Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A LEITURA E O ENSINO EFICAZ - 1


Prefácio
____________

" O livro e a leitura são hoje mais indispensáveis do que nunca, exatamente como instrumento de defesa diante de uma massificação generalizada que elimina a reflexão e a crítica, sem as quais não é possível que o indivíduo exerça sua liberdade e compreenda a realidade que o cerca. Favorecer o exercício desta liberdade é a missão da família, das escolas e das bibliotecas." ( SILVA,1988)
A leitura dentro do contexto escolar é algo a ser anlaisado e gerado com maior desempenho e efcácia, porém a formação do leitor nas escolas públicas é quase que inexistente, e isso é algo grave quando se pensa em educação de uma geração que sem sombra de dúvidas necessitará continuamente da característica de leitor, seja para ler livros, revistas, telas de computadores, legendas, etc.
Delimitar este assunto dentro da pedagogia é um tanto restrito, pois o verdadeiro leitor é aquele que se interessa por textos que trazem conhecimento necessário sem se preocupar com a amplitude do texto e sua complexidade.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

PAZ


A CARA REDONDA QUE HOJE EU FIZ

TEM OLHOS, TEM BOCA, PEQUENO NARIZ

E TEM DUAS ORELHAS QUE SÃO IGUAIS

CABELOS BEM FOFOS PRA FRENTE E PRA TRÁS

Música: Marcha soldado

RESPONDA:

O QUE TEM A CARA REDONDA QUE HOJE EU FIZ?

____________________

____________________

____________________

POR QUE FALAMOS OLHOS EM VEZ DE OLHO?

________________________________________________

DESENHE O QUE VOCÊ LEU.

PAZ

COMPLETE OS CÍRCULOS COM AS CARINHAS DE ACORDO COM AS INDICAÇÕES DOS TEXTOS.




QUANDO FICO ALEGRE

MEU SORRISO É ASSIM...





SE ESTOU TRISTE, MEUS OLHOS

FICA ASSIM...






SE FICO BRAVO

EU FICO ASSIM...





HOJE EU ESTOU ASSIM:






******

JUNTO COM SUA PROFESSORA E COLEGAS CRIE UM TEXTO FALANDO PARA OS ADULTOS SOBRE O QUE EXISTE DE BOM EM SER CRIANÇA.

ESCREVA NAS LINHAS ABAIXO

____________________________________

__________________________________________________________


******

LEIA E CANTE:

CONSTRUIMOS UM MUNDO CHEIO DE PAZ DE PAZ

COM A MINHA FÉ, COM A SUA FÉ, COM A NOSSA FÉ E A FÉ DE DEUS

REPRESENTE COM DESENHO O QUE VOCÊ LEU.

*******

LEIA O TEXTO E ADIVINHE AS PALAVRAS QUE FALTAM ESCREVENDO-AS NOS ESPAÇOS

CASA DE _________________ É NINHO.

CASA DE ARANHA É ________________

DE COELHO É A ____________________

QUEM CARREGA A CASA NAS COSTAS É A

____________________

*****

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

*****

RESPONDA:

VOCÊ POSSUI ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NA SUA CASA?

*****

QUE ANIMAL VOCÊ POSSUI?

*****

QUAL O NOME DELE?

*****

VOCÊ GOSTARIA DE TER OUTRO ANIMAL EM SUA CASA?

*****

QUAL?

*****

VOCÊ JÁ VIU ALGUMA FEIRA DE ANIMAIS?

*****

O QUE AS PESSOAS VÃO FAZER NUMA FEIRA DE ANIMAIS?

*****

ENCONTRE UMA GRAVURA DE UM ANIMAL QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER E COLE-O AQUI.

******

QUANDO NÃO TEMOS ESPAÇO EM NOSSA CASA PARA SE TER UM GRANDE ANIMAL, PODEMOS TER UM PEIXINHO.

******

DESENHE UM AQUÁRIO

******

USE PAPEL COLORIDO E SUA PROFESSORA IRÁ ENSINAR A FAZER PEIXNHO DE DOBRADURA, DEPOIS VOCÊ PODERÁ COLAR DENTRO DO AQUÁRIO.

ALIMENTAÇÃO SADIA























UMA ALIMENTAÇÃO SADIA É MUITO IMPORTANTE PARA QUEM QUER BOA SAÚDE.

VAMOS ESTUDAR A HISTÓRIA DE UM HOMEM QUE TEVE UMA EXPERIÊNCIA COM UMA ALIMENTAÇÃO SADIA.


DANIEL


DANIEL ERA UM HOMEM QUE HABITAVA EM JUDÁ, NA TERRA DE ISRAEL.

UM DIA UM REI QUE REINAVA NA BABILÔNIA, GUERREOU CONTRA O POVO DE JUDÁ E LEVOU COMO PRISIONEIRO ALGUNS HOMENS PARA TRABALHAREM PARA ELE NA TERRA DA BABILÔNIA.

ENTRE ELES ESTAVAM DANIEL, HANANIAS, MISAEL E AZARIAS.

