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sábado, 18 de dezembro de 2010

ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 5

NOMES

Os nomes são usados para identificar pessoas, lugares, objetos, alimentos, etc.

Vamos fazer a lista de nomes dos alunos de nossa classe.

Professor: O nome da criança possui emoção, cria estabilidade, dá seqüência, aumenta o repertório de letras e muito mais. Aproveite a atividade de listas para formar agrupamentos em que sejam colocados os alunos para ajudarem uns aos outros. Os agrupamentos devem ser compostos de alunos com maior experiência na leitura e escrita com os alunos com menos experiências. Um aluno pode ditar para o outro e ajudar a fazer a lista de nomes. Por se tratar de palavras que já são conhecidas pelos alunos eles lerão usando hipóteses, deduções e antecipações para leitura e escrita.

Esta atividade com os nomes deve ser explorada ao máximo utilizando de recursos lúdicos, como: bingo dos nomes, acróstico, jogo da memória, agendas, jogo da forca, mapa da classe, aniversariantes, caça palavras, confecção de um livro em que cada página seja escrito um nome, a letra do alfabeto e o desenho da pessoa, sendo que para cada letra do alfabeto seja escrito um nome sem que necessariamente tenha os alunos em sala. Podemos chamar este livro de nominário.

Os objetivos para atividade com nome são amplas como: identificação, ordem alfabética, criação de hipóteses para leitura, ampliação do vocabulário. Tendo com desafios a leitura, o reconhecimento dos nomes, hipóteses de escrita a partir das letras de seu nome, criação de referências para outras escritas, comparações de semelhanças e diferenças.

Atenção para história que vamos ouvir! O BATISMO DE JESUS.

Desenhe aqui.

Na história que ouvimos havia um rio. Qual o nome deste rio?

O que podemos encontrar, num rio, que nos sirva de alimento?

A água é muito importante para a vida.

Desenhe e escreva para que usamos a água.

Faça uma pesquisa e descubra a diferença entre rios, lagos e mares. Registre a sua pesquisa por meio de escrita ou desenho.

Leia os grupos de palavras e descubra qual a palavra diferente e pinte.

Faça um desenho que represente o seu significado.

ÁGUA

RIO

ÁRVORE

RIO

ÁGUA

RIO

ÁGUA

RUA

LEIA E DESENHE:

RAIO

RUA

RIO

REI


ESCREVA

QUANTAS LETRAS E QUANTAS SÍLABAS AS PALAVRAS:


RAIO

REI

LUA

CABELO

Faça uma coleção de rótulos e monte um álbum, separando-os por tipos:

.Rótulos de farmácia;

. Rótulos de alimentos;

.Rótulos de produtos de limpeza;

. Rótulos de produtos de higiene pessoal;

Cada tipo de rótulos poderá ter uma ou mais páginas no seu livro de rótulos.

Faça uma capa bem bonita e pode também fazer um índice;

RECORTE E COLE DE JORNAIS E REVISTAS PALAVRAS QUE TERMINAM COM:

ÃO


Traga para sala de aula uma receita de bolo, peça aos seus familiares escrevê-la aqui.

_________________________________

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_________________________________

_________________________________

Copie da lousa os ingredientes que você trará de casa para fazermos o bolo escolhido pela classe.

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”.

DESENHE:

LUZ FAZ LEMBRAR-ME DE:


"Antes que houvesse luz era tudo trevas"


"O povo que jazia em trevas..."


Qual a cor que podemos usar para representar as trevas?

Feche os olhos e perceba a cor que você pode ver.


Pinte com a cor que você vai usar para representação das trevas.

Disse Deus: haja luz e houve luz.

O povo que jazia em trevas viu grande luz.

Feche novamente os seus olhos, bem apertados. Agora abra. Quais as cores que podemos usar para representar a luz?

USE TINTA E PINTE REPRESENTANDO A LUZ.

