarem os botões no boneco formando os olhos. Entregar outro botão e conversar sobre o nariz. Explora os conceitos de cheiro bom e ruim, a respiração, etc.
Entregar uma boca já recortada e conversar sobre o paladar, a fala, os dentes, etc. Cada criança deverá levar para casa o seu boneco. Batize o boneco juntamente com as crianças dizendo que todos levarão o ----------- para casa pois ele vai ensinar o papai e a mamãe sobre a visão, o paladar, e o olfato.

APOSTILA: providenciar lã para formar os cabelos, botões para os olhos, nariz recortado de revistas, orelhas recortadas de revistas para que a criança forme um rosto com colagem.
ESTA ATIVIDADE PODE PROSSEGUIR DURANTE VÁRIOS DIAS


Atividade em grupo:
Distribuir papel sulfite colorido ou branco e guache de várias cores, as crianças farão o desenho na metade do papel usando a tinta e depois de terminado dobrarão a outra parte sobre o desenho fazendo aparecer o desenho na outra metade.
Entregar papéis para as crianças e ensinar a rasgar, usando as pontas dos dedos. Depois todos guardarão em uma caixinha para colarem num trabalho futuro.

O NOSSO MUNDO

Confecção de um cartaz com desenho do Universo.


Brincadeira: Conhecendo e reconhecendo o meio em que vive.
Cada criança representará um Planeta, uma estrela, o sol, a lua. A lua deverá girar em trono da terra. A terra em torno de si mesmo em torno do sol. As estrelas cintilarão (fechando e abrindo os dedos)

Atividade em grupo:
Fazer cartazes, representando as pessoas que habitam o planeta:
1.Pessoas trabalhando; brincando, dançando, viajando, etc.

PLANTAS

Enfeitar pequenos POTES colorindo com cola colorida carimbando o dedo das crianças, enfeitar as tampas e enviar para as mamães, como mais um presente dos pequenos criadores.
Apresentar algumas frutas para as crianças para que nomeiem e provem e vejam as sementes.

Apostila: A criança deverá colar gravuras de plantas que encontrar em revistas.

COR VERMELHA

Distribuir um pedaço de massinha vermelha a cada criança, perguntando em seguida a cor que ela tem. Fixando a cor vermelha, estimular a criança a procurar outras coisas vermelhas pela classe ( já preparada com muitas coisas vermelhas)
Iniciando o trabalho de modelagem, deverá estimular a criança da seguinte maneira:
Vamos fazer uma maçã?
Qual a cor da maçã?
Que mais podemos fazer com a massinha vermelha
O professor deverá sugerir que as crianças explorem o material como quiserem, porém frisando tudo o que é possível fazer com massinha vermelha.

APOSTILA;
Pegue o material que escolher (tinta, lápis, giz, etc) e pinte toda a página

COR AMARELA

APOSTILA:

Pinte as flores e cole bolinhas de papel crepom amarelo no miolo.



Aproveite o tema e mande uma flor para mamãe feita pela criança. Cada uma poderá ter a primeira letra do nome de cada criança a qual você já tenha trabalhado durante um tempo, por exemplo L de Letícia, M de Maurício....
Outra sugestão é fazer uma flor de cartolina e colocar como miolo uma foto da criança.
Com alguns dizere:

Pedir para próxima semana que cada criança traga um pacote de terra vegetal para plantarem sementes e sugira que comprem regadores pequenos ou faça regadores com sucata, pois molharão as plantas diariamente.
"As embalagens de amaciante para roupas podem ser aproveitadas: furar a tampa com vários furinhos e fazer um único furo na alça da garrafa para entrada de ar. Isso faz com que a água não fique presa por causa do vácuo que vai formando com a saída da água juntamente com o ar, e podem ser personalizados pelos alunos com tintas e carimbos.

Providenciar garrafas plásticas com terras e dar sementes para que as crianças plantem. Também pode ser uma caixa de leite grande, cheia de terra com diferentes sementes. As crianças deverão molhar todos os dias e observar o crescimento delas. Providenciar sementes de arroz, feijão, salsinha, etc.


Introduzir a cor amarela, por meio de muitas brincadeiras, classificação, etc.

Apostila: Trazer laranja para sala de aula descascá-las na frente das crianças, falar sobre o perigo do uso da faca por quem não sabe, cortar a laranja, mostrar a semente e explicar o uso da semente pela natureza , ou seja, a capacidade de gerar outra vida. Oferecer o suco de laranja que já deve estar pronto, conversar sobre o sabor, explorar os conceitos de bom e ruim, doce e salgado, pouco e muito, e as vitaminas contidas na laranja que são essenciais para nossa vida.

Descubra qual fruta possui a cor amarela e pinte:

COR VERDE

Introduzir a cor verde

LEVAR O ALUNO A OBSERVAR A COR VERDE EXITENTE NO MEIO EM QUE VIVE

Atividade em grupo:
Colocar papel branco no chão e montes de tinta azul e amarela separadamente, pedir para que os alunos espalhem e descubram a cor que surgirá.

fAÇA UM PASSEIO PARA QUE O ALUNO COLHA FOLHAS DAS PLANTAS QUE ENCONTRAR PELO CAMINHO.

Cole folhas de diferentes plantas que encontrou.

Qual a cor das folhas das arvores em sua maioria? Escolha a cor no pote de lápis e pinte.

CLARO E ESCURO

VÁRIAS BRINCADEIRAS COM LUZES, OLHOS FECHADOS, LUGARES, CLAROS E LUGARES ESCUROS...

Dar noções de dia e noite, claro e escuro.

Na apostila providenciar espaços para pintura que represente a noite e o dia.