Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
FÉRIAS PARA AS CRIANÇAS
FÉRIAS
PARA PROFESSORES OU MONITORES QUE GOSTAM DE TRABALHAR NAS FÉRIAS DOS ALUNOS!!!
PROGRAMAÇÃ DIÁRIA PARA UMA SEMANA.
TARDE DO DESENHO
- Iniciar a aula cantando e contextualizando com contação de histórias
- Depois brincadeiras:
- Pula corda;
- Corrida de saco;
- Balança caixão;
- Vôlei de bexiga;
- Rio vermelho antiga brincadeira de ‘mamãe da rua’;
- Pega-pega;
- Esconde-esconde;
- Fazer gelatina com as crianças;
- Desenhos:
- Desenho com giz colorido na calçada;
- Desenho com giz de cera no papel rolo
- Desenho cego no sulfite
- Desenho com prego no papel colorido anteriormente com giz de cera de várias cores depois o giz preto.
- História no vídeo que fale da história de algum cachorrinho;
- Sucata:
Cachorrinho com caixa de leite ou de todinho: Recortar e colar olhos, orelhas, focinho. Encapar a caixa e colar formando o cachorrinho.
- Material a ser usado:
Saco de corrida, corda, bexiga, gelatina, giz colorido, papel rolo, prego, DVD, caixinhas de leite ou todinho, orelhas e olhos recortados, cola, tesoura, giz de cera, papel sulfite.
TARDE TOP MODEL
Iniciar as atividades com músicas e histórias.
Depois iniciar um desfile.
Deverá ser colocado um papel rolo no chão por onde as crianças irão desfilar.
Um narrador irá conduzirá o desfile falando detalhes da vestimenta da criança que está na passarela e com música de fundo
Depois será entregue um papel para cada criança para imitarem um estilista desenhando novo modelos. No final um ou mais desenhos deverão ser selecionados e a produção com roupas de papel de começar para vestir as boneca das meninas.
Os meninos que não quiserem participar poderão ir para quadra jogar futebol com a ajuda de um adulto, ou bolinha de gude.
Cada menina deverá trazer um boneca.
Depois todos serão chamados para juntos fazermos uma atividade com sucata.
BRINCADEIRAS:
Uma roda e uma das crianças será o mestre. Uma criança sairá e depois será incluída na roda para descobrir quem é o mestre.
Seu mestre mandou
O Pedro comeu pão na casa do João.
Esta é a brincadeira da comida brasiliera: arroz, feijão, macarrão, bisorrão...
TARDE DE GENTE GRANDE:
Iniciaremos a tarde conversando sobre as vestimentas, o que as pessoas adultas fazem que as crianças gostam, o que as pessoas adultas fazem que as crianças não gostam.
Conversar sobre as profissões, o que as crianças querem ser quando crescerem...
Brincar:
show de calouros
Lanche:
Organizar as mesas decoradas com os pratos e refrigerantes para que todos sirvam-se como num coquetel.
Realizar atividades de artes:
Pinturas em telas imitando grandes artistas plásticos.
TRIBO DE ÍNDIO
Iniciar a tarde contextualizando o tema
Ensinar música e dança dos indiozinhos
Brincar: preparar um ambiente para pescaria como as feitas em festas juninas
Artes:
Cocar
Chocalho
Pintura no rosto.
Material:
Potes de danone, cola de cano ou cola quente para unir os potinhos com feijão dentro formando um chocalho, cola colorida para enfeitar, penas, tintas para rosto.
TARDE DA FANTASIA E DO DOCE.
Cada criança deverá trazer um prato de doce.
Conversar sobre cada fantasia
Criar um ambiente para um baile
Enfeitar o salão e iniciar com danças com diferentes rítmos
Artes:
Usar pratos de papelão e confeccionar máscaras de acordo com as fantasias usadas pelas crianças.
TARDE COUNTRY
Iniciar com músicas e conversas sobre o assunto.
Artes: Cavalinho feito com cabo de vassoura e carinha desenhada em papelão
Dança com música country
Brincadeiras: livres
TARDE DO CIRCO.
Iniciar a conversa sobre o circo.
Conversar como vivem as pessoas responsáveis pelo espetáculos.