Professor: Escreva a palavra luz na lousa, nas duas formas de escrita ( cursiva e letra de forma). Faça dois cartões com a palavra luz, um escrito em letra de forma e outra em letra manuscrita.

Faça o painel, sugerido, com o tema: Nosso vocabulário, coloque os cartões com as duas formas de escrita da palavra luz.

Escreva, em letra cursiva,mais uma palavra que aprendemos:

luz___________

Releia a frase desta lição e encontre a palavra luz e pinte-a de amarelo.

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz."

Quantas vezes aparece a palavra LUZ?

Onde mais podemos colocar os cartões da palavra luz para nomear a luz existente na nossa classe?

Sugestão: colocar próximo à lâmpada e no interruptor, abajur, etc.

Sem a luz do Sol não poderia haver vida na Terra, pois ele gera a energia e a vida nos seres vivos.

A luz traz alegria, imagine se tudo fosse treva, você acha que o dia seria alegre ou triste?

A luz do Sol ajuda a fixar a vitamina "E" no nosso corpo, mas é preciso cuidado com a luz do sol, pois quando nos expomos à sua luz em horários em que seu calor é muito forte podemos prejudicar a nossa pele com queimaduras.

O horário para um bom aproveitamento dos raios ultravioletas é sempre pela manhã ou após as 16 horas.

Faça uma pesquisa e recolha mais informações sobre o sol.

Discuta as informações coletadas com a classe e expresse, por meio de desenhos, o que você descobriu.

Descubra a palavra secreta:


1- A primeira letra da palavra João

2- A terceira letra da palavra elefante

3- A segunda letra da palavra asa

4- A primeira letra da palavra uva

5- A última letra da palavra mãos

Copie a palavra que você descobriu

Que cor esta palavra tem para você?

Leia e copie:

nariz feliz giz faz cartaz

arroz luz raiz Beatriz vez paz


LEIA:

F e l i z

Imagine uma cor para esta palavra e pinte nesta página.

Desenhe o rosto de uma pessoa feliz


Discuta com a classe:

O que é ser feliz?

Como podemos ser feliz?

Qual a pessoa que você conhece que é feliz?

Qual a pessoa que você conhece e que não é feliz?

O que deixaria você muito feliz?

O que impede você de ser mais feliz?


Que cor tem a tristeza?

Quando você fica triste?

O que você gostaria que acontecesse para não ficar mais triste?

Qual a pessoa que você conhece que é triste?

O que você pode fazer para ajudar essa pessoa a ficar feliz?




ALFABETIZAÇÃO- LUZ - Parte 4

Será que na época da nossa história os meios de transportes eram os mesmos?

Desenhe.

Recorte e cole gravuras de meios de comunicação que você conhece.

Responda oralmente.

Como você acha que eram os meios de comunicação na época de nossa história.

Desenhe.

Se soubermos a época em que estamos vivendo então podemos responder.

Que dia da semana é hoje?

____________________

Em que mês estamos?

____________________

Em que ano estamos?

____________________

Que dia da semana será amanhã?

____________________

Vá até o pátio e observe como está o tempo hoje e desenhe.

Com a ajuda de sua professora preencha o calendário deste mês.


ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 3

Quando Jesus nasceu havia um rei que governava sobre Israel e ele era muito mal, não queria saber que nascesse outro rei, pois pensava que ninguém poderia governar no seu lugar.

Você sabe o nome desse rei?

___________________

Também temos algumas pessoas que governam a nossa cidade, o nosso estado e a nossa cidade.

Você sabe o nome do presidente da república?

___________________________

Descubra o nome do governador do seu estado.

________________________

Escreva o nome do prefeito de sua cidade.

____________________

Vamos fazer um passeio na prefeitura de nossa cidade.

O que você mais gostou de conhecer?

_________________________

Responda oralmente.

O que você mais gosta em sua cidade?

Qual o lugar que você gostaria de conhecer?

O que você gostaria que mudasse em sua cidade?