QUANDO CHEGARAM NA BABILÔNIA OS NOMES DELES FORAM TROCADOS DANIEL PASSOU A CHAMAR-SE BELTESSAZAR; HANANIAS DE SADRAQUE; MISAEL DE MESAQUE E AZARIAS DE ABE-DE-NEGO.



O REI MANDOU ALIMENTAR BEM TODOS OS PRISIONEIROS PARA QUE ELES FICASSEM BEM FORTES PARA TRABALHAREM NAS TERRAS DA BABILÔNIA.

O EMPREGADO DO REI SERVIU O QUE O REI MANDOU: VINHOS, E COMIDA QUE O REI COMIA.




DANIEL VIU AQUELA COMIDA E NÃO QUIS SE CONTAMINAR COM A MESMA COMIDA QUE O REI COMIA, ENTÃO PEDIU AO EMPREGADO DO REI QUE SERVISSE FRUTAS E LEGUMES PARA ELE E SEUS AMIGOS, MAS O EMPREGADO DO REI FICOU COM MUITO MEDO, POIS O REI HAVIA MANDADO QUE TODOS OS PRISIONEIROS COMESSEM DAQUELA COMIDA PARA QUE FICASSEM FORTES.

DANIEL DISSE AO EMPREGADO QUE FIZESSE UM TESTE: ELES COMERIAM FRUTAS E LEGUMES E FICARIAM FORTES COM OS OUTROS.

_____________

O EMPREGADO DO REI CONCORDOU E FIZERAM UM TESTE DE DEZ DIAS. NO FINAL DESTES DEZ DIAS DANIEL, MISAEL, ANANIAS E AZARIAS ESTAVAM MAIS FORTES E MAIS BONITOS ENTRE TODOS OS PRISIONEIROS.

O EMPREGADO DO REI PASSOU A DAR PARA TODOS OS PRISIONEIROS FRUTAS E LEGUMES E TIROU O VINHO E AS COMIDAS QUE COMIAM E TODOS FICARAM FORTES PARA SE APRESENTAREM AO REI NABUCODONOSOR.

DEUS DEU A DANIEL E SEUS AMIGOS CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA SOBRE TUDO E A DANIEL DEUS DEU SABEDORIA PARA INTERPRETAR SONHOS E INTELIGÊNCIA SOBRE VISÕES.

COMO DANIEL VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ALIMENTAÇÃO, OU SEJA UMA ALIMENTAÇÃO SADIA.

VAMOS CANTAR:

“RESOLVEU DANIEL FIRMEMENTE NÃO CONTAMINAR-SE

SÓ COMEU COISAS PURAS, FRUTAS E LEGUMES O FIZERAM MAIS FORTE

NÓS TAMBÉM COMO DANIEL NÃO IREMOS NOS CONTAMINAR...”

DESENHE DANIEL E SEUS AMIGOS.

____________________________________

COLE GRAVURAS DE FRUTAS.

_________________________________________

COLE GRAVURAS DE LEGUMES.

_____________________________________

PINTE ESTA FOLHA COM A COR DA MAIORIA DAS VERDURAS.

_____________________________________

FAÇA O DESENHO DO QUE COMEMOS HOJE.

_____________________________

DESENHE OU COLE GRAVURAS DE ALIMENTOS ENERGÉTICOS.

___________________________

DESENHE OU COLE GRAVURAS DE ALIMENTOS REGULADORES.

___________________________

DESENHE OU COLE GRAVURAS DE ALIMENTOS

____________________________

PESQUISE QUAIS OS ALIMENTOS QUE ENCONTRAMOS A VITAMINA “A”

Cole gravuras ou escreva os nomes:

____________________________

PESQUISE QUAIS OS ALIMENTOS QUE ENCONTRAMOS A VITAMINA “C”

Cole gravuras ou escreva os nomes:

_____________________________

VAMOS FAZER UMA HORTA.

CASO NÃO TENHA ESPAÇO NA SUA ESCOLA OU NA SUA CASA, ENCONTRE UMA CAIXA DE PLÁSTICO, FAÇA FUROS, COLOQUE TERRA FÉRTIL E PLANTE SEMENTES DE VERDURAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA.

A CADA QUINZE DIAS PODEREMOS TER AULA DE CULINÁRIA USANDO OS ALIMENTOS SADIOS COMO INGREDIENTES E CONVIDAR A TODA TURMA PARA O LANCHE.

UMA VEZ POR MÊS PODEREMOS FAZER UM PRATO ESPECIAL QUE CONTENHA INGREDIENTES SAUDÁVEIS E SERVIR PARA TODOS OS COLEGAS, DESTACANDO AS VITAMINAS ENCONTRADAS NO PRATO FEITO PELOS ALUNOS E A NECESSIDADE DE INGERIR ESTAS VITAMINAS PERIODICAMENTE.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

quinta-feira, 2 de junho de 2011

DONA LICINHA


A senhora não me conhece. Faz tanto tempo e me lembro de detalhes do seu jeito, sua voz, seu penteado e roupas... A senhora ensinava na 3a série B e eu era aluna da 3ª série C no Grupo Escolar do Tatuapé... Passava no corredor fazendo figa para mudar de classe, pra minha professora viajar e nunca mais voltar, pra diretora implicar e me mandar pra 3a B... Nunca tive tanta inveja na minha vida como tive das crianças da série B...

