Total de visualizações de página

sábado, 18 de dezembro de 2010

ALFABETIZAÇÃO-LUZ - Parte 7

COLOQUE O NOME DE CADA ANIMALZINHO.








Desenhe o contrário:

CHUVA

LUZ

CHEIO



ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 6

Escreva o nome de um grande amigo, ou de uma grande amiga.

Quem você gostaria que fosse seu amigo?

O que você acha que pode fazer para melhorar a sua amizade?

Quantos anos tem o seu melhor amigo?

O que você gostaria de ganhar do seu amigo?

Qual o presente que você gostaria de dar ao seu amigo?

O que precisamos fazer para não perdermos os amigos?

O nosso melhor amigo você já O conhece e sabe o nome Dele, escreva:

Use tinta guache e faça uma obra de arte, depois dê a um amigo seu.

“Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Thiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.”

Responda:

Quais os nomes dos discípulos que Jesus chamou?

O que eles estavam fazendo quando Jesus chegou?

Quantos discípulos Jesus chamou?

Você já pescou alguma vez?

Vamos conversar:

Como nascem os peixes?

Como vivem?

Como respiram?

Quais os peixes que você conhece?

Leia e copie:

Peixe __________________ xícara ______________

Xale __________________ abacaxi ______________

Baixo _________________ xarope ______________

Ameixa ________________ lixa ________________

Qual o instrumento de pesca que os discípulos estavam usando em sua pescaria?


Vara Rede

Procure no dicionário outros significados para palavra REDE.

Represente por desenho um dos significados que você encontrou.


Desenhe o mar da Galiléia, faça dobraduras de vários peixinhos e coloque-os no seu desenho.


Complete o quadro com nomes usando as letras indicadas.

letra

pessoas

animais

G

P

M

R

F

S

L

E

GATO – PATO – MARTA – LOBO – GUSTAVO – RATO – MACACO – RUI – FOCA – SAPO – FLÁVIO – SANDRA – LÚCIA – ELEFANTE – EDUARDO.


ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 5

NOMES

Os nomes são usados para identificar pessoas, lugares, objetos, alimentos, etc.

Vamos fazer a lista de nomes dos alunos de nossa classe.

Professor: O nome da criança possui emoção, cria estabilidade, dá seqüência, aumenta o repertório de letras e muito mais. Aproveite a atividade de listas para formar agrupamentos em que sejam colocados os alunos para ajudarem uns aos outros. Os agrupamentos devem ser compostos de alunos com maior experiência na leitura e escrita com os alunos com menos experiências. Um aluno pode ditar para o outro e ajudar a fazer a lista de nomes. Por se tratar de palavras que já são conhecidas pelos alunos eles lerão usando hipóteses, deduções e antecipações para leitura e escrita.

Esta atividade com os nomes deve ser explorada ao máximo utilizando de recursos lúdicos, como: bingo dos nomes, acróstico, jogo da memória, agendas, jogo da forca, mapa da classe, aniversariantes, caça palavras, confecção de um livro em que cada página seja escrito um nome, a letra do alfabeto e o desenho da pessoa, sendo que para cada letra do alfabeto seja escrito um nome sem que necessariamente tenha os alunos em sala. Podemos chamar este livro de nominário.

Os objetivos para atividade com nome são amplas como: identificação, ordem alfabética, criação de hipóteses para leitura, ampliação do vocabulário. Tendo com desafios a leitura, o reconhecimento dos nomes, hipóteses de escrita a partir das letras de seu nome, criação de referências para outras escritas, comparações de semelhanças e diferenças.

Atenção para história que vamos ouvir! O BATISMO DE JESUS.

Desenhe aqui.

Na história que ouvimos havia um rio. Qual o nome deste rio?

O que podemos encontrar, num rio, que nos sirva de alimento?

A água é muito importante para a vida.

Desenhe e escreva para que usamos a água.

Faça uma pesquisa e descubra a diferença entre rios, lagos e mares. Registre a sua pesquisa por meio de escrita ou desenho.

Leia os grupos de palavras e descubra qual a palavra diferente e pinte.

