Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
terça-feira, 1 de março de 2011
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
FÉRIAS PARA AS CRIANÇAS
FÉRIAS
PARA PROFESSORES OU MONITORES QUE GOSTAM DE TRABALHAR NAS FÉRIAS DOS ALUNOS!!!
PROGRAMAÇÃ DIÁRIA PARA UMA SEMANA.
TARDE DO DESENHO
- Iniciar a aula cantando e contextualizando com contação de histórias
- Depois brincadeiras:
- Pula corda;
- Corrida de saco;
- Balança caixão;
- Vôlei de bexiga;
- Rio vermelho antiga brincadeira de ‘mamãe da rua’;
- Pega-pega;
- Esconde-esconde;
- Fazer gelatina com as crianças;
- Desenhos:
- Desenho com giz colorido na calçada;
- Desenho com giz de cera no papel rolo
- Desenho cego no sulfite
- Desenho com prego no papel colorido anteriormente com giz de cera de várias cores depois o giz preto.
- História no vídeo que fale da história de algum cachorrinho;
- Sucata:
Cachorrinho com caixa de leite ou de todinho: Recortar e colar olhos, orelhas, focinho. Encapar a caixa e colar formando o cachorrinho.
- Material a ser usado:
Saco de corrida, corda, bexiga, gelatina, giz colorido, papel rolo, prego, DVD, caixinhas de leite ou todinho, orelhas e olhos recortados, cola, tesoura, giz de cera, papel sulfite.
TARDE TOP MODEL
Iniciar as atividades com músicas e histórias.
Depois iniciar um desfile.
Deverá ser colocado um papel rolo no chão por onde as crianças irão desfilar.
Um narrador irá conduzirá o desfile falando detalhes da vestimenta da criança que está na passarela e com música de fundo
Depois será entregue um papel para cada criança para imitarem um estilista desenhando novo modelos. No final um ou mais desenhos deverão ser selecionados e a produção com roupas de papel de começar para vestir as boneca das meninas.
Os meninos que não quiserem participar poderão ir para quadra jogar futebol com a ajuda de um adulto, ou bolinha de gude.
Cada menina deverá trazer um boneca.
Depois todos serão chamados para juntos fazermos uma atividade com sucata.
BRINCADEIRAS:
Uma roda e uma das crianças será o mestre. Uma criança sairá e depois será incluída na roda para descobrir quem é o mestre.
Seu mestre mandou
O Pedro comeu pão na casa do João.
Esta é a brincadeira da comida brasiliera: arroz, feijão, macarrão, bisorrão...
TARDE DE GENTE GRANDE:
Iniciaremos a tarde conversando sobre as vestimentas, o que as pessoas adultas fazem que as crianças gostam, o que as pessoas adultas fazem que as crianças não gostam.
Conversar sobre as profissões, o que as crianças querem ser quando crescerem...
Brincar:
show de calouros
Lanche:
Organizar as mesas decoradas com os pratos e refrigerantes para que todos sirvam-se como num coquetel.
Realizar atividades de artes:
Pinturas em telas imitando grandes artistas plásticos.
TRIBO DE ÍNDIO
Iniciar a tarde contextualizando o tema
Ensinar música e dança dos indiozinhos
Brincar: preparar um ambiente para pescaria como as feitas em festas juninas
Artes:
Cocar
Chocalho
Pintura no rosto.
Material:
Potes de danone, cola de cano ou cola quente para unir os potinhos com feijão dentro formando um chocalho, cola colorida para enfeitar, penas, tintas para rosto.
TARDE DA FANTASIA E DO DOCE.
Cada criança deverá trazer um prato de doce.
Conversar sobre cada fantasia
Criar um ambiente para um baile
Enfeitar o salão e iniciar com danças com diferentes rítmos
Artes:
Usar pratos de papelão e confeccionar máscaras de acordo com as fantasias usadas pelas crianças.
TARDE COUNTRY
Iniciar com músicas e conversas sobre o assunto.
Artes: Cavalinho feito com cabo de vassoura e carinha desenhada em papelão
Dança com música country
Brincadeiras: livres
TARDE DO CIRCO.
Iniciar a conversa sobre o circo.
Conversar como vivem as pessoas responsáveis pelo espetáculos.
Conversar sobre o palhaço. Apresentar um adulto vestido de palhaço
O palhaço deverá entrar e se apresentar, jogando pipoca nas crianças
Depois contar que ele veio para neste circo porque o palhaço do pai dele foi viajar e levou ele no caminhão e ele caiu da carroceria, então ele ficou perdido e acabou entrando neste circo, o palhaço chora e espirra água nas crianças. Fica bravo se caso alguma criança começar a rir. Ele deve dizer que está cansado e que quer se sentar, quando for se sentar alguém deverá tirar a cadeira e ele cairá no chão, ele vai ficar bravo e chorar mais um pouco, até que se esquece e senta-se novamente, e a pessoa tira novamente a cadeira.
Repete esta atividade e sai correndo atrás da pessoa e todas as crianças saem correndo atrás dos dois até que o palhaço pega a pessoa e ela promete ser boazinha. Então ele vai sentar-se e a pessoa tira novamente a cadeira, então o palhaço fica irritado e resolve fazer a dança das cadeiras.
Brincar da dança das cadeiras
Depois o palhaço conta que perdeu uma serpente e começa a brincar da história da serpente.
Depois ele diz estar cansado, pega uma maleta ou uma bolsa e diz que vai tirar um lenço para enxugar o suor, abre a bolsa e retira um pano muuuuito comprido, pode ser um lençol amarrado no outro, vai tirando, tirando, tirando... quando termina, ele diz que tem uma boa idéia: prepara duas turmas e faz a brincadeira do cabo de aço.
