Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de março de 2011

MORFOLOGIA E ANÁLISE SINTÁTICA
























quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FÉRIAS PARA AS CRIANÇAS

FÉRIAS

PARA PROFESSORES OU MONITORES QUE GOSTAM DE TRABALHAR NAS FÉRIAS DOS ALUNOS!!!

PROGRAMAÇÃ DIÁRIA PARA UMA SEMANA.

TARDE DO DESENHO

  1. Iniciar a aula cantando e contextualizando com contação de histórias
  2. Depois brincadeiras:
  • Pula corda;
  • Corrida de saco;
  • Balança caixão;
  • Vôlei de bexiga;
  • Rio vermelho antiga brincadeira de ‘mamãe da rua’;
  • Pega-pega;
  • Esconde-esconde;

  1. Fazer gelatina com as crianças;

  1. Desenhos:

  • Desenho com giz colorido na calçada;
  • Desenho com giz de cera no papel rolo
  • Desenho cego no sulfite
  • Desenho com prego no papel colorido anteriormente com giz de cera de várias cores depois o giz preto.

  1. História no vídeo que fale da história de algum cachorrinho;

  1. Sucata:

Cachorrinho com caixa de leite ou de todinho: Recortar e colar olhos, orelhas, focinho. Encapar a caixa e colar formando o cachorrinho.

  1. Material a ser usado:

Saco de corrida, corda, bexiga, gelatina, giz colorido, papel rolo, prego, DVD, caixinhas de leite ou todinho, orelhas e olhos recortados, cola, tesoura, giz de cera, papel sulfite.

TARDE TOP MODEL

Iniciar as atividades com músicas e histórias.

Depois iniciar um desfile.

Deverá ser colocado um papel rolo no chão por onde as crianças irão desfilar.

Um narrador irá conduzirá o desfile falando detalhes da vestimenta da criança que está na passarela e com música de fundo

Depois será entregue um papel para cada criança para imitarem um estilista desenhando novo modelos. No final um ou mais desenhos deverão ser selecionados e a produção com roupas de papel de começar para vestir as boneca das meninas.

Os meninos que não quiserem participar poderão ir para quadra jogar futebol com a ajuda de um adulto, ou bolinha de gude.

Cada menina deverá trazer um boneca.

Depois todos serão chamados para juntos fazermos uma atividade com sucata.

BRINCADEIRAS:

Uma roda e uma das crianças será o mestre. Uma criança sairá e depois será incluída na roda para descobrir quem é o mestre.

Seu mestre mandou

O Pedro comeu pão na casa do João.

Esta é a brincadeira da comida brasiliera: arroz, feijão, macarrão, bisorrão...

TARDE DE GENTE GRANDE:

Iniciaremos a tarde conversando sobre as vestimentas, o que as pessoas adultas fazem que as crianças gostam, o que as pessoas adultas fazem que as crianças não gostam.

Conversar sobre as profissões, o que as crianças querem ser quando crescerem...

Brincar:

show de calouros

Lanche:

Organizar as mesas decoradas com os pratos e refrigerantes para que todos sirvam-se como num coquetel.

Realizar atividades de artes:

Pinturas em telas imitando grandes artistas plásticos.

TRIBO DE ÍNDIO

Iniciar a tarde contextualizando o tema

Ensinar música e dança dos indiozinhos

Brincar: preparar um ambiente para pescaria como as feitas em festas juninas

Artes:

Cocar

Chocalho

Pintura no rosto.

Material:

Potes de danone, cola de cano ou cola quente para unir os potinhos com feijão dentro formando um chocalho, cola colorida para enfeitar, penas, tintas para rosto.

TARDE DA FANTASIA E DO DOCE.

Cada criança deverá trazer um prato de doce.

Conversar sobre cada fantasia

Criar um ambiente para um baile

Enfeitar o salão e iniciar com danças com diferentes rítmos

Artes:

Usar pratos de papelão e confeccionar máscaras de acordo com as fantasias usadas pelas crianças.

TARDE COUNTRY

Iniciar com músicas e conversas sobre o assunto.

Artes: Cavalinho feito com cabo de vassoura e carinha desenhada em papelão

Dança com música country

Brincadeiras: livres

TARDE DO CIRCO.

Iniciar a conversa sobre o circo.

Conversar como vivem as pessoas responsáveis pelo espetáculos.

Conversar sobre o palhaço. Apresentar um adulto vestido de palhaço

O palhaço deverá entrar e se apresentar, jogando pipoca nas crianças

Depois contar que ele veio para neste circo porque o palhaço do pai dele foi viajar e levou ele no caminhão e ele caiu da carroceria, então ele ficou perdido e acabou entrando neste circo, o palhaço chora e espirra água nas crianças. Fica bravo se caso alguma criança começar a rir. Ele deve dizer que está cansado e que quer se sentar, quando for se sentar alguém deverá tirar a cadeira e ele cairá no chão, ele vai ficar bravo e chorar mais um pouco, até que se esquece e senta-se novamente, e a pessoa tira novamente a cadeira.

Repete esta atividade e sai correndo atrás da pessoa e todas as crianças saem correndo atrás dos dois até que o palhaço pega a pessoa e ela promete ser boazinha. Então ele vai sentar-se e a pessoa tira novamente a cadeira, então o palhaço fica irritado e resolve fazer a dança das cadeiras.

Brincar da dança das cadeiras

Depois o palhaço conta que perdeu uma serpente e começa a brincar da história da serpente.

Depois ele diz estar cansado, pega uma maleta ou uma bolsa e diz que vai tirar um lenço para enxugar o suor, abre a bolsa e retira um pano muuuuito comprido, pode ser um lençol amarrado no outro, vai tirando, tirando, tirando... quando termina, ele diz que tem uma boa idéia: prepara duas turmas e faz a brincadeira do cabo de aço.