Você gosta de morar aqui ou gostaria de morar em outra cidade?

O rei de nossa história fez uma coisa muito má na cidade dele, você sabe o que foi?

O que você acha que ele deveria fazer?

O que você acha que deveria ser feito com ele depois que ele fez esta maldade?

Se você estivesse lá o que faria?

Você ficaria com medo?

Que cor tem o medo?

Pinte uma página inteira utilizando a cor escolhida.

Deus avisou José muitas vezes por meio de sonhos.

Você já sonhou algo que gostaria de nos contar?

Qual o sonho que você não gostou?

Você já sentiu medo no seu sonho?

Você já sonhou ganhando um presente? Qual foi?

_________________________________

para pensar...

O que podemos fazer para vencer o medo?

Precisamos vencer todos os medos?


ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 2

Ao professor:

Passamos ao livro de Mateus em que a história poderá ser passada para as crianças usando muitas técnicas na contação de histórias, como :

. Entonação de voz (o professor conta a história mudando a entonação da voz para aguda, grossa, baixa, suave, etc.)

. Fantoches (utilização de alguns personagens criados, ou criar novos para narrar a história por trás de uma janela ou de uma mesa ou um teatro de fantoches feito de papelão)

. Toquinhos ( tocos de madeira, para demonstrar os personagens da história, sendo que cada toquinho poderá ser um personagem diferente)

. Sucatas ( garrafas, potes, pedras, tampas, etc. demonstrando que cada objeto se transforma em um personagem ou um cenário da história)

. Gravuras (várias gravuras coloridas narrando partes da história com a seqüência através das gravuras)

. Dramatização ( o professor incentiva as crianças a dramatizarem algo livremente ou organiza uma apresentação com ensaios)

. Cartazes ( poderão ser confeccionados pelos alunos ou pelo professor)

. Música ( as músicas podem ser cantadas, ouvidas, criar uma paródia com assunto diferente em cima de uma melodia já existente, ou compostas)

. Mímica. Etc.

Antes de iniciar a primeira lição é preciso narrar o primeiro e segundo capítulo do livro de Mateus. O terceiro capítulo deverá ser estudado na segunda lição e assim por diante. O mesmo procedimento de ensino pode ser utilizado com outras histórias e outros contextos. Esse contexto foi criado para uma realidade cristã.

. Os presentes que Jesus recebeu após o seu nascimento: ouro, incenso e mirra, vamos descobrir a utilidade desses presentes na época em que ele viveu?

Vamos juntos preparar um painel da seguinte forma:

Dica: não usar gravuras junto às palavras, pois impossibilita a criança refletir sobre a escrita.

NOSSO VOCABULÁRIO

JESUS

LUZ

CASA

PRESENTE...

E VAMOS LER DIARIMENTE, ACRESCENTANDO PALAVRAS NOVAS A CADA DIA.

Atenção para a história que iremos estudar.

Quem já ouviu falar da história de Jesus?

Jesus também teve avós, bisavós e muitos tataravós.

No primeiro capítulo do livro de Mateus, na Bíblia, podemos ler a genealogia de Jesus.

Você sabe o que é genealogia?

Genealogia é o estudo que podemos fazer das pessoas que fazem parte da família de uma pessoa e que viveram antes que ela nascesse, ou seja, o nome dos avós, bisavós, tataravôs e outros que viveram antes que os tataravôs.

Vamos prestar atenção na leitura do professor e observar a genealogia de Jesus.

Cada nome lido pela professora representa uma geração. Uma geração se passa quando uma criança nasce tem seus filhos e quando os filhos se casam e também tem os seus filhos se passou, então, uma geração naquela família e os netos já são a segunda geração

Na genealogia de Jesus se passaram 41 gerações.

Descubra qual é o numeral que representa 41 e circule-o.

10 - 12 - 45 - 76 - 98 - 100 - 3 - 4 - 1 - 55 -41 - 65 - 90

Escreva de uma até dez:

___________________________________________________________

___________________________________________________________

Quantos dedos tem sua mão?

