Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
quinta-feira, 16 de junho de 2011
A LEITURA E O ENSINO EFICAZ - 1
Prefácio
____________
" O livro e a leitura são hoje mais indispensáveis do que nunca, exatamente como instrumento de defesa diante de uma massificação generalizada que elimina a reflexão e a crítica, sem as quais não é possível que o indivíduo exerça sua liberdade e compreenda a realidade que o cerca. Favorecer o exercício desta liberdade é a missão da família, das escolas e das bibliotecas." ( SILVA,1988)
A leitura dentro do contexto escolar é algo a ser anlaisado e gerado com maior desempenho e efcácia, porém a formação do leitor nas escolas públicas é quase que inexistente, e isso é algo grave quando se pensa em educação de uma geração que sem sombra de dúvidas necessitará continuamente da característica de leitor, seja para ler livros, revistas, telas de computadores, legendas, etc.
Delimitar este assunto dentro da pedagogia é um tanto restrito, pois o verdadeiro leitor é aquele que se interessa por textos que trazem conhecimento necessário sem se preocupar com a amplitude do texto e sua complexidade.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
PAZ
A CARA REDONDA QUE HOJE EU FIZ
TEM OLHOS, TEM BOCA, PEQUENO NARIZ
E TEM DUAS ORELHAS QUE SÃO IGUAIS
CABELOS BEM FOFOS PRA FRENTE E PRA TRÁS
Música: Marcha soldado
RESPONDA:
O QUE TEM A CARA REDONDA QUE HOJE EU FIZ?
____________________
____________________
____________________
POR QUE FALAMOS OLHOS EM VEZ DE OLHO?
________________________________________________
DESENHE O QUE VOCÊ LEU.
PAZ
COMPLETE OS CÍRCULOS COM AS CARINHAS DE ACORDO COM AS INDICAÇÕES DOS TEXTOS.
QUANDO FICO ALEGRE
MEU SORRISO É ASSIM...
SE ESTOU TRISTE, MEUS OLHOS
FICA ASSIM...
SE FICO BRAVO
EU FICO ASSIM...
HOJE EU ESTOU ASSIM:
******
JUNTO COM SUA PROFESSORA E COLEGAS CRIE UM TEXTO FALANDO PARA OS ADULTOS SOBRE O QUE EXISTE DE BOM EM SER CRIANÇA.
ESCREVA NAS LINHAS ABAIXO
____________________________________
__________________________________________________________
******
LEIA E CANTE:
CONSTRUIMOS UM MUNDO CHEIO DE PAZ DE PAZ
COM A MINHA FÉ, COM A SUA FÉ, COM A NOSSA FÉ E A FÉ DE DEUS
REPRESENTE COM DESENHO O QUE VOCÊ LEU.
*******
LEIA O TEXTO E ADIVINHE AS PALAVRAS QUE FALTAM ESCREVENDO-AS NOS ESPAÇOS
CASA DE _________________ É NINHO.
CASA DE ARANHA É ________________
DE COELHO É A ____________________
QUEM CARREGA A CASA NAS COSTAS É A
____________________
*****
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
*****
RESPONDA:
VOCÊ POSSUI ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NA SUA CASA?
*****
QUE ANIMAL VOCÊ POSSUI?
*****
QUAL O NOME DELE?
*****
VOCÊ GOSTARIA DE TER OUTRO ANIMAL EM SUA CASA?
*****
QUAL?
*****
VOCÊ JÁ VIU ALGUMA FEIRA DE ANIMAIS?
*****
O QUE AS PESSOAS VÃO FAZER NUMA FEIRA DE ANIMAIS?
*****
ENCONTRE UMA GRAVURA DE UM ANIMAL QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER E COLE-O AQUI.
******
QUANDO NÃO TEMOS ESPAÇO EM NOSSA CASA PARA SE TER UM GRANDE ANIMAL, PODEMOS TER UM PEIXINHO.
******
DESENHE UM AQUÁRIO
******
USE PAPEL COLORIDO E SUA PROFESSORA IRÁ ENSINAR A FAZER PEIXNHO DE DOBRADURA, DEPOIS VOCÊ PODERÁ COLAR DENTRO DO AQUÁRIO.
ALIMENTAÇÃO SADIA
UMA ALIMENTAÇÃO SADIA É MUITO IMPORTANTE PARA QUEM QUER BOA SAÚDE.
VAMOS ESTUDAR A HISTÓRIA DE UM HOMEM QUE TEVE UMA EXPERIÊNCIA COM UMA ALIMENTAÇÃO SADIA.
DANIEL
DANIEL ERA UM HOMEM QUE HABITAVA EM JUDÁ, NA TERRA DE ISRAEL.
UM DIA UM REI QUE REINAVA NA BABILÔNIA, GUERREOU CONTRA O POVO DE JUDÁ E LEVOU COMO PRISIONEIRO ALGUNS HOMENS PARA TRABALHAREM PARA ELE NA TERRA DA BABILÔNIA.