Depois brinca de passar por baixo e pular o lençol.

Depois diz ter mais uma surpresa na sua bolsa, vai lá e começa procurar e não encontra, enquanto isso vai retirando um monte de garrafas e resolve jogar boliche com as crianças. Depois retira da bolsa um monte de sucata e diz que não quer mais brincar e vai deixar o lixo no chão e espera a reação das crianças. As crianças deverão mandar o palhaço catar todo o lixo. Então ele pede para todos ajudarem com a coleta seletiva.

Conta para as crianças um história e diz que também é um artista e resolve fazer, junto com as crianças um trabalho de Artes.

Artes: chapéu do circo

Depois diz que está muito triste e começa chorar novamente, uma pessoa deverá perguntar o porque ele está chorando. Então ele diz que na quer ficar sozinho neste circo e chegam a conclusão que todas as crianças poderão ser palhaços também e retira da sua sacola um monte de nariz de palhaço e ajuda pintar a carinha das crianças. Depois resolve fazer mais brincadeiras até o relaxamento. No relaxamento devem imaginar que estão num circo muito grande e que todos estão olhando eles no picadeiro, até que eles resolvem fazer uma grande atração lá em cima, junto com os malabaristas. Enquanto uma pessoa conduz o relaxamento, o palhaço sai e tira a roupa de palhaço e volta para conversar com as crianças e encerrar a tarde.

TARDE DA GINCANA

Preparar duas equipes e proporcionar atividades de gincana

Pegar uma moeda com a boca dentro de um prato com farinha

Correr com uma bola nas mãos e entregar para o outro colega em outro ponto da quadra

Corrida de saco

Correr com um ovo na colher

Morder uma maça pendurada

Ensaio e preparação para uma festa de encerramento das atividades.

Cada um deverá trazer um prato de salgado ou doce e um refrigerante.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 13

ELABORANDO UM JORNAL.

Vamos escolher um assunto para ser a notícia principal, pode ser uma das festas: Páscoa, Pentecostes ou Tabernáculos.

Qual será o nome do nosso jornal?

_______________________

Quais serão as notícias, faça uma lista:

___________________________

__________________________

__________________________

________________________

Qual será a manchete:

________________________

Teremos desenhos? Sobre que assunto?

___________________________

Teremos fotos?

_________________________

Faremos propaganda, selecione alguns rótulos e cole-os no seu jornal escrevendo algo que você lembre sobre cada produto fazendo uma propaganda que convença as pessoas a comprarem.

Quais os rótulos selecionados?

_______________________

______________________

______________________

Teremos entretenimentos? Quais? Faça uma lista:

Sugestão: cruzadinha, encontrem o caminho, charadinhas, piadas...

______________________________

______________________________

Teremos sugestões para viagens? Quais?

_________________________

Teremos receitas: quais?

__________________

__________________

Quais serão as notícias das Escolas?

________________________

_______________________

Para quem enviaremos uma cópia do nosso jornal?

__________________________________

_________________________________

_________________________________

Teremos um logo (logo marca)? Qual será? Desenhe-o:


Que tal colocar um desafio como o descrito abaixo:

Escolha um parágrafo e encontre as palavras recorte-as e cole formando o texto corretamente:

O u f a z e i a á r v o r e b o a e o s e u f r u t o b o m o u a á r v o r e m á e o s e u f r u t o m a u ; p o r q u e p e l o f r u t o s e c o n h e c e a á r v o r e .

P o r q u e a b o c a f a l a o q u e e s t á c h e i o o c o r a ç ã o .

O h o m e m b o m t i r a d o t e s o u r o b o m b o m c o i s a s b o a s ; m a s o h o m e m m a u d o m a u t e s o u r o t i r a c o i s a s m á s .


Com várias cópias desta página usando como atividade para casa durante o ano letivo você e sua família vão adquirir um mundo maravilhoso de fantasias, informações, noticias, diversão, etc.

Papai e mamãe:

Descreva, nas linhas abaixo como foi a experiência de leitura em casa com seu filho:

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA – Livro de Matheus

TEBEROSKY, Ana Reflexões sobre o Ensino da Leitura e da Escrita. 5º edição. Petrópolis. Vozes 1993

ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 12

Professor: a contação de história é muito importante para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.

Para esta atividade conte uma história que a criança já tenha ouvido, ou que você já tenha contado várias vezes.

Depois de começar a contar peça ajuda para as crianças pedindo que elas terminem a história.

Atenção para:

HORA DA HISTÓRIA

Atenção para história que seu professor vai iniciar e você poderá ajudá-lo. Escreva nas linhas abaixo o nome da história como título e os nomes dos personagens.

____________________________________________

________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

Responda:

Onde ocorreu a história.

_________________________________________________

Em que época?

_________________________________________________

O que foi importante?

_________________________________________________

Você mudaria o final?

_________________________________________________

Como ficaria?

________________________________________________

Desenhe algo da história:


ESCRITA DE UM CARTÃO POSTAL.

Escolha uma cidade que tenha algum aluno com a idade que se aproxima da sua, peça ajuda à sua professora e mande um cartão postal da sua cidade pra ele.

Como podemos iniciar a escrita de um cartão?

___________________________________

A quem iremos endereçar?

__________________________________

Qual é o endereço?

_________________________________

Qual será o nosso assunto?

_________________________________

Como iremos finalizar?

________________________________

Qual a foto retratada no seu cartão?

________________________________

Onde iremos levar para chegar à cidade certa?

________________________________

Quanto gastaremos para selar?

_______________________________