_____________________

Quantas mãos você tem?

___________________

Quantas gerações se passaram até o nascimento de Jesus?

__________________

Quantos anos você tem?

__________________

Que dia é hoje?

__________________

Tarefa para ser feita em casa:

Descubra a sua genealogia.

A sua mamãe e seu papai também têm mãe e pai que se tornaram os seus avós.

O pai e a mãe de sua mamãe são os seus avós maternos e o pai e a mãe do seu papai são os seus avós paternos.

Responda com a ajuda de sua mãe.

Qual o nome da sua mãe?

______________________
Qual o nome do seu pai?

_____________________

Escreva o nome dos seus avós maternos.

______________________________________________________

Escreva o nome dos seus avós paternos.

______________________________________________________

Escreva o nome dos seus irmãos.

____________________________________________________


Agora é a sua vez, faça a sua árvore genealógica.

Use os nomes que você escreveu em sua tarefa e construa a sua árvore.


Cole abaixo o xérox da sua certidão de nascimento.

Ouça atentamente a história do nascimento de Jesus.

Leia várias vezes a frase, juntamente com sua professora e descubra onde está escrita a palavra Jesus.

E José pôs no menino o nome de Jesus.

Copie, em letra cursiva, o nome de Jesus.

_________________________________

Quantas letras têm o nome de Jesus?

_______________________________

Desenhe uma parte da história que você já ouviu.

Quantas letras têm o seu nome?

_________________________

Escreva o nome de um colega da sua classe ou de seu professor.

___________________________________________________

Quantas letras têm o nome?

______________________

Escreva o nome que tem mais letras

___________________________

Tarefa para ser feita em casa:

Responda com a ajuda de sua mãe.

Você sabe quem escolheu o seu nome?

Cada nome possui um significado, você sabe o seu? Escreva:

Sua mãe já sabia, antes de você nascer se era menino ou menina?

O que ela disse quando você nasceu?

Quem mais falou algo de especial quando você nasceu?

Qual o nome da cidade em que você nasceu?

Você ganhou presente? Quais os presentes que você ganhou?

Você ainda tem alguma coisa que te pertenceu quando era bebê? Se tiver traga para sala de aula e faremos uma exposição. Se não tiver traga fotos e faremos um mural.

Desenhe você quando era bebê e escreva o seu nome.

Recorte e cole gravuras que representam presentes que você gostaria de ganhar.

Descubra o mês do seu aniversário e escreva no quadro.



ALFABETIZAÇÃO - LUZ - parte 1

A base de uma educação não é o quanto se sabe, mas o quanto se aplica.

Introdução:
Esta é uma apostila produzida em 2005 com fundamentos cristãos.
Pensando Educação e as Teorias de ensino-aprendizagem abrimos um enorme leque sobre os muitos caminhos da alfabetização, porém, no primeiro momento, nos deteremos um pouco, em conceitos e atividades relacionadas com a leiturização e nos ensinamentos de Jesus por meio das parábolas.
A necessidade e curiosidade da criança na alfabetização são grandes e isso as torna cada vez mais aptas a aprender adquirindo a capacidade de buscar o conhecimento.
Nós, educadores e também transmissores do conhecimento, carregamos pré-conceitos sobre o ensino; deparamos-nos na atualidade com o Construtivismo X Tradicional entre outras teorias.
Jesus foi o maior de todos os mestres e na sua forma de ensinar, contextualizava todos os conteúdos que transmitia, inspirados nessas atitudes e concordamos com que a criança deve ser contextualizada, e estar inserida na alfabetização como sujeito ativo e não apenas como receptora do aprendizado.
O ensino não deve acontecer de uma forma passiva, pronto e acabado, mas a criança deve interagir com o que está aprendendo, pois o interesse acontece quando há uma busca e necessidade. Isto é o que as teorias construtivistas nos ensinam. Voltando os nossos olhos para Jesus, podemos confirmar este princípio desta teoria. Não quero dizer, com isso, que os ensinamentos de Jesus se encaixam nas teorias, mas, ao contrário, tudo o que o homem tem descoberto até os dias de hoje, Jesus já tinha nos ensinado ha muito tempo.
Jesus ensinou todas as coisas de uma forma muito criativa. Ele ensinou o tempo todo só sobre o Reino, mas cada vez que falava sobre o mesmo assunto, o demonstrava de forma diferente, ou seja, Ele usou vários recursos para dizer a mesma coisa e através do ensino do Reino, Ele ensinou inúmeras outras coisas que atingiam o comportamento espiritual, emocional e racional.