Faça um desenho que represente o seu significado.

ÁGUA

RIO

ÁRVORE

RIO

ÁGUA

RIO

ÁGUA

RUA

LEIA E DESENHE:

RAIO

RUA

RIO

REI


ESCREVA

QUANTAS LETRAS E QUANTAS SÍLABAS AS PALAVRAS:


RAIO

REI

LUA

CABELO

Faça uma coleção de rótulos e monte um álbum, separando-os por tipos:

.Rótulos de farmácia;

. Rótulos de alimentos;

.Rótulos de produtos de limpeza;

. Rótulos de produtos de higiene pessoal;

Cada tipo de rótulos poderá ter uma ou mais páginas no seu livro de rótulos.

Faça uma capa bem bonita e pode também fazer um índice;

RECORTE E COLE DE JORNAIS E REVISTAS PALAVRAS QUE TERMINAM COM:

ÃO


Traga para sala de aula uma receita de bolo, peça aos seus familiares escrevê-la aqui.

_________________________________

_________________________________

_________________________________

_________________________________

Copie da lousa os ingredientes que você trará de casa para fazermos o bolo escolhido pela classe.

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”.

DESENHE:

LUZ FAZ LEMBRAR-ME DE:


"Antes que houvesse luz era tudo trevas"


"O povo que jazia em trevas..."


Qual a cor que podemos usar para representar as trevas?

Feche os olhos e perceba a cor que você pode ver.


Pinte com a cor que você vai usar para representação das trevas.

Disse Deus: haja luz e houve luz.

O povo que jazia em trevas viu grande luz.

Feche novamente os seus olhos, bem apertados. Agora abra. Quais as cores que podemos usar para representar a luz?

USE TINTA E PINTE REPRESENTANDO A LUZ.

Professor: Escreva a palavra luz na lousa, nas duas formas de escrita ( cursiva e letra de forma). Faça dois cartões com a palavra luz, um escrito em letra de forma e outra em letra manuscrita.

Faça o painel, sugerido, com o tema: Nosso vocabulário, coloque os cartões com as duas formas de escrita da palavra luz.

Escreva, em letra cursiva,mais uma palavra que aprendemos:

luz___________

Releia a frase desta lição e encontre a palavra luz e pinte-a de amarelo.

"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz."

Quantas vezes aparece a palavra LUZ?

Onde mais podemos colocar os cartões da palavra luz para nomear a luz existente na nossa classe?

Sugestão: colocar próximo à lâmpada e no interruptor, abajur, etc.

Sem a luz do Sol não poderia haver vida na Terra, pois ele gera a energia e a vida nos seres vivos.

A luz traz alegria, imagine se tudo fosse treva, você acha que o dia seria alegre ou triste?

A luz do Sol ajuda a fixar a vitamina "E" no nosso corpo, mas é preciso cuidado com a luz do sol, pois quando nos expomos à sua luz em horários em que seu calor é muito forte podemos prejudicar a nossa pele com queimaduras.

O horário para um bom aproveitamento dos raios ultravioletas é sempre pela manhã ou após as 16 horas.

Faça uma pesquisa e recolha mais informações sobre o sol.

Discuta as informações coletadas com a classe e expresse, por meio de desenhos, o que você descobriu.

Descubra a palavra secreta:


1- A primeira letra da palavra João

2- A terceira letra da palavra elefante

3- A segunda letra da palavra asa

4- A primeira letra da palavra uva

5- A última letra da palavra mãos

Copie a palavra que você descobriu

Que cor esta palavra tem para você?

Leia e copie:

nariz feliz giz faz cartaz

arroz luz raiz Beatriz vez paz


LEIA:

F e l i z

Imagine uma cor para esta palavra e pinte nesta página.

Desenhe o rosto de uma pessoa feliz


Discuta com a classe:

O que é ser feliz?

Como podemos ser feliz?

Qual a pessoa que você conhece que é feliz?

Qual a pessoa que você conhece e que não é feliz?

O que deixaria você muito feliz?

O que impede você de ser mais feliz?


Que cor tem a tristeza?