Lembro que na sua sala se ouviam risadas quase o tempo todo. Maior gostosura! De vez em quando, um enorme silêncio quebrado por uma voz suave...era hora de contar histórias. Suspirando, eu grudava na janela e escutava o que podia... Também muitos piques e hurras, brincadeiras correndo solto. Esconde-esconde, telefone sem fio, campeonato de Geografia. Tanto fazia a aprontação inventada. Importava era sentir a redonda contenteza dos alunos.

A sua sala era colorida com desenhos das crianças, um painel com recortes de revistas e jornais, figurinhas bailando em fios pendurados, mapas e fotos... Uma lindeza rodopiante mudada toda semana! Vi pela janela seus alunos fantasiados, pintados, emperucados, representando cenas da História do Brasil! Maior maravilhamento! Demorei, entendi. Quem nunca entendeu foi a minha professora... Seu segredo era ensinar brincando. Na descoberta! Na contenteza!

Nunca ouvi berros, um "Cala boca", "Aqui quem manda sou eu" e outras mansidões que a minha professora dizia sem cansar. Não escutei ameaças de provas de sopetão, castigos, dobro da lição de casa, chamar a diretora, com que a minha professora me aterrorizava o tempo todo...

Dona Licinha, eu quis tanto ser sua aluna quando fiz a 3a série. Não fui... Hoje, tanto tempo depois, sou professora. Também duma 3a série. Agora sou sua colega... Só não esqueço que queria estar na sua classe, seguir suas aulas risonhas, sem cobranças, sem chateações, sem forçar barras, sem fazer engolir o desinteressante. Numa sala colorida, iluminada, bailante. Também quero ser uma professora assim. Do seu jeito abraçante.

Hoje, vi uma garotinha me espiando pela janela. Arrepiei. Senti que estava chegando num jeito legal de estar numa sala de aula... Por isso resolvi escrever para a senhora. Vontadona engolida por décadas. Tinha que dizer que continuo querendo muito ser aluna da Dona Licinha. Agora, aluna de como ser professora. Fazendo meus alunos viverem surpresas inventivas.

Um abraço apertado,

cheinho de gostosuras, da

Ciça
Conto de fanny Abramovich
Pùblicado na revista Nova Escola

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto S-O-L-E-T-R-A-R





JUSTIFICATIVA
Escrever faz parte da vida de todos nós seres humanos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.
É dever da escola ensinar e direito dos alunos aprenderem todas essas regras para estarem preparados para viver nesta sociedade tão diversificada. Para isso são necessárias atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas. Foi pensando nisto que a professora de Língua Portuguesa da escola preparou uma Gincana de Soletração de palavras, onde serão trabalhadas todas as regras de maneira divertida e competitiva que é muito instigante para os alunos.


OBJETIVO GERAL
- Ampliar o vocabulário através de uma competição saudável.

OBJETIVO ESPECÍFICO
- Escrever de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente.
- Aumentar o vocabulário.
- Despertar o incentivo pela escrita correta.
- Respeitar as falas regionais.
- Compreender o significado das palavras e sua morfologia.
- Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras.


METODOLOGIA
A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entende-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, a leitura, a semântica, a etimologia, etc.; e é através, principalmente da leitura, que aprimoramos a nossa memória visual.
Há uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se resumia em “decoreba”. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é ensino. É claro que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente, então através de estudo de palavras nossos alunos se motivarão a escrever corretamente, sem perceber tal complexidade, pois estão brincando, competindo para melhor exercer seu papel de aluno com competências e habilidades dentro da Língua Portuguesa.
REGULAMENTO
- A gincana Soletração será uma competição entre os estudantes da Primeira Série do Ensino Médio da EE Deputado Hugo Lacorte Vitale.
- As inscrições serão dentro de cada sala com O professor de Língua Portuguesa.
- Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na escola.
- A seleção será dentro das salas com a competição, regida pelo professor.
- A 1ª fase será na sala onde os dois melhores colocados serão selecionados para próxima fase.
- A 2ª fase será na quadra da escola com os dois melhores de cada sala por eliminação ficarão apenas dois alunos para a grande final.

Premiação:
1º lugar:
2º lugar:
3º lugar:


CRONOGRAMA
Divulgação: 16/05/2011
1ª fase: 22/06/11
2ª fase: 03/08/11

RECURSOS HUMANOS
- Professores
- Coordenadores Pedagógicos
- Alunos

RECURSOS MATERIAIS
- Dicionário
- Banco de palavras
- Máquina Fotográfica
- Som
- Microfone

AVALIAÇÃO

Com a análise dos resultados obtidos, através de relatório.