MEMORIZAÇÃO
Entendo memorização não como algo mecânico apenas, mas uma ferramenta de nossa mente, para nos lembrar de tudo o que aprendemos e vivenciamos.

IDENTIFICAÇÃO

Como a apostila é baseada nas parábolas e ensinamentos cristãos, o primeiro passo, então, é contar a história de Jesus até o seu batismo e a tentação, situando, ou contextualizando a criança na história da vida de Jesus.

O professor pode:

. criar um grande livro (livro gigante feito de papelão) com desenhos e frases da história,

. fazer maquetes da cidade onde Jesus nasceu o lugar de Seu batismo, etc.

. Confeccionar uma linha do tempo antes ou depois do nascimento de Jesus, para que a criança tenha uma noção da cronologia histórica. Enfim, usar a criatividade profissional para que os alunos sejam inseridos de forma bem prática e conheçam com detalhes a vida de Jesus.

Os livros construtivistas orientam a alfabetização iniciando pelo nome das crianças, podendo ser seguida de uma identificação individual, aprendendo mais sobre seu nome e sua própria história.

Hereditariedade e Meio-Ambiente

Este é outro debate entre os educadores da atualidade: Hereditariedade X Meio ambiente, porém quando o educador consegue criar uma atmosfera boa, criativa, alegre, então, também teremos o ambiente favorável para aprendizagem, é claro que, numa realidade periférica, formada por comunidade vulnerável, tudo fica um pouco mais complicado, porém o ambiente alfabetizador é um instrumento valioso nas mãos do professor, mesmo diante das dificuldades.

Recompensas?

Recompensa é um termo que, muitas vezes nos soa como premiação, mas as recompensas para todos os alunos pode se tornar uma forma de incentivo, o motivação e ensino, porém isso não pode tornar-se a ordem do dia, a criança não pode encarar que só realizará certa atividade se receber uma recompensa, mas pode receber sem mesmo ser prometido a ela, como uma surpresa, gerando maior alegria em participar.

Motivação

A criança se torna perspicaz quando experimenta situações antes de escrevê-las

Quando ele menciona o condicionamento e recompensas, ele está se referindo sobre Behaviorismo, ou seja, a teoria de Skiner (sobre o comportamento). Por meio de testes e avaliações em ratos de laboratório, Skiner compara a aprendizagem do ser humano que acontece através de estímulos e recompensas. Em uma mesma frase na fita: "Uma análise criativa do Reino", o John usa a palavra condicionar, e, a prática antes da teoria, isso nos leva a teoria de Jean Piaget.

É complicado quando o professor tenta dar todas as coisas de uma só vez em um só diaou então programar um rotina massante como:(das 9:00 às 9:30 vamos estudar isto, das 9:30 as 10:00 h vamos estudar outra coisa) , é muito difícil fazer isto e ainda assim estimular as crianças. Quando as crianças têm experiências com alguma coisa ela irá reagir com atitudes de leitura, escrita, diálogo: Como eu expresso, ou como escrevo isto no papel? Então ela aprenderá a escrever aquelas palavras que ela experimentou.

Imaginação, criatividade, curiosidade... são instrumentos que a criança possui para descobrir como são feitas as coisas que vêem, sentem, experimentam... e isto cria uma fascinação e dá à criança a chave para destrancar a porta.