ENTRE ELES ESTAVAM DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS.
QUANDO CHEGARAM NA BABILÔNIA OS NOMES DELES FORAM TROCADOS DANIEL PASSOU A CHAMAR-SE BELTESSAZAR; HANANIAS DE SADRAQUE; MISAEL DE MESAQUE E AZARIAS DE ABE-DE-NEGO.
O REI MANDOU ALIMENTAR BEM TODOS OS PRISIONEIROS PARA QUE ELES FICASSEM BEM FORTES PARA TRABALHAREM NAS TERRAS DA BABILÔNIA.
O EMPREGADO DO REI SERVIU O QUE O REI MANDOU: VINHOS, E COMIDA QUE O REI COMIA.DANIEL VIU AQUELA COMIDA E NÃO QUIS SE CONTAMINAR COM A MESMA COMIDA QUE O REI COMIA, ENTÃO PEDIU AO EMPREGADO DO REI QUE SERVISSE FRUTAS E LEGUMES PARA ELE E SEUS AMIGOS, MAS O EMPREGADO DO REI FICOU COM MUITO MEDO, POIS O REI HAVIA MANDADO QUE TODOS OS PRISIONEIROS COMESSEM DAQUELA COMIDA PARA QUE FICASSEM FORTES.
DANIEL DISSE AO EMPREGADO QUE FIZESSE UM TESTE: ELES COMERIAM FRUTAS E LEGUMES E FICARIAM FORTES COM OS OUTROS.
_____________
O EMPREGADO DO REI CONCORDOU E FIZERAM UM TESTE DE DEZ DIAS. NO FINAL DESTES DEZ DIAS DANIEL, MISAEL, ANANIAS E AZARIAS ESTAVAM MAIS FORTES E MAIS BONITOS ENTRE TODOS OS PRISIONEIROS.
O EMPREGADO DO REI PASSOU A DAR PARA TODOS OS PRISIONEIROS FRUTAS E LEGUMES E TIROU O VINHO E AS COMIDAS QUE COMIAM E TODOS FICARAM FORTES PARA SE APRESENTAREM AO REI NABUCODONOSOR.
DEUS DEU A DANIEL E SEUS AMIGOS CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA SOBRE TUDO E A DANIEL DEUS DEU SABEDORIA PARA INTERPRETAR SONHOS E INTELIGÊNCIA SOBRE VISÕES.
COMO DANIEL VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ALIMENTAÇÃO, OU SEJA UMA ALIMENTAÇÃO SADIA.
VAMOS CANTAR:
“RESOLVEU DANIEL FIRMEMENTE NÃO CONTAMINAR-SE
SÓ COMEU COISAS PURAS, FRUTAS E LEGUMES O FIZERAM MAIS FORTE
NÓS TAMBÉM COMO DANIEL NÃO IREMOS NOS CONTAMINAR...”
DESENHE DANIEL E SEUS AMIGOS.
____________________________________
COLE GRAVURAS DE FRUTAS.
_________________________________________
COLE GRAVURAS DE LEGUMES.
_____________________________________
PINTE ESTA FOLHA COM A COR DA MAIORIA DAS VERDURAS.
_____________________________________
FAÇA O DESENHO DO QUE COMEMOS HOJE.
_____________________________
DESENHE OU COLE GRAVURAS DE ALIMENTOS ENERGÉTICOS.
___________________________
DESENHE OU COLE GRAVURAS DE ALIMENTOS REGULADORES.
___________________________
DESENHE OU COLE GRAVURAS DE ALIMENTOS
____________________________
PESQUISE QUAIS OS ALIMENTOS QUE ENCONTRAMOS A VITAMINA “A”
Cole gravuras ou escreva os nomes:
____________________________
PESQUISE QUAIS OS ALIMENTOS QUE ENCONTRAMOS A VITAMINA “C”
Cole gravuras ou escreva os nomes:
_____________________________VAMOS FAZER UMA HORTA.
CASO NÃO TENHA ESPAÇO NA SUA ESCOLA OU NA SUA CASA, ENCONTRE UMA CAIXA DE PLÁSTICO, FAÇA FUROS, COLOQUE TERRA FÉRTIL E PLANTE SEMENTES DE VERDURAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
A CADA QUINZE DIAS PODEREMOS TER AULA DE CULINÁRIA USANDO OS ALIMENTOS SADIOS COMO INGREDIENTES E CONVIDAR A TODA TURMA PARA O LANCHE.
UMA VEZ POR MÊS PODEREMOS FAZER UM PRATO ESPECIAL QUE CONTENHA INGREDIENTES SAUDÁVEIS E SERVIR PARA TODOS OS COLEGAS, DESTACANDO AS VITAMINAS ENCONTRADAS NO PRATO FEITO PELOS ALUNOS E A NECESSIDADE DE INGERIR ESTAS VITAMINAS PERIODICAMENTE.