Quando você fica triste?

O que você gostaria que acontecesse para não ficar mais triste?

Qual a pessoa que você conhece que é triste?

O que você pode fazer para ajudar essa pessoa a ficar feliz?




ALFABETIZAÇÃO- LUZ - Parte 4

Será que na época da nossa história os meios de transportes eram os mesmos?

Desenhe.

Recorte e cole gravuras de meios de comunicação que você conhece.

Responda oralmente.

Como você acha que eram os meios de comunicação na época de nossa história.

Desenhe.

Se soubermos a época em que estamos vivendo então podemos responder.

Que dia da semana é hoje?

____________________

Em que mês estamos?

____________________

Em que ano estamos?

____________________

Que dia da semana será amanhã?

____________________

Vá até o pátio e observe como está o tempo hoje e desenhe.

Com a ajuda de sua professora preencha o calendário deste mês.


ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 3

Quando Jesus nasceu havia um rei que governava sobre Israel e ele era muito mal, não queria saber que nascesse outro rei, pois pensava que ninguém poderia governar no seu lugar.

Você sabe o nome desse rei?

___________________

Também temos algumas pessoas que governam a nossa cidade, o nosso estado e a nossa cidade.

Você sabe o nome do presidente da república?

___________________________

Descubra o nome do governador do seu estado.

________________________

Escreva o nome do prefeito de sua cidade.

____________________

Vamos fazer um passeio na prefeitura de nossa cidade.

O que você mais gostou de conhecer?

_________________________

Responda oralmente.

O que você mais gosta em sua cidade?

Qual o lugar que você gostaria de conhecer?

O que você gostaria que mudasse em sua cidade?

Você gosta de morar aqui ou gostaria de morar em outra cidade?

O rei de nossa história fez uma coisa muito má na cidade dele, você sabe o que foi?

O que você acha que ele deveria fazer?

O que você acha que deveria ser feito com ele depois que ele fez esta maldade?

Se você estivesse lá o que faria?

Você ficaria com medo?

Que cor tem o medo?

Pinte uma página inteira utilizando a cor escolhida.

Deus avisou José muitas vezes por meio de sonhos.

Você já sonhou algo que gostaria de nos contar?

Qual o sonho que você não gostou?

Você já sentiu medo no seu sonho?

Você já sonhou ganhando um presente? Qual foi?

_________________________________

para pensar...

O que podemos fazer para vencer o medo?

Precisamos vencer todos os medos?


ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 2

Ao professor:

Passamos ao livro de Mateus em que a história poderá ser passada para as crianças usando muitas técnicas na contação de histórias, como :

. Entonação de voz (o professor conta a história mudando a entonação da voz para aguda, grossa, baixa, suave, etc.)

. Fantoches (utilização de alguns personagens criados, ou criar novos para narrar a história por trás de uma janela ou de uma mesa ou um teatro de fantoches feito de papelão)

. Toquinhos ( tocos de madeira, para demonstrar os personagens da história, sendo que cada toquinho poderá ser um personagem diferente)

. Sucatas ( garrafas, potes, pedras, tampas, etc. demonstrando que cada objeto se transforma em um personagem ou um cenário da história)

. Gravuras (várias gravuras coloridas narrando partes da história com a seqüência através das gravuras)

. Dramatização ( o professor incentiva as crianças a dramatizarem algo livremente ou organiza uma apresentação com ensaios)

. Cartazes ( poderão ser confeccionados pelos alunos ou pelo professor)

. Música ( as músicas podem ser cantadas, ouvidas, criar uma paródia com assunto diferente em cima de uma melodia já existente, ou compostas)

. Mímica. Etc.

Antes de iniciar a primeira lição é preciso narrar o primeiro e segundo capítulo do livro de Mateus. O terceiro capítulo deverá ser estudado na segunda lição e assim por diante. O mesmo procedimento de ensino pode ser utilizado com outras histórias e outros contextos. Esse contexto foi criado para uma realidade cristã.

. Os presentes que Jesus recebeu após o seu nascimento: ouro, incenso e mirra, vamos descobrir a utilidade desses presentes na época em que ele viveu?