Depois brinca de passar por baixo e pular o lençol.
Depois diz ter mais uma surpresa na sua bolsa, vai lá e começa procurar e não encontra, enquanto isso vai retirando um monte de garrafas e resolve jogar boliche com as crianças. Depois retira da bolsa um monte de sucata e diz que não quer mais brincar e vai deixar o lixo no chão e espera a reação das crianças. As crianças deverão mandar o palhaço catar todo o lixo. Então ele pede para todos ajudarem com a coleta seletiva.
Conta para as crianças um história e diz que também é um artista e resolve fazer, junto com as crianças um trabalho de Artes.
Artes: chapéu do circo
Depois diz que está muito triste e começa chorar novamente, uma pessoa deverá perguntar o porque ele está chorando. Então ele diz que na quer ficar sozinho neste circo e chegam a conclusão que todas as crianças poderão ser palhaços também e retira da sua sacola um monte de nariz de palhaço e ajuda pintar a carinha das crianças. Depois resolve fazer mais brincadeiras até o relaxamento. No relaxamento devem imaginar que estão num circo muito grande e que todos estão olhando eles no picadeiro, até que eles resolvem fazer uma grande atração lá em cima, junto com os malabaristas. Enquanto uma pessoa conduz o relaxamento, o palhaço sai e tira a roupa de palhaço e volta para conversar com as crianças e encerrar a tarde.
TARDE DA GINCANA
Preparar duas equipes e proporcionar atividades de gincana
Pegar uma moeda com a boca dentro de um prato com farinha
Correr com uma bola nas mãos e entregar para o outro colega em outro ponto da quadra
Corrida de saco
Correr com um ovo na colher
Morder uma maça pendurada
Ensaio e preparação para uma festa de encerramento das atividades.
Cada um deverá trazer um prato de salgado ou doce e um refrigerante.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 13
ELABORANDO UM JORNAL.
Vamos escolher um assunto para ser a notícia principal, pode ser uma das festas: Páscoa, Pentecostes ou Tabernáculos.
Qual será o nome do nosso jornal?
_______________________
Quais serão as notícias, faça uma lista:
___________________________
__________________________
__________________________
________________________
Qual será a manchete:
________________________
Teremos desenhos? Sobre que assunto?
___________________________
Teremos fotos?
_________________________
Faremos propaganda, selecione alguns rótulos e cole-os no seu jornal escrevendo algo que você lembre sobre cada produto fazendo uma propaganda que convença as pessoas a comprarem.
Quais os rótulos selecionados?
_______________________
______________________
______________________
Teremos entretenimentos? Quais? Faça uma lista:
Sugestão: cruzadinha, encontrem o caminho, charadinhas, piadas...
______________________________
______________________________
Teremos sugestões para viagens? Quais?
_________________________
Teremos receitas: quais?
__________________
__________________
Quais serão as notícias das Escolas?
________________________
_______________________
Para quem enviaremos uma cópia do nosso jornal?
__________________________________
_________________________________
_________________________________
Teremos um logo (logo marca)? Qual será? Desenhe-o:
Que tal colocar um desafio como o descrito abaixo:
Escolha um parágrafo e encontre as palavras recorte-as e cole formando o texto corretamente:
O u f a z e i a á r v o r e b o a e o s e u f r u t o b o m o u a á r v o r e m á e o s e u f r u t o m a u ; p o r q u e p e l o f r u t o s e c o n h e c e a á r v o r e .
P o r q u e a b o c a f a l a o q u e e s t á c h e i o o c o r a ç ã o .
O h o m e m b o m t i r a d o t e s o u r o b o m b o m c o i s a s b o a s ; m a s o h o m e m m a u d o m a u t e s o u r o t i r a c o i s a s m á s .
Com várias cópias desta página usando como atividade para casa durante o ano letivo você e sua família vão adquirir um mundo maravilhoso de fantasias, informações, noticias, diversão, etc.
Papai e mamãe:
Descreva, nas linhas abaixo como foi a experiência de leitura em casa com seu filho:
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA – Livro de Matheus
TEBEROSKY, Ana Reflexões sobre o Ensino da Leitura e da Escrita. 5º edição. Petrópolis. Vozes 1993
ALFABETIZAÇÃO - LUZ - Parte 12
Professor: a contação de história é muito importante para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
Para esta atividade conte uma história que a criança já tenha ouvido, ou que você já tenha contado várias vezes.
Depois de começar a contar peça ajuda para as crianças pedindo que elas terminem a história.
Atenção para:
HORA DA HISTÓRIA
Atenção para história que seu professor vai iniciar e você poderá ajudá-lo. Escreva nas linhas abaixo o nome da história como título e os nomes dos personagens.
____________________________________________
________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
Responda:
Onde ocorreu a história.
_________________________________________________
Em que época?
_________________________________________________
O que foi importante?
_________________________________________________
Você mudaria o final?
_________________________________________________
Como ficaria?
________________________________________________
Desenhe algo da história:
ESCRITA DE UM CARTÃO POSTAL.
Escolha uma cidade que tenha algum aluno com a idade que se aproxima da sua, peça ajuda à sua professora e mande um cartão postal da sua cidade pra ele.
Como podemos iniciar a escrita de um cartão?
___________________________________
A quem iremos endereçar?
__________________________________
Qual é o endereço?
_________________________________
Qual será o nosso assunto?
_________________________________
Como iremos finalizar?
________________________________
Qual a foto retratada no seu cartão?
________________________________
Onde iremos levar para chegar à cidade certa?
________________________________
Quanto gastaremos para selar?
_______________________________