Conversar sobre o palhaço. Apresentar um adulto vestido de palhaço
O palhaço deverá entrar e se apresentar, jogando pipoca nas crianças
Depois contar que ele veio para neste circo porque o palhaço do pai dele foi viajar e levou ele no caminhão e ele caiu da carroceria, então ele ficou perdido e acabou entrando neste circo, o palhaço chora e espirra água nas crianças. Fica bravo se caso alguma criança começar a rir. Ele deve dizer que está cansado e que quer se sentar, quando for se sentar alguém deverá tirar a cadeira e ele cairá no chão, ele vai ficar bravo e chorar mais um pouco, até que se esquece e senta-se novamente, e a pessoa tira novamente a cadeira.
Repete esta atividade e sai correndo atrás da pessoa e todas as crianças saem correndo atrás dos dois até que o palhaço pega a pessoa e ela promete ser boazinha. Então ele vai sentar-se e a pessoa tira novamente a cadeira, então o palhaço fica irritado e resolve fazer a dança das cadeiras.
Brincar da dança das cadeiras
Depois o palhaço conta que perdeu uma serpente e começa a brincar da história da serpente.
Depois ele diz estar cansado, pega uma maleta ou uma bolsa e diz que vai tirar um lenço para enxugar o suor, abre a bolsa e retira um pano muuuuito comprido, pode ser um lençol amarrado no outro, vai tirando, tirando, tirando... quando termina, ele diz que tem uma boa idéia: prepara duas turmas e faz a brincadeira do cabo de aço.
Depois brinca de passar por baixo e pular o lençol.
Depois diz ter mais uma surpresa na sua bolsa, vai lá e começa procurar e não encontra, enquanto isso vai retirando um monte de garrafas e resolve jogar boliche com as crianças. Depois retira da bolsa um monte de sucata e diz que não quer mais brincar e vai deixar o lixo no chão e espera a reação das crianças. As crianças deverão mandar o palhaço catar todo o lixo. Então ele pede para todos ajudarem com a coleta seletiva.
Conta para as crianças um história e diz que também é um artista e resolve fazer, junto com as crianças um trabalho de Artes.
Artes: chapéu do circo
Depois diz que está muito triste e começa chorar novamente, uma pessoa deverá perguntar o porque ele está chorando. Então ele diz que na quer ficar sozinho neste circo e chegam a conclusão que todas as crianças poderão ser palhaços também e retira da sua sacola um monte de nariz de palhaço e ajuda pintar a carinha das crianças. Depois resolve fazer mais brincadeiras até o relaxamento. No relaxamento devem imaginar que estão num circo muito grande e que todos estão olhando eles no picadeiro, até que eles resolvem fazer uma grande atração lá em cima, junto com os malabaristas. Enquanto uma pessoa conduz o relaxamento, o palhaço sai e tira a roupa de palhaço e volta para conversar com as crianças e encerrar a tarde.
TARDE DA GINCANA
Preparar duas equipes e proporcionar atividades de gincana
Pegar uma moeda com a boca dentro de um prato com farinha
Correr com uma bola nas mãos e entregar para o outro colega em outro ponto da quadra
Corrida de saco
Correr com um ovo na colher
Morder uma maça pendurada
Ensaio e preparação para uma festa de encerramento das atividades.
Cada um deverá trazer um prato de salgado ou doce e um refrigerante.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 13
ELABORANDO UM JORNAL.
Vamos escolher um assunto para ser a notícia principal, pode ser uma das festas: Páscoa, Pentecostes ou Tabernáculos.
Qual será o nome do nosso jornal?
_______________________
Quais serão as notícias, faça uma lista:
___________________________
__________________________
__________________________
________________________
Qual será a manchete:
________________________
Teremos desenhos? Sobre que assunto?
___________________________
Teremos fotos?
_________________________
Faremos propaganda, selecione alguns rótulos e cole-os no seu jornal escrevendo algo que você lembre sobre cada produto fazendo uma propaganda que convença as pessoas a comprarem.
Quais os rótulos selecionados?
_______________________
______________________
______________________
Teremos entretenimentos? Quais? Faça uma lista:
Sugestão: cruzadinha, encontrem o caminho, charadinhas, piadas...
______________________________
______________________________
Teremos sugestões para viagens? Quais?
_________________________
Teremos receitas: quais?
__________________
__________________
Quais serão as notícias das Escolas?
________________________
_______________________
Para quem enviaremos uma cópia do nosso jornal?