As crianças não precisam receber todas as respostas, mas algumas dicas para que elas descubram seu próprio caminho

Leitura e alfabetização

O sistema fônico, no ensino da leitura, é algo que precisamos nos aprofundar nas pesquisas, já foi enfatizado o método fônico na alfabetização, porém, ao meu ver, o que o John está sugerindo não limita o ensino da leitura só no período da alfabetização e muito menos por intermédio de um método que se comprovou estar longe da realidade da criança e que contraria as palavras da fita: "Uma análise criativa do Reino."

O sistema fônico pode ser analisado através de estudos do nosso sistema fonético e a capacidade de dicção no ensino e aprendizado da leitura, mas, podemos usar na alfabetização quando a escrita realmente representar a fala, ou seja, não falamos uma consoante isoladamente em nossa fala normal, mas ela sempre está ligada a uma vogal ou a outra consoante antes da vogal. Se olharmos para esta forma de ensinar em que as sílabas são enfatizadas caímos novamente em uma técnica de ensino fora da realidade da criança quando se enfatiza as famílias silábicas como: va –ve –vi –vo –vu, com frases feitas do tipo: “Vovô viu a uva.” com o único objetivo de juntar as sílabas estudadas. Esta forma de escrita não é usada na fala do dia-a-dia das crianças, saindo fora de sua realidade e se tornando um ensino pronto e acabado de pura memorização em que a criança decora e não interaje. Porém se pensarmos em separar as palavras estudadas no contexto de leitura das crianças e separa-las em sílabas poderemos usar muito bem o nosso aparelho fonético e enfatizarmos o sistema fônico na leitura. Como exemplo podemos citar uma palavra retirada de um texto estudado com as crianças: me-ni-no lendo-a de forma silábica para que o som das letras e sílabas sejam entendidas, usando a forma normal da fala e não criando novas dicções por causa do aprendizado da escrita. A criança deve entender que a escrita representa a fala e não que se escreve como se fala.

Dica: Quando for soletrar as palavras para enfatizar as sílabas, não fale para criança quantas vezes você abre a boca para falar a palavra, mas diga a palavra soletrada.

As crianças possuem capacidade de aprender quando são motivadas por questões desafiadoras. A escrita é um processo de construção cognitiva ligado ao processo motor e não um ensino simples a ser passado, mas conduzi-la ao verdadeiro aprendizado. A leitura e a escrita é um meio para se alcançar um objetivo social e não um fim em si mesmo. A criança que lê mesmo sem saber ler, busca o sentido do texto para poder construir seu significado. É um processo amplo na coordenação de informações entre o leitor, o texto e o contexto. O contexto, no qual, o texto e o leitor estão inseridos é o que faz a diferença para que a criança possa realizar as estratégias da escrita e da leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.

Seleção: a criança faz uma seleção de tudo que possui de informação frente ao texto e interage com o mesmo selecionando o que sabe e descobrindo coisas novas.

Antecipação: a criança antecipa situações vividas anteriormente diante do que já conhece podendo tirar suas conclusões de um texto, detectando, por exemplo, a natureza de um texto se é notícia, história, receita, etc.

Inferência: Ela vai usar todos conhecimentos que possui dentro de um determinado contexto de leitura e fazer suas inferências quanto a escrita, a forma de escrita a apresentação do texto, etc.

Verificação: é a capacidade de verificar suas hipóteses de leitura frente a um texto ou um novo desafio.

É importante que aconteça algumas atividades permanentes quanto a leitura:

· Hora da leitura

· Roda da biblioteca

· Pasta de texto: a criança leva pra casa uma pasta com vários textos de diferentes gêneros ( notícias, histórias, bilhetes, receitas, gibis, etc.)

· Projetos de leitura.