Vamos juntos preparar um painel da seguinte forma:

Dica: não usar gravuras junto às palavras, pois impossibilita a criança refletir sobre a escrita.

NOSSO VOCABULÁRIO

JESUS

LUZ

CASA

PRESENTE...

E VAMOS LER DIARIMENTE, ACRESCENTANDO PALAVRAS NOVAS A CADA DIA.

Atenção para a história que iremos estudar.

Quem já ouviu falar da história de Jesus?

Jesus também teve avós, bisavós e muitos tataravós.

No primeiro capítulo do livro de Mateus, na Bíblia, podemos ler a genealogia de Jesus.

Você sabe o que é genealogia?

Genealogia é o estudo que podemos fazer das pessoas que fazem parte da família de uma pessoa e que viveram antes que ela nascesse, ou seja, o nome dos avós, bisavós, tataravôs e outros que viveram antes que os tataravôs.

Vamos prestar atenção na leitura do professor e observar a genealogia de Jesus.

Cada nome lido pela professora representa uma geração. Uma geração se passa quando uma criança nasce tem seus filhos e quando os filhos se casam e também tem os seus filhos se passou, então, uma geração naquela família e os netos já são a segunda geração

Na genealogia de Jesus se passaram 41 gerações.

Descubra qual é o numeral que representa 41 e circule-o.

10 - 12 - 45 - 76 - 98 - 100 - 3 - 4 - 1 - 55 -41 - 65 - 90

Escreva de uma até dez:

___________________________________________________________

___________________________________________________________

Quantos dedos tem sua mão?

_____________________

Quantas mãos você tem?

___________________

Quantas gerações se passaram até o nascimento de Jesus?

__________________

Quantos anos você tem?

__________________

Que dia é hoje?

__________________

Tarefa para ser feita em casa:

Descubra a sua genealogia.

A sua mamãe e seu papai também têm mãe e pai que se tornaram os seus avós.

O pai e a mãe de sua mamãe são os seus avós maternos e o pai e a mãe do seu papai são os seus avós paternos.

Responda com a ajuda de sua mãe.

Qual o nome da sua mãe?

______________________
Qual o nome do seu pai?

_____________________

Escreva o nome dos seus avós maternos.

______________________________________________________

Escreva o nome dos seus avós paternos.

______________________________________________________

Escreva o nome dos seus irmãos.

____________________________________________________


Agora é a sua vez, faça a sua árvore genealógica.

Use os nomes que você escreveu em sua tarefa e construa a sua árvore.


Cole abaixo o xérox da sua certidão de nascimento.

Ouça atentamente a história do nascimento de Jesus.

Leia várias vezes a frase, juntamente com sua professora e descubra onde está escrita a palavra Jesus.

E José pôs no menino o nome de Jesus.

Copie, em letra cursiva, o nome de Jesus.

_________________________________

Quantas letras têm o nome de Jesus?

_______________________________

Desenhe uma parte da história que você já ouviu.

Quantas letras têm o seu nome?

_________________________

Escreva o nome de um colega da sua classe ou de seu professor.

___________________________________________________

Quantas letras têm o nome?

______________________

Escreva o nome que tem mais letras

___________________________

Tarefa para ser feita em casa:

Responda com a ajuda de sua mãe.

Você sabe quem escolheu o seu nome?

Cada nome possui um significado, você sabe o seu? Escreva:

Sua mãe já sabia, antes de você nascer se era menino ou menina?

O que ela disse quando você nasceu?

Quem mais falou algo de especial quando você nasceu?

Qual o nome da cidade em que você nasceu?

Você ganhou presente? Quais os presentes que você ganhou?

Você ainda tem alguma coisa que te pertenceu quando era bebê? Se tiver traga para sala de aula e faremos uma exposição. Se não tiver traga fotos e faremos um mural.

Desenhe você quando era bebê e escreva o seu nome.

Recorte e cole gravuras que representam presentes que você gostaria de ganhar.

Descubra o mês do seu aniversário e escreva no quadro.