__________________________________
_________________________________
_________________________________
Teremos um logo (logo marca)? Qual será? Desenhe-o:
Que tal colocar um desafio como o descrito abaixo:
Escolha um parágrafo e encontre as palavras recorte-as e cole formando o texto corretamente:
O u f a z e i a á r v o r e b o a e o s e u f r u t o b o m o u a á r v o r e m á e o s e u f r u t o m a u ; p o r q u e p e l o f r u t o s e c o n h e c e a á r v o r e .
P o r q u e a b o c a f a l a o q u e e s t á c h e i o o c o r a ç ã o .
O h o m e m b o m t i r a d o t e s o u r o b o m b o m c o i s a s b o a s ; m a s o h o m e m m a u d o m a u t e s o u r o t i r a c o i s a s m á s .
Com várias cópias desta página usando como atividade para casa durante o ano letivo você e sua família vão adquirir um mundo maravilhoso de fantasias, informações, noticias, diversão, etc.
Papai e mamãe:
Descreva, nas linhas abaixo como foi a experiência de leitura em casa com seu filho:
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA – Livro de Matheus
TEBEROSKY, Ana Reflexões sobre o Ensino da Leitura e da Escrita. 5º edição. Petrópolis. Vozes 1993
ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 12
Professor: a contação de história é muito importante para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
Para esta atividade conte uma história que a criança já tenha ouvido, ou que você já tenha contado várias vezes.
Depois de começar a contar peça ajuda para as crianças pedindo que elas terminem a história.
Atenção para:
HORA DA HISTÓRIA
Atenção para história que seu professor vai iniciar e você poderá ajudá-lo. Escreva nas linhas abaixo o nome da história como título e os nomes dos personagens.
____________________________________________
________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
Responda:
Onde ocorreu a história.
_________________________________________________
Em que época?
_________________________________________________
O que foi importante?
_________________________________________________
Você mudaria o final?
_________________________________________________
Como ficaria?
________________________________________________
Desenhe algo da história:
ESCRITA DE UM CARTÃO POSTAL.
Escolha uma cidade que tenha algum aluno com a idade que se aproxima da sua, peça ajuda à sua professora e mande um cartão postal da sua cidade pra ele.
Como podemos iniciar a escrita de um cartão?
___________________________________
A quem iremos endereçar?
__________________________________
Qual é o endereço?
_________________________________
Qual será o nosso assunto?
_________________________________
Como iremos finalizar?
________________________________
Qual a foto retratada no seu cartão?
________________________________
Onde iremos levar para chegar à cidade certa?
________________________________
Quanto gastaremos para selar?
_______________________________
ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 11
Você sabe de onde eu venho?
De uma casinha que eu tenho.
Fica dentro de um pomar.
É uma casa pequenina
Lá no alto da colina
De longe se ouve o mar.
LUIZ PEIXOTO E SÁ PEREIRA
ANTOLOGIA DA CANÇÃO BRASILEIRA .EDITORA SARAIVA
Conte as palavras de cada frase abaixo.
Desenhe ao lado tantas bolinhas quantas forem as palavras das frases.
Você sabe de onde eu venho?
De uma casa pequenina
Lá do alto da colina...
De longe se ouve o mar
Quantas letras têm a palavra casa?
Quantas sílabas têm?
Procure no texto
Palavras com três letras
Com quatro letras
Com cinco letras
Complete usando as palavras: um ou uma.
Eu moro em ____________________casa.
Eu tenho ______________________quarto para dormir.
HORA DA LEITURA:
1. No nosso vocabulário já temos várias palavras escritas, vamos ler.
2. Peque uma literatura infantil da sua biblioteca e leia juntamente com seu colega.
Professor:O aluno sempre deverá saber os portadores dos textos que lêem, por exemplo autor, ilustrador, editora, ano de publicação, etc.
Também deverá tentar ler estabelecendo correspondência entre o oral e o escrito ajustando o que sabem com o que descobrem.
Faça uma relação dos livros que existem na biblioteca da escola e entregue uma folha para cada dupla de crianças. Os alunos deverão ler o título do livro solicitado pelo professor, discutir com seu amigo se está correto e marcar a resposta.
JOGO DA LEITURA:
Professor: Espalhe várias palavras pela sala de aula ou corredores da escola e dite algumas, perguntando onde está escrito.
CANTANDO E LENDO:
Professor: escreva uma música num cartaz em letras grandes e cante juntamente com os alunos várias vezes acompanhando com o dedo as letras e palavras enquanto são cantadas. Depois peça para que alguns alunos se levantem um de cada vez e mostre onde está escrito determinada palavra. Ou apontar para uma palavra e perguntar o que está escrito.