Escrita

A escrita na alfabetização pode ser relacionada com a produção de um livro, preocupando-se na formação de produtores de textos relatando as experiências que poderão se tornar motivos para escrita relatando, descrevendo, informando, convidando, avisando, etc.

No início da alfabetização sempre sugerimos o ensino do alfabeto que é fundamental para o entendimento do surgimento e uso das letras, porém tudo deve ter real sentido para crianças. O aluno deve entender que o alfabeto isolado é usado em listas de telefones, arquivos, dicionários, etc. Para que seu aprendizado seja interessante sugerimos a criação de um livro, iniciando a escrita em que cada letra tenha uma página num livro criado por eles, e que possam expressar sua liberdade através do desenho e da escrita escrevendo um nome de pessoa para cada letra, ou um nome de animal, ou um nome de uma comida, ou um nome de cidade, etc. No final teremos um livro escrito e editado pelos alunos, daí pra frente é só libertar a criatividade existente em cada um de nós e criar novos livros.

A criança é capaz de construir a escrita mesmo que incompreensíveis aos nossos olhos. O mundo no qual a criança é inserida é um mundo de letras, números e muitos textos. A criança utiliza, na maioria das vezes, inicialmente as letras de seu nome, criando hipóteses de que podem escrever qualquer coisa, usam letras grandes e pequenas formando as palavras. Nesse processo de criação da escrita as crianças estabelecem várias hipóteses. Se o professor alfabetizador pedir para que a criança leia o que escreveu perceberá o quanto ela foi capaz de criar por meio da escrita, suas hipóteses do mundo da leitura e da escrita. Elas estabelecem critérios, comparam, avaliam e avançam no seu desenvolvimento, o que difere em muito da alfabetização pronta e acabada numa metodologia tradicional.

RESOLUÇÕES MATEMÁTICAS

Os tempos mudaram e a ênfase hoje está nas resoluções matemáticas, e não somente na investigação dos números, pois a teoria sem a prática é condenável em qualquer época, principalmente no que diz respeito a Matemática. O que precisa ser enfatizado é a prática de situações em que as crianças usarão a Matemática, porém o conteúdo de Matemática não será abrangido neste livro.

Pesquisa: Habilidades de Biblioteca.

Isto não é difícil de ensinar quando se tem um bibliotecário que entrega em mãos todo o tema da sua pesquisa, porém quando você se depara com uma Enciclopédia é necessário conhecer os padrões de arquivamento, a organização dos fatos, etc.

Quando a criança pesquisa, ela se sente conhecedora do caminho do saber. O conteúdo não é esquecido, pois seus pensamentos são organizados a respeito do assunto. A pesquisa é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem e pode ser usado em todos os conteúdos.

ARTES

Trabalhos manuais com cerâmica, tecelagem, sucata, pintura, desenho, fotografias, esculturas, podem e devem ser despertados, pois a Arte é um elo de ligação entre o emocional e o cognitivo. Leve o aluno a apreciar sempre a natureza. Também direcione o aluno a “ler” obras de artes existentes em nossa sociedade, a fazer releituras, ou seja, reproduzir do seu jeito o que vê em uma determinada tela, escultura, fotografia, etc. Este é um assunto ilimitado e pode ser trabalhado durante o ano todo abrangendo todo o ensino e tornando mais motivador os conteúdos a serem ensinados.

Educação física

A Educação Física não está limitada a atividades físicas dentro do ambiente escolar, mas é preciso direcioná-las para fazerem atividades pequenas e grandes, como: cozinhar e também pescar, dançar e também acampar, nadar e também escalar, fazer caminhada e também participar de maratonas e muito mais.


domingo, 12 de dezembro de 2010

A HISTÓRIA DE NOÉ

Há muitos anos atrás viveu um
homem chamado Noé.



Noé era um homem fiel, mas vivia juntamente com sua família, no meio de uma geração perversa.



Deus estava muito triste ao ver as pessoas se corrompendo mais e mais. Então resolveu destruir toda Sua Criação, mas ao ver Noé, um homem justo sobre a Terra, resolveu conversar com ele.
Noé! Vou destruir tudo o que criei, mas você e sua família, juntamente com um casal de cada espécie dos animais considerados impuros e sete casais de cada espécie dos animais considerados puros, serão salvos, para isso você deverá seguir os meus ensinamentos.
Deus contou a Noé o Seu plano de construir uma grande Arca, deu todas as medidas e ensinou como deveria construí-la, pois Ele iria mandar muita chuva que destruiria tudo que estivesse fora da Arca. Noé logo obedeceu e começou a cortar a madeira.




AS PESSOAS ACHAVAM ESTRANHO NOÉ CONSTRUINDO UMA ARCA NUM LUGAR EM QUE NÃO HAVIA MAR PARA NAVEGAR E QUE NUNCA TINHA CHOVIDO. DIZIAM QUE ELE ERA LOUCO.
TODOS OS DIA NOÉ TRABALHAVA MUITO MAS A ARCA ERA GRANDE E POR ISSO DEMOROU MUITO PARA SER CONSTRUÍDA.








CERTO DIA ANIMAIS SE APROXIMARAM DA ARCA






AS ZEBRAS








O CAVALO E A ÉGUA




AS GIRAFAS











OS PINGUINS





OS RINOCERONTES


O SAPO E A SAPA



O TIGRE E A TIGRESA





O PINTINHO




OS JACARÉS E CROCODILOS



TODOS JUNTOS ENFILEIRADOS CAMINHARAM PARA DENTRO DA ARCA



DENTRO DA ARCA OS ANIMAIS ESTAVAM ACOMODADOS EM SEUS LUGARES E HAVIA ALIMENTO PARA TODOS.
NOÉ E SUA FAMÍLIA TAMBÉM ENTRARAM NA ARCA, MAS ANTES NOÉ FEZ UM ÚLTIMO CONVITE, MAS AS PESSOAS NÃO QUISERAM ENTRAR.
A ARCA FOI FECHADA NÃO HAVIA MAIS COMO ENTRAR NEM COMO SAIR...
PASSOU ALGUM TEMPO ATÉ QUE COMEÇOU A CHOVER. A CHUVA AUMENTOU E ÁGUA FOI INVADINDO AS CASAS.
CHOVEU QUARENTA DIAS E QUARENTA NOITES SEM PARAR. TODOS ESTAVAM SEGUROS DENTRO DA ARCA, MAS TUDO QUE ESTAVA SOBRE A TERRA FOI COBERTO PELAS ÁGUAS.ENTÃO... A ARCA NAVEGOU. PASSOU MUITO TEMPO E ARCA POUSOU NO MONTE ARARATE. NOÉ ESPEROU MAIS UM POUCO ENTÃO A PORTA FOI ABERTA E OS ANIMAIS FORAM SOLTOS PARA POSSUIR UM NOVO DIA QUE SURGIA SOBRE A TERRA. TODAS AS ESPÉCIES SAÍRAM DA ARCA



A PRIMEIRA REUNIÃO DA FAMÍLIA EM TERRA SECA PARA CONTEMPLAR UM NOVO TEMPO


NOÉ E SUA FAMÍLIA TAMBÉM SAIRAM DA ARCA E AGRADECERAM A DEUS

TODOS SAIRAM COM MUITA ALEGRIA



OS ANIMAIS PROCURARAM NOVOS LUGARES PARA HABITAREM A NOVA TERRA





Então o nosso Deus
Com Noé fez aliança
E colocou lá nos céus
Cores vivas e brilhantes

Seis cores diferentes
Azul e amarelo
Roxo e vermelho
Verde e alaranjado
Formando um grande arco
Com a Sua promessa
De que nunca mais
A Terra sofreria
Dilúvio de destruição
Mas tudo estava debaixo de
Uma nova unção



Esta é a história da grande Arca
Da Arca de Noé
Que logo obedeceu
E agiu com muita fé