POEMA:
Professor escreva um poema num cartaz e peça para os alunos circularem as palavras depois pode repetir a atividade no caderno
Descubra no poema onde está escrito as palavras ___________________________ e circule-as
( substantivos)
Coloque-as no seu vocabulário
Professor: O aluno poderá confeccionar um livro em que cada página possua uma letra do alfabeto e cada substantivo retirados dos textos, músicas e poemas colocado no cartaz , também devem ser escritos no livro do aluno. Assim ele terá memorizado mais de cem substantivos, após memorizado os substantivos com leitura e escrita poderá iniciar a confecção de um livro dos cem adjetivos, porém todos devem ter significado para o aluno, pois não é uma memorização por si, mas um conceitos apreendidos com significado.
RECEITAS:
Professor: converse com os alunos sobre o que é uma receita culinária e leve vários livros de receitas para que conheçam melhor o tipo de portador de textos existentes sobre este assunto. Explicar o que são ingredientes e o modo de fazer, os diferentes tipos de receitas, os valores nutricionais e a sabedoria para escolher receitas..
Depois escolha a receita da apostila e uma outra para fazer juntamente com as crianças.
RECEITA:
NINHOS DE OVOS
INGREDIENTES:
Pão de forma
Margarina
Ovos
fatias de bacon ou tocinho defumado
Sal
Modo de fazer:
Passar margarina no pão, unir duas fatias sendo que a fatia da parte de cima será uma cobertura recorta um quadrado para colocar o ovo.
Despejar o ovo inteiro sobre o pão, colocar por cima sal e bacon. Assar em forno brando.
Complete a receita com o que está faltando.
NINHOS DE_________
INGREDIENTES:
________de forma
Margarina
_____
Bacon
Sal
Modo de fazer:
Passar margarina no_______, unir duas fatias sendo que a fatia da parte de cima será uma cobertura recorta um quadrado para colocar o _________.
Despejar o ________ inteiro sobre o ________, colocar por cima sal e bacon. Assar em forno brando.
Escrevendo uma música:
Professor: sugira ou peça sugestão de uma música já conhecido pelas crianças . Cante várias vezes e depois peça para que escrevam o cântico todo.
Escreva o que você acabou de cantar:
Professor: Os textos poéticos oferecem por meio dos ritmos e versos várias pistas de descoberta da escrita.
Outra sugestão: um aluno dita para o professor escrever na lousa uma outra música. O aluno também pode soletrar para que o professor escreva e os outros alunos corrigem quando está errado e todos poderão copiar quando estiver pronto e corrigido pelos alunos, que possuem a cópia do cântico em mãos.
CRUZADINHA
Professor: Apresentar várias revistas de cruzadinhas para que os alunos conheçam o tipo de texto.
Professor, o que pretendemos até o presente momento é estimular o desejo do aluno pela escrita e leitura por meio de perguntas e respostas partindo de textos com compreensão e expressão da linguagem e da linguagem sobre a escrita.
As atividades, agora sugeridas, são escritas de lista de palavras que fazem parte de um mesmo campo semântico ou que pertençam a uma mesma categoria gramatical (nomes). As palavras deverão ser ditadas pelo aluno para que o professor escreva na lousa ou por um colega ao outro colega levando a criança a pensar sobre a escrita.
Selecionar uma receita a ser realizada pela classe:
Qual a receita que iremos fazer?
______________________
Quais os ingredientes que precisaremos comprar? Faça uma lista:
_____________________________________________
Qual o nome do mercado que poderemos comprar?
___________________________________
Quanto poderemos levar de dinheiro?
__________________________
Que horas sairemos?
______________
Voltando das compras:
No Mercado tinha todos os ingredientes?
_____________________________
Qual a quantia em dinheiro que usamos nas compras?
____________________________________
Que hora voltamos das compras?
_______________________
Quais os utensílios de cozinha que precisaremos para realizar a receita?
______________
______________
______________
______________
______________
Depois de pronto, qual foi o resultado?
__________________________
Quantas pessoas comeram conosco, escreva seus nomes?
_______________________________________
Vamos levar a receita para casa e ajudarmos a mamãe fazer sempre que puder.
______________________________________________________
Receita: ______________________
Ingredientes:
____________________
____________________
____________________
____________________
Como fazer:
________________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
Rendimento:
_____________________________________________
Tempo gasto